quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

LINGUAGEM CANINA

A Notícia:

Programa de computador entende os latidos de cães na Hungria

Cientistas da Universidade de Eotvos Lorand, na Hungria, acabam de criar um programa de informática que, segundo eles, é capaz de compreender o que "dizem" os cães classificando cada tipo de latido dependendo da situação. A invenção analisou mais de 6 mil latidos de 14 cães da raça Pastores Húngaro, em seis situações diferentes: "diante do desconhecido", "brigando", "caminhando", "interagindo com bola", "em brincadeiras" e "sozinho".

O programa consegue diferenciar os vários tipos de latidos e reações emocionais dos animais nessas circunstâncias. O computador reconheceu corretamente a reação emocional dos cães com base em seus latidos e uivos em 43% dos casos. Pessoas comuns reconhecem esses sinais corretamente em 40% dos casos.

Os cientistas afirmaram que o programa ainda pode ser aperfeiçoado. "Tudo isso abre novas perspectivas quanto à compreensão da comunicação animal; uma máquina avançada deste tipo pode ser muito útil aos etólogos (aqueles que estudam o comportamento social e individual dos animais), além de servir como um aparelho de comunicação entre humanos e cachorros", garantem os pesquisadores.

A pesquisa dos cientistas húngaros deu provas de que diferentes tipos de latidos caninos podem conter mensagens que os seres humanos são capazes de entender mesmo que eles não tenham experiência com animais.

Fonte: Agência Reuters e Blig – Bicho Amigo


Pausa para a explicação científica (o meu Blog também é ciência!!)


Um olhar que vale mais do que mil palavras
Conversando com os animais

Qual o estilo de comunicação que você usa com o seu cão? Você implora que ele vá até você, embora ele se recuse e continue a correr sem parar pela rua? Quando ele rouba o seu chinelo favorito, você fala com ele como falaria com um bebê? Você grita o mais alto que pode para fazer com que seu cachorro pare de roer os móveis, enquanto ele fica sentado olhando-o como se você fosse maluco? Se você se encaixa em uma dessas situações, não se assuste, pois não é o único. Ainda que compreenda que as técnicas utilizadas muitas vezes não funcionam. E quando funcionam, nem sempre é por que “funcionaram”.

Você sabe que não pode “conversar como gente adulta” com um cão, mas simplesmente não conhece outra forma de comunicação. Além disso, confessemos, é irresistível “dialogar” com a gente, especialmente nos casos em que somos a única companhia dos nossos donos durante a maior parte do dia (agora entreguei a minha dona!rsss).

Você se lembra da história do Dr.Dollitle, o homem que conseguia entender a linguagem de qualquer animal? O filme que foi sucesso de bilheteria com Eddie Murphy atrai gerações de crianças e adultos até hoje simplesmente porque traz os animais à vida, em cores e numa tela bem ampla. Mas, o segredo do Dr. Dolittle vai além da ficção.

Não existe um livro com frases que traduzam a nossa língua para a língua dos humanos. Até porque, criar um dicionário das línguas “cão-ser humano” como se faz, por exemplo, com Inglês-Espanhol, seria muito complicado. Imagine como seria a nossa linguagem, a dos cães….Teria as palavras “sentado”, “fica”, “vem”? E como você se comunicaria conosco? Teria que gritar as traduções? Teria que aprender a ganir e latir? Ou quem sabe cheirar os nossos traseiros (aí, peguei pesado)??!! E como nós responderíamos??

O melhor mesmo seria se existisse um idioma universal que todas as espécies conseguissem entender. Mas isso é impossível. Nem mesmo vocês, seres humanos, falam o mesmo idioma!! Ainda que, há séculos, tentem encontrar uma linguagem comum. No mundo antigo, as pessoas estudavam o grego para ler e entender os documentos mais importantes. Em certo período da Era Cristã, foi o latim. E hoje, o inglês está no topo das necessidades da comunicação global.

Então você se pergunta: se os seres humanos têm sucesso ao criar essas linguagens coletivas, não podem inventar um modo de conversar com outras espécies do planeta? É aí que entra o segredo do Dr. Dolittle. Na verdade, não é nenhuma técnica inventada por ele e nem por nenhum outro ser humano. É uma língua que todos os animais falam sem ao menos perceber, inclusive vocês, humanos. Todos, humanos ou não, nascemos sabendo essa linguagem instintivamente. Só que os humanos são treinados, desde a infância a acreditar que as palavras são o único meio de comunicação.

Essa linguagem universal entre as espécies é chamada energia. A energia que nós, os animais, projetamos diz tudo o que precisamos saber. Assim conversamos o tempo todo sem precisar perguntar uns aos outros como estão se sentindo. Podemos transmitir energia relaxada, equilibrada, defensiva ou até comunicar que estamos assustados. E somos capazes de captar a energia da terra também. É dessa forma que um animal percebe a presença de um predador antes mesmo de o localizar; que consegue “prever” terremotos e outras catástrofes naturais, como no caso do tsunami que atingiu o sul da Ásia em 2004 e que, segundo testemunhas, uma hora antes da tragédia os animais dos zoológicos e dos parques nacionais correram para seus abrigos ou se refugiaram nas áreas mais altas da região. Exemplos brilhantes da poderosa linguagem da energia em atividade.

O mais importante a entender a respeito da energia é que ela é uma linguagem de emoção. Todos os animais - especialmente os de estimação, com quem os humanos dividem suas vidas – lêem a energia de cada momento do dia. É por isso que você não precisa dizer ao seu animalzinho que está triste ou animado, porque ele sabe exatamente como você se sente. É claro que nem sempre conseguimos entender o contexto dos problemas humanos. Não sabemos se nosso dono perdeu o emprego ou sofreu uma decepção amorosa. Mas tais situações criam emoções – que são universais – e, segundo estudos, os animais usam o olfato até mesmo para distinguir os estados emocionais dos seres humanos. Daí a origem da expressão “sentir o cheiro do medo”, que se usa para explicar que um animal sabe quando você está com medo dele.

Você pode dizer o que quiser, mas a sua energia não mente. Se você berrar até perder o fôlego para que seu cão desça do sofá, mas, se não estiver projetando a energia de líder (já tratamos sobre o tema liderança em posts anteriores) – se, lá no fundo você sabe que vai permitir que o cachorro fique no sofá se ele insistir muito ou fizer “aquela carinha” -, ele vai saber qual é a sua verdadeira posição. E vai permanecer no sofá o tempo que quiser e retornar muitas vezes. Nós, cães, percebemos o tom de voz alterado dos humanos como um estado emocional fora de controle, portanto, ainda no caso do sofá, das duas uma: ou o cão não vai dar a mínima para o seu escândalo (corre o risco até de se animar achando que é uma nova brincadeira..rss), ou então ele vai ficar confuso e assustado e sairá do sofá. Mas, certamente, não vai relacionar isso com as regras a respeito do dito móvel!!! Porque os cães não têm noção de vocabulário…..

Nós, cães, também usamos a linguagem corporal como outra maneira de nos comunicarmos, quer seja uns com os outros, quer seja com os seres humanos. Mas é importante lembrar que a linguagem corporal também é uma função da energia que projetamos. Você pode aprender a interpretar a linguagem corporal do seu cão com as dicas visuais que ele dá, mas é importante lembrar que diferentes energias podem determinar o contexto de uma postura. Por exemplo, um cão com as orelhas para trás pode estar sinalizando submissão calma, que é a energia apropriada para o seguidor de uma matilha. Ou pode estar demonstrando medo. Um cão que pula sobre o outro pode estar demonstrando dominância, ou pode simplesmente estar brincando.

O importante é que a energia sempre cria o contexto e quando você aprende a transmitir e identificar a energia correta torna-se realmente capaz de compreender a “linguagem” do seu cão e a “escutar” o que ele está dizendo.

Fonte: “O Encantador de Cães”, Cesar Millan.


Curiosidade Canina

Dr. Dolittle

As aventuras do Doutor Dolittle foram escritas por Hugh Lofting. Na história original, Doutor Dolittle era um famoso médico de bichos. Um dia, saiu em viagem para atender a um estranho pedido de socorro dos macacos da África. Junto com o doutor foram o pato Dab-Dab, o porquinho Gub-Gub, a sábia papagaia Polinésia, o cachorro Jipe, a coruja Tu-Tu, o macaco Tchi-Tchi e o crocodilo. Atravessaram mundos estranhos, enfrentaram perigos, observaram costumes de outros povos e novas espécies de animais, até descobrirem a razão dos apelos dos macacos.

Em 1967, os textos deram origem ao filme musical “O Fantástico Dr. Dolittle”, de Richard Fleischer com a atuação de Rex Harrison, premiado com dois Oscars.

Já na consagrada refilmagem, em 1998, o ator Eddie Murphy representa um médico respeitado que tem um casamento feliz e duas filhas, mas uma noite ele quase atropela um cachorro e ouve o animal ofendê-lo. Deste momento em diante o dom de falar com os animais que tinha quando era criança retorna colocando o médico nas mais incríveis confusões. Dr. Dolittle foi seguido por Dr. Dolittle 2 (2001) e Dr. Dolittle 3 (2006).


E você, quer aprender a entender e se comunicar com o seu pet? Então se liga na “Dica da Cléo”:

Alexandre Rossi

Formado em zootecnia e mestre em psicologia animal pela USP, Alexandre Rossi percorreu o mundo estudando e trabalhando o comportamento dos bichos. Autor dos livros: Adestramento Inteligente (editora CMS); Meu Irmão, o Cão (editora Germinal), em parceria com a veterinária Regina Rheingantz Motta; e a série Conhecendo seu melhor Amigo, em parceria com Mauro Anselmo Alves. Atualmente, dá consultas e palestras sobre comportamento animal, além de coordenar a Organização Cão Cidadão que, entre outras atividades, treina cães para Propagandas e Filmes.

Faça como ela:

A minha dona aprendendo a se comunicar comigo antes mesmo de me trazer para casa

E as próximas oportunidades de aprender com o Alexandre são estas:

Saiba mais sobre os cursos de adestramento do Alexandre acessando:

www.turismo4patas.com.br/eventos.asp ou www.caocidadao.com.br

Veja as dicas do Alexandre para o adestramento básico de cães, no Programa "Mais Você" da Rede Globo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM789279-7822-ADESTRAMENTO,00.html