segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A GALERA DE POA


Na minha retaguarda, da esquerda para a direita: Rúfio (bem no cantinho), Luna (deitada), Má, Kyra, Tobias (prestes a fugir), Dóris e Bart.
,
Atendendo a pedidos enciumados, aqui vai a apresentação dos meus novos amiguinhos de Porto Alegre. É claro que, assim como falei carinhosamente da minha galera do Ibirapuera, eu iria apresentar também a minha galera gaúcha.

Pois bem, como já mencionei, nos fins de semana aproveito a companhia dos meus donos para explorar novos terrenos… conhecer novos parques e novas pracinhas. Mas, durante a semana, quando somos somente eu e a minha dona, vamos todas as manhãs à pracinha que fica bem ao lado de casa.

Para falar a verdade, não sei o nome. Mas é uma típica pracinha de bairro, rodeada por casas e alguns edifícios e freqüentada diariamente pelas mesmas pessoas…geralmente moradores das redondezas que vão ali para se exercitarem e passearem as crianças ou os cães.

A pracinha é relativamente grande, arborizada e gramada. Tem uma quadra poliesportiva e um playground com brinquedos para as crianças. Também tem bancos espalhados à sua volta e lixeiras. Mas peca um pouco em dois quesitos: primeiro, no quesito limpeza, por um lado porque a coleta do lixo não é muito freqüente e depois porque algumas pessoas não cumprem o dever de recolher os dejetos dos seus animais (que vergonha!!); também peca no quesito segurança, sendo que às vezes percebemos a presença de usuários de drogas e possíveis traficantes. Até mesmo já presenciamos alguns assaltos.

Bom, mas é o nosso espaço e a nossa opção de lazer diário e, à parte destes itens citados (que também ocorrem em muitos outros lugares) o importante é que nessa pracinha fizemos (eu e a minha dona) amizades “trilegais”. Tem um grupinho de cães assíduos que, assim como nós, estão lá todos os dias. Alguns deles acompanham os seus donos. Outros vão com o Adão, um adestrador muito legal e amante dos animais que se esconde por trás de uma capa de “durão e disciplinador”. Fala alto (às vezes até berra!!!), dá bronca e até nos põe de castigo quando algum de nós passa demais dos limites. Eu sei que isso é importante para que ele seja respeitado e para que haja alguém capaz de nos educar e de por uma ordem na nossa baderna…alguns dos freqüentadores são realmente travessos!!! Mas, no fundo, ele é um cara doce, carinhoso…amolece fácil, com algumas lambidas….


Concentração no Adão: broncas e brincadeiras.

Com o Adão, estão sempre a Má, a Kyra, a Luna e a Dóris (quando sua dona viaja e não pode levá-la). Os outros vão com seus respectivos donos.

A e a Kyra, são duas belas Weimaraner que pertencem ao próprio Adão. São as matriarcas do grupo. Sérias e compenetradas, estão sempre alerta ao movimento que nos rodeia, às pessoas e aos cães desconhecidos que se aproximam. Bom, sempre, sempre não….de vez em quando, especialmente a Kyra, elas dão uma sumidinha para que o Adão não as veja comendo o que não devem.


A Má - uma das matriarcas - a Dóris e a Luna e o Bart.

A Luna é uma Labradora, negra e rechonchuda. É aluna do Adão, bem comportada, adora brincar com bolinhas e outros brinquedos. Principalmente se tiver que disputar o brinquedo com a Dóris.

A Dóris é uma Bóxer, a segunda na hierarquia das matriarcas. Quando a Má e a Kyra não estão a postos, lá está ela. Pronta para assumir a posição de guardiã da matilha (incluindo os humanos!). Um pouco reclamona, é verdade. Faz o maior barulho quando se entrega às brincadeiras. Só falta falar.

O Bart é o representante macho dos Golden Retriever. Um pouco mais novo do que eu, chegamos ao grupo quase na mesma época. Ele ainda era um filhotinho, mas agora já está um belo adolescente. Ah, se eu não fosse castrada….ahahahaha

O Bernardo (ué, mas esse não é o nome do meu dono??!!) é o mascote da galera, o nosso baby. Um Labrador chocolate, de olhinhos verdes, como manda o figurino. Lindo, fofinho, mimado e elétrico…encantador como todo filhote.


Tobias: prestes a atacar o alvo, mas o Ber não é bobo!!

O Tobias….bem, esse dispensa apresentações. Legítimo exemplar de Pointer. O fujão, o menino traquinas da galera. Com seu jeitão meio tonto, vive aprontando. Deixa o Adão louquinho e, às vezes, até consegue tirá-lo do sério. Fica de castigo dezenas de vezes, ouve inúmeros sermões mas nem parece que está sendo recriminado. Na verdade, todos nós (cães e humanos) nos divertimos com as trapalhadas dele e a sua cara de “pateta” (isso mesmo, parece o Pateta daquele desenho, do Walt Disney).

O Rúfio é um labrador amarelo com pinta de galã. Se acha o conquistador. Quando surge uma fêmea nova no pedaço ele logo quer se dar bem. Mas nem sempre consegue. Na verdade, eu nunca o vi ser correspondido. Comigo foi assim, mas logo tratei de colocá-lo em seu lugar. Ah, comigo é que não!!! Mas, passada essa primeira etapa de tentativa de sedução, ele aceita de coração a amizade e se torna um belo companheiro de brincadeiras.


Sassá, o "negão", e seu fiel escudeiro, o Flake

E, por fim, tem a dupla dinâmica, o Flake e o Sassá. Inseparáveis como o “Batman e o Robin”. O Flake é um belo e musculoso Dálmata. Foi o primeiro que conheci. Muito gentil, delicado e companheiro. Adoro brincar com ele. E o Sassá é um SRD (sem raça definida) ou Vira Lata, como preferir. Um negão muito elegante e sério. Não é muito dado a brincadeiras, prefere ficar na dele, tranqüilo, só observando de longe aquela agitação toda da filhotada. É também um tanto invocado, não poupa esforços para expulsar do seu território, especialmente, os machos forasteiros que se metem a besta com as damas do seu bando.

Ah, tem também a Madona (louca por bolinhas!!) e a Linda (“a gorda porca”, como diz a própria dona dela. Vai saber o porquê?), mas elas não são tão assíduas como nós. Não vão todos os dias, mas quando aparecem são mais que bem-vindas!!


"Vamo" lá Ber, levanta. Ataque ao Tobiaaaasss!!!

Taí, agora todos já conhecem o meu “bando gaúcho”. Infelizmente não deu para tirar uma foto nossa tomando chimarrão….fica para a próxima!!!

Dando um nocaute no Tobias, mas ele não toma jeito...

Clique na imagem e aguarde carregar o vídeo.

O PARQUE FARROUPILHA

Parque Farroupilha
Agora apresento o Parque Farroupilha: o mais antigo, o mais popular e o mais típico parque porto-alegrense!!!

Também conhecido como “Parque da Redenção”, foi criado em 1935 e fica bem próximo ao centro da cidade, entre os bairros Bom Fim e Cidade Baixa, no polígono formado pelas avenidas José Bonifácio, João Pessoa, Engenheiro Luiz Englert, Setembrina e Osvaldo Aranha.

A história do Parque Farroupilha se confunde com a própria história da cidade de Porto Alegre. Recebeu muitos nomes, que ajudam a entender como ele se tornou um dos mais importantes parques urbanos do país. Sua trajetória testemunhou as mais diversas manifestações políticas, culturais e populares. Uma das mais significantes foi quando serviu de cenário ao importante movimento pela libertação dos escravos, sendo denominado de “Campo da Redenção” e registrando a significativa vitória da luta abolicionista local, que resultou na redenção de centenas de escravos um ano antes da libertação dos sexagenários e quatro antes da libertação geral do país. Esse nome permanece na memória dos porto-alegrenses até hoje. No entanto, no dia 19 de setembro de 1935 o Campo da Redenção recebeu a denominação de “Parque Farroupilha”, através do Decreto Municipal em comemoração aos cem anos da Revolução Farroupilha, ocorrida em 1935.


Monumento e pórtico de entrada

Por estas e outras razões, o Parque Farroupilha é um patrimônio ambiental de Porto Alegre e parte indissociável das histórias de cada citadino que o escolhe nas horas de descanso, seja para praticar esportes ou simplesmente tomar um chimarrão com a família.

Após muitas transformações e ampliações, atingiu a área de 40 hectares. Em toda a sua extensão, encontram-se cerca de 45 monumentos e diversas atrações e serviços para todas as idades. Os mais de 4 milhões de visitantes que passam por lá todos os anos contam com opções de lazer como: 5 áreas de recreação infantil, parquinho, trenzinho, mini-zôo, orquidário, aluguel de bicicletas, canchas esportivas, aparelhos de ginástica, trilhas para caminhadas e corridas, pista de atletismo, etc.

Lago e pedalinho

O charme do cenário fica por conta do lago, em forma de uma elipse alongada, cujas margens são vegetadas por plantas pantanosas - maricás, chorões, corticeiras – e que serve de habitat para carpas e tartarugas. Ao longo do lago pode-se passear de pedalinho, namorar ou contemplar o canto e as brincadeiras dos sabiás, bem-te-vis, anus-pretos e outras aves que se abrigam no imenso verde do Parque Farroupilha. Alguns preferem dar um mergulho, como foi o caso de um enorme Labrador negro que se aventurou em uma tarde em que eu passeava por lá.

A infra-estrutura do parque conta com segurança 24 horas, Posto da Brigada Militar, container para coleta seletiva de lixo seco, cafeteria (Café do Lago), Posto de Informações, Auditório Araújo Vianna e Estádio Gal. Ramiro Souto.

O Parque e sua administração também cumprem o seu papel através de algumas ações de caráter ambiental e social. A empresa permissionária dos pedalinhos, por exemplo, desenvolveu uma campanha de divulgação sobre a alimentação dos peixes, através de cartazes em torno do lago com os dizeres: "Alimente corretamente os peixes e tartarugas." Junto aos pedalinhos também pode ser adquirida ração para dar aos peixes, evitando assim que as pessoas atirem alimentos ao lago. Também foram criados os programas de educação ecológica – “Conhecendo o Parque Farroupilha” - destinado principalmente às crianças e aos adolescentes e o de “Trabalho Prisional” – através de um convênio com a Superintendência de Serviços Penitenciários onde presos em regime semi-aberto são empregados no Parque. Além disso, há a “Prestação de Serviço a Comunidade” – onde réus condenados pela Justiça Federal por crimes ambientais são encaminhados para a prestação de serviços de manutenção e funcionamento do parque.

E no que se refere à proteção animal, em 2001 foi fundado o grupo “Movimento Gatos da Redenção”. O grupo nasceu da reunião de pessoas que alimentavam os gatos que perambulavam pelo parque e que se mostraram contrárias às soluções encontradas na época, pela administração do parque e pela Prefeitura de Porto Alegre, para controlar a superpopulação de felinos no local. Havendo inclusive relatos de voluntários antigos de que os animais eram colocados num saco e atirados no Guaíba (principal lago da cidade). Com a formação do grupo, a administração do Parque passa a ter uma nova postura, reconhecendo e respeitando o trabalho dos voluntários e apoiando as ações do grupo. A partir daí o grupo conseguiu firmar convênio com uma Pet Shop para a realização de campanhas de castração e programas de adoção. O sucesso foi tanto que hoje o número de felinos em todo o parque passou de 300 para 63. As ações se expandiram e agora são realizadas no parque, todos os fins de semana, Feiras de Adoção não somente para gatos mas também para cães.

Brique da Redenção: uma versão para o sábado e outra para o domingo

Mas, a atração principal mesmo é o famoso “Brique da Redenção”. Uma mistura de feira livre, mercado e exposição de artesanatos que acontece todos os domingos a partir das 09:00 horas. Ali mesmo, ao lado do parque, mais precisamente ao longo de toda a Avenida José Bonifácio, encontram-se dezenas de barracas que oferecem todo o tipo de produtos, desde artesanato, artes plásticas, alimentação, roupas, acessórios, livros, discos, decoração e antigüidades. Tem até para pets!!! Você pode encontrar roupinhas, caminhas, mantinhas e muito mais. A avenida fica repleta de pessoas passeando, conversando, tomando chimarrão e desfilando com seus cães.

O sucesso do Brique da Redenção fez com que surgisse uma versão para os sábados: o “Brique de Sábado”, claro!!! O “Brique de Sábado” acontece no mesmo local, mas com uma estrutura diferente do seu célebre modelo de domingo. Durante o período da manhã a avenida fica dividida, metade com a Feira Ecológica e a outra metade com a Feira de Artesanato. A partir das 13:00 horas, a Feira Ecológica cede lugar para outras barracas de artesanato. Ficando assim a Feira de Artesanato ao longo de toda a avenida.

Tanto sucesso, como é o caso do parque, também gera problemas e algumas polêmicas. Uma das polêmicas que já existe há alguns anos e que vez por outra volta à tona fica por conta do possível cercamento do parque (lembra do Parque Germânia?). Muita gente se opõe ao cercamento do parque, pelas mais variadas razões. Existem opiniões muito fortes de que se deva primeiro exaurir todos os demais recursos, partindo-se para o cercamento apenas como última solução. Por outro lado, alguns jornalistas e políticos promovem a necessidade de que o parque venha a ser fechado à noite, para que possa durante o dia revelar todo o seu esplendor cuidadosamente preservado. E alguns fatos vêm reforçar a tese de que cercar o Parque Farroupilha pode significar, entre outras coisas, menor custo do que manter um policiamento ostensivo.

Em 2003 houve o saqueamento de várias placas de bronze de quase todos os monumentos existentes no parque. O que, segundo dados oficiais, deixou para a administração um prejuízo de R$ 15 mil por monumento. Ainda há relatos de que, na praça onde as crianças brincam, os mendigos defecam durante a noite e que também são encontrados preservativos masculinos no local. Além disso, está registrado um aumento da marginalidade em seu entorno já que o local facilita o consumo e tráfico de drogas, além de outros crimes.

Acredita-se que, a exemplo dos principais parques europeus e brasileiros (o Parque Ibirapuera, em São Paulo, é cercado!!), a solução de cercar o parque venha facilitar a sua administração diminuindo os custos com a sua manutenção e inclusive proporcionando um melhor desenvolvimento das suas árvores. E você, o que acha?

Cercado ou aberto, o Parque Farroupilha é a opção número 1 escolhida pela maioria dos porto-alegrenses para seu passeio familiar de domingo. Eu também gosto, apesar de concorda que são necessários alguns reforços especialmente na parte da limpeza e da segurança.

No final, acabei mergulhando no laguinho chinês. Mas juro que foi sem querer....

DICA DA CLÉO

PARQUE FARROUPILHA (REDENÇÃO)

Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, s/nº - Centro. Porto Alegre /RS
Telefone: (51) 3286-4458
Horário: Livre
Entrada: Grátis
Estacionamento: Possui
Informações:
www.aredencao.com.br
Outros Sites relacionados: www.briquedaredencao.com.br
www.briquedesabado.com.br
www.fotolog.com/gatosreden