quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Muitos anos de vida!

 

Caonhecendo 7 (1_1) (36)

Vai começar a festa

Aniversário, normalmente, é uma festa, né? Eu adoro aniversários....especialmente quando é meu...ehehehe. Imagine então um aniversário comemorado por milhões de pessoas?! Assim foi a comemoração dos 458 anos de São Paulo, nossa grande metrópole....grandiosa em todos os sentidos, não poderia ser diferente. Teve festa para todos os gostos: passeio de bicicleta, corrida de rua, shows gratuitos, exposições....e, claro, não poderia faltar uma programação canina!!!

E peludos e seus donos parabenizaram a capital com o “Cãonhecendo São Paulo 7”, um city tour a pé oferecido pelo Portal Turismo 4 Patas em parceria com a Graffit Viagens. Nesta edição, o roteiro levou os participantes para uma caminhada pelo coração financeiro da cidade: a Avenida Paulista!

Caonhecendo 7 (1_1) (6) Caonhecendo 7 (1_1) (25)

Mickey, Fifi e Minduim (Pastores de Shetland)

Caonhecendo 7 (128_1) (6) Caonhecendo 7 (1_1) (24)

Joca Maloca e Wilfrido (Labradores Retrievers)

Caonhecendo 7 (1_1) (35) Caonhecendo 7 (57_1) (27) Caonhecendo 7 (57_1) (28)

Urso e Xodó (SRDs) & Guapo (Jack Russel Terrier)

Caonhecendo 7 (57_1) (35) Caonhecendo 7 (57_1) (17)

Lica e Nimo (Goldens retrievers)

Caonhecendo 7 (50) Caonhecendo 7 (117)

Bob (SRD) & Juddy (Maltês)

 Caonhecendo 7 (57_1) (10) Caonhecendo 7 (57_1) (29)

Nina (Poodle) & Scooby (Golden Retriever)

Nossos “turistas animais” eram: Urso, Xodó e Bob (SRDs); Mickey, Fifi e Minduim (Pastores de Shetland); Joca Maloca e Wilfrido (Labradores Retrievers); Bruce (Schnauzer); Scooby, Lica e Nimo (Goldens retrievers); Nina (Poodle); Juddy (Maltês) & Guapo (Jack Russel Terrier).

Mas, para quem pensa que isso é programa só para turista, enganou-se caninamente. No dia-a-dia acelerado você pode até passar pela Paulista toda semana ou várias vezes por semana, ou ainda todos os dias....não importa! Tenho certeza de que você não para um segundinho sequer para observar....olhar....enxergar. Ter a oportunidade de ir além do “ver” e ainda na companhia do seu peludo então, duvido!

Pois bem, nós tivemos esta oportunidade e aproveitamos até a última cereja do bolo...eheheheh.

Caonhecendo 7 (1_1) (7) Caonhecendo 7 (1_1) (29)

E eles se preparam com capricho

Caonhecendo 7 (1_1) (27) Caonhecendo 7 (26_1) (8) Caonhecendo 7 (18)

Aproveitam para serem registrados e se apresentarem

 Caonhecendo 7 (1_1) (33) Caonhecendo 7 (17)

       “Dá para começaaaaar??!!”           “Dona, que horas vamos sair?!”

Caonhecendo 7 (28) Caonhecendo 7 (41)

Reunidos para intruções  Rumo ao Parque

Caonhecendo 7 (70) Caonhecendo 7 (45)

Trianon: uma ilha urbana

Caonhecendo 7 (57) Caonhecendo 7 (60) Caonhecendo 7 (66)

Arte em harmonia com a natureza

 Caonhecendo 7 (52)  

Tô gostando disso aqui!!!

Caonhecendo 7 (54) Caonhecendo 7 (57_1) (11)

Nossa guia, Tia “Woopy”      Atenção, muita atenção!!!

Caonhecendo 7 (57_1) (19) Caonhecendo 7 (57_1) (20)

Todo mundo ouvindo atentamente…..

Caonhecendo 7 (48) Caonhecendo 7 (51)   

…humanos e caninos.

