terça-feira, 7 de julho de 2009

PRA SE MOLHAR

Já comecei assim...molhada.

Nem o tempo ruim foi capaz de apagar o brilho do nosso 2º Fim de Semana Ecãológico.....e muito menos capaz de afugentar o espírito aventureiro dos nossos ecologistas humanos e caninos. Muito pelo contrário, todos os que estavam ali presentes, ainda que com chuva, estavam para se molhar....especialmente os “peludos”! rsssss

Na verdade não podíamos nos queixar, pois apesar do tempo permanentemente nublado e do sol não ter mostrado sequer um raiozinho, só caíram alguns chuviscos. E o cenário da Praia de Guaraú (localizada na cidade de Peruíbe litoral sul do Estado de São Paulo e distante cerca de 130 km da capital) não decepcionou as expectativas dos participantes.


Patrick (SRD) & Scooby (Golden Retriever)


Ariel & Pequena (SRDs)


Bolinha & Bigode (SRDs)


Meggie (Golden Retriever) & Lilló (Labrador Retriever)


Gitta (SRD) & Dog (Golden Retriever)


Ziggy (Mestiço de Labrador) & Toddy (Labrador Retriever)


Com uma natureza exuberante, a principal praia da região está localizada entre o mar e as montanhas da Serra do Mar. As ilhas, montanhas e costões rochosos formam um conjunto de beleza mágica!!!

Os “ecãologistas” da vez eram: o Patrick e a Ariel (SRD); o Dog (Golden Retriever) e a Gitta (SRD); a Pequena (SRD); a Meggie (Golden Retriever) e a Lilló (Labrador Retriever); o Toddy (Labrador Retriever); o Bigode e a Bolinha (SRDs); o Scooby (Golden Retriever) e o estreiante, Ziggy (mestiço de Labrador Retriever).

Detalhe: a Pequena estava voltando às suas raízes. Lembra que nós a resgatamos no último evento que fizemos em Peruíbe??? Pois é, mas desta vez a situação dela é de visitante e seu estado atual não lembra nem um pouco os maus bocados que ela viveu.


Invadimos o laguinhooo!
.

Sem nadar no lago não teria graça

.
Ficamos, modesta e confortavelmente, hospedados na Eco Pousada Guaraú. Local simples, mas com amplo espaço verde e delicioso laguinho. Sem falar da simpática recepção dos Tios Victor, Paula e Tio “Careca”.

.

.
Nada-nada, pula-pula....

.

...corre-corre, pega-pega...
.


...e muita diersão!!
.
Mais uma vez, os humanos se abasteceram com as delícias preparadas pela Tia Edi e o Tio Iberê... O strogonoff de frango e o nhoque de banana arrancaram suspiros dos nossos donos. Ah, e ouvimos falar muito também de uma “tal” torta de banana. Mas nós, peludos, não ficamos atrás...cada um se fartou de sua ração favorita (sem falar dos inúmeros petiscos). E eu, que não sou boba, adentrava cada um dos quartos para experimentar as rações alheias. Quem manda deixarem as portas abertas??!! ahahahaha

Bom, após brincarmos um pouco no laguinho e passarmos pelo período de socialização, partimos para a nossa primeira atividade: a caminhada ecológica. A Tia Edi, que além de ótima cozinheira é também monitora ambiental da região, elaborou um roteiro especialmente adaptado para o nosso grupo, de forma que os participantes de “4 patas” aproveitassem ao máximo, sem agredir a natureza e sem incomodar os residentes. Sempre com liberdade, mas sem esquecer a segurança, claro.
.

Vamos caminhar!!!!
.


E descobrir o mar!!!
.

Uhuuuu, bando de cachorros loucos!!!
.
.
E lá vou euuuu!!
.
Logo no início da trilha percorremos um pequeno trecho da praia e aí já viu, né? Nós, peludos, quando nos depararmos com aquele marzão e uma longa faixa de areia deserta....literalmente enlouquecemos!!!! Gente, vocês precisavam ver as fuças de felicidade, todos pulando que nem uns cabritos loucos para todos os lados......ahahahahaha. E era bolinha pra cá, areia pra lá, gritos dos donos, latidos, água espirrando, cliques das máquinas...enfim, uma explosão de alegria....de ambas as partes...de nossa parte, por estarmos vivenciando aquele momento, e da parte dos nossos donos, por poderem nos proporcionar essa experiência e compartilhá-la conosco.


Gitta e Dog aproveitam a liberdade ....... Pequena volta às suas raízes ...



Praia deserta só para nós
.
Depois de (relutantemente) deixarmos a praia, seguimos pelo bairro do Guaraú que é formado por pequenas estradinhas de terra. Passeamos pelas casas e fomos fazendo amizades com os cachorros da vizinhança. Passamos por um trecho do Caminho do Imperador, que é um remanescente do acesso usado pelos mensageiros de El Rei, que transportavam as missivas oficiais do Rio de Janeiro até o sul do país. E depois adentramos pela mata fechada.
.

Da praia...
.

...para a trilha.
.

Paisagem
.

Ponte sob o rio Guaraú
.

E adentramos a Mata Atlântica
.

Alternando caminhadas...
.

... com banhos de lama!!!
.

Riachinho
.
.
.
Vamos lá ecãologistas!!

.
A partir daí, pudemos observar uma área de Mata Atlântica parcialmente conservada, na qual há uma alta taxa de endemismo (espécie de fauna ou flora exclusiva de uma região) das espécies. E seguimos na mata até encontrarmos uma clareira que nos revelou um “tesouro”: um trecho do rio Guaraú todinho para nós!!!! Uhuuuuu!!!! A euforia dominou geral e foi peludo pulando o barranco adoidado para ver quem mergulhava primeiro. Depois de nadarmos a vontade, pegamos o barco de volta para a praia e o nosso dia já ia terminando.
.

Atenta aos participantes
.

Pequena com medo da água
....... Patrick e Ariel a todo vapor
.

Achamos uma clareira!!!
................ Uau!! Um, dois, três e ...já!!!
.

Cães ao rio!!
.

.......... Matilha aquática ...................Donos na água gelada: vale tudo
.

Dilíiiicia!!!
.

Dog e sua dona: ele não é um fofo???
.
Ixii, lá vem o barco nos pegar de volta...
.

..mas, tudo bem, amanhã tem mais!
.
À noite, enquanto os peludos descansavam para repor as energias, nossos donos curtiam um jantar regado a vinho e chopp e colocavam o papo em dia.

E, na manhã seguinte, energia devidamente recarregada, era a hora do nosso passeio de barco. Caminhamos, desde a pousada até o Porto de Guaraú, passando novamente pelo trecho deserto da praia. Lá, encontramos com o nosso barqueiro, o Tio Eduardo Toshyo.
.

Chuviscos: quem não tem capa, protege com saco plástico...ahahaha
.

Caminhada até o porto
.

Tá curtindo???
.

.

.

Imagine nós!!!
.

Vamos zarpar!
.

Mesmo com o tempo nublado, o cenário brilha
.

E durante o passeio pelo Rio Guaraú...
.

.

...alguns se concentram na paisagem....
.

....outros se concentram na água.....
.

....e há os que não se concentrem, porque a Pequena não deixa.....rssss
.
Todos, peludos e humanos, devidamente embarcados, seguimos pelas águas do Rio Guaraú. A cada curva, o rio nos revelava os encantos e as belezas da vegetação e do ecossistema local. O verde abundante e a paisagem espelhada nas águas do rio, deixaram a todos extasiados. E, como previsto, fizemos uma parada no manguezal onde pudemos desembarcar e enfiar as patas e os pés na lama!!!
.

Êbaaa, mangue!!!
.

Salto e o mergulho perfeitos: Lello, desta vez te superei!!
.

Mas tinha uma motivação especial, claro!!
.

Nova bolinha: Mas continua murcha lanranja...e disputada!! rsss
.


Pequena: fazendo novas amizades e aprendendo a nadar (ou quase)
.


Com patas e todo o resto no mangue
.


Alguns nadam atrás das bolinhas...
.


Outros rolam na lama ...
.

E há os que só observam....
.
Foi a maior sugeirada!! Era peludo correndo adoidado e os donos cobertos de lama. Pudemos aproveitar as águas do Rio Guaraú a vontade. E e, claro, me farte de nadar atrás da minha "bolinha-murcha-laranja". Quer dizer, da minha NOVA "bolinha-murcha-laranja". Sim, porque o Tio Valter e a Tia Rita me presentearam com uma nova bolinha (Aubrigadaaaaa!!!). Daí, os meus donos fizeram uma estratégia de adaptação e finalmente conseguiram me convencer a aposentar a minha antiga "bolinha-murcha-laranja". Essa nova bolinha até que é bonita, é laranja (condição imprescindível!!)....mas não era murcha. Então, resolvi furar a bolinha. Problema resolvido!! Agora sim, posso apresentar a vocês a minha "bolinha-murcha-laranja II". Mas a "bolinha-murcha-laranja I" vai ficar guardada, caso eu mude de idéia...ahahaaha.

Para quem não sabe, apesar de malcheirosos e barrentos, os manguezais são fundamentais no equilíbrio do ecossistema pois atuam na cadeia alimentar como fornecedores de nutrientes para todos os seres do oceano.

Depois de corrermos, brincarmos, atirarmos lama para todos os lados e nadarmos, embarcamos novamente, agora de volta à pousada. Estava chegando o momento final.....aunffff.
.

.

Já tá acabando???!!
.

Donos e peludos: cansados, mas felizes
.

Essa vai ficar na memória!
.
Após o almoço, exaustos e a contragosto, pegamos o rumo de volta às nossas casas. Mas o que nos conforta é saber que teremos outras oportunidades como esta e deixarmos a Praia de Guaraú com a certeza de que, a experiência e o aprendizado, nos farão amar e respeitar ainda mais a natureza.
.

Eu e a Pequena na volta para casa
.

Gostaram? Então, até a próxima pessoal!
.
Dica da Cléo

Ecãologista Consciente:
- Respeite a natureza.
- Não deixe nada além de pegadas.
- Traga de volta o seu lixo.
- Não queime ou enterre a sujeira produzida por si.
- Não mate nada a não ser o tempo.
- Não tire nada além de fotografias.
.
Apoios:

Eco Pousada Guaraú
Expert Dog
Dog’s Care