segunda-feira, 14 de novembro de 2016

ATÉ BREVE, MINHA ETERNA CÃOPANHEIRA


Para sempre, juntas

Eu nunca quis me preparar para este dia. E acho que a gente nunca se prepara mesmo. Mas você me ensinou até isso... nestes seus últimos dias de vida, você me ensinou a me despedir da sua presença...passo a passo... Mais uma das suas grandes lições. A nossa separação física foi (e ainda está sendo) dolorosa, mas nos poucos momentos de lucidez, quando eu consigo colocar a cabeça um pouquinho pra fora da dor, consigo perceber que, até aí, minha garota, você me ensinou coisas preciosas.
Você me fez ver novos caminhos desde que surgiu em minha vida. Você, que me deu a prévia noção do que seria ter uma família própria. Que me tornou, de todo, responsável por um outro ser.. Que me mostrou inúmeras razões para seguir em frente, em diversos momentos em que pensei em desistir, em abrir mão de sonhos e idéias, de projetos, da vida...
Você que cuidou de mim como ninguém, nos momentos em que eu precisei. E eu cuidei de você até o seu último suspiro. Nossa missão, juntas, nesse mundo, está cumprida. Eu sinto isso. Eu espero ter você como parceira em muitas outras missões, em nossas próximas vidas, porque acho que fomos uma super dupla.
Seus ensinamentos foram muito além... São centenas de mensagens de pessoas que nos contam o quanto você foi importante para a relação delas com seus mascotes. Você os ensinou a curtir a vida juntos, ensinou que é possível passear, viajar, fazer aventuras, nadar... Você uniu pessoas com uma coisa em comum: o amor por seus animais. Você os ensinou a respeitar, a cuidar uns dos outros. Tá bom, você ensinou algumas coisinhas que não devia... a latir quando quer algo, a ficar viciados em bolinhas, a rolar na lama... ah, mas tenho certeza de que eles são mais felizes depois destes aprendizados...




E ai, por último, você preparou, com excelência, a sua sucessora. Você ensinou a sua irmãzinha, Alegria, a ser tão aventureira quanto você, para que ela pudesse me acompanhar e dar continuidade ao nosso legado. Foi você quem a ensinou a nadar e dar saltos espetaculares nos lagos e rios. Ensinou como liderar a matilha nas trilhas. Ensinou ela a fazer pose para as fotos, pois eu adoro fotografar  - para o site, o blog, as redes sociais ou para espalhar as imagens pela casa. Ensinou que eu não costumo acordar muito cedo, se não tenho compromisso e que odeio que me acordem – então, ela espera pacientemente que eu desperte para nosso passeio matinal. Você contou para ela que meu sonho era ter um cachorro para dormir de conchinha, mas você não suportava um abraço por mais de 5 segundos. Então, hoje ela faz questão de dormir pertinho de mim. Que bom que você não ensinou a ela latir sem parar e enfiar a fuça nas bolsas alheias como você fazia. Ela aprendeu direitinho, viu? Não poderia ter tido uma professora melhor.
Você me ensinou que sempre vale a pena persistir e insistir – ah, ainda não sei qual de nós duas foi mais tinhosa nessa vida! Mas que, as vezes, precisamos “deixar seguir”... Você me ensinou a maior lição de todas: a lição do amor. De um amor que eu nunca havia vivido ou pensei existir. Um amor puro, verdadeiro, companheiro, fiel, entregue. Você me ensinou, não somente a sentir, mas também a demonstrar esse amor. E esse amor está espalhado, multiplicado, presente na vida de tantas pessoas que acompanharam a nossa jornada juntas... É por isso que, hoje, eu não choro sozinha a sua partida. O meu choro e sentido e compartilhado por milhares de pessoas – amigos, familiares, parceiros, clientes, fãs – pessoas que estão perto, que estão longe, até pessoas que nem são tão ligadas a cachorros, mas que aprenderam a te amar. Eu tenho tanto, mas TANTO orgulho de você. E é isso que me conforta.
Agora, você deve estar abrindo a primeira filial da Turismo 4 Patas ai no céu. São Francisco vai ter trabalho para controlar esses auventureiros nas trilhas.
Vai, meu amor, corre, corre muito, sem se preocupar com as dores articulares. Se joga em algum lago ou rio, mergulha com vontade e agarra a sua bolinha. Depois late, late bem alto, para que alguém a jogue de volta. Faça isso quantas vezes quiser. Porque agora você é livre de qualquer limitação.


Vai ser difícil. Vai ser MUITO difícil. Eu nunca vou me acostumar com a sua ausência. Eu vou procurar por você, vou sentir o seu cheirinho (e o seu chulé que eu adorava), vou ouvir o seu latido irritante sem parar, vou ver o seu rabinho fazendo círculos porque era assim que vc abanava quando estava muito feliz, vou ouvir o seu resmungo me lembrando que está na hora da refeição, vou enxergar você deitada com as patas para cima e apoiadas na parede, vou chorar e rir com nossas lembranças....
Minha Quekas, minha Princesa, meu Leãozinho, minha Quequé... mesmo que você tenha ido, esse amor irá permanecer, aqui comigo, dentro de mim, em tudo o que eu fizer, onde quer que eu vá... te terei pra sempre por perto... ao meu lado. Até breve, minha eterna “cãopanheira”.