terça-feira, 23 de outubro de 2012

Entrevista com VIP


Olá Matilha!! O Portal Turismo 4  Patas está crescendo....muitas novidades a caminho e, inclusive, a nossa equipe ganhou reforços. Agora temos uma estAUgiária e o nosso Blog está inaugurando mais uma seção que todos vão amar, inclusive a mim!!! E como a Tia Day vai nos ajudar bastante, resolvemos ampliar também o conteúdo do meu site...Eu vou continuar escrevendo – quer dizer, latindo para que alguém digite para mim, mas a Tia Day vai poder auxiliar a minha dona com o trabalho de publicação. Legal, né?!
 
E, pra começar, criamos a seção  “Pets pêlo Mundo”. Uma página, dentro do meu Blog, onde vou reunir varias “auventuras” sobre peludos que, como eu , adoram viajar, se aventurar e se divertir...por aí, pelo mundo.
 
E na publicação de estreia, resolvi polemizar....eheheheh. Quer assunto mais polêmico do que “cães X praias” ?! Mas não é todo lugar que trata esse assunto desta forma não. Aqui  no Brasil, pegar uma prainha com o seu dono pode dar a maior cãofusão já que, por lei, nenhuma faixa litorânea do país permite o acesso ou permanência de animais.



Esse tema já foi bastante comentado aqui mesmo no meu Blog, no post (GAROTA DE PRAIA), onde apresentei, inclusive, opções de diversas praias Pet Friendly existentes em outros países. Nos EUA existem trechos de praias que onde os pets são bem vindos, mas também, praias exclusivas (isso mesmo que você leu!!) para nós, peludos. Obviamente que, para funcionar perfeitamente, existem regras. Então, caso você tenha a oportunidade de acompanhar o seu dono a uma viagem aos EUA, nada de sair correndo e pulando na primeira faixa de areia que você avistar, hein?! Primeiro confiram as plaquinhas que indicam se naquela praia você é realmente bem-vindo e em quais circunstâncias (algumas especificam horários para pets). Agora, se o seu acesso estiver liberado....ah, meu caro “amigo”....é só deitar, rolar, cavar a areia fofinha até ficar com a fuça branca e nadar muuuuito com seu novos amiguinhos.

Foi exatamente isso que fez o VIP, o Golden Retriever da Tia Cristina Teixeira Gonçalves, proprietária da Vila dos Cães (em Alphaville, SP). O VIP não foi aos EUA a passeio, ele foi fazer um tratamento especial no Animal Cancer care Clinic. Mas o que poderia ser encarada como uma viagem triste e pesada (afinal, o peludinho estava lutando contra uma doença muito má) , tornou-se uma ótima oportunidade para curtir tudo o que o VIP tem direito....e mais um pouquinho. Mais vou deixar que o próprio VIP e a Tia Cris nos contem como foi essa auventura pelas praias Pet Friendly americanas....

Tia Cris, VIP e tio Walter


Cléo - Oi, tia Cris, tudo bom? Me conta um pouquinho como foi a viagem do VIP até os EUA...
 
Cristina - Olá Cleozinha, que bom poder contar aqui no seu Blog o que o seu amiguinho VIP aprontou nos EUA! 
 
Cléo - Como foi o processo de reserva de vôo? E o embarque? Ele chegou bem ao destino??? E o seu coraçãozinho de mãe???
 
Cristina - Logo que pensamos em leva-lo para fazer o tratamento por lá a primeira ansiedade foi realmente com o voo! VIP ficou com um pouco de medo no início porque ele não sabia o que era um avião nem porque ele tinha que ficar longe da gente por tanto tempo, mas aos poucos tudo foi ficando mais simples e todos relaxamos! A primeira coisa que fizemos foi preparar a documentação para o embarque. VIP estava com todas as vacinas em dia, e levamos o atestado de saúde no aeroporto para a receber o CZI, Certificado de Zoosanitário Internacional.

A reserva foi um pouco mais complicada Cléo... Estávamos muito ansiosos em comprar as passagens para definirmos a nossa ida com ele que não nos atentamos ao fato da TAM não permitir o embarque de caixas para cães do porte do VIP. Estávamos já com as nossas passagens compradas quando nos deparamos com essa situação tensa! Para manter esse plano inicial voando pela TAM teríamos que despachar o VIP na TAM Cargo, como se estivéssemos exportando ele para os EUA, sem irmos junto, sabe? Ficamos apavorados com isso, pois ele teria que ficar muuuito mais tempo na caixa e a sensação é realmente ruim. Resultado, cancelamos tudo e recomeçamos o processo com outra companhia aérea, a American Airlines, que é muito mais pet friendly! 
Bom, para que o meu coração e o do VIP não ficassem muito apertados, nós treinamos como seria a viagem... O papai do VIP, tio Walter era o treinador: VIP entrava na caixa de transporte, junto com suas coisinhas e lá ficava por algum tempinho, todos os dias, assim fomos nos acostumando ao fato dele precisar ficar por 9 horas dentro daquela caixa! E sabe Cléo, não foi assim tão ruim! =)
Quando chegamos em Miami, estávamos todos bem e prontos para vivermos nossa aventura por lá!
 

Cléo - Por que o Vip precisou ir para tão longe se tratar? O que ele têm, Tia Cris?
 
Cristina - Bom, deixa a tia te explicar direitinho como foi que tudo começou... Há 3 meses VIP começou a ficar sempre com uma secreção no olho esquerdo, foi ao oftalmologista e começamos a tratar este olhinho. Depois ele começou a espirrar e saía uns pingos de sangue... Achamos que ele havia se machucado ao cheirar alguma coisa sabe Cléo, não achamos que pudesse ser algo mais grave. Um dia porém percebi que ele tinha um cheirinho diferente na boca e isso me chamou muita atenção... Resultado, após muitos exames descobrimos que ele tinha um tumor nasal. Para esse tumor, que o VIP chama de caquinha no nariz, o melhor tratamento seria radioterapia, mas também descobrimos que aqui no Brasil os equipamentos usados para radioterapia eram ultrapassados, bem velhos sabe? Então cogitamos fazer apenas a quimioterapia, mas esse tratamento não daria muito tempo de vida pra ele.... Foi muito triste, sabe Cléo, porque não sabíamos o que fazer! Até que um dia conversamos com a tia Renata Sobral, a oncologista do VIP, e ela nos indicou falar com um outro tio veterinário que trabalhou numa clínica nos EUA que tinha radioterapia... A partir daí fomos procurando os contatos na internet, mandando e-mails até que duas clínicas nos responderam e nos deram as orientações que precisávamos para nos prepararmos para a viagem!


Cléo - Quanto tempo vocês ficaram lá?
 
Cristina - VIP ficará por um mês! Eu fiquei por 10 dias com ele, para que ele ficasse bem adaptado. Voltei para o Brasil e na semana que vem já vou buscá-lo de volta. O tratamento dele é diário, 3 semanas de tratamento, uma para descansar, revisão e pronto, hora de voltar pra casa!
 
Cléo - O que você achou da recepção que os americanos dão a nós cachorros?
 
Cristina - Muito boa! Eles realmente gostam muito e respeitam o espaço de vocês! VIP gostou muito também! Logo que chegamos fomos a uma praia muito legal que nos mostrou o quanto eles gostam de cães!
 

Cléo - Tia Cris, eu adoro conversar com você, mas queria saber um pouquinho da visão canina do VIP, tá???  VIP, o que você achou das praias pet friendly americanas? Como funcionam? Quais as regras mais importantes?

VIP - Fala Cléo! Pensei que você não fosse falar comigo! =))  Pra falar a verdade, eu estou um pouco nervoso, sabe, é a primeira vez que dou uma entrevista de verdade! Eu era o 'papagaio de pirata' nas entrevistas que a mamãe dava lá na Vila, ela sempre dava um jeitinho de eu aparecer! Mas vamos lá... que foi que vc perguntou mesmo? Ah sim... da praiaaaaa!!! Cléo do céu! Foi emocionante sabe? Pra mim então que nunca tinha ido, foi demais! Primeiro eu tive um pouco de medo, não entendi muito bem aquele lance da areia e aquela água que ficava indo e vindo... estranho demais... mas depois relaxei e curti muuuito!

Bom, deixa eu explicar direitinho como funciona... Nesta primeira praia em Fort Lauderdale haviam muitas regras, horário, local e dias específicos para os cães. É claro que tava todo mundo atento com sacolinhas à postos caso alguém tivesse vontade de fazer aquelas coisas (ok... não me sinto muito à vontade de falar sobre essas coisas com meninas...). Todos os cães precisavam estar leashed, que acho que significa estar na guia... é... meu inglês não tava tão bom, não captei muito bem essa regra... mas acho que ninguém lá entendeu, porque estava todo mundo unleashed... hehe

No fim de semana seguinte a mamãe pegou uma super dica de outra praia, chamada Juno Beach, que era mais longe, mas era muuuito mais legal! Nesta praia não tem tantas regras sabe Cleo? Nós podíamos brincar em qualquer dia, qualquer hora, e sem guia! Apenas tinhamos que respeitar o espaço reservado pra gente, mas era grande viu? E o marzão! Nossa! Eu queria nadar até a Europa, mas a mamãe achou melhor eu ficar mais perto mesmo...

Depois da praia tem chuveiro com água doce, assim dá pra tirar o excesso da meleca e é claro, beber um tantão, né?

Muita diversão na Praia





Cléo - Tem muitos frequentadores caninos? Você fez muitas amizades?? Quais as brincadeiras mais legais?

VIP - Ahh Cléo! Muitos! Tem tanta figura engraçada! Fiz muitos amigos sim, amigos grandes, pequenos, peludos, sem pelo, até um maluco de óculos e chapéu! E brincadeiras tinham de monte sabe, os brinquedos lá são muito legais, são coloridos e bóiam na água! Tem uma haste mto legal de jogar a bolinha bemmm longe... Pena que a mamãe não tinha uma, se não ela jogaria as minhas bolinhas lá no fundão para eu ir buscar!

Fazendo novos “aumigos” na praia.


Cléo - Quais praias vocês visitaram? Qual você gostou mais, VIP? Por quê?

VIP - Só duas Cleozinha, pq o tio Pedro (meu médico lá nos EUA) só me deixou ir na segunda semana, depois tive que me concentrar no tratamento! E gostei mais da segunda, Juno Beach, porque a área era maior, a praia era mais bonita e não tinha tantas regras pra gente!

Liberdade


Cléo - Agora queria perguntar novamente para a Tia Cris.... Tia o que você acha que está faltando para as praias do Brasil se tornarem “Pet Friendly” também?

Cristina - Sabe Cléo, quando o VIP ficou dodói eu fiquei muito triste porque eu nunca tinha tido a oportunidade de realizar um sonho, que era levá-lo para conhecer o mar, brincar na praia. Aí um dia me contaram que em Santos era permitido e não pensei duas vezes, VIP iria fazer uma cirurgia no início daquela semana então aquele seria o último fim de semana antes de muitos complicados que viriam a seguir… Mas não deu nada certo… Não havia a permissão e sim, alguns usuários que entravam cedinho, sem que fosse permitido, e assim voltamos frustrados para São Paulo.

Hoje, depois da experiência que tivemos nos EUA, vi que só falta aqui um pouco de boa vontade e respeito às famílias compostas por humanos e cães. Nós que amamos vocês como filhos, não precisamos de muito espaço, nem de muito luxo. Apenas uma pequena área onde possamos curtir e brincar com vocês, sem aquele sentimento de clandestinidade, de coisa errada. Hoje vejo tanta praia suja, cheia de lixo, e as pessoas se preocupam que vocês vão sujar a praia, contaminar… fala sério, né Cleo? Acho que temos muito a aprender com os americanos!
 

Cléo- Vocês foram a mais algum lugar onde os cães eram bem-vindos?

Cristina - Sim! O próprio hotel onde ficamos hospedados era pet friendly, então quando o VIP tinha folga no tratamento ele vinha comigo para o hotel. Fomos a uma praça bonita e também a um café, o Starbucks, que tinha até um bebedouro para cães ao lado das mesas e cadeiras externas.

VIP na Clínica


Cléo - E o Vip, como está o tratamento? Ele está melhor?

Cristina - Faltam apenas 3 sessões de radioterapia Cléo. Estamos ansiosos para que ele tenha a alta no dia 25 para trazê-lo de volta pra casa! Temos certeza que ele voltará muito bem, pois ele teve o melhor tratamento possível e uma corrente enorme do bem, com centenas de pessoas rezando, orando, vibrando, tudo que é desejo bom pra que ele possa voltar saudável pra gente!  Sabe Cleozinha, vocês são anjos na vida gente e ver vocês saudáveis e felizes é tudo que a gente quer! Nós levaríamos o VIP até a lua se fosse preciso para ele ficar bem! =)

Quem sabe não embarcamos juntos numa próxima aventura sua, hem? VIP vai adorar viajar com você, viu?

Um beijo pra vc e venha nos visitar quando o VIP voltar, será um prazer receber você e a sua mamãe!


Tia Cris, muito aubrigada pela entrevista e depoimentos....vocês não sabem o quanto isso é importante para o enriquecimento do nosso conteúdo e para que demais donos de pets tenham acesso às informações. Espero que o VIP esteja se sentindo muito bem e que, em breve, totalmente recuperado, possa embarcar numa nova auventura com você, Tia Cris.
Tá vendo, matilha, como é possível ,sim, que as praias brasileiras se tornem pet friendly?! Ou pelo menos algumas delas...nossa faixa litorânea é tãaaaaaao grande. Basta um pouco de organização por parte das autoridades e consciência por parte da população (donos de pets ou não)...é necessário, acima de tudo, respeito, educação e  tolerância.






Fotos:  Tia Cristina Teixeira Gonçalves