terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pra cachorreiros

.

Laguinho só para nós e eu toda à postos
.
Mais um fim de semana que prometia muita diversão e aventura. Era o “Fim de Semana Radicão 7”, na cidade de Juquitiba (cerca de 70 km de distância da capital paulista). E o cenário nós já conhecíamos, a base EcoJuqui Rio Selvagem...e adoramos!

Nem precisa dizer o porquê, né? Muuuuuito espaço para correr livremente, muito verde e um laguinho só para nós!

A tchurma da vez era composta por: Dog e Maggie (Goldens Retrievers); Lilló, Lello & Sofia (Labradores Retrievers); Breja (Border Collie); Lua (Waimaraner); Max (Pastor Alemão) e Tobby (Beagle).
.

Dog & Maggie (Goldens Retrievers) e Lua (Waimaraner)
.

Lilló & Lello (Labradores Retrievers)
.

Sofia (Labrador Retriever) & Breja (Border Collie)
.

Max (Pastor Alemão) & Tobby (Beagle)
.
Dentre os humanos, duas novidades: uma mini-aventureira e uma aventureira sem cão!

A Beatriz, de apenas 6 meses, foi acompanhada dos seus papais, sua vovó e a fiel escudeira Sofia – que não perdia a concentração ao lado do carrinho da bebê. Em parte por causa do seu instinto de proteção mesmo, afinal haviam tantos peludos rondado por ali. Mas, em parte também por causa dos lanchinhos da Bia que sempre sobravam para a Sofia. Inclusive, ela e o Dog chegaram a dividir a “raspa” de um pote de Danette....kakakaka
.

Vamos começar a festa??? Já estou com a minha bolinha...
.

Peludos à águaaaa!!!
.

Nossa mini-aventureira. Ela não é fofa???
.
E, quanto à aventureira sem cão, é engraçado mas, ao divulgarmos nossos eventos, já fomos contactados anteriormente por pessoas que não possuem cães. Elas querem saber se é permitido participarem. E porque não??!!! O nosso único “critério de seleção”, digamos assim, é que a pessoa interessada em participar goste de animais. Goste não, ADORE!! Tem que ser “cachorreira” de corpo, alma e coração!! Agora, se é proprietário de um animal ou não, isso não importa. Apesar de que, eu acho que toda pessoa deveria ter um animal...a vida fica muito mais bonita! Rsrsrssr. Mas não vou entrar neste tema, não hoje.

A Tia Denise não foi totalmente sozinha. Ela foi acompanhando o dono do Lello, que é seu amigo. Mas foi! E o fato é que a principal dúvida dela era: “Eu não tenho cachorro. Vou me divertir?”. Resposta evidente era: “Cãocerteza que sim!!”

Mas acho que ela encontrou, sozinha e rapidamente, a resposta, pois se divertiu bastante e saiu de lá completamente picada pelo “bichinho do turismo 4 patas”. Não tenho dúvidas de que nos veremos novamente, e em breve, né Tia Denise?
.

Uns se esbaldam no lago....
.
...enquanto outros relaxam no gramado.
.

Iupiiiiii!!
.

Lua: primeiro passo, segundo passo......Êpa, olha ela na água!!!
.

Santo brinquedinho!!! rsss
.
Bom, no sábado ficamos na pousada curtindo o laguinho – e como curti!! Acho até que bati o meu recorde pois fiquei nadando praticamente sem parar desde as 10hs da manhã até as 06hs da tarde!!! Se a minha dona não me desse limites, eu nadaria ainda mais. Atrás da minha “bolinha-murcha-laranja”, perco a noção do tempo e do esforço. Ainda bem que eu tenho a minha dona para “puxar a minha cordinha” porque senão nem sei se conseguiria andar no dia seguinte.....ahahahah
.

.

Gangue das bolinhas...ahahah
.

Breja e Sofia: juntinhas, de frente e de costas
.

Pose de Garota dourada....rsss
.

Brincadeiras
.
Mas a tarde também teve recreação e competições no gramado. Isso mesmo, competições!!! Competições educativas, claro. Propomos aos nossos participantes, alguns desafios que, no fim das contas, trabalhavam a liderança do dono, a capacidade do cão em responder aos comandos de obediência e o nível de interatividade entre cão e dono. Tudo isso com muita diversão, é claro. Na “cãorrida do copo” o vencedor foi o Tobby e na prova do “esconde-encãotra” a vencedora foi a Lua. Teve premiação sim, ainda que simbólica. Mas o importante mesmo foram as dicas de comportamento que o Tio Fábio nos passou e a alegria de todos durante as brincadeiras.
.

De olho nos lanchinhos da Bia
.

Com a minha velha e boa "bolinha-murcha-laranja"
.

E teve banho no rio também!!
.

