segunda-feira, 11 de abril de 2011

De parar o trânsito!!

 

Caonhcendo 4 (41)

Preparada para o “domingão no Parque”!

Quem me conhece e conhece a minha rotina, sabe que vou ao Parque do Ibirapuera praticamente dia sim, outro também. É um acordo que tenho com a minha dona: ajudo ela na função de Consultora de Viagens Caninas, para o Turismo 4 Patas (e até deixo ela usar a minha imagem como “peluda propaganda”) desde que ela me garanta passeios diários no parque.

Negócio fechado, esse é o nosso primeiro compromisso de todas as manhãs (salvo raras exceções, quando ela tem algo urgente para resolver ou quando São Pedro resolve tirar folga e o dia amanhece com o maior aguaceiro). Normalmente vamos junto com a Tia Mari e meus amiguinhos Cindy e Bono (ou Tinda e Cafa, para os íntimos...rsrsrs). Fazemos uma bela caminhada por todo o parque e depois damos um tempinho no “cachorródromo” para brincar e encontrar outros peludinhos, também freqüentadores assíduos. Eu já falei, aqui neste Blog, sobre as minhas manhãs no Ibira (como sou íntima, tenho essa liberdade) e a minha galera de lá. E também já falei sobre o “Cachorródromo do Ibirapuera” que, basicamente, é uma área do parque onde nós, peludos, podemos correr e brincar livremente....SEM GUIAS!!! Isso mesmo! Não é oficial, mas é um acordo de convivência pacífica, digamos assim, entre os donos de pets e demais freqüentadores do parque, com conhecimento e consentimento da administração do local. Uma conquista mantida com base no respeito às regras de boa conduta e posse responsável, viu donos?!

Caonhcendo 4 (100)

Aha, uhu, o cachorródromo é nosso!! 

Veja os meus posts antigos sobre minha rotina no Parque Ibirapuera:

O Parque Ibirapuera

A Galera do Ibirapuera

Pois é, e porque sou uma freqüentadora de carteirinha, achei que sabia tudo sobre o parque......na minha mente canina, aquela era a “minha área”, meu território, e não havia nada que eu já não tivesse desvendado. Aposto que a minha dona também pensava assim. Engano nosso!!!

É verdade que conhecemos bastante daquele Parque. Muito mais do que grande parte dos moradores desta cidade. Mas os nossos passeios matinais têm outros interesses, outros objetivos, outro ritmo...... muito diferente do que estava proposto no conceito do “Cãonhecendo São Paulo”. Em sua 4ª. Edição, o evento organizado pelo Portal Turismo 4 Patas (leia-se, eu e minha dona ....ehehehehe), em parceria com a agência Graffit Viagens e Turismo, tinha como objetivo mostrar um Ibirapuera muito além do que mais um parque público, mais do que uma das áreas verdes da cidade de São Paulo, mais do que um atrativo turístico, mais do que uma opção de lazer para paulistanos e residentes..... vimos o Ibirapuera com “outros olhos”!!!

Caonhcendo 4 (28) Caonhcendo 4 (39)

Juninho & Goober Johnie (Whippets)

Caonhcendo 4 (56) Caonhcendo 4 (101)

Zé Magrelo & Filé (Whippets)

Caonhcendo 4 (67) Caonhcendo 4 (43)

Francisca (Dashchund) & Mister (Sharpei) 

Caonhcendo 4 (45) Caonhcendo 4 (46)

Mel (Chow Chow) & Isabelle (Cocker Spaniel)

Caonhcendo 4 (50) Caonhcendo 4 (138)

Nina & Duda (SRDs)

Caonhcendo 4 (68) Caonhcendo 4 (103)

Xica (Yorkshire Terrier) & Aldebaran (Lhasa Apso)

Caonhcendo 4 (72) Caonhcendo 4 (104)

Lolo & Tabata (Poodles)

Caonhcendo 4 (146) Caonhcendo 4 (283)

Tchuka & Elvis (Poodles)

Caonhcendo 4 (60) Caonhcendo 4 (61) Caonhcendo 4 (24)

Marie Louise e Jung (Dashchunds) & Matilda (Bulldogue Inglês)

Caonhcendo 4 (76) Caonhcendo 4 (105) Caonhcendo 4 (91)

Nina & Pamela (SRDs) & Budd (Golden Retriever)

 

Para começar, estávamos todos ali, fazendo parte de um grupo super legal. Donos devidamente acompanhados por seus peludos: Mister (Sharpei); Marie Louise, Chica e Jung (Dashchunds); Tchuka, Elvis, Lolo e Tabata (Poodles); Nina, Nina, Pamela e Duda (SRDs); Isabelle (Cocker Spaniel); Mel (Chow Chow); Buddy (Golden Retriever); Xica (Yorkshire Terrier); Matilda (Bulldogue Inglês); Aldebaran (Lhasa Apso); Juninho, Goober Johnie, Zé Magrelo & Filé (Whippets).

Caonhcendo 4 (51) Caonhcendo 4 (9)

A pequena Xica arrebatando os corações

Caonhcendo 4 (84) Caonhcendo 4 (85)

A espoleta Duda já chega agitando a galera

Caonhcendo 4 (16) Caonhcendo 4 (13)

     Os receptivos whippets                      E eu, com a minha bolinha

Caonhcendo 4 (26) Caonhcendo 4 (25)

Será que alguém joga pra mim???

Chegamos bem cedinho e fomos tomando conta do gramado....o cachorródromo era nosso!!!

Depois das apresentações e instruções iniciais, nossa guia fez uma breve apresentação da história do parque. Garanto que eu não fui e não serei a única a me surpreender com as informações.....

Caonhcendo 4 (93) Caonhcendo 4 (96)

Instruções da minha dona e informações dos guias

Caonhcendo 4 (110) Caonhcendo 4 (124)

Olha a ciclovia!!  Avante, galera!!

Caonhcendo 4 (119) Caonhcendo 4 (309)

Trio de salsichas – de cabo a rabo!

Caonhcendo 4 (113) Caonhcendo 4 (12)

Primeira parada…..

Caonhcendo 4 (125)

Hora de prestar atenção!

Para começar, eu não fazia idéia do que significava “IBIRAPUERA”. E vc?? Também não??? Pois bem, Ibirapuera ou ypi-ra-ouêra – em língua tupi – significa “pau podre ou árvore apodrecida”. E o parque tem esse nome justamente porque está localizado no que foi a parte alagadiça de uma aldeia indígena na época da colonização.

Mas, na década de 1920, graças a um modesto funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, o então prefeito da cidade - José Pires do Rio, conseguiu concretizar a transformação daquela área em um parque moldado nos existentes em grandes cidades da Europa e Estados Unidos da América. Apaixonado por plantas, Manequinho simplesmente iniciou o plantio de centenas de eucaliptos australianos, que foram os responsáveis pela drenagem do solo e a eliminação do excesso de umidade.

Caonhcendo 4 (133) Caonhcendo 4 (121)

Caonhcendo 4 (132) Caonhcendo 4 (130)

E continuamos pelo parque

Caonhcendo 4 (127) Caonhcendo 4 (136)

Sempre acompanhados pelas lentes da Tia Paulinha e sua fiel escudeira, Duda

Caonhcendo 4 (139) Caonhcendo 4 (157)

Clicados e clicando

Caonhcendo 4 (142) Caonhcendo 4 (141)

Agua fresquinha nos bebedouros caninos do parque

Assim, com a genialidade de Manequinho, o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e o projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, em 21 de agosto de 1954, o Parque do Ibirapuera surge e torna-se o marco das comemorações do IV Centenário da cidade.

Atualmente, ele é o parque mais freqüentado de São Paulo e com o maior número de atrações. Além disso, há várias áreas para atividade física e lazer, como pista de Cooper, ciclovia, campo de futebol, quadras poliesportivas, playground, etc. E o melhor, claro: o cachorródromo!!! ahahahahaha

Bom, iniciamos nosso percurso pela pista principal do parque e, como já era de se esperar, viramos a atração principal. Incrédulos, humanos e outros peludos, nos olhavam com expressões de interrogação. Seria uma espécie de “cãosseata”? O que estavam manifestando? E eu, que já não gosto nadinha de ser o centro das atenções, tratei logo de posar para as lentes das câmeras, celulares e afins, apontadas para nosso grupo....ehehehehe.

Caonhcendo 4 (126)

Sigam-me!!

Caonhcendo 4 (145) Caonhcendo 4 (152)

Caonhcendo 4 (151) Caonhcendo 4 (156)

O passeio está só começando….

Caonhcendo 4 (164) Caonhcendo 4 (166)

Caonhcendo 4 (169) Caonhcendo 4 (177)

Caonhcendo 4 (187) Caonhcendo 4 (207)

Arte pura!

Continuando, passamos pelo prédio da Fundação Bienal. Projetado por Oscar Niemeyer, o Pavilhão foi idealizado para abrigar grandes exposições como as bienais (eventos que acontecem a cada dois anos) de artes, arquitetura, entre outras, e acontecimentos importantes como o São Paulo Fashion Week, por exemplo.

Logo ali, o MAM - Museu de Arte Moderna - abriga mostras de arte brasileira e internacional. O primeiro museu de arte moderna da América Latina possui acervo de 5 mil obras e oferece cursos e visitas monitoradas para escolas. Além disso, tem cinema, biblioteca, auditório, loja e restaurante (este com uma vista lindíssima para os jardins). Não deixa nada a desejar se comparado aos grandes MAMs deste mundão.

E é claro que aproveitamos para passear dentre as obras do Jardim de Esculturas!! O perfeito projeto paisagístico de Burle Max, distribui no espaço de 6 mil metros quadrados (entre MAM, a Bienal e a Oca) cerca de 30 obras de artistas brasileiros do século 20 - como Almílcar de Castro, Carlos Alberto Fajardo e Emanoel Araújo.

Caonhcendo 4 (193) Caonhcendo 4 (194)

Caonhcendo 4 (197) Caonhcendo 4 (202)

Aproveitamos o mural dos Gêmeos para registrar…..

Caonhcendo 4 (200) Caonhcendo 4 (204)

…a nossa felicidade.

Caonhcendo 4 (196)

Felicidade geral!!

Caonhcendo 4 (220) Caonhcendo 4 (217)

Auditório do Ibirapuera

Passamos rapidamente pela Oca (Pavilhão Governador Lucas Nogueira Garcez) somente para apreciar a obra de Oscar Niemeyer. O mesmo arquiteto projetou ainda o prédio logo adiante que abriga o Auditório do Ibirapuera - utilizado para atividades culturais, com programação semanal dedicada à diversidade musical – e uma escola de música com 120 jovens e crianças que formam a Orquestra Brasileira de Escola do Auditório. E fizemos uma pausa para foto de grupo bem diante do mural dos grafiteiros Gustavo e Otávio Pandolfo (mais conhecidos – mundialmente – como Osgemeos), que ocupa a parede da fachada do MAM e não tem como não atrair a atenção de quem passa pelo local.

Caonhcendo 4 (226) Caonhcendo 4 (229)

Olha lá o Tio parando o trânsito…..

Caonhcendo 4 (232) Caonhcendo 4 (231)

…só pra nossa turma passar!!

Caonhcendo 4 (234) Caonhcendo 4 (235)

E chegamos ao Obelisco….

Caonhcendo 4 (237) Caonhcendo 4 (251)

Peludos ficam do lado de fora….

Caonhcendo 4 (241) Caonhcendo 4 (242)

Mas, antes, alguns cliques….

 Caonhcendo 4 (266) Caonhcendo 4 (267)

Caonhcendo 4 (280) Caonhcendo 4 (245)

Caonhcendo 4 (268) Caonhcendo 4 (263) 

…com os donos. Ops, essa dona é minha!!

Caonhcendo 4 (265)

Que será que tem lá dentro???

Dali, saímos um pouquinho do parque, para uma visita muuuuito especial: ao Obelisco. E não digo especial “somente” pela sua importância histórica, mas também porque suas portas foram abertas excepcionalmente para o nosso grupo (autorização especial) e porque tivemos o apoio especial do agente da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego (o popular “marromzinho”) que interrompeu o trânsito da Avenida Pedro Álvares Cabral, para o nosso grupo passar.

O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, é um monumento funerário que homenageia heróis da Revolução Constitucionalista de 1932 (movimento armado ocorrido no Brasil entre julho e outubro de 1932 visando a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e à instituição de um regime constitucional). Feito em puro mármore travertino, o projeto do escultor italiano Galileu Emendabile, foi inaugurado em 9 de julho de 1955, um ano após a inauguração do Parque do Ibirapuera, e tombado pelos conselhos estadual e municipal de preservação do patrimônio histórico.

Com 72 metros de altura, é o maior monumento da cidade e tem forte conotação simbólica. Começando pela soma dos algarismos da sua altura (7+2=9). Nove também são os degraus da sua entrada. E não pára por aí..... A base maior do trapézio, no chão, para quem olha o monumento de frente, tem 9 metros, a base menor, em cima, tem sete metros. A largura da cripta, embaixo, tem 32 metros. Assim, quem olha de frente o perfil da planta observa os números 32 - 9 - 7, que lembram o ano, o dia e o mês da Revolução de Nove de julho de 1932.

A simbologia do monumento também está presente no desenho do gramado ao redor do Obelisco, que possui área de 1932 metros quadrados e forma um coração onde está enfincada a espada (símbolo do obelisco) que sagrou a vitória política (apesar da derrota militar dos paulistas, pouco depois o país entrou em pricesso de reconstitucionalização). Até aí, nós peludos conferimos todos os detalhes....o restante, nos foi relatado através da imspressões registros dos nossos donos, já que a entrada no Obelisco estava limitada aos humanos.

Caonhcendo 4 (248) Caonhcendo 4 (256)

Será que eles vão contar pra gente???

Caonhcendo 4 (270) Caonhcendo 4 (262)

E lá vão eles descobrir….

Caonhcendo 4 (271) Caonhcendo 4 (274)

…que o Obelisco é, na verdade, um Mausoléu.

Caonhcendo 4 (287) Caonhcendo 4 (290)

E voltamos ao Parque!

Lá dentro, estão guardadas as cinzas dos quatro estudantes mortos durante um protesto contra o primeiro governo Vargas: Martins, Miragaia, Drausio e Camargo - cujas iniciais formam a sigla MMDC, o grande símbolo da revolução. A cripta existente no Monumento também mantém as cinzas de outros 713 ex-combatentes e de Guilherme de Almeida e Ibrahim de Almeida Nobre, ex-combatentes e respectivamente considerados como o poeta de 32 e o tribuno de 32, que se encontram sepultados no mausoleu.

Para homenageá-los e preservar a memória da rebelião, há cenas bíblicas e passagens da história paulista feitas com pastilhas de mosaico veneziano e inscrições de poemas escritos por Guilherme de Almeida em homenagem aos revolucionários de 1932.

Caonhcendo 4 (293) Caonhcendo 4 (298)

Museu Afro e Planetário

Caonhcendo 4 (299)

Esse cenário me é familiar…

Caonhcendo 4 (305) Caonhcendo 4 (304)

Uma voltinha às margens do lago

E dali voltamos ao interior do Parque. Passamos pelo Museu Afro Brasil (com acervo composto por 3 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, livros, vídeos e documentos, de artistas brasileiros e estrangeiros, relacionadas com a temática do negro), pelo Planetário Professor Aristóteles Orsini (o primeiro planetário do Brasil, que é um importante pólo de educação, cultura e entretenimento relacionados às questões do universo, em especial da astronomia), e pelo Pavilhão Japonês (uma réplica do Palácio Katsura, localizado na cidade de Quito – Japão, que além de abrigar uma exposição permanente de cultura japonesa, com peças a partir do século 11, é um agradável espaço com lago com carpas e jardins, ideal para momentos de tranqüilidade e reflexão).

Para finalizar, atravessamos a ponte sob o lago e ainda que o cenário impressione – com os prédios por trás de todo aquele verde – também nos impressionamos com a condição imunda daquele local. Se eu soubesse falar a língua dos penosos, perguntaria aos patos e gansos que insistem em nadar naquela água...argh!!!

Caonhcendo 4 (314) Caonhcendo 4 (316)

Caonhcendo 4 (321) Caonhcendo 4 (322)

Galera na travessia da ponte

E fica aqui uma mensagem aos humanos: vamos aprender a cuidar melhor das nossas riquezas naturais?????!!!! Sim, porque certamente não são os meus coleguinhas penosos ou os freqüentadores caninos do parque, os responsáveis pela degradação daquele espaço. Mas, com certeza, nós também vamos sofrer com a falta desta opção de espaço verde na cidade quando vocês conseguirem destruir tudo.

E agora que já desabafei.....caminhamos entre árvores até o Viveiro Manequinho Lopes (falamos dele e de sua importância para a criação do parque, lembram?). Lá dentro, caminhamos por entre as plantas do Herbário Municipal e nossos faros apuradíssimos puderam identificar algumas das espécies de ervas, arbustos, árvores nativas e ornamentais cultivadas ali, antes mesmo que os nossos donos lessem as plaquinha....ahahahahaha

Caonhcendo 4 (330) Caonhcendo 4 (332)

E mostrei para a turma o meu esconderijo preferido, de todas as manhãs

Caonhcendo 4 (334)

NÓS!!!

Caonhcendo 4 (335) Caonhcendo 4 (339)

Delícia de passeio

Lá dentro também funciona a Escola de jardinagem e a Divisão de Fauna Silvestre. Este último, aliás, faz um trabalho maravilhoso de assistência aos animais silvestres apreendidos pela população ou por entidades como a Polícia Florestal, o Ibama, o Corpo de Bombeiros e o Centro de Controle de Zoonoses. Na Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre da Prefeitura de São Paulo (Depave-3), eles recebem estes animais e uma equipe técnica de áreas da medicina veterinária e biologia realiza o atendimento veterinário e reabilitação necessários, devolvendo o animal ao seu habitat natural após a recuperação. Então, da próxima vez que você, humano, se deparar um passarinho (exceto pombos), ganso, macaco, gambá ou qualquer outro animal silvestre (não vale cães e gatos, ok??!), doente ou machucado, precisando de ajuda pela rua, já sabe onde levar. Eu e minha dona já entregamos dois lá.......

Caonhcendo 4 (355) Caonhcendo 4 (354)

Massopet com o Tio Wal

Caonhcendo 4 (34) Caonhcendo 4 (350)

Relaxados, de barriguinha cheia….

Caonhcendo 4 (29) Caonhcendo 4 (30)

…e muito felizes!

Voltamos ao “cachorródromo” para encerramento do nosso evento com lanche para humanos e caninos, demonstração de massoterapia para pets com o Tio Wal, sorteios e entrevista com a minha dona, organizada pela galerinha do Loucos por Galgos.

E eu, que achava que sabia tudo do Ibirapuera, terminei o passeio como todos os outros participantes: entusiasmada com as descobertas e com a grande diversidade de natural que temos no meio da nossa cidade. E, o mais importante, com a certeza de é preciso valorizar....de verdade!

Caonhcendo 4 (356)
Dá pra perceber???!!

 

DICA DE PASSEIO PET FRIENDLY PARA QUALQUER DIA NO IBIRAPUERA

Então, já sabe. Coloque a coleira do seu peludo e saiam para uma bela caminhada pelo Parque do Ibirapuera, com direito a visita ao Viveiro Manequinho. E, para desfrutar de um pouco de liberdade e praticar a socialização, que tal uma passadinha pelo “Cachorródromo”, logo ali ao lado do Viveiro?

Bateu uma fome??? Prolongue o passeio e vá almoçar no Sabor Ibira. Mais conhecida como Lanchonete do Planetário, o quiosque serve tanto nas mesas quanto no balcão, uma diversidade de lanches que vão desde os hambúrgueres ao sanduíche natural. No almoço oferece também opções leves de refeições. O seu pet, de qualquer porte, tem acesso livre 100% para ficar com você tanto nas mesas (que são externas) quanto no balcão.

Mas, se quiser fazer o nosso roteiro, aguarde nova data do Cãonhecendo São Paulo!

 

Fontes:

Parque do Ibirapuera

Biografia dos Gêmeos

Wikipedia – A Enciclopédia Livre

Prefeitura de São Paulo

 

Fotos: Minha dona, Larissa Rios (Turismo 4 Patas), Tia Mirella Oliveira, Tia Daniela Pedrosa, Tia Claudia Pinto, Tia Silvania Sanches (Kurtcão), Tia Débora Lopes (Loucos por Galgos) e Tia Paula Pedrosa (Teckel Fotografia)

 

Clique Aqui e veja mais fotos deste evento na Galeria do Flickr do Portal

 

Apoios:

Graffit

Merial

Dog´s Care

Keldog

Virbac/ Endogard

Expert Dog

Health Life (Plano de Saúde Animal)

Buddy Toys

Núcleo Pet

 

OBS: Não é permitida a utilização, reprodução ou cópia – total ou parcial – de texto e imagens deste post, sem autorização prévia do autor.