terça-feira, 18 de junho de 2013

Sem medo de agulhas

 
702120_3681021643697_234672767_n
A Tia Paty chegou
 
Bom, eu já contei aqui para vocês que, infelizmente, a tão temida Displasia me pegou. Ninguém está imune a tudo...portanto, por mais que eu seja uma cachorrinha super saudável, bem cuidada e atlética, acabei sendo atingida. Ainda mais por ser de uma raça de grande porte, as minhas chances de escapar da dita cuja eram poucas...um dia, sabíamos, ela apareceria....
Apareceu!!! Mas, não, nada de tristeza....não tem porque. Como já contei pra vocês, algumas mudanças tiveram que ser feitas na minha vidinha.....reforço na alimentação, alguns suplementos vitamínicos, compressas medicinais e uma “segurada” na minha atividade física (esse desafio é pra minha dona!! Rsss).
No primeiro post sobre o tema, já dei uma resumida para vocês. Mas quero levar os tópicos aos detalhes. Acho importante, pra mim que estou passando por isso, para minha dona que está cuidando de mim e precisa conhecer bem quais são as alternativas e para que outros donos de pets possam evitar que seus animaiszinhos sejam atingidos pela Displasia ou testar outras formas de tratamento que possam melhorar sua qualidade de vida já que a doença já se instalou.
Então, vou tentar passar para vocês algumas atualizações sobre o meu estado, como estou levando a vida, quais tratamentos estou usando e quais os efeitos e benefícios deles.....
Hoje, recebemos a visita da Tia Paty (Dra. Patrícia Assumpção), minha “Acupunturista Médica-Veterinária”...nossa, que chic, né?!
Pois bem, eu não fazia idéia do que era isso e nunca tinha ouvido falar nesse palavrão – ACUPUNTURA. Até que a Tia Paty chegou um dia aqui em casa, colocou uma super-maleta no chão e começou a tirar uns pacotinhos. Óbviooooooo que eu quis dar uma fuçada, né?! E, quando eu quero fuçar algo, meus amigos, não há quem me segure!!! Ahahahahah Minha dona diz que sou muito teimosa...mas eu prefiro me autodenominar “persistente”....
 
Pausa para a Explicação científica (meu Blog também é Saúde)
A acupuntura ou acupunctura (do latim acus - agulha e punctura – colocação). Foi também declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) em 19 de novembro de 2010.
A Acupuntura é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Além dela, existe ainda a moxabustão (aquecimento de precisos pontos da pele), a fitoterapia energética chinesa (ingestão de compostos preparados à base de ervas), e outras técnicas como exercícios respiratórios, massagens, etc.
Esta técnica consiste na aplicação de finíssimas agulhas próprias de acupuntura, as quais são estéreis e descartáveis, podendo ser inseridas superficialmente ou até mesmos alguns centímetros, penetrando a pele e músculos, por exemplo, causando estímulos no corpo do paciente, os quais levarão a uma resposta do organismo, ocasionando a cura de certas doenças, ou ao menos o controle da mesma.
Qualquer doença pode ser tratada com a Medicina Tradicional Chinesa. Mas as que mais dão resultados são as doenças do sistema nervoso e as do aparelho locomotor, como a displasia.
Há diferentes técnicas de acupuntura. Alguns acupunturistas preferem fazer uso de agulhas hipodérmica ao invés de agulhas de acupuntura. Mas há diversas outras técnicas que não utilizam a agulha, sendo, por isso, chamadas de “acupuntura sem agulhas” e crianças e bebês.
veterinary-acupuncture
Pontos da Acupuntura Canina
A acupuntura não é uma especialidade recente na Veterinária. A verdade é que, desde a China Antiga, há quatro mil anos atrás, já se utilizava a acupuntura em cavalos. Mas, com o avanço da Medicina Alternativa e seu uso cada vez mais constante no tratamento de diversas doenças em seres humanos, a acupuntura foi ganhando cada vez mais credibilidade e confiança para que muitos donos de animais de estimação procurassem esse serviço para seus “companheiros”.
Este é um tratamento que vem sendo bastante requisitado em clínicas e hospitais veterinários e, ainda, em atendimentos domiciliares. Mas, atenção: Somente um médico veterinário devidamente qualificado na área de Acupuntura Veterinária poderá utilizar as técnicas da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa (MVTC), como a Acupuntura, Fitoterapia, Massagens, Moxabustão e outras mais, com a devida qualidade e confiabilidade que seu animal tanto merece.
Após a formação em Medicina Veterinária, o profissional pode especializar-se em curso de Pós-graduação “Lato Sensu” (Especialização) em Acupuntura Veterinária e tornar-se um Acupunturista Médico-Veterinário devidamente qualificado. É ele o profissional que estudou devidamente a anatomia, fisiologia e clínica médica, além de diversas outras disciplinas, a fim de que se possa utilizar ambos os conhecimentos, tanto de medicina ocidental (alopática) quanto da oriental e outras mais denominadas complementares.
Hoje, já há no Brasil, diversos cursos reconhecidos pela entidade que, junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), avalia e outorga o Título de Especialista em Acupuntura Veterinária.
turtle-acupuncture  jan_still_with_horse542829_528062960555471_2124425847_n Acupuncture
Acupuntura para todos!!!
Para que o tratamento com a Acupuntura tenha resultados positivos, ele deve começar com um bom diagnóstico, tanto ocidental quanto oriental. Todo aquele que se prontificar a realizar o tratamento pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) sem conhecer o verdadeiro diagnóstico que está por detrás do distúrbio apresentado pelo animal certamente estará correndo sérios riscos de mascarar apenas os sintomas, levando o quadro clínico a se agravar, podendo mesmo levar a outras complicações, as quais podem até mesmo determinar a sua morte.
Sendo assim, é fundamental que se procure um Médico Veterinário, o qual faça o diagnóstico da doença que acomete seu animal e, em se tratando de uma doença passível de ser curada pela Acupuntura e MTC como um todo (como mediante uso de ervas chinesas – fitoterapia chