quinta-feira, 16 de maio de 2013

As articulações da vida


IMG_2666
Explosiva (Foto  Ike Levy)
Nem preciso dizer o quanto eu e a minha dona somos unidas, né? Ela me conhece, as vezes, mais do que eu mesma....sabe de cor e salteado a mensagem de cada olhar meu, o que eu quero dizer com cada tom de latido, os sinais do balançar do meu rabo...enfim...
No final do ano passado, minha dona notou que eu caminhava diferente....parecia mais cansada, mancava de uma das patas dianteiras. Imediatamente fomos visitar o Tio Gabriel (Dr. Gabriel Seabra, da Zoovet). Ele me examinou, puxou daqui, esticou dali e não detectou nenhum tipo de fratura ou torção na minha patinha. Mas, de qualquer forma, fui medicada e fiquei de repouso (ah, tá, eu, de repouso?!) uns dois dias....melhorei!!!
Eba, agora já podia voltar à vida normal, cheia de atividades e muito movimento! Mas.....agora era a outra patinha (também dianteira) que me incomodava....lá estava eu mancando novamente.
Voltamos a visitar o Tio Gabriel e, mais uma vez, estica daqui, puxa dali e...nada. Como assim, nada??!!!
Bom, fui medicada e, desta vez, o Tio Gabriel achou melhor fazermos alguns exames mais específicos....e eu passei umas 2 horas sendo virada de um lado para o outro, numa mesa de radiografias....affff, ninguém merece!!! Só fiz mesmo porque a minha dona estava lá comigo...
Quando o resultado dos exames saíram, eu já nem mancava mais, mas as noticias não foram as melhores....meu diagnóstico era uma Osteoartrose com Displasia Coxofemural.
Eu já tinha ouvido falar nessa tal de Displasia e sabia que ela assustava a minha dona desde quando eu ainda era uma bolinha de pêlos....mas, além dos meus pais bológicos terem seus laudos de Displasia negativos, eu sempre fui uma peluda bastante ativa, esportista, com “shape” em dia (tá bom, de vez em quando dava uma engordadinha...rss..mas nada exagerado)....isso não iria me atingir, era o que ela pensava... pois bem, atingiu, e agora temos que aprender a lidar com isso...com a displasia e mais todo o pacote que veio acompanhando a “dita cuja”. Sim, porque, além dela, eu também tinha: Diminuição do espaço intervertebral entre várias vértebras da minha coluna (com isso, os disquinhos gelatinosos que separam as minhas vértebras não têm mais a mesma capacidade de absorver impactos); Espondilose Anquilosante (inflamações nas minhas articulações); Osteofito Dorsal (crescimento de esporões ósseos com forma e tamanho variáveis, o famoso “bico de papagaio”...tô me sentindo um viveiro ambulante...rsss); Artrose (desgaste das minhas articulações) e “Stress Articular” moderado (olha a Displasia aí gente!!!!).
Ufa, haja articulação canina para tanto problema!!!!
Na verdade, as articulações mais comumente atingidas em cães são as articulações do quadril, embora haja muitas articulações que podem ser afetadas. No meu caso, distribua esses “palavrões” aí de cima pela minha coluna vertebral, o meu coxal e meus membros pélvicos...
Esses problemas são, na sua maioria, relacionados ao avanço da idade....(mas se alguém disser que tô ficando velha, juro que mordo...e a velhinha aqui ainda tem dentes bem fortes, viu?!). Mas também podem ter origem genética (que bela herança dos papais!!) ou ainda serem adquiridos (como foi o meu caso).
Alguns desses problemas articulares podem afetar qualquer cachorro, independente da raça ou porte (por exemplo, a artrite e a artrose). Mas, a maioria deles, está relacionado aos animais de grande porte (caso da Displasia), porque nos animais de grande porte o desgaste das articulações é bem maior que nos de médio e pequeno porte.
No final das contas, elas ocorrem quase sempre devido ao desgaste da cartilagem das articulações. A cartilagem é um tecido espesso que cobre e lubrifica as extremidades dos ossos. E a articulação é uma parte do corpo onde 2 ou mais ossos se encontram. Portanto, a cartilagem evita a fricção dos ossos, assim permitindo o movimento livre das articulações. Poderosa, né? Aí, dá para imaginar porque que ela é tão importante....
Porque, quando ela se desgasta, meu amigo, os nossos ossos começam a friccionar um no outro a medida que nos movimentamos... e, caso você não saiba, euzinha posso te dizer com conhecimento de causa: isso dói pra cachorro!!!! (e pra gente também,viu?! Porque essas doenças também afetam os humanos)
Os primeiros sinais de que algo não vai bem com as nossas articulações podem vir em forma de rigidez (especialmente durante baixas temperaturas), dificuldade para se levantar ou se movimentar depois de muito tempo na mesma posição, inchaço, febre...dor, muita dor.
Alguns cuidados ajudam a prevenir o surgimento destes problemas articulares. A prática de exercícios físicos moderados ajudam a fortalecer a musculatura da pélvis e evita a obesidade (um dos maiores vilões). Além disso, não deixe que o seu pet circule por pisos lisos e escorregadios evitando o risco de quedas, pancadas de mal jeito e também o esforço excessivo das articulações para manter o equilíbrio.

Na parte nutricional, hoje, várias rações no mercado já contém dois compostos que servem para prevenir tais problemas: o Sulfato de Condroitina e o Sulfato de Glucosamina, que são moléculas glicídicas que compõem os Proteoglicanos, elementos que formam as cartilagens articulares.
A Glucosamina atua na recomposição articular, favorecendo a formação da nova cartilagem. Já a Condroitina, age de forma complementar, através da ação anti-inflamatória.
A minha dona não tinha conhecimento disso quando eu era filhote. Então, eu só comecei a comer esse tipo de ração específica depois do diagnóstico. Mas, tá valendo também, porque esses dois mecanismos, em conjunto, são capazes de retardar o processo de destruição da cartilagem. E, além disso, eles auxiliam na reconstrução tecidual, levando à redução da dor e à melhoria dos movimentos.
Como, no meu caso não é somente prevenção, as minhas taxas de Condroitina e Glucosamina são reforçadas por suplementos que eu tomo todos os dias, além da ração. Tudo, claaaaaaaaaaaro, com orientação médica, viu gente?! Sempre!! Porque, ainda que o uso de glucosamina e condroitina seja benéfico para aliviar os sintomas, alguns efeitos colaterais podem ocorrer.
O meu programa nutricional também foi reforçado, adicionando ao meu cardápio alguns alimentos ricos em cartilagem como pé de galinha e osso de mocotó cozidos. Mas sem exageros, porque eles também são riquíssimos em gordura...e tudo o que eu não preciso agora é engordar. Mas adoro…de lamber a fuça…eheheh
711702_3698697285577_527315635_n
Tia Paty me alongando depois da acupuntura
Outra coisa que tem me ajudado e muuuuuito, são as sessões de acupuntura da Tia Paty (Dra Patrícia Assumpção). No início eu confesso que estranhei um pouquinho....sei lá, ela chegou com aquela maleta, começou a tirar um monte de agulhas e espetar em mim e ainda queria que eu ficasse deitada e quietinha....aumpffff...meio chato, né?! Mas depois que a Tia Paty deixou eu xeretar tudinho na maleta dela (e até mesmo dentro da bolsa...eheheh), fez um tal de alongamento maravilhoso e uma massagem...eu tava até roncando e nem me lembrava das agulhas (agulhas?! Onde?!). E o melhor, gente, depois da sessão, eu me sinto outra pessoa...digo, cachorra...Agora eu posso dizer que acupuntura é tudo de bom!!
Minha dona também tem feito uso de florais na minha comidinha. Ah, e ela aprendeu a fazer uma compressa de sal grosso aquecido com alecrim, sempre que eu estou com dores. O Sal grosso alivia as inflamações e o cheirinho de alecrim me acalma…eu reviro os olhinhos enquanto ela me massageia com isso...com tanto carinho, diz que não é pra ficar boa?!
907317_4050526081077_1953262669_n 908906_4050428478637_338748120_n
Compressa de Sal grosso: depois de aquecido, acrescente alecrim (cheirinho bom e relaxante)
908770_4050425958574_934287450_n 907572_4050427078602_31831558_n
Faça movimentos circulares com a trouxinha de sal aquecido
A única coisa que realmente mudou em minha vida, é que não corro mais. Antes, eu e a minha dona íamos todas as manhãs ao parque e corríamos 5 km...além de participarmos de corridas de rua (já escrevi sobre isso AQUI). E agora ficamos nas caminhadas pelas ruas do bairro mesmo...as vezes vamos ao parque, mas nada de corridas. Por que aí é forçar demais....e acho que minha dona até gostou...ehehehe. Ah, também já não consigo pular no banco de trás do carro, como fazia antes...preciso de uma ajudinha...E correr atrás da minha amada bolinha, tem que ser por tempo limitado. Mas, de resto, continuo me aventurando normalmente... Claro que, depois das aventuras, o “day after” é difícil….tenho muitas dores e pouco me movimento. Mas, dois dias de repouso, acupuntura e massagens e já estou pronta para outra…o importante é aproveitar enquanto puder.
Bom, resumindo, posso já não tá dando mais o mesmo caldo...ahahahah....Mas a verdade é que, ainda que a minha alma seja eternamente espoleta, eu já não sou mais tão jovem. O corpo sente o tempo passar e, já se passaram 6 anos.....e, com eles, diminuiram a minha flexibilidade, agillidade, elasticidade....
É claro que continuo super ativa, afinal, sou uma pet aventureira!! Mas é preciso ser consciente das minhas limitações....sempre fui extremamente impulsiva (me jogo mesmo, seja de onde for), geniosa (quero ir e vou!), rude (adooooro uma troca de safanões e cabeçadas eheheh), estabanada (sai da frente que eu atropelo), desesperada (é minha, é minha, deixa que eu pego!!)....e, muitas vezes, esses comportamentos geram movimentos bruscos que podem sobrecarregar o nosso corpo e exigir demais das nossas articulações....foi isso o que aconteceu...não foi genético (como a maioria dos casos), não foi por deficiência nutricional, não foi por excesso de peso, não foi por falta de exercícios (ôooh, isso não foi mesmo!!), nem foi por falta de cuidados (mamys, eu sei que você sempre me deu o seu melhor carinho e a sua melhor atenção!)...foi porque tinha que ser...foi porque eu aproveitei e aproveito ao máximo, da minha maneira, o melhor que a vida me ofereceu...sem perder um só segundo, sem ter motivos para me arrepender de não ter feito...
E é por isso que eu finalmente convenci a minha dona aescrever sobre o tema….para mostrar que, apesar de limitada, de ter alguns momentos doloridos, eu continuo vivendo alegremente…é possivel, basta se adequar… E vamos continuar compartilhando com vocês o nosso novo “dia a dia”, as mudanças na nossa rotina, quais as minhas maiores dificuldades, novidades de tratamento…enfim. Acho que assim, podemos ajudar outros peludinhos que sofrem da mesma coisa e também mostrar para vocês que estou bem….
Na verdade, acho que minha dona sofre mais que eu…tem aquela coisa de não querer ver “o filho” sofrer, de se sentir impotente, de se questionar onde pode ter errado…onde já se viu??!! Quer ver cachorra mais feliz do que eu??!!! E, mamys, assim que as dores passam, eu esqueço tudo….
Eu vivi e vou continuar vivendo todas as emoções que a minha vida de aventureira me trouxer, enquanto eu puder fazer com qualidade...é claro que terei que amenizar a minha impulsividade, evitar um pouco as explosões, aprender a hora de parar...mas não vou deixar de viver…e conto com uma dona que me cerca de carinho, que está sempre atenta aos meus sinais, que está aprendendo a ser firme para me dizer “já chega” quando é preciso, que se dispõe a todos os cuidados que necessito... e assim seguiremos, juntas, “articuladas”, como sempre...porque o tempo pode até me limitar, mas não há “articulação” no mundo que tire a minha alegria de viver.
566137_3622537221623_295168988_n
Articuladas, sempre!!!


OBS: Não é permitida a utilização, reprodução ou cópia – total ou parcial – de texto