terça-feira, 21 de junho de 2016

Férias de Inverno com o seu cão


Nossa mascote, Cléo, pronta para pegar a estrada

O Inverno está chegando… e com ele as baixas temperaturas. E não são só os humanos que sofrem com o frio, os animais também. Especialmente os de pelagem curta.



Se você está de viagem marcada e é daqueles que não abrem mão do seu “companheiro de 4 patas”, não se preocupe, pequenas alterações no abrigo, na rotina de cuidados, nos passeios e na alimentação ajudam manter a saúde e o bem-estar dos bichinhos nos dias mais gelados, mesmo na estrada.



Além das recomendações básicas para viagens com pets, em qualquer época do ano, como, verificar o estado de saúde do animal e colocar em ordem a carteira de vacinação, fazer a bagagem do bichinho com todos os seus pertences essenciais e alimentação adequada (que deve ser em quantidade suficiente para a duração da viagem), obedecer às normas de segurança para o transporte do animal e confirmar se o hotel escolhido e o destino são compatíveis com a presença do seu mascote, algumas dicas específicas poderão evitar que a sua viagem canina entre literalmente numa fria.



O friozinho típico da estação merece alguns cuidados especiais. Nesta época, algumas doenças aparecem com maior frequência. Dentre elas, está a traqueobronquite, mais conhecida como “tosse dos canis”. Vacinas periódicas podem prevenir o seu amigão dessa e de outras doenças. Evite deixá-lo molhado ou com a pelagem úmida por muito tempo.



Usar roupinhas no seu bichinho pode ser uma opção para mantê-lo aquecido, desde que não comprometa o bem-estar e o conforto dele... sem exageros e respeitando a sua tolerância.



Além das doenças respiratórias, deve-se dar uma atenção especial para os animais idosos com problemas osteoarticulares como artrose, calcificações na coluna ou hérnia de disco, que passam a sentir mais dor quando expostos a baixas temperaturas. O excesso de exercícios também deve ser evitado nesta época, pois, neste caso, eles já se encontram mais sensíveis e vulneráveis as crises articulares. 

Portanto, se o seu pet apresentar sintomas aparentes de dor, dificuldade de locomoção ou de se levantar pela manhã, agressividade e sensibilidade ao toque, o ideal é procurar um especialista para checar as possibilidades de medicação analgésica. Mas nunca medique o seu bicho sem consultar previamente um veterinário.



Se possível, banhos devem ser evitados nos dias mais frios. E, quando necessários, mantenha a água em temperatura morna e seque muito bem a pelagem.



Não cancele os passeios, mas prefira fazê-los nos horários mais quentes do dia.



Seguindo estas dicas e, superado o friozinho (que às vezes dá até um charme a mais), prepare-se para conviver intensamente com a natureza, desfrutar de muito espaço e do verde e caia na estrada na sua melhor companhia.



E não se esqueça do mais importante, com responsabilidade e segurança, aproveite ao máximo a sua viagem e divirta-se muito ao lado do seu melhor amigo!!


Larissa Rios