quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ESTUPIDEZ RACIONAL

.
Hoje resolvi voltar ao “batente” e compartilhar os meus pensamentos com vocês....Alias, já há algum tempo que não faço isso, né? Escrevo sim sobre os eventos do Portal Turismo 4 Patas, as aventuras, as minhas experiências turísticas....mas há muito que não levamos um papo sério.

Pois bem, baixou uma tremenda inspiração. Infelizmente o tema não é nada legal, pelo contrário, é muito triste e revoltante. Mas vale muito a pena dividi-lo com vocês.

A minha dona leu para mim um artigo sobre o consumo de carne de cachorro na Coréia do Sul.... “Como assim, consumo de carne de cachorro??!!”, me espantei. E ela me explicou tudinho, me disse que já sabia que isso existia e que até já visitou alguns países como Vietnam e China, que oferecem a carne de cachorro como se fosse uma preciosa iguaria de culinária local. Mas ela disse que passou bem longe de restaurantes ou mercados com este tipo de “cardápio”, pois essa experiência ela dispensa do currículo dela.

Não quero lançar aqui no meu blog uma campanha pró vegetarianismo. Apesar de que, a minha dona diz que um dia ela ainda conseguirá acender a este patamar...mas, por enquanto, ela não vai ser hipócrita e assume sim, que se delicia com um pedaço de picanha ou qualquer prato a base de frutos do mar. Mas isso não faz dela (e nem de nenhum outro ser humano não vegetariano) uma assassina. O consumo de carne está dentre as necessidades vitais dos seres humanos....alias, de muitos seres vivos pois há também os que precisam caçar para sobreviver, lembram?? Se você é vegetariano ou defende a causa, parabéns! Mas, ninguém merece ser julgado porque consome carne, né?

Talvez alguns cuidados e atitudes básicas possam ajudar a minimizar a brutalidade desse hábito. A minha dona, por exemplo, procura saber a origem das carnes e pescados que compra; saber se os animais provêm de abatedouros ou pesqueiros com sistemas “humanitários” de abate e pesca.....enfim, tenta se certificar de que aquela carne a ser consumida não foi derivada de um animal em sofrimento. É claro que nem sempre se consegue ter a certeza disso, pois estas informações ainda não são facilmente acessíveis aos consumidores. E, sim, é horrível mesmo....mas isso é tema para um debate que não tem fim.

No final do ano passado, foi descoberto, aqui em São Paulo mesmo, um restaurante Koreano que vendia pratos feitos com carne de cachorro. Foi um choque geral! Descobriu-se um esquema que tinha até abatedouro, frigorífico e ....cães aguardando pela hora do seu abate!!!

E agora, vejo essa história da Coréia do Sul. Meu Deus, a cada dia, aproximadamente 5 mil peludinhos são estrangulados, eletrocutados e espancados até a morte. Por ano, são cerca de 2 milhões de cães brutalmente mortos!!! E tudo isso para manter uma indústria monstruosa.

As Leis de Proteção Animal, que tornam a tortura um crime, foram aceitas pelo governo sul-coreano. Mas daí até serem aplicadas..... A indústria de carne de cachorro continua a prosperar e hoje já conta com cerca de 6 mil restaurantes que servem os meus “irmãozinhos de 4 patas” em forma de sopas, guisados e bifes. E as autoridades, como é que ficam??? Indiferentes.

A não ser, claro, quando acontece no país algum evento de grande amplitude como as Olimpíadas de Seul em 1988 e na Copa do Mundo de 2002, por exemplo, que costumam atrair a atenção da mídia internacional. Aí, os tais restaurantes típicos são obrigados a fechar as portas temporariamente....numa óbvia tentativa de mascarar o horror.

Ah, também é proibido o anúncio nas principais ruas (muito menos anúncios em inglês) e, embora a carne de cachorro seja vendida abertamente, não é recomendada a oferta para os estrangeiros. Gente, isso acontece em pleno século 21, em um grande centro de negócios e tecnologia da Ásia!!!

E você imagina como seja a vida destes cães num lugar onde eles são vistos como o prato principal da próxima refeição??

Eles são confinados em fazendas de criação, onde recebem comida o suficiente para terem alguma “sustância”, digamos assim, e vivem presos em espaços pequenos que dividem com muitos outros, onde não podem mover-se. Alguns são mantidos amarrados e amordaçados para que não tentem fugir e não façam barulho. Muitos são transportados para mercados como o Moran, próximo de Seul.

Alguns destes animais são criados especialmente para a indústria da carne, como acontece com os bois, galinhas, etc. Mas outros (pasmem!!) são animais de estimação vendidos aos comerciantes pelos seus próprios donos. Ora, veja bem, como uma peluda culta e inteligente que sou, resolvi fazer uma busca para entender melhor o sentido de “animal de estimação”.

Pausa cultural

1) Estimação, vem de estima, que, por sua vez, significa: “Apreço de uma coisa independentemente do seu valor real”
Comentário: Para mim, os animais são tão preciosos que não têm valor!
2) Em inglês, pet significa “domesticated animal that lives inside a home”
Comentário: Percebeu o “inside a home”??

Fontes: Wikipedia – Enciclopédia livre
Michaelis – Moderno Dicionário da Língua Portuguesa

Portanto concluo que: “Um animal de estimação é um animal que foi domesticado para convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento”. Gente, como é que se pode comer o seu companheiro???!!!
.

Companheiro ou prato prncipal?

.
E mais: Os cães são espancados, queimados e enforcados de forma a terem uma morte lenta e dolorosa pois acredita-se que, desta forma, a sua carne ficará mais saborosa, e aquele que a consumir terá mais virilidade. Ah, tá, agora ficou explicado....se você torturar um cão antes de matá-lo, ao consumir a sua carne, você se tornará mais viril. Nunca vi coisa mais estúpida!!! E olha que são seres RACIONAIS, hein??
.
Vai um cachorro quente aí?
.
Bom, então entrando no clima (pronto, fiquei com tanta raiva que surtei...apesar de ser vacinada).....Que tal uma sopinha de criancinhas para te garantir a juventude eterna? E se fizer um cozido de cérebro de cientistas, será que você não aumentar o seu QI? Hummm, sabia que bife de idosos acima de 80 anos pode colaborar para a longevidade?
.
E que tal um "filé"?
.
Gente, é só brincadeira. Não estou fazendo apologia ao consumo de carne humana, até porque, apesar de tudo, eu adoro os humanos! Não consigo compreender como os humanos conseguem buscar diversão e satisfação através do sofrimento de seres inocentes e indefesos (vide: touradas, rodeios, circos com animais, etc). Mas também sei que nem tudo está perdido. Que ainda existem humanos bons, que amam os animais e se dispõem a transmitir a nossa mensagem e mostrar que, apesar de não possuírem o dom da fala, os animais têm voz!

O apoio internacional contra a tortura e o consumo de carne de cachorro é o único caminho para pressionar o governo sul-coreano a realmente proteger os direitos animais e proibir a indústrias de carne de cachorro em todo o país. Por isso, o pessoal da Korea Animal Rights Advocates precisa da ajuda e do apoio de todos os amantes dos animais.

Eles estão preparando uma petição que será apresentada ao governo coreano em Seul, mas para isso é necessário que pelo menos 1 milhão de assinaturas sejam coletadas. Faça a sua parte! Assine a petição clicando aqui.

Para saber mais sobre o consumo de carne de cães na Coréia do Sul e a campanha da Animal Rights Advocates, acesse a página de
“Stop Killing Dogs”.
.

Campanha "Stop Killing Dogs"
.