Muita natação e até peludo de caiaque!!!
.
No dia seguinte, nos reunimos logo após o café para darmos a partida para a nossa trilha. Era a já conhecida trilha do Rio Selvagem, que percorremos em eventos anteriores. Mas, desta vez, estava um pouco diferente. Para começar, o pessoal de lá da base deu uma caprichada na trilha, limpou o percurso e instalaram corrimões nas suas partes mais críticas. Parabéns ao pessoal, pelo trabalho. Ficou ainda melhor!! E ela também ficou um pouco mais extensa. A minha dona fez, junto com o pessoal da base um roteiro um pouco maior, com cerca de 40 minutos de duração.
.

Na manhã seguinte: vambora para a trilha!!
.

.

Donos e peludos explorando a mata
.

.

Lama, lama, lama!!!
.

.

Peludos curtindo à beça. E você?
.

.

.

Todos na trilha!
.
Após a trilha, nos preparamos para o mini-rafting. Todos equipados com coletes e capacetes (menos os peludos, claro), instruções recebidas, remos em mãos......avante para os botes!!! Fizemos um trajeto de aproximadamente 3km, coisa que percorremos em cerca de 30 minutos. Na verdade, a intenção era relaxar após a trilha, curtir a paisagem e as belezas das margens do rio Juquiá e dar aos iniciantes a oportunidade de experimentarem o rafting, mas sem grandes doses de adrenalina. Para, quem sabe numa próxima aventura, eles voltarem e encararem corredeiras e quedas de verdade!! Neste, apenas remanso e uma pequena queda. Mas não pensem que foi desanimado, não!!! Os monitores da EcoAção, coordenados pelo Tio Giovane, são sensacionais. Animam o tempo inteiro, contam piadas e até puxam canções.
.

Instruções para a próxima etapa da aventura: mini-rafting!
.

.

Rafteiros preparados!
.

Botes ao rio!!
.

Sofia era a minha companheira de bote peluda
.

Extasiados com a beleza do rio Juquiá
.

Avante!!!
.

Lá vem o meu boteeeeeee!
.
Uhuhuhuhuhuhuhuh!!!!
.

Peludo soltinho, peludo agarrado e peluda folgada: êpa, esse dono é meu!!!
.


Deixa que eu ajudo a remar! Hum, acho que não deu certo...rssss
.

Vamos lá pessoal!!!
.

.

Galera radical!!
.

Olha só que imagem!!!
.
Terminado o nosso percurso, tivemos ainda um tempinho para nadar no rio e embarcamos no ônibus que nos levou de volta à pousada.

Mas quem disse que a farra acabou aí? Chegando lá, fomos todos direto para o laguinho, curtir um pouquinho mais.

E quando eu digo TODOS, são todos mesmo...incluindo o Max que demonstrou estar cada vez mais integrado, calmo e aprendendo a curtir os momentos de diversão em conjunto.

O Max, não é um cão agressivo. Alias, é de muito boa índole. Imagine, ele fez o rafting tendo crianças como companheiras de bote!!! Mas é um cão que, até então não tinha oportunidades de socialização, não sabia o que era brincar com outros cães. Tem a sutileza própria do seu tamanho e às vezes não sabe escolher a melhor abordagem, o que acaba causando atritos com alguns cães. E justamente por sabermos do seu potencial e da sua real capacidade de socialização é que encaramos a sua participação em nossas aventuras como um desafio a ser superado. Um gostoso desafio!
.
É muito legal ver que, hoje, depois de participar de alguns dos nossos eventos ele já demonstra resultados positivos, já desenvolveu bastante, já consegue brincar ao lado de outros cães, inclusive machos. Já percorreu uma grande parte do caminho para se tornar um cão totalmente sociável e integrado. Graças à harmonia dos nossos eventos e aos esforços dos Tios Fábio e Marcelo, da Expert Dog, que têm dado toda a assessoria profissional (e muitas doses de carinho!). E não só para garantir a segurança de todos os participantes, mas também para ensinar ao Max como é fácil socializar com os outros da sua espécie e para provar a todos o que é possível conseguir com um pouco de esforço, determinação, conhecimento, paciência e carinho. Sem falar na satisfação dos seus donos, né?
.

Max nada com o Tio Fábio e com os peludos
.
O momento perfeito para fechar este final de semana com “patas de ouro”...momento de mais intensa integração com todos os peludos se divertindo em volta do lago e o Max nadando lado a lado comigo, o Dog e o Lello. A minha dona me contou que até se emocionou. Garanto que quem estava lá também....assim como você que não presenciou, mas leu. Lambs!!!
.
Mais um fim de semana inesquecível
.
Fotos: Minha dona, Larissa Rios, Tia Ana e fotógrafo Ricardo de Sá
.
APOIOS: