quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Carnaval Animal

Confira as dicas da diabinha. Ops, digo, da Alegria rsss

O Carnaval é a maior manifestação de cultura popular do planeta. Envolve música, fantasia, alegria, arte, folclore e atrai multidões às ruas das principais cidades do Brasil. É, sem dúvida, uma festa linda de se ver. Mas há quem prefira ver de longe, aproveitando os dias de folga para viajar. E há os que não resistam à folia e corram para a festa.

Pois bem, se você é assumidamente um amante do Carnaval, deve estar em contagem regressiva para cair na festa, né? Mas, e o seu animalzinho de estimação?!

É verdade que a Turismo 4 Patas incentiva você a estar sempre ao lado do seu amigão. Mas é preciso ter bom-senso e assegurar o bem-estar do animal. Afinal, a diversão tem que ser para os dois!
Claramente, esses acessórios não agradaram a Alegria

O Ideal mesmo seria evitar estresse desnecessário e manter seu cãozinho em local seguro, fresco e longe de tanta agitação.  O calor, o barulho excessivo e a aglomeração de pessoas não costumam configurar ambientes saudáveis para nossos animais. Mas, se ainda assim, você é daqueles que não abrem mão de sair pelas ruas seguindo os blocos carnavalescos com o seu “companheiro peludo” à tiracolo, fique MUITO atento às dicas que se seguem: 

  - Evite levá-lo aos festejos entre as 10h e 16hs. Esse é o período em que o sol está mais quente e há maior volume de pessoas nas ruas.

- Por falar em volume de pessoas, provavelmente o seu pet estranhe ver tanta gente concentrada. Fique atento à possibilidade do vai-e-vem e a agitação das pessoas alterarem o comportamento do seu animal. Até mesmo os mais dóceis e sociáveis podem se tornar agressivos diante de pessoas estranhas ou animais desconhecidos, numa situação como esta. Especialmente porque ele, provavelmente, irá chamar a atenção e os foliões vão querer interagir, passar a mão, agarrar... e a paciência do seu mascote pode ter limites.

- E, como esta pode ser, tanto uma experiência excitante quanto ameaçadora para o seu bichinho, é imprescindível o uso de guia e coleira. Isso te dará um maior controle no caso dele estranhar alguém, brigar com outro cão ou mesmo evitar fugas. 

- Não esqueça a plaquinha de identificação, para o caso do seu pet se perder. Ela deve conter, pelo menos, o nome dele e um numero de telefone de contato. Se possível, coloque dois contatos: o seu e o de alguém que você saiba que não estará na folia. Assim, se por algum motivo, quem achar o seu mascote não conseguir falar com você em meio à multidão, haverá uma outra opção.

- Como o Carnaval acontece num período de altas temperaturas, ainda que você siga a dica dos horários mais adequados, é preciso não descuidar da hidratação do seu amigão. Leve uma garrafinha de água fresca (e faça reposição sempre que necessário) e ofereça com frequência ao animal. Molhar a barriga e as patinhas também ajuda a refrescar. Desta forma, você estará evitando a temida hipertermia, que pode causar falta de ar, convulsão e levar o animal à morte. E cuidado com o asfalto quente para não queimar as patinhas, hein?!

- Procure não expor o animal ao sol, prefira locais com sombra e, mesmo assim, não se esqueça de passar um protetor solar (próprio para pets) na ponta das orelhas, focinho e barriga, especialmente nos animais de pelagem branca e com pouco pêlo. 

- Leve em consideração o preparo físico do seu animal. Se, normalmente, ele só caminha algumas quadras durante os passeios, porque fazê-lo andar quilômetros atrás de um trio elétrico ou de um bloquinho??! 

- Os animais possuem a audição quatro vezes mais potente do que a audição humana. Por isto, sons altos causam neles um incômodo muito maior. Eles podem passar mal e apresentar sintomas que vão desde palpitações, taquicardia, salivação, tremores, sensação de insuficiência respiratória, falta de ar, náuseas, atordoamento, sensação de irrealidade, perda de controle, medo de morrer, etc. O pânico também pode causar paradas cardiorrespiratórias, perdas auditivas e surdez. Além disso, para alguns animais, o barulho passa a idéia de que algo grande e poderoso se aproxima, fazendo com que que ele saia correndo para não se ferir. Portanto, nada de seguir colado no carro de som, ok? Pode até usar algodão para proteger ainda mais os ouvidinhos, mas não esqueça de retirar quando voltar para casa.

- E, por último, não menos importante: a fantasia. Os cães não suam como os humanos, portanto, para escolher a fantasia do seu cãozinho, conforto deve ser a palavra fundamental. Nada de tecidos grossos, pesados ou longos, que podem incomodar e causar irritação e calor excessivo. A fantasia também não deve limitar ou impedir a movimentação normal do seu pet. Tenha certeza que a fantasia não está muito apertada no animal. Faça um teste onde você consiga colocar  três dedos entre a roupinha e o corpo do pet, especialmente no pescoço, para garantir seu conforto.  Certifique-se de que o tecido não seja inflamável e que seja à prova de fogo.  Fique atento a detalhes como botões, laços ou peças que se soltem facilmente. Eles podem ser engolidos e causar sufocamento nos animais ou fazer com que tropecem. Ao colocar a fantasia, observe a reação do seu mascote por um tempinho. Brinque, caminhe e veja se ele se sente a vontade. Qualquer sinal de desconforto, deixe a fantasia de lado e escolha um acessório como laços, bandanas, etc. E, durante o passeio certifique-se, com frequência, se o cachorro não está com calor ou incomodado com a fantasia ou acessório. Ah, os sinais são muito fáceis de identificar: Se o cão começar a se sacudir, tentar tirar, morder a roupa, latir, entre outros sinais, a fantasia ou acessório deve ser tirada imediatamente.

Fiquei muito linda de Alegria-Mouse, né?


– Se a opção for tingir o pêlo do animal, muito cuidado para não causar irritação, alergias ou até mesmo intoxicação na pele. E isso só deve ser feito por profissionais!!! 

- Tenha sempre o telefone do vet para o caso de uma emergência, além é claro, da recomendação de uma clínica que atenda 24 horas. Só para garantir! 

- Hoje já existem alguns bloquinhos e festas pet friendly, voltados para o carnaval com os mascotes. Essa pode ser uma melhor opção para curtir com o seu cãozinho. Mas não invalida nenhuma das dicas anteriores, tá?!

Bom, mas se você está no dilema porque é folião desde criancinha mas acha que carnaval não é coisa para animal, existem várias alternativas. Você pode sim, curtir a sua festa e, de preferência, sabendo que o seu bichinho está sendo bem cuidado e se divertindo também, mas de forma adequada à condição dele. Para isso, estão no mercado inúmeras opções creches e hotéis específicos para animais de estimação. Basta dar uma lida nos nossos artigos: Hotéis para Animais e Você vai e ele Fica?”.

Agora, se o Carnaval é um dos feriados mais aguardados para você pegar a estrada com o seu “companheiro de viagens”, pode usar e abusar do nosso Manual do Pet Viajantee da Busca de Hospedagem Pet Friendly.

Seja qual for a sua opção para curtir o Carnaval, o primordial deve ser a segurança e o bem-estar do seu mascote. Certifique-se disso e boa folia para vocês!!

Se não for com segurança e bem-estar, nem me leve!


Turismo 4 Patas