quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O PARQUE VILLA-LOBOS

Ciclovia e grama limpinha

Neste domingo, eu e os meus donos resolvemos mudar um pouco a rotina de irmos sempre ao Ibirapuera. E porque não experimentar novos ares??? (no meu caso, novas gramas…adoro comer grama!!).

De fato, o Parque Villa-Lobos é muito bonito, tudo novinho e bem cuidado. Quem passeia hoje pelas alamedas do parque não imagina que boa parte dos seus 750 mil metros quadrados de área verde (dos quais apenas 350 mil estão abertos ao público) serviu de abrigo para um depósito de lixo até o final da década de 1980.

Inaugurado em 1994, inicialmente, o parque não passava de um descampado, sem sombra nem água. Além disso, era considerado perigoso por seus visitantes. Mas passou por reformas e ganhou policiamento. A polícia contornou o problema da segurança instalando uma base da PM no local, enquanto o plantio de árvores e a instalação de lanchonete e sanitários forneceu a infra-estrutura que faltava. Daí acabou por transformar e valorizar a região. A área arborizada é de 140 mil metros quadrados. Outros 160 mil metros quadrados são cobertos por gramados e canteiros ajardinados. A grama é bem gostosa (literalmente) e bem limpinha.

Embora tenha sido originalmente projetada para ser um oásis musical – uma homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos – a área é, na verdade, um excelente programa para quem gosta de fazer exercícios. Bem pavimentadas e planas, a pista de cooper e a ciclovia são também o paraíso para os amantes dos patins. As bicicletas podem ser alugadas na entrada principal. Quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, um amplo parque com brinquedos para as crianças e um pequeno viveiro de plantas também estão entre as atrações do lugar. Além disso, conta com um anfiteatro aberto com 450 lugares e um conjunto com duas salas para eventos. Os eventos esportivos ganham destaque no calendário de atrações. O parque abriga, entre outros, o torneio internacional Aberto de Tênis de São Paulo.

Quanto à manutenção e à estrutura, os banheiros são localizados em áreas estratégicas, são bem cuidados e completamente adaptados para portadores de deficiência. Aliás, por apresentar grande área plana e caminhos nivelados, o parque se apresenta como uma ótima alternativa para pessoas portadoras de deficiências físicas, inclusive usuários de cadeiras de rodas. Há lixeiras por todos os lados e são aptas a receber lixo orgânico e reciclável. O público respeita e ajuda a manter a paisagem limpa. Há vegetação em quase toda a área, mas as árvores ainda não cresceram em toda a extensão do parque, por isso não há muita sombra. Na única lanchonete existente, as opções de comidinhas limitam-se a alguns poucos salgados e lanches. Mas existem alguns quiosques na entrada que fornecem pastéis e caldo-de-cana.

O parque é frequentado, durante a semana, por aproximadamente 3.000 pessoas e, nos fins-de-semana, chega a receber 20.000 visitantes.


Hey, me soltem, quero correr!!!

Se quiser levar o pet para passear, pode. Mas a regra é conduzi-lo pela coleira. E não há “jeitinho brasileiro” que resolva este impasse. Existem vários vigias espalhados pelo parque e monitoram bem. Basta soltar o pobre do cão para correr um pouquinho e lá vem um deles chamar a atenção. Tá certo, lei é lei, né? E é para ser respeitada…..

Logo percebemos o porquê de não haver tantos cães passeando por lá.

Então, na minha humilde opinião canina, prefiro o bom e velho Ibirapuera onde, a lei também existe, mas dá espaço para o “jeitinho brasileiro” que nos permite correr e brincar livremente. Além disso, lá eu já tenho a minha galera que vou apresentar mais adiante.

Isso aqui tá muito parado, vamos jogar bolinha em outro lugar....

DICA DA CLÉO:

PARQUE VILLA-LOBOS

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1655 - Alto de Pinheiros
São Paulo
Telefone: (11) 3023-0316
Horário: Todos os dias, das 7h às 18h (no horário de verão, o parque fica aberto até às 19h)
Entrada: Grátis
Estacionamento: Grátis, com cerca de 750 vagas.

Um comentário:

  1. Jeitinho brasileiro como diz, aquele que pouco se liga para a lei. Por que não lutar por algo diferente nos parques? Uma área gradeada onde se possa fazer o que se deseja nela? Uma hora crianças brincam com bola dentro dela sem atrapalhar os outros. Em outro momento eu jogo bola com meus cachorros também sem atrapalhar os outros.
    Em outras cidades isso existe, é um local de tênis ou de outro jogo que se usa para outro fim.

    ResponderExcluir