quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A VEZ DO JUQUIÁ


Explorando novas águas
.
Nosso “Fim-de-semana Radicão” mudou de cenário. Em sua 3ª edição, em vez das águas do rio Jacaré Pepira (Brotas), exploramos as corredeiras do Rio Juquiá (Juquitiba). Nosso grupo de aventureiros foi acolhido pelo pessoal da base Rio Selvagem – as Tias Renata e Jô e o Tio Daniel foram super carinhosos. O sol, mais uma vez, resolveu nos brindar com a sua brilhante e calorosa (em todos os sentidos) presença, depois de uma semana inteira de chuvas.
.

Eu "abrindo" o laguinho e os presentes nos chalés
.

Muito verde!!!
.
Localizada a cerca de 70km da capital paulista, a base EcoJuqui, disponibiliza chalés simples mas bem confortáveis e espaçosos (o que é super importante para quem se hospeda com pets). Além disso, a parte de lazer apresenta várias opções de esportes para quem quer radicalizar e opções de relaxamento para aqueles que não pretendem “mover uma palha” (o que, obviamente, não era o nosso caso). Também possui bastante área verde e um super lago onde nos divertimos muito.
.

Eu com os meus donos e os tios da Expert Dog (Fábio e Marcelo)
.
Eu, como uma boa organizadora e anfitriã, cheguei mais cedo e aproveitei, enquanto ninguém chegava, para experimentar umas boas “patadas” no lago. Pouco depois, nossos aventureiros peludos (devidamente acompanhados dos aventureiros humanos) começaram a chegar. Contando comigo, éramos 17 mascotes. E teve de tudo. Teve as “figurinhas carimbadas”: Ariel e Patrick (SRD), Lilica (Dachshund) e Kika (SRD); Teve as amiguinhas do Ibira: Maggie (Golden Retriever) e Lilló (Labrador Retriever); Teve a fofucha da Maya (Labrador Retriever); Teve as “pequenas” da Tia Cris: Lola (Labrador Retriever) e Raika (Golden Retriever), acompanhadas das realmente “pequenas” da Tia Adriana: Nina (Poodle) e Tina (Dachshund); Teve o “charmoso de manchinhas”: Tuysca (SRD); Teve a “mascote fashion”: Alice (Shitzu); e teve a Maluca (SRD) que, com esse nome, achávamos que seria um furacão mas ela é mesmo um doce (maluco é o dono dela que lhe colocou esse nome…rssss).
.

Lilica (Dachshund) e Kika (SRD)
.
.

Lola (Labrador Retriever), Raika (Golden Retriever) e Alice (Shitzu)
.

Maya (Labrador Retriever), Patrick e Ariel (SRDs)
.

Lilló (Labrador Retriever) e Maggie (Golden Retriever)
.
.
Tuysca e Maluca (SRDs)
.

Nina (Poodle) e Tina (Dachshund)
.
Após serem devidamente recepcionados (pela minha dona, já que eu estava muito ocupada com o laguinho), os participantes tomaram posse dos seus chalés e, dentro deles, encontraram um monte de presentes – camisetas do Portal e bandanas em parceria com a Merial (que, por sinal, ficaram lindas, viu Tia Marta?), tapetes higiênicos e porta saquinhos da Dog´s Care (Tia Carol, obrigada por nos ajudar a manter a higiene do local e pelos porta saquinhos lindos!) e revista Papo de Pet (que o Tio Ricardo sempre nos envia para entreter nossos donos enquanto corremos por todos os lados).
.

.

Folia no laguinhoooo!!!
.

Ele bem que tentou, mas eu não desisto da minha "bolinha-murcha-laranja"
.

E elas também não....rsss
.

Eu e a Maggie: Nadar é tudo de bom!!!
.

Maya corre feito louca, Maggie rola na grama e eu...não largo a minha bolinha

Depois de um delicioso almoço, partimos para uma trilha ecológica dentro da base mesmo. Coisa leve, cerca de 40 minutos beirando o Rio Juquiá e reconhecendo (e conhecendo) a vegetação local com acompanhamento e explicações do Tio Daniel (guia do Rio Selvagem). O restante do dia…adivinhem?? Nadamos muuuuiiitoooo no laguinho!!! Alguns ainda se aventuraram na tirolesa, mas eu só queria saber da minha “bolinha-murcha-laranja” dentro da água. Nada melhor para finalizar nosso primeiro dia.
.

Donos na tirolesa: só o Patrick não gostou da idéia...rsss
.

Tia Vivi no topo da tirolesa e a Lilló tenta acompanhar....
.

A caminho da trilha ecológica
.

Alice, Tina e Nina: prontas para a caminhada
.

Trilha, ponte e mata: natureza
.

Peludos trilheiros e nossa aventureira mirim, a Fê
.

E depois da trilha....
.

Uns se divertem com o caiaque, outros observam calmamente...
.

e há os que preferem brincar!!
.

Maya: persegue, rouba minha bolinha e ainda "chamega" com a minha dona.....
.

...e depois faz essa "fuça" de anjinho....linda, tenho que admitir.
.

Peludos nadam com seus donos....
.

.... e a Ariel prefere nadar com a MINHA dona!!!
.
Hey, alguém aí viu a minha bolinha??
.
Na manhã seguinte, recebemos reforços: a Pepper (Border Collie) e a Charcoal (Labrador Retriever) vieram para acrescentar ainda mais a adrenalina ao nosso tão esperado rafting. Após as devidas instruções de segurança e comandos básicos, os grupos ocuparam seus botes (total de 6 botes) e começaram a remar. Lá fomos nós!!!
.

Pessoal concentrado nas instruções e demonstrações de segurança
.

Eu, meus donos e os tripulantes do nosso bote
.

.

Aventureiros equipados??
.
Devido às últimas chuvas, o nível do rio estava mais alto. O que fez com que algumas quedas ficassem mais amenas. Ou seja, condições ideais para aqueles que temiam ser algo muito radical para seus “companheirinhos de 4 patas” (na verdade, os humanos “amarelam” mais do que nós… e nos usam como pretexto…rsss). Apesar da adrenalina não ter sido intensa, a paisagem fazia valer o passeio. Mas não pense que fomos desprovidos de fortes emoções, não!! Passamos por algumas quedas, fizemos uma parada para nadar no rio e teve até bote que virou.
.
Botes a postos??
.

Largadaaaaa!!!
.

Corredeira abaixo!!!
.

.

.
E a minha dona sofre para me manter dentro do bote....
.
Pois este é um ponto que gostaria de explicar. Alguns donos ficam super apreensivos e nos perguntam sobre a possibilidade do bote virar, ou seus peludos caírem na água, ou coisa assim… Pois bem, gente, não existe esporte 100% seguro. Ou seja: um ciclista pode cair com sua bicicleta, um corredor pode torcer o pé, um surfista pode levar “um caldo”….e no rafting um bote pode virar, sim. Mas, o que importa é se a empresa que opera a atividade é séria, experiente e respeita as normas e a estrutura de segurança. No nosso caso, para este evento, escolhemos a EcoAção - uma empresa com 9 anos de experiência no mercado, que preza pela qualidade das suas atividades, manutenção dos seus equipamentos e treinamento dos seus instrutores. A EcoAção segue a risca a cartilha do Programa Aventura Segura (promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae nacional e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA). Esse programa, abrange um conjunto de ações que, além de melhorar a qualidade e a segurança das atividades deste segmento, promove o Consumo Consciente do Turismo de Aventura.
.

.

Pausa para nadar....
.
Reforços para a ventura: Pepper e Charcoal
.

Pausa para fotos...
.

...e lá vamos nós outra vez.
.

O meu dono rema e a minha dona garante que eu não pule do bote...rsss
.
Sem falar que estávamos “escoltados” por uma equipe de instrutores campeões em canoagem e rafting – panamericanos e mundiais – coordenados pelo Tio Giovani, que foi excepcional. Com tanto profissionalismo, agilidade e um super alto-astral, o episódio do bote que virou tornou-se apenas um “causo” engraçado para incluirmos na narração da nossa aventura. Aliás, a coisa foi de tal maneira que houve até quem quisesse repetir a dose (a Charcoal, após ser resgatada, se jogou novamente na água causando risos a todos). É por essa razão que, ao planejarmos nossos eventos, temos todo o cuidado em conhecer previamente os locais e as atividades, verificar a idoneidade das empresas parceiras, e adaptar os níveis de adrenalina ao que consideramos seguro para nossos “aventureiros peludos”. Não é a toa que, até hoje, já passaram pelos nossos eventos mais de 130 cães e nunca houve nenhum problema de segurança. Então, relaxe, divirta-se e deixe o resto com a gente.
.
O "momento da virada" e a turma sã, salva e feliz da vida!!
.

Galera curtindo as emoções e a drenalina
.

Iupii, essa queda é muito legal!!
.

Alice: a mascote aventureira
.

Final perfeito: cães e donos na água e a galera no "buzú da aventura"
.
Bom, depois da adrenalina, retornamos ao Rio Selvagem e após o almoço…hora de voltar para casa….sempre com gostinho de “quero mais”.
.

Maya tentando me convencer a ceder a bolinha da próxima vez....rsss
.

Gostinho de "quero mais"
.
Dicas da Cléo:
EcoAção
Rio Selvagem
Conheça os mandamentos e as empresas do programa Aventura Segura
.