segunda-feira, 3 de outubro de 2016

CÂNCER DE MAMA CANINO


Cléo, mascote T4P (Foto Ike Levy)

Outubro é o mês oficial para as campanhas de prevenção do câncer de mama. No mundo inteiro, jornais, revistas, sites e televisão veiculam mensagens e matérias que falam sobre este tipo de câncer, suas origens, como diagnosticar, como tratar e, principalmente, como prevenir e detectar.

E a doença não afeta somente os humanos. Nossos animais também podem ser acometidos pelos tumores mamários.

Na verdade, o tumor de mama é o mais comum em cadelas. Hoje, esse tipo de neoplasia representa cerca de 25 a 50% de todos os tumores diagnosticados nas fêmeas caninas.

Independente da raça, as fêmeas com idade acima dos 10 anos e que não sejam castradas, são as mais atingidas.

Os principais fatores de risco são: a estimulação estrogênica,  emprego de contraceptivos, alimentação rica em gordura.

Dentre as formas de prevenção dos tumores de mama, a principal delas é a castração.  E quanto antes, mais chances de protegê-las. A castração da fêmea antes do primeiro cio reduz a apenas 0,05% a probabilidade de vir a desenvolver a neoplasia mamária. Após o primeiro cio, essa probabilidade já sobre para 8% de chance de desenvolver neoplasia de mama. E quando a cadela já passou do segundo cio já são 26% probabilidade. Ou seja, o risco do câncer nas fêmeas aumenta a cada cio sem a castração. E tudo isso deve-se ao fato de que a castração reduz a produção de hormônios (progesterona e estrogênio), reduzindo a possibilidade do crescimento de células anormais.

Não fazer a utilização de anticoncepcionais e utilizar dietas balanceadas também estão entre as dicas para prevenção.

E é extremamente importante que as visitas periódicas ao medico veterinário façam para da rotina do animal.

Em casa, você também pode detectar qualquer alteração na sua mascote. Aproveite as brincadeiras e afagos para fazer um exame manual, manuseando a pelagem e a pele dela, acariciando minuciosamente para sentir qualquer anomalia, nódulo ou deformação existente.  E, no caso de identificar algo, por menor que seja, não hesite em consultar um veterinário para avaliação profissional.

Segundo os médicos veterinários, o maior dos problemas é justamente a negligência dos proprietários que só levam os animais ao consultório quando o tumor já cresceu bastante e as chances de cura diminuem.

A neoplasia mamária, na maioria das vezes, não causa dor, não dá febre e o animal não reclama. É uma doença silenciosa que exige a sua atenção.

Cuide-se e cuide dela também!!!  A sua cãopanheira agradece!