 Caonhecendo 7 (57_1) (21) Caonhecendo 7 (68) 

Tem muita informação legal!!!

Caonhecendo 7 (57_1) (22) Caonhecendo 7 (57_1) (24)

Olha só, uma fonte com fuça de cachorro!!!!

Caonhecendo 7 (73) Caonhecendo 7 (78) Caonhecendo 7 (80)

Hummmm, água fresquinha….

Caonhecendo 7 (57_1) (18)     

Será que dá pra continuar????

A farra já começou no nosso ponto de encontro, o Parque Tenente Siqueira Campos – ou simplesmente, Parque Trianon. Já na entrada ouvi diversos participantes comentarem que nunca haviam entrado naquele parque, apesar de já terem passado diversas vezes diante dele. Pois eles não sabiam o tesouro que estavam deixando de conhecer.

O Parque Trianon não é extenso como o Parque do Ibirapuera. Mas possui, em seu interior, a única reserva remanescente de mata atlântica da região. Esta “ilha urbana” abriga algumas espécies de pássaros, como o periquito-rico e o sanhaçu-de-encontro-amarelo, algumas espécies de morcegos e até a rãzinha-piadeira pode ser ouvida no parque.

O conjunto escultórico ali exposto conta com obras de alto cunho artístico como a “Estátua do Fauno”, escultura do artista Victor Brecheret - escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país e responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira.

Realmente, o Parque Trianon é uma ótima opção para quem procura um bom lugar para caminhar, ler, conversar ou simplesmente sentar nos bancos de madeira, espalhados por toda a sua extensão. Não era esse o nosso objetivo naquele momento...ainda tínhamos muito para explorar.

 

Caonhecendo 7 (100) Caonhecendo 7 (105_1) (5)

E lá fomos nós, pelas ruas desta grande avenida…..

Caonhecendo 7 (140) Caonhecendo 7 (105_1) (9)

… sem esquecer da proteção por conta do sol.

Caonhecendo 7 (57_1) (33) Caonhecendo 7 (162)

Nossos guias animais, da Graffit!!!

399px-IncGrandeAv2 Caonhecendo 7 (105_1) (4) Caonhecendo 7 (138_1) (1)

A história da arquitetura…..

Caonhecendo 7 (128_1) (12)

Vamos ouvir com atenção?!

Caonhecendo 7 (120)   Caonhecendo 7 (138_1) (16)

Pode falar, estamos atentos…..

Caonhecendo 7 (155_1) (13) Caonhecendo 7 (138_1) (4)

…a tudo!!! ahahahahah

Saindo do Parque e retomando a Av. Paulista, pudemos ver o imponente prédio do MASP (Museu de Arte de São Paulo). De arquitetura moderna, o edifício concebido especialmente para abrigar o museu, pela arquiteta italiana radicada no Brasil, Lina Bo Bardi, possui um vão livre de 74 m – onde, aos domingos, acontece a mais tradicional feira de antiguidades da cidade. Hoje considerado o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul, por possuir o mais rico e abrangente acervo , o MASP abriga 3.487 obras, entre elas, 850 pinturas de grandes artistas pertencentes a um amplo período da história da arte que vai da Idade Média até as primeiras décadas deste século.

Mas como nós, peludos, não éramos bem-vindos dentro do MASP, deixamos esta visita para ser feita pelos nossos donos numa próxima oportunidade e seguimos adiante.

 Caonhecendo 7 (138_1) (14)

Hora de descansar…..

Caonhecendo 7 (93) Caonhecendo 7 (97)

Pequena pausa…..

Caonhecendo 7 (114) Caonhecendo 7 (206)

….para relaxar as patinhas…..

Caonhecendo 7 (57_1) (36) Caonhecendo 7 (155_1) (17)

e recarregar as energias…….com algumas exceções….eheheheheh

Caminhando calmamente por aquilo que, até então, somente nos parecia um corredor de prédios – em sua maioria sedes de grandes empresas, bancos, departamentos públicos e galerias comerciais – pudemos, desta vez, enxergar o arrojo urbanístico da avenida e contemplar exemplares de diferentes estilos arquitetônicos como o Edifício FIESP/CIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) - um prédio que impõe-se por sua arquitetura de linhas arrojadas.

Não podíamos deixar de registrar o Instituto Pasteur, uma fundação francesa privada, sem fins lucrativos, dedicada ao estudo da biologia dos microorganismos, das doenças e vacinas – com destaque para a vacina contra a raiva, que muito nos interessa, né?

Caonhecendo 7 (102) Caonhecendo 7 (138_1) (9)

Seguimos a caminhada, passando por pontos importantes

Caonhecendo 7 (125) Caonhecendo 7 (128_1) (1)

Até que nos deparamos com algo que chamou ainda mais a atenção….

Caonhecendo 7 (128_1) (2) Caonhecendo 7 (128_1) (5)

Uma bela homenagem…..

Caonhecendo 7 (128_1) (3)

Uma bela campanha! Eu também apóio!!!

Na avenida também se localiza o Conjunto Nacional, complexo que abriga área comercial, com variado tipo de lojas, como a Livraria Cultura, cinemas, e pontos de alimentação, assim como um prédio residencial.

Pasamos pelo prédio da Fundação Cásper Líbero, uma instituicão sem fins lucrativos e com objetivos patrióticos, culturais e jornalísticos, que fica num edifífico de 14 andares - o Edifício Gazeta - que também abriga a Rede Gazeta de Televisão, os jornais A Gazeta e A Gazeta Esportiva, a Rádio Gazeta, O Teatro Gazeta e o cinema Reseva Cultural. Em seu topo estão instaladas a antena da Rádio Gazeta FM - a maior e mais alta da avenida - e a torre da TV Gazeta - que, com 85 metros de altura, pode ser vista de qualquer ponto da cidade.

De repente nos deparamos com algo diferente....os humanos disseram que se chamava bicicleta e que é um meio de transporte. Mas, na calçada??! Fomos lá conferir de perto e descobrimos que “aquela” bicicleta era uma homenagem a uma ciclista que foi morta bem ali, naquele local. Virou uma estrelinha lá no céu e símbol de uma campanha de conscientização pelo respeito entre motoristas e ciclistas.

Pausa para exposição de uma história real (o meu Blog também é utilidade pública!)

Memorial-Marcia-Prado-2010-11-18-500x375

Memorial Márcia Prado

Márcia Regina de Andrade Prado foi morta em 14 de janeiro de 2009, atropelada por um motorista de ônibus, em plena Avenida Paulista.

Para manter viva a memória de Márcia, amigos, familiares e ciclistas sensibilizados colocaram no local uma bicicleta branca – hoje conhecida no mundo todo como Ghost Bike. Junto à bicicleta, foi colocado um totem colorido montado a muitas mãos, com textos e frases que falavam sobre Márcia e relatavam o acontecido.

Por muito tempo, bilhetes e cartazes anônimos, mesmo de pessoas que não a conheciam, apareciam regularmente no memorial.

Hoje, por incrível que pareça, a bicicleta branca é vítima constante de atos de vandalismo e de tentativas de retirada. Mas tem resistido fortemente, ancorada por baldes de concreto ou monitorada por olhos atentos. E a cada vez que alguém a danifica ou tenta retirá-la, ciclistas se unem para recolocar tudo no se devido lugar mais uma vez. Se a retirarem dali, outra certamente aparecerá no lugar.

O memorial virou atração turística, algo que pode ser comprovado em qualquer dia da semana. As pessoas param ali, lêem o cartaz, tiram fotos, explicam para colegas de trabalho estrangeiros o que a bicicleta significa.

Qualquer pessoa pode depositar ali flores, cartazes, faixas ou enfeites....e assim, manter a mensagem cada vez mais ativa e mostrar a todos– motoristas, imprensa, poder público e até mesmo a outros ciclistas – que esse desrespeito à vida de uma ciclista não pode se repetir por aí. Em lugar nenhum.

Márcia foi vítima de um motorista de ônibus que passou irresponsavelmente perto de sua bicicleta, contrariando o art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro, que pede distância de 1,5m ao ultrapassar um ciclista. Provavelmente, sua intenção era “educá-la” a não pedalar na rua.

Márcia nunca mais pedalou na rua. E o assassino continua livre. O processo se arrasta até hoje.

Fonte: Vá de Bike

 

Caonhecendo 7 (128_1) (9)

Sem esquecer um ponto MUITO importante

 

Caonhecendo 7 (62) Caonhecendo 7 (81) Caonhecendo 7 (128_1) (8)

A hidratação

Caonhecendo 7 (138_1) (7) Caonhecendo 7 (155_1) (7)

Aguinha para todoooooosssss

Caonhecendo 7 (160)

E esses dois não param nem nessa hora…..ehehehehehe

Nossa primeira parada foi no Hospital Santa Catarina, o primeiro hospital particular da cidade, considerado uma das mais importantes instituições de saúde do país pela realização de cirurgias de alta complexidade com tenologia de ponta. Sua maternidade é referência nacional nos casos de gravidez de alto risco. Lá também são feitos também transplantes renais e de córnea.

Enquanto nossos donos faziam a visita interna, nós, peludos ficamos sob os cuidados dos adestradores observando, na fachada do prédio, os 24 painéis de bronze que formam a exposição "História da Medicina". Lá dentro, nossos donos visitaram a capela de 80 anos, decorada com vitrais que contam a história da Santa Catarina e lindo roseiral do jardim.

Caonhecendo 7 (155_1) (3) Caonhecendo 7 (155_1) (22)Caonhecendo 7 (155_1) (23) Caonhecendo 7 (155_1) (24)

Primeira visita: Um hospital-museu ou um museu hospital???

Caonhecendo 7 (155_1) (14) Caonhecendo 7 (155_1) (15) Caonhecendo 7 (155_1) (16)

Enquanto os donos entram, os peludos aguardam tranquilamente

 

E por falar em roseiral.....seguimos para o nosso último ponto de visitação antes de retornarmos ao ponto inicial: a “Casa das Rosas”.

A Avenida Paulista possuía um conjunto arquitetônico composto por vários casarões de famílias tradicionais de fazendeiros ligados ao café – os famosos “Barões do Café”. Mas poucos exemplares destes casarões resistiram aos novos tempos, entre eles está a Casa das Rosas. A obra do escritório do renomado arquiteto Ramos de Azevedo para presentear sua filha, recebeu este nome por possuir um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade. Hoje patrimônio público, o espaço abriga a primeira biblioteca do país especializada em poesia, uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa apenas livros de editoras universitárias e oferece eventos culturais, cursos e exposições periódicas relacionadas à literatura. Mas esse patrimônio não é tão público assim.....pelo menos não como pensávamos.

Caonhecendo 7 (167) Caonhecendo 7 (171)

A entrada da Casa das Rosas e nosso “Comitê de Recepção”

Caonhecendo 7 (57_1) (7) Caonhecendo 7 (105_1) (1)

Mas a gente já tinha uma “escAUta policial”….bláááááá!

Caonhecendo 7 (183_1) (6) Caonhecendo 7 (178)
Enfim, nossos donos visitam o interior da casa…..

Caonhecendo 7 (172) Caonhecendo 7 (185)Caonhecendo 7 (173) Caonhecendo 7 (187)

…e seu belo jardim!

 

Apesar de ter sido esclarecido por diversas vezes através de contatos telefônicos entre a coordenação da Casa das Rosas, o Turismo 4 Patas e a Graffit Turismo que a visita interna se limitava apenas ao acesso dos humanos – os cães permaneceriam na calçada sob os cuidados dos adestradores, como foi feito no Hospital Santa Ctarina – tivemos uma recepção digamos “não muito amigável”. Ao chegar no local, nosso grupo teve o portão da entrada principal do espaço Casa das Rosas fechado literalmente em nossas fuças e foi supervisionado de perto por um segurança do local e dois Policiais Militares escalados para tal missão. Um epsódio lamentável, desnecessário e, no mínimo, mal gerido. Nenhum representante se apresentou ou sequer buscou maiores informações (apesar de já termos disponibilizado informações suficientes por telefone).

A visita interna dos nossos donos se manteve, afinal aquilo é de fato um ESPAÇO PÚBLICO (leia-se, mantido através dos impostos pagos pela população) e ninguém poderia impedir. Nós, cães, permanecemos do lado de fora sob os cuidados dos adestradores, na sombrinha, alheios a todo aquele “circo”.....apesar de sentirmos os olhares vigilantes, como se fôssemos um bando de arruaceiros. Tolinhos, o que nos importava mesmo era ter os nossos donos de volta e continuar o nosso passeio. Aumpf!!!

Caonhecendo 7 (183_1) (9) Caonhecendo 7 (197)

Enquanto isso a Tina Nanda fazia lindos registros nossos

Caonhecendo 7 (194) Caonhecendo 7 (204)

Alguns beeeeeem tímidos…

Caonhecendo 7 (199) Caonhecendo 7 (198)

….outros nem tanto….

 Caonhecendo 7 (208) Caonhecendo 7 (202)

….alguns preferem os closes, outros pêlos ao vento….

Caonhecendo 7 (98) Caonhecendo 7 (161)

…e ainda os que dão um belo sorriso ou preferem outros ângulos….rsrsrrs

Caonhecendo 7 (1) Caonhecendo 7 (2) Caonhecendo 7 (3)Caonhecendo 7 (5) Caonhecendo 7 (9) Caonhecendo 7 (14)Caonhecendo 7 (8) Caonhecendo 7 (10)

E quando eles retornam, é só alegria!!!!!

Caonhecendo 7 (40)

Porque tudo que agente quer é ser sua companhia!!!!

 

Mas atenção administradores, coordenadores, presidentes ou quer seja lá como se auto-denominam os supostos “responsáveis” pela gestão deste patrimônio público:

- O Portal Turismo 4 Patas e a Graffit Turismo são empresas especializadas, sérias e profissionais, cientes das regras, limitações e autorizações necessárias ao exercício das suas atividades;

- Tanto é que o nosso evento contava com apoio promocional (divulgação oficial) da SPTURIS (Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo)

- A programação oficial do nosso evento (a divulgada por nós, organizadores), em nenhum momento, incluia a entrada dos cães. Estava bem claro em nosso release que, durante as visitas internas, os cães ficariam sob os cuidados de adestradores na parte externa. Se algum veículo de comunicação publicou erroneamente informações contrárias, bastava esclarer a dúvida de forma ética e amigável em contato com as empresas responsáveis pelo roteiro.

- Cuidado, muuuuito cuidado pois a Copa e as Olimpíadas estão quase aí. E, pelo que sei, nos países desenvolvidos não é assim que se recebe o turista. E nem os colegas de mercado, profissionais que levam os visitantes até os seus espaços.

Pronto, lati, desabafei!!! Agora pegamos o caminho de volta ao Parque Trianon, onde fizemos um lanchinho entre as árvores e nos despedimos deste dia em que a Avenida Paulista foi vista através de um olhar diferente.....um olhar animal!!!

É isso aí....seja qual for a sua cidade, vá além....enxergue-a!! E comemore.

IMG_1220

PARABÉNS SÃO PAULO!!!!

 

 

Fotos: Minha dona, Larissa Rios (Turismo 4 Patas), Tia Betânia Mendonça, Tia Juliana Sales e Tia Fernanda Sellan (Nanda Fotografia)

 

Clique Aqui e veja mais fotos deste evento na Galeria do Flickr do Portal

 

Apoios:

Graffit Viagens e Turismo

Frontline

Dog´s Care

Keldog

Buddy Toys

Núcleo Pet

 

OBS: Não é permitida a utilização, reprodução ou cópia – total ou parcial – de texto e imagens deste post, sem autorização prévia do autor.