sábado, 23 de abril de 2011

A cãorredora


Treino no Ibirapuera (SP) (2)
Treino no Ibirapuera
Que os cães são cada vez mais parte da família e companheiros indispensáveis para qualquer programação, isso você já está farto de ler aqui no meu Blog e em todas as partes da mídia terrestre, né? Mas hoje eu vou mudar a abordagem da coisa (apesar de não sair do tema...)
A cada dia, mais pessoas aderem à prática dos exercícios....quer seja pela melhoria da qualidade de vida, para o bem-estar ou para perder uns quilinhos. O importante é se movimentar!!!
A corrida (também conhecida como jogging ou cooper) vem se popularizando e conquistando a preferência dos atletas modernos. E a principal razão é a praticidade do exercício...bastou um calção, tênis e camiseta e pronto, pode sair correndo!! Esteja onde estiver...
 
Corrida Noturna da Caixa_OUT 2009 (SP) (6) Corrida Noturna da Caixa_OUT 2009 (SP)
Nossa estréia oficial: corrida noturna - 5k
 
Circuito do sol_JAN 2010 (SP) (3) Circuito do sol_JAN 2010 (SP)
Bem cedinho: Circuito do Sol - 5k
 
E, o aumento da aderência das pessoas à atividade, conseqüentemente fez surgir mais um perfil de praticantes: o corredor animal.....E, aqui, voltando ao tema do início, é claro que os humanos não nos deixariam de fora, não é???
Mas eu não estou falando daquelas corridas onde os humanos exploram meus semelhantes forçando-os a competir uns com os outros, de forma desgastante, por puro entretenimento (???!!) – deles, humanos, claro! Estou falando da prática da corrida (exercício) em comum – cães e donos.
Com a minha dona foi um pouco diferente. Aqui em casa fui EU quem a levou à prática da corrida!!! Explico: como uma típica baiana, a única coisa que a faz mover o esqueleto de forma consistente durante um tempo considerável é ir atrás de um trio elétrico.....ahhahahahaha. Então, encontrei a melhor isca que poderia existir para fazê-la topar a ideia: EU!
Certo dia começamos.... gostamos, e cá estamos nós nos esforçando para manter uma certa regularidade.
 
Circuito WRun (SP)_Jun 2010 (30) Circuito WRun (SP)_Jun 2010 (29)
E mais uma: agora, já veteranas!!!
 
Corrida pela paz (SP)_SET 2010 (20) 
Pequeno avanço:  8k
 
pedido_34260_foto_3 P1310799
Correndo com a minha amiga Cindy e a minha recompensa – maçã!!!
 
E tem dado certo. É verdade que, as vezes eu preciso soltar uns latidos.... a minha dona tenta me enrolar, inventa desculpas, mas no final cumprimos nossa meta.
Começamos aos pouquinhos, alguns dias, passo a passo, curtas distâncias...treinando sempre no Parque do Ibirapuera. E hoje, já perdi as contas de quantas corridas completamos juntas! A maioria delas com percurso de 5km, mas também já completei uma de 8km e fizemos um teste de 10km.
Eu adoro e faço o maior sucesso! Confesso que me sinto a última bolacha do pacote.....ahahaahaha. Quando passo e ouço os comentários, até me empino e faço a maior pose de corredora. Mas gosto principalmente da parte final, quando distribuem frutas aos participantes. Tenho uma técnica infalível: faço cara de cachorro pidão e cada pessoa que se aproxima para me dar um afago, acaba deixando uma banana ou maçã....ehehehehe
 
pedido_34260_foto_2
Eu e minha dona: teste para os 10k
 
Eu simplesmente A-D-O-R-O!!! E sei que, além do prazer da companhia, essa combinação traz muitos outros benefícios, tanto mim, quanto para a minha dona.
Se você ainda não experimentou, não sabe o que está perdendo. Mas antes de sair correndo por aí com o seus peludo, fique atento às dicas que se seguem:
 
droppedImageSolto é mais gostoso mas, só em lugares apropriados, ok? 
 
Porque correr com o seu amigão???
Cachorros são parceiros de corrida ideais, por diversas razões. Primeiro porque eles possuem uma resistência e euforia que servem de motivação para corredores de qualquer nível.
Segundo, porque donos responsáveis são aqueles que, além da alimentação, abrigo, etc, proporcionam também estímulos mentais e físicos aos seus mascotes. Um cão que pratica exercícios não só é um animal feliz, como é também um animal saudável.
Terceiro, porque precisamos de ocupação. Algumas raças, em especial, foram criadas para trabalhar – seja com a caça, o pastoreio ou a proteção – e ter uma “utilidade” dá mais sentido à nossa existência.
Quarto, porque os cães amam estar com seus donos, seja para o que for. Somos companheiros e gostamos de estar acompanhados.
Diversas pesquisas já mostraram que os cães são boa companhia para quem se exercita freqüentemente. Seja qual for o tamanho, a cor, a raça....nós topamos fazer trilhas, caminhadas, pedalar e muito mais, com nossos donos e famílias.
Portanto, sim, nós, peludos fomos feitos para correr!!!
 
Benefícios da corrida para o seu cão
Exercitar-se é benéfico para os animais da mesma maneira que o é para os humanos. Dentre os principais benefícios, físicos e mentais, posso citar alguns:
- Previne doenças cardíacas
- Fortalece os ossos
- Tonifica os músculos
- Dá força e resistência física
- Ajuda no controle do peso (evita obesidade)
- Controla problemas comportamentais (Ex.: Agressividade, ansiedade, etc)
- Auxilia no gasto de energia dos animais hiperativos
Sem falar que este momento juntos, os aproximará ainda mais, proporcionando a interação dono-animal.
 
Antes de colocar as patinhas na pista
Se você está planejando iniciar o seu peludo nos treinos de corrida, lembre-se de que o exercício deve ser prazeroso para os dois – você e ele. Portanto, o conforto, a segurança e a saúde do seu peludo devem estar em primeiro lugar!!!
Para monitorar constantemente o progresso do seu “corredor de 4 patas”, saiba que:
- Normalmente os cães correm bem entre 4 e 12 km, dependendo do porte do animal, do nível de dificuldade do terreno e de outros fatores como a temperatura.
- Quanto à carga horária de treinos, algumas raças chegam a correr 35 horas por semana, mais uma vez, dependendo de fatores como o porte e idade do animal, temperatura, etc.
- A idade padrão para iniciar o animal no exercício regular é a partir dos 8 meses (raças de porte pequeno) e 10 meses (raças de porte grande), quando já completaram o ciclo de vacinação, a formação dos ossos e já possuem alguma coordenação motora.
- Cães muito novos, idosos, obesos, fêmeas prenhes ou com algum sintoma de doença, devem ser dispensados do esforço excessivo.
- Mantenha a vacinação em dia
- Antes de começar uma rotina de corridas, que tal fazer uma visita ao veterinário e garantir que o seu cão não tem problemas circulatórios ou nas articulações? Igualzinho aos humanos, que para se inscrever numa academia de ginástica, precisam de um atestado médico.
- Verifique bem as patas do seu mascote. Seu pés devem estar protegidos por um bom tênis, né? Mas lembre-se de que seu cão está descalço. Portanto, concreto, asfalto e outras superfí­cies duras ou quentes podem machucar as patas do seu pet. Sempre que possível, corra na grama ou areia. Ah, eles também sofrem lesões nos joelhos e ligamentos, sabia???
- Algumas raças são mais predispostas à corrida e não se satisfazem apenas com algumas voltinhas no quarteirão. É preciso muito mais do que isso para tranqüilizar o potencial enérgico de cães como Whippets, Vizlas, Weimaraners, Pitt Bulls, Labradores Retrievers, Border Collies, etc. Mas isso não quer dizer que o seu pequeno Maltês, York ou Chihuahua também não seja um bom companheiro de passadas. Tamanho não é documento!! Ou não seriam os Jack Russells grandes corredores......Portanto, não existe o “cãorredor” perfeito!! O importante é conhecer e respeitar o temperamento e a capacidade do seu amiguinho, seja ele de que tamanho for.
- Claro, fique a par das particularidades da raça, se for o caso. Por exemplo: Os Labradores Retrievers de pele negra tendem a superaquecer rapidamente. Já os braquicefálicos como os Pugs ou Bulldogs, não suportam longas distâncias por conta da sua dificuldade respiratória. Mas isso não quer dizer que eles não possam correr!! Só que necessitam de adequações especiais como horários mais frescos ou treinos mais curtos, por exemplo.
Veja abaixo, uma tabela (em inglês) feita pelo veterinário Liz Devitt e pelo adestrador JT Clough que divide as raças mais indicadas para a corrida em 8 categrias:
 
tabela racas Fonte: Runners World
 
É começando que se aprende
O seu peludo não tem experiência na prática de esportes??? Nunca correu com você?? Qual o problema?? É treinando que vocês irão longe!
Alguns cães, pegam rapidamente o espírito da coisa e já saem acompanhando os donos, como foi o meu caso. Principalmente se vocês já têm o costume de passearem juntos...daí, basta acelerar o passo da caminhada gradualmente.
Mas, se o seu pet bancar o teimoso e simplesmente “empacar”, bastam alguns minutos e uma dose de paciência para convencê-lo.
Veja os passos ilustrados a seguir:
  1. JUNTO
Para sua segurança, do seu cão e dos demais corredores, o seu pet deve estar familiarizado ao comando "junto", desta forma, ele correrá constantemente do seu lado (preferencialmente do lado esquerdo), posicionando-se um pouco atrás da sua perna esquerda. Isso faz com que vocês dois evitem qualquer dúvida de quem vai aonde e quem está no comando do caminho.
A melhor forma de segurar a guia é deixar o braço relaxado de forma que a guia tenha comprimento suficiente para formar um “U”.
Então, avance com passos firmes e isso deixará claro para o seu peludo que você deseja que ele o acompanhe.
training01_560
  1. O seguidor
A regra básica do adestramento (que você já deve ter ouvido milhares de vezes): não permita que o cão o ultrapasse. Ele deve estar ao seu lado e não à sua frente. Do contrário, será difícil controlá-lo. Daí a importância do estarem familiarizados ao comando “junto”.
Caso ele se adiante, pare e faça-o voltar. Ponha-o sentado ao seu lado, com atenção focada em você e somente assim, dê continuidade. Repita esses passos sempre que necessário, ou seja, sempre que ele ultrapassá-lo e ele entenderá que essa atitude interrompe o exercício.
training02_560
  1. Curvas
Uma vez que ele aprendeu a acompanhá-lo, não terão grandes dificuldades nas curvas.
O segredo é: antes da curva, adiante-se um pouco e, naturalmente, o seu corpo tomará o espaço fazendo com que ele o acompanhe.
training03_560
  1. Pratiquem
Comecem acelerando o ritmo das caminhadas e, quando isso se tornar um hábito, vocês estarão correndo.
training04_560 Fonte: Runners World
 
Leve em consideração
Ainda que os cães sejam grandes companheiros de caminhadas ou corridas, lembre-se de que, assim como vocês humanos, nós também temos alguns desafios e obstáculos a considerar:
- Altas temperaturas podem ser o pior desafio para um peludo corredor. O nosso mecanismo de transpiração é diferente dos humanos, portanto somos muito menos resistentes ao calor. Sem falar que os de grande porte ou braquicefálicos são mais propensos à hipertermia (aumento de temperatura corporal). No verão, prefira as primeiras horas da manhã ou final do dia.
- Mantenha o seu pet sempre hidratado. Ofereça água fresca durante todo o percurso.
- Fique atento a possíveis lesões, não sobrecarregue o seu animal. E como ele não tem como te dizer que está cansado e quer parar (pelo contrário, ele é capaz de se esforçar cada vez mais para acompanhá-lo), cabe a você impor um limite quando necessário.
- Dê ao seu cão-atleta uma boa alimentação, assim ele estará sempre apto a acompanhá-lo
- Não force o seu animal. Se ele não quiser participar do treino, está decidido.
- Você deve acompanhar o ritmo dele e não ele o seu!!!!!
 
Atenção: PARE!!!
A saúde do seu cãopanheiro é o principal!! Portanto, monitore-o a todo momento e, caso identifique algum sinal de desidratação, fadiga ou hipertermia, pare imediatamente! São eles:
- Animal excessivamente ofegante
- Animal fica muito atrás do dono, em vez de tentar ultrapassá-lo ou ficar ao lado
- Animal se deita à primeira oportunidade
- Tremores
- Tontura
- Palidez ou rouxidão (mucosas)
- Salivação excessiva
- Confusão mental ou falta de atenção
- Outros sinais mais avançados como vômitos, desmaios, etc.
 
Corredores pet friendly X não pet friendly
Infelizmente nem todo mundo é amante de animais. Há quem ache fofo, mas à distância. Há quem se aproxime, faça um afago, mas daí a levar para casa...... Há quem tenha medo ou mesmo trauma por alguma experiência ruim. E há que seja declaradamente nada a favor dos animais.
Tudo bem, cada um tem o direito de ser e fazer o que quiser, desde que não prejudique ao outro, correto?
Não à toa, para viver em sociedade, o homem teve que aprender a tolerar, respeitar e compartilhar (ou pelo menos deveria). E assim também o é entre os bandos animais.
Com os novos tempos e a crescente inserção dos animais de estimação às famílias, quem não é pet friendly está tendo que aprender a....nos engolir....eheheheheheh
Brincadeiras a parte, a verdade é que ainda é pequeno o número de corredores caninos, mas certamente a tendência é que esse número aumente cada vez mais rapidamente. E isso vem incomodando alguns corredores mais radicais. Aqueles que acham que as pistas de corridas são território de uso exclusivo dos humanos (se não acharem que é de uso exclusivo deles próprios!).
Mas, felizmente, há sempre uma dose de sensatez. Eis que uma fatia destes praticantes (alguns deles, inclusive, já beneficiados pela companhia dos seus mascotes corredores), não vê problema em ter a participação dos animais no esporte. Desde que, claro, haja cooperação por parte dos donos dos animais e que algumas regrinhas fiquem bem claras para que a coisa funcione em harmonia.
Por exemplo: correr solto é o sonho de todo cachorro. É um momento de êxtase geral! Entretanto, esse momento de liberdade pode acabar em pesadelo. Ele pode esbarrar num outro corredor, entrar em conflito com um outro cão ou mesmo ser atropelado por um veículo. Deixe para desfrutar disso em um momento e lugar adequado. Não durante um treino ou circuito de corrida. E essa é a regra principal que nos levará a ganhar cada vez mais espaço e respeito.
Clique Aqui e veja opiniões dos “dois lados da moeda”
 
Etiquetas para um cãorredor
Para os treinos
* Não esqueça de usar coleira e guia.
* Lembre-se do comando "junto"!!! Você e ele lado a lado, ok? Assim não atrapalham outros corredores.
* Assim como você treina para uma corrida oficial, seu cão também precisa de uma rotina de treinos. Portanto, mantenha uma freqüência, trabalhe os avanços (velocidade e distâncias) aos poucos e preste muita atenção às reações do seu amigão.
* Correr com o seu cão e bater recordes não são coisas compatíveis. É preciso respeitar o ritmo do animal e, caso haja qualquer necessidade, faça paradas (para hidratá-lo, para fazer xixi/cocô, para descansar, etc). Portanto, relaxe! Se for para melhorar o seu tempo, corra sozinho. Agora, se for para praticar um bom exercício e desfrutar de uma ótima companhia, leve o seu peludo.
* Não esqueça de manter o seu pet bem hidratado!! Ofereça água fresca a todo momento. E refresque-o também, se possível, molhando suas patas e barriga. Dê preferência aos trechos com sombra.
* Tenha sempre à mão saquinhos para recolher o cocô do seu peludo. Não, não adianta dar a desculpa de que não pode interromper o ritmo!!!
* Mantenha o seu animal identificado com uma plaquinha contendo informações básicas como nome e telefone de contato.
 
Para as corridas oficiais
Além de todas as dicas acima (Para os treinos), acrescente:
* Se vai participar de uma corrida oficial, certifique-se de que o seu peludo será bem-vindo. Alguns percursos não são compatíveis com a presença de animais (por exemplo: eu não pude acompanhar a minha dona no Circuito Vênus pois, uma parte do percurso é feita entro do Jockey Club, onde não são permitidos animais domésticos). Normalmente, quando o percurso é todo em vias públicas, não há problema.
* Nunca participe de corridas oficiais com cadelas no cio!!!!
* Certifique-se de que o seu cão está preparado para o desafio que se propõe. Tenha certeza de que ele está em boas condições de saúde, deseja fazer a atividade e treinou o suficiente. Comece com circuitos curtos....Nada de estrear nos 10k, ok???
* E já que vocês não estão ali para bater nenhum recorde ou melhorar o tempo, porque largar na frente, junto ao pelotão de elite?????!! O certo é se posicionar ao fundo e assim ninguém irá reclamar de dificuldade para te ultrapassar – sem falar que, fora da multidão, você e o seu peludo chamarão muito mais a atenção dos fotógrafos de plantão!!! Ehehehehe
* Manter-se do lado direito também é mais adequado, pois além de facilitar a passagem dos outros corredores ainda facilita o seu acesso à área externa do circuito (onde, normalmente encontra-se áreas gramadas), caso o seu peludo queira fazer alguma “parada estratégica”. Já pensou se ele pára bem no meio da passagem do percurso?????!
* Reforçando a necessidade do comando junto e, de preferência, utilize uma guia curta e grossa (fácil visibilidade)....assim evita-se acidentes no caso de algum corredor tentar ultrapassá-los. Guias retráteis não são indicadas!!!
 
O Mercado das Corridas Animais
Aqui, no Brasil, as pessoas estão aderindo ao hábito de levar os seus mascotes para acompanhá-las aos treinos e circuitos de corrida. Mas ainda não há nada oficial.
A Track & Field chegou a organizar um circuito – Dog Run Series – há algum tempo atrás, com kit canino e tudo mais. Mas, não sei bem porquê, a coisa não vingou.
Eu e a minha dona estamos louquinhas para organizar um circuito “Turismo 4 Patas”....quem sabe não surge uma parceria legal para tocarmos o projeto???
Agora, nos Estados Unidos, a coisa já é de “gente grande”. O calendário de Corridas Animais é extenso existem diversos circuitos em vários estados. Normalmente estas corridas têm a renda revertida para alguma instituição como abrigos de animais carentes ou instituições de treino para cães guia ou ainda hospitais especializados em doenças como câncer animal.
A mais de 10 anos existem empresas especializadas em programas de corrida personalizados para animais – os Dogs Runners funcionam basicamente como os Dog Walkers, só que em vez de caminhadas, o cãozinho sai para correr com seu passeador.
 
Your-Dog-Runner-bw rockelvis4-600x336
Personal Dog Ruuners
 
Veja aqui uma lista com alguns “Personal Dog Runners”:
Atlanta Dog Runner
Chicago Dog Runner
Running Paws
NYC Dog Runners, New York City (Lower Manhattan)
Running the Pack, Boston
Pooch Pacers, Los Angeles
Portland Dog Runner
Trailblazing Tails
Your Dog Runner
 
mainpageimage10-2 novo-1
Corridas Animais
 
Quer conferir o calendário de corridas animais????
Dog Run Dog
10K / 5K Races For Dogs and Humans
Dog Day 5k
Six-Legged 5K
 
Clique Aqui e veja o calendário com estas e outras corridas.
 
Runner%20world%20Dog%20edition dog run
Até a Runner’s já nos reconheceu como atletas!!!
 
Até mesmo a reconhecida publicação especializada, Runner’s World, já levou o tema para a pauta de diversas matérias e para suas capas. E mais: a Runners criou um canal específico com várias informações e dicas, O Runner’s World Dog Run“For runners Who loves their dos, and dogs Who love to run”. Confira Aqui
 
cesarmilan200x200
Cesar Millan e sua matilha
 
Palavra de quem entende
Veja o que diz o meu ídolo, Cesar Millan, sobre a importância dos exercícios físicos para os cães, como a corrida pode trazer benefícios para a saúde de cães e donos e estreitar laços entre eles.....quem sabe assim, você não se anima a correr com o seu peludo por aí??
Entrevista com Cesar Milan, em inglês, para a Runners World.

 

I'm A Runner: Cesar Millan

Cesar Millan shows runners why it's time to start running with the pack.

We're all familiar with seeing you running with your dogs on your TV show. Are the dogs the main reason you run?

Yes, that's absolutely right. That's what's best for the pack and it benefits my life at the same time. The dogs are the reason why I run. I make them the reason.
Why is it so important to run with the dogs?

Dogs as a species are pack-oriented, and in nature dogs are always running together. We call that exercise, but moving forward is just their style of life. Our dogs have been domesticated but they still need to practice primal behavior to connect with Mother Nature's calm submissive energy. Your job is to make your dog become calm submissive every day, through a walk or a run. Dogs understand and love moving forward.
How far do you run?

We don't go by distance - we go an hour at a time, sometimes for hours. My pack is a mix of about 50 dogs. The more dogs running together, the more energy they generate, which allows them to move forward for a longer distance. If people have three dogs, it can be just 30 minutes. If you do give your dog only 30 minutes, you can put a backpack (designed for dogs) on him to help him train.
I have dogs in the pack who can't keep up the pace of the faster dogs, so I have to create strategies so they aren't left behind. The high-level energy dogs have to learn to be calm submissive when the low-level energy dogs are tired, and instead of attacking them, they learn to be right next to them. It's part of helping each other. The dogs are learning too. It's always a learning experience when you're in a pack.

Do you set the pace or do the dogs set the pace?

Oh, no, I set the pace. You have to be in front. You really have to take this pack-oriented philosophy very seriously and being in front is the first thing you have to do. You can't be on the side -- they'll run away from you. Setting the speed or distance with your dog is just part of being a good handler and a good coach. Once your dog gets the stamina that he needs and that you have, then you guys are at the same level. After that, he knows how many miles you're going to do, when you're tired - I mean, he'll know everything about it. That's going to take repetition of exercise, discipline, affection, every day. Every day.
What time of day do you run?
My favorite time to run is in the morning when the sun is coming up on the beach. Waking up with Mother Nature and the dogs is the best feeling in the world. Running in the mornings with my dogs is the one thing that truly calms me down. When I was working on my new book (Be the Pack Leader), it especially helped me clear my mind before I would spend the day writing and working with my co-author.
Do you ever run with other people?

Never. It would be nice. I like the quietness, though.
Is running essential to your work as a dog behaviorist?

Oh my God, yes! Walking is really good, but with running you can train a dog's energy faster. 30 minutes of running can benefit a dog more than one hour of walking. That's because it's faster, everything moves quicker, and they burn more energy.
Do you run for your own fitness as well as for the dogs?

Of course. I'm married so I absolutely have to look good, so I do it for me, too. It's win-win. Professionally speaking, it doesn't get any better than walking and running and getting healthy with a pack. It's the ultimate for dog lovers, to live that state of mind.
Do you play music when you run?

Absolutely not. Running with the dogs is about being quiet. Hearing a dog breathing or his heart pounding is music to me. It's not about being loud. Connection with Mother Nature is only the sound of Mother Nature.
Do you ever see yourself running a marathon?
Yes, I would love to! And not for any philosophical reason. It just sounds like a challenge, and I love a good challenge. The trick would be finding the time with my crazy schedule to train for it.
Did you run in school, when you were young?

Yes, but there were much faster kids. But of course I ran: I was a very competitive guy. We'd compete within the school, then with other schools. It was like physical education here in America, but without a trainer. Nobody prepared you. In Mexico, if you want to run, you run. I'm from a farm, and walking and running were just mandatory.
Do you run your dogs on or off leash?

I run them off-leash in special places where they allow me to bring my pack, and when I'm in a city, I run them on-leash. I can run or walk with about 50 dogs, but when we do long city walks, I rollerblade, and then I only take ten to twelve dogs. When I'm away doing the show, I have people who keep the dogs moving forward, but only three or four at a time, because not everybody has the knowledge or experience to walk 50 dogs.
You have to learn to control the animal with the leash, especially when the dog is not a puppy. When they're puppies, they just naturally follow you. But when you take them for that walk when they're four months or seven months, they're going to pull the human. But dogs know how to follow, and they love the sense of following. You just have to nurture that.

How can readers foster that sense of following in their dogs?

You have to create leadership before friendship. Dogs won't follow a pack leader who's their friend or a pack leader who believes the dog is their son or their soul mate. I've had clients say, "My dog is my baby, but he wants to kill a dog." People can develop these beliefs, but you have to develop a belief in leadership. You have to be a pack leader first. That means a lot to the dog.

The runner is not just a runner, but the pack leader. Exercise and discipline are what make you the pack leader. Affection makes you the friend. If you begin with affection first, then you are giving leadership away, and then you're going to be saying, "Why doesn't my dog listen?" and "Why can't I stop my dog from being nervous or tense? " That's because dogs don't listen to followers, but to leaders.

It sounds like leadership is the critical ingredient, is that right?
If you don't have leadership over your dog, don't run with him. He can drag you, get excited or bite the leash. If you open the door and your dog doesn't listen to you and he's in front of you, don't take a risk. You can't run a dog just because he's your dog but because he's part of your pack. You have to be willing to understand that he's a follower.
Leadership is not a bad thing. It's not about punishment but about discipline, especially when you're coming from a calm assertive energy point of view. Then dogs don't get afraid or nervous or tense. They get calm.

A lot of people have a dog that trusts them and loves them, but doesn't respect them and that's what I teach people, to bring more to the leadership side of it, especially through running. If more humans would run, there would be less frustration and aggression in the world and we could solve problems in a different way. So by running with a dog, you can change the world.

What's the biggest mistake people make when they run with their dogs?

Not being the pack leader inside the house is the biggest mistake. You cannot control your dog's behavior on a run unless you are the pack leader at home. When you keep dogs behind walls, they get very excited in those first seconds every time they go outside, but in an anxious way. The owner sees the dog's excitement as his being happy, and that could be a big mistake. With any kind of activity in the outside world, including walking, your dog has to start in a calm submissive state and has to see you as the pack leader. Otherwise he's going to be trouble to the environment.
What are some other essentials when running with a dog?

It's better when a dog is running with a purpose. For instance, a backpack with light weight intensifies the challenge for him, and he experiences working mode. It's a big deal to a dog to have a sense of service. When he feels proud but calm, and you're proud of him at the same time, that's the ultimate experience between human and dog. That's when the dog trusts and respects and loves the human.
What else is important?

Water is a must. I always take water on the run - for me and the dogs. Staying hydrated is key for any runner, and the same is true for dogs. That's why a dog backpack is so handy, to carry the water so you never run out. If you do, you're not thinking, so be prepared. Use common sense. It makes sense to put a bottle of water in a bag or the dog's backpack and then you can take him as far as you want.
And of course you have to learn when to stop. Dogs can get hot. Then water will not do anything. Then they need the shade. If your dog gets too hot, go to a place where he can cool down, and then he can move again. You have to learn how to travel. You're not just running.
You're traveling in a fast movement.
What's it like to run with 50 dogs?
It's an incredible feeling. I'm in a very high level of calm leading my pack. They're happy to follow me. When I'm running with 50 dogs, it intensifies everything I feel. That's what dogs do for pack leaders.
What reactions do you get when people see you running with 50 dogs?

People are pretty much speechless. My pack is extremely quiet. You can't hear us when we're coming, so by the time we reach people, they are there doing their own thing, and we just go by. It's like a shark when we pass by: Whoosh. People have respect for a shark coming next to them, and people respect 50 dogs. They're not my clients and they're not expecting us, so most are speechless, and they smile. We keep moving forward, thank you very much. My pack is so connected; it doesn't even look at their dogs. That is a beautiful thing.
What's the best advice you ever got about running?

The dogs teach me how to run. Running is a basic, animal thing. The human is different in the way he sees running, but dogs are always running. In their natural state, that's what dogs do. Running is innate to them. There are a lot of things you can learn from animals, and one of them is running.
Do you have one last piece of advice for readers?

I hope for them to one day experience running with their dogs. It's a wonderful thing, especially when you're the leader, and you're coming from a calm assertive place. Then dogs don't get nervous or afraid or tense. Instead, they get calm. Everybody should have a chance to enjoy running with their dogs: it's healthy, it's spiritual, it's emotional and it's instinctual. It covers everything. It's just like riding a wave. I love it. I don't understand how people don't walk or run a dog every day. It's great therapy for free. If we all walked and ran with our dogs, it would be a different world.
Fonte: Runners World
 
Palavra de quem testou e aprovou
Agora veja o vídeo de uma proprietária que adotou a corrida na rotina de exercícios do seu peludo:
 
 
Cãorredor equipado
Listinha básica
- Guia e coleira
- Plaquinha de identificação
- Saquinhos para recolher cocô
- Garrafa d’água ou bebedor portátil
 
Veja algumas sugestões destes e outros de acessórios para correr com o seu cão:
 
Coleiras Hands Free
Cardio Canine
The Buddy System
FreeLeash Pro
 
Mochilas, sapatos, coletes noturnos, etc - Acessórios para corrida e aventuras caninas
Granit Gear
Ruff Wear
Wild Mountain
 
E, para finalizar, eu e minha dona lhe damos 7 razões para você correr com o seu peludo:
 
1) É muito mais gostoso
Ter o seu peludo como companheiro de corrida é muito mais prazeroso do que correr sozinho ou somente com um fone de ouvido. Acredite!!!
2) Pets estão sempre prontos
Para o seu cão nunca é cedo ou tarde demais para se exercitar. Não há sextas, sábados ou domingos e feriados. Ele estará sempre a postos!
3) Pets não ligam à mínima para os seus resultados
Seu peludo não é concorrente, ele é seu companheiro. Você não tem que provar nada e nem se superar. Não importa quantos quilômetros percorreu, quantas calorias queimou ou qual o seu resultado final. Apenas desfrute do momento juntos, sem pressão.
4) Pets não aceitam desculpas
Muito menos as esfarrapadas!! Quando começa a abanar a cauda, dificilmente você o convencerá a ficar em casa. Portanto, com ele, você seguirá firme no treino!
5) Cão cansado, é cão feliz
Você já deve ter ouvido isso algumas vezes.....normalmente é o que dizem os bons profissionais em comportamento animal. Ao exercitarem-se, os cães gastam energia e, portanto, tendem a ficar mais relaxados. Isso os deixa mais felizes, mais sociáveis, mais dóceis e mais calmos....
6) É saudável para ambos
Além de sair da rotina dos passeios diários, correr com o seu mascote vai ajudá-lo a evitar obesidade e mantê-lo forte e saudável....a regra vale para você também.
7) É contagiante
Ver o olhar, a boca risonha com a língua pra fora e a alegria desenfreada do seu peludo ao sentir o vento na cara enquanto corre é, no mínimo, contagiante. O entusiasmo de um cão ao ar livre convence qualquer dono a se juntar a ele.
 
E ai, tá esperando o que para calçar o tênis e chamar o seu peludo para uma corridinha???
                             
Circuito do sol_JAN 2010 (SP) (7)
E ainda levo a medalha!!!