segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PARABÉNS SÃO PAULO!!!

 

    Cãonhecendo 2 (38)

Guia canina à postos!  

Nem todo mundo consegue comemorar 457 anos de vida, não é mesmo??! Pois bem, escolhemos essa data em particular para celebrar o aniversário da cidade e São Paulo.

Como tudo o que ronda a maior cidade do Brasil, a festa tinha que ser grandiosa. Inúmeros eventos e atividades culturais estavam na programação pública e privada, para marcar as celebrações de 25 de janeiro. Mas a nossa, sem dúvida, chamou a atenção....e como!! Ahahahaha

Era feriado municipal, mas quem aproveitou o dia para ficar na cidade e se juntar a nós no roteiro do “Cãonhecendo São Paulo”, não se arrependeu.

Num descontraído passeio, nosso grupo de “turistas cãoturais” puderam apreciar e conhecer as relíquias de um dos bairros mais atraentes e importantes da cidade, ressaltando sua historia, suas curiosidades, os espaços culturais e o confronto harmonioso da arquitetura passada e presente. Esse bairro é o Jardim Paulista...podemos dizer que exploramos, mais precisamente, a Avenida Paulista. Sim, ela mesma! Um dos principais núcleos financeiros da cidade e, porque não dizer, cartão postal do mundo.

Cãonhecendo 2 (198) Cãonhecendo 2 (94)

Snow e Jade (Cockers Spaniel)

Cãonhecendo 2 (249) Cãonhecendo 2 (103) 

Marie Louise e Jung (Dachshunds)

Cãonhecendo 2 (54) Cãonhecendo 2 (3)

Wanda (Shitzu) & Vitória (Lhasa Apso)

Cãonhecendo 2 (19) Cãonhecendo 2 (10)

Ariel (SRD) & Cindy (Labrador Retriever)

Cãonhecendo 2 (86) Cãonhecendo 2 (251)

Moyka (Golden Retriever) & Dragon (Chow Chow)

Cãonhecendo 2 (31) Cãonhecendo 2 (37)

Bono (Yorkshire Terrier) & Hanna (Collie)

Cãonhecendo 2 (47) Cãonhecendo 2 (108)

Freddy (Golden Retriever) & Freud (Pastor Alemão)

Cãonhecendo 2 (2) Cãonhecendo 2 (58) 

Trovão (SRD) – com direito a camiseta do evento e tudo!!!

Cãonhecendo 2 (79) Cãonhecendo 2 (193)

Pipa e Bixiga (Goldens Retrievers) & Tita (SRD)

Cãonhecendo 2 (292) Cãonhecendo 2 (8) Cãonhecendo 2 (213)

Pepper (Border Collie); Toth & Pety (SRDs)

Todo paulistano (seja de nascença ou de residência) que se preza, já passou pela Avenida Paulista algum dia, nem que tenha sido somente a caminho de algum lugar.....correndo, com pressa sem prestar atenção aos seus detalhes – típico do paulistano mesmo...eheheheh. Mas hoje nós resolvemos não passar. Hoje nós ficamos, durante um bom tempo, na Paulista. E pudemos descobrir e observar coisas muito interessantes.

Seu nome seria avenida das Acácias ou Prado de São Paulo, mas acabou ficando Avenida Paulista, em homenagem aos paulistas mesmo. Importante eixo viário da cidade, ligando importantes avenidas, ela foi a primeira via pública asfaltada de São Paulo. Através dela, movimentam-se, diariamente, milhares de pessoas oriundas de todas as regiões da cidade e de fora dela. Fatos curiosos são muitos.....ela apresenta a maior concentração de consulados da cidade; abriga cerca de 200 mil moradores e uma diversidade de edifícios de escritórios com mais de 30 andares (os chamados “espigões”).

Mas a sua importância vai muito além da sua posição em quanto pólo econômico de destaque. Ela também concentra cultura e entretenimento. E nós seguimos em busca dessas informações.

Cãonhecendo 2 (14) Cãonhecendo 2 (5)

Humanos e peludos confraternizam…. 

Cãonhecendo 2 (42) Cãonhecendo 2 (15)

…entre dois ícones da região.

Cãonhecendo 2 (45) Cãonhecendo 2

Alguns aguardam a saída totalmente relaxados……

Cãonhecendo 2 (69) Cãonhecendo 2 (21)

….outros extravasam a ansiedade como podem….rsss   

Cãonhecendo 2 (20)

Só aguardando o comando da minha dona

Os “turistas de 4 patas” começaram a se apresentar: Freddy, Moyka, Bixiga e Pipa (Goldens Retrievers); Toth, Ariel, Trovão, Tita e Pety (SRDs); Snow e Jade (Cockers Spaniel); Wanda (Shitzu); Vitória (Lhasa Apso); Hanna (Collie); Freud (Pastor Alemão); Jung e Marie Louise (Dachshunds); Dragon (Chow Chow); Pepper (Border Collie); Cindy (Labrador Retriever) e Bono (Yorkshire Terrier).

Nosso ponto de encontro e início do tour foi o Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon e logo a aglomeração de peludos excitadíssimos chamou a atenção de quem passava por ali.

Cãonhecendo 2 (28) Cãonhecendo 2 (84)

Avante!!!

Cãonhecendo 2 (107) Cãonhecendo 2 (77) 

As riquezas do Parque Trianon 

Cãonhecendo 2 (96) Cãonhecendo 2 (85)

Museu a céu aberto, com fonte prá cachorro

Cãonhecendo 2 (98) Cãonhecendo 2 (93) 

E a cachorrada precisou ser contida para não fazer a fonte de piscina…

Ainda no parque, aproveitamos para conhecer algumas espécies da Mata Atlântica, já que o parque abriga a única reserva remanescente deste tipo de vegetação na região. E não só isso, surpreendentemente, encontramos por lá, lindas esculturas em forma de estátuas (inclusive do famoso Vítor Brecheret), chafarizes e fontes -que, diga-se de passagem, nos esforçamos para resistir. E com o calorão que fazia, merecemos um prêmio pelo autocontrole...rssss.

O fato é que, em meio à louca agitação da Avenida Paulista, o Trianon é um refúgio de lazer e descanso que esconde um acervo lindíssimo.

Cãonhecendo 2 (115)

Seguindo com o Tio Marcelo (Expert Dog) 

E, falando em acervo....Saindo do parque, avistamos o grandioso MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand). Também, difícil seria não avistar o mundialmente famoso vão-livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares. Desculpem-me a minha ignorância peluda, mas o fato é que, aos olhos caninos, fica difícil perceber o que realmente significa aquele “cubo vermelho gigante”. Mas, a guia nos falou que, para os nossos donos, aquele “cubo vermelho gigante” é considerado um importante exemplar da arquitetura modernista no país – projetado por Lina Bo Bardi.

O museu, fundado em 1947 (mas naquela localização, somente a partir de 1968) é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil, com um acervo de mais de oito mil obras (tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN) que compõem a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo hemisfério sul, com destaque para trabalhos de Renoir, Van Gogh, Portinari e Di Cavalcanti. Abriga também uma extensa seção de arte brasileira e pequenos conjuntos de arte africana, asiática, artes decorativas, peças arqueológicas, etc. Sem falar nas exposições temporárias que, vez em quando, ficam por ali.

E, como lá dentro do Masp, não seríamos bem-vindos (aumpff!), seguimos nossa caminhada pela Paulista. A essa altura, a atração principal da avenida, já éramos nós....ahahahah. Muitos olhavam com espanto, outros faziam cara de interrogação (tipo: o que será isso, uma passeata canina??! O que eles estão reinvindicando?!), alguns se aproximavam para saciar a curiosidade através de um papinho rápido e ainda haviam aqueles que, por alguns metros que fosse, acabavam nos seguindo.....ah, e não posso esquecer dos jornalistas!! Sim, éramos o foco principal dos flashes de vários meios de comunicação....uau!!

Cãonhecendo 2 (112) Cãonhecendo 2 (114)

O centro dos holofotes

 Cãonhecendo 2 (171) Cãonhecendo 2 (319) 

Carinho da Graffit Viagens e Turismo…fofo! 

Cãonhecendo 2 (119) Cãonhecendo 2 (141)

E vamo, que vamo!

Bom, paradinha rápida para apreciar o prédio do Centro Cultural FIESP, onde ocorem exposições temporárias de arte brasileira. A construção piramidal, com efeito visual de colmeia, foi concebida numa alusão à hierarquia social. Seguindo em frente e a todo calor, digo, vapor, fomos observando os exemplares arquitetônicos de diversas fases do tempo. Sedes de redes televisivas, emissoras de rádio, fundações, centros culturais....todos exemplares da arte urbana, cada um com sua história.

Cãonhecendo 2 (187) Cãonhecendo 2 (144)

“Nada de metrô, o passeio é a pé!”         Passado, presente e….futuro!  

 Cãonhecendo 2 (181) Cãonhecendo 2 (156)

“Os que têm energia de sobra!”          “Que está acãontecendo aqui?!”

Cãonhecendo 2 (176)

É só a cachorrada na Paulista!!!

Nossa guia e a equipe da Graffit Viagens e Turismo, passavam aos nossos donos os fatos mais relevantes e o que havia de mais interessante na história de cada um. De modo que o nosso tour fosse produtivo para eles e também divertidos para nós, peludos, que queríamos mesmo era curtir o passeio. E, apesar do sol ter nos castigado um pouquinho (sim, fomos muito bem cuidados, hidratados, mimados....), dava para ver as nossas fuças de felicidade.         

Cãonhecendo 2 (221) Cãonhecendo 2 (184)

No Instituto Pasteur, palestra do vet

Cãonhecendo 2 (214) Cãonhecendo 2 (268)

Cada um se refresca como pode

Cãonhecendo 2 (207) Cãonhecendo 2 (150)

Descanso na sombrinha

Cãonhecendo 2 (159) Cãonhecendo 2 (165) Cãonhecendo 2 (294)

“Hummm, que tal uma rede??”

Cãonhecendo 2 (239) Cãonhecendo 2 (228)

“Nada disso, vamos continuar….mas sem deixar rastros, hein?!”

A seguir, paradinha de interesse canino no Instituto Pasteur. A fundação francesa privada, sem fins lucrativos, é dedicada ao estudo da biologia dos microorganismos, das doenças e vacinas. Mas, o que é que nossas patas têm a ver com isso??? Elementar, meu caro peludo....Tudo começa pelo nome. O Instituto se chama Pasteur, em homenagem a Louis Pasteur, seu fundador, primeiro diretor e simplesmente o gênio que produziu a primeira vacina contra a raiva (1885)!!! Entendeu agora a importância para nós? É lá também que se faz o exame de sorologia para raiva, solicitado nos trâmites para viagens internacionais com pets.

Um simpático veterinário, que estava lá de plantão, veio nos receber e passou para nossos donos algumas informações básicas sobre a importância das vacinas.

Cãonhecendo 2 (372)

Respeite o pedestre! rsrsrsrsr 

Próxima parada: Hospital Santa Catarina. Você pode se perguntar, “Mas, o que um hospital teria de interessante?!”. Pois eu lhe explico (decorei tudinho que a guia falou!).

Fundado em 1906, o primeiro hospital particular da cidade, é mantido pela Associação Congregação de Santa Catarina, entidade filantrópica que age também nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso. Considerado um dos hospitais cinco estrelas da cidade e uma das mais importantes instituições de saúde do país, o Santa Catarina realiza cirurgias de alta complexidade, utilizando tecnologia de ponta e prestando atendimento humanizado. Sua maternidade é considerada referência nacional nos casos de gravidez de alto risco. Seu Centro Cirúrgico é dotado de equipamentos em anestesia e monitoramento constante do paciente. Ali também são feitos transplantes renais e de córnea – serviço em ampliação para o atendimento de transplantes do pâncreas, medula óssea e coração.

Cãonhecendo 2 (286) Cãonhecendo 2 (267)

Fachada do Hospital Santa Catarina…..

Cãonhecendo 2 (263) Cãonhecendo 2 (245)

…conta a história da Medicina.

Cãonhecendo 2 (252) Cãonhecendo 2 (309)

Cãonhecendo 2 (301) Cãonhecendo 2 (303)

E mais uma oportunidade para relaxar na sombrinha…..

Cãonhecendo 2 (266) Cãonhecendo 2 (258) 

Cãonhecendo 2 (250) Cãonhecendo 2 (282)

….esperando nossos donos voltarem pra nos contar o que viram.  

Mas não é só a parte médica que ele impressiona. Sua majestosa edificação, por si só, já é uma obra de arte! Começando pela fachada, onde pode-se observar 24 painéis de bronze em baixo relevo que formam uma exposição a céu aberto. A mostra "História da Medicina" está dividida em três partes: a história da medicina da antiguidade até o século XIX e depois do século XX até hoje.

Para os mais religiosos, vitrais nos arcos em frente ao roseiral contam a história da Santa Catarina. Lá dentro, uma singela e belíssima capela de cerca de 80 anos, está aberta ao público e realiza missas diariamente. Pena que nós, peludos, não pudemos ver....mas, entrar num hospital, talvez já seja pedir demais, né? A não ser que fosse um grupo de Cães Terapeutas...o que não era exatamente o nosso caso...rsrsrsrsrs

Cãonhecendo 2 (264) Cãonhecendo 2 (248)

E eles contaram que viram muita arte…..

Cãonhecendo 2 (271) Cãonhecendo 2 (289)

….em forma de pinturas, música….

Cãonhecendo 2 (272) Cãonhecendo 2 (307)

…natureza e religiosidade…..

Cãonhecendo 2 (296) Cãonhecendo 2 (305)

…..muita religiosidade!

Cãonhecendo 2 (278) Cãonhecendo 2 (299)

Nem parece um hospital…

Cãonhecendo 2 (284) Cãonhecendo 2 (186)

“Qual a próxima parada?”

Ainda na parte interna, um museu histórico abriga objetos preciosos – um pequeno acervo com instrumentos médicos e fotografias - que contam a história da medicina. Pode-se conferir o ambiente aconchegante desde a entrada da instituição, onde há um piano de cauda utilizado em apresentações de música popular e erudita para os acompanhantes que aguardam no belo saguão.

Do hospital, seguimos para o nosso ponto final de visitação: A Casa das Rosas. Construida numa área de 5.500 metros quadrados, em 1935, é um dos poucos casarões de famílias tradicionais de fazendeiros ligados ao café. Foi projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo - o mais importante arquiteto do período áureo da economia cafeeira de São Paulo - como presente de casamento para sua filha. E que presente!!

Cãonhecendo 2 (317) Cãonhecendo 2 (331)

A Casa das Rosas….por fora.

 Cãonhecendo 2 (324) Cãonhecendo 2 (321)

          Barrados…..                                    ”Porquê?! Porquê?!”

Enquanto esperamos do lado de fora, sob os cuidados dos adestradores da Expert Dog (já que não é permitido o acesso à animais de estimação), nossos donos visitaram o interior da mansão e quase se perderam pelos seus 30 cômodos. Segundo relatos dos humanos, assim como o seu exterior, o interior da casa é bem eclético. Combina elementos decorativos ingleses, principalmente nas aplicações de gesso, e também as pátinas, o mobiliário trazido do exterior, mármores cor-de-rosa e o piso de madeira em tacos mesclados.

Ousadia daqueles tempos modernos, possuía luxos, como uma edícula onde morava o motorista da família, acima da garagem para três carros, e uma saleta usada exclusivamente pelos homens da casa para receber o barbeiro. Havia também um subsolo com casa das máquinas para o elevador privativo. Seus cômodos eram claramente divididos em área social, íntima e de serviço. E disseram que num dos cômodos havia um cofre secreto....achei que poderia guardar ali alguns ossos preciosos mas, pelos vistos, deixaram a casa com o cofre vazio L.

Cãonhecendo 2 (342)

Apenas de passagem……

 Cãonhecendo 2 (352) Cãonhecendo 2 (356)

Mas eu para “degustar” a beleza do lugar

Cãonhecendo 2 (359)

Só queria ficar aqui, no jardim

A Casa das Rosas foi declarada patrimônio público pelo Condenphaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), sendo tombada em 1985. Em 2004 tornou-se o Espaço Haroldo de Campos e abriga a primeira biblioteca do país especializada em poesia, com cerca de 35 mil volumes, oferece exposições, saraus, recitais, lançamentos de livros, peças de teatro, cursos e qualquer outro formato que privilegie a difusão da poesia e da arte em geral.

Recebeu este nome porque, em seu jardim, encontravam-se as rosas mais bonitas da cidade. E ainda se encontram belíssimas rosas! Pena que destas, nós peludos, só pudemos sentir o cheiro rapidamente, numa breve passagem pelo caminho que nos levou ao outro lado da Paulista....

 Cãonhecendo 2 (374) Cãonhecendo 2 (369)

Voltando ao ponto inicial

Cãonhecendo 2 (376) Cãonhecendo 2 (387)

Para finalizar o evento com lanchinho e brindes  

A Alameda Santos foi o nosso caminho de volta. Uma importante rua da cidade, tem cerca de 2 quilômetros de extensão e cuza o Parque Trianon, dividindo-o pela metade. E foi através dela que voltamos ao nosso ponto inicial, fizemosum rápido lanchinho, curtimos uns sorteios, recoperamos o fôlego e voltamos para casa um pouco mais de São Paulo em nossos corações.....humanos e caninos.

Cãonhecendo 2 (371)

Agora sei tudo sobre a Paulista!!!!

 

Fotos: Minha dona, Larissa Rios (Turismo 4 Patas), Tia Paula Pedrosa (www.teckelfotografia.com) , Tia Adriana Aparecida, Tia Wanise Russo, Tia Silvania Sanches (Kurtcão)

 

Veja mais fotos deste evento na Galeria do Flickr do Portal, Clique Aqui

 

Apoios:

Merial

Dog´s Care

Keldog

Health Life (Plano de Saúde Animal)

Virbac/Endogard 

Graffit Viagens e Turismo

Expert Dog

Núcleo Pet

 

Fontes:

www.visitesaopaulo.com

www.cidadedesaopaulo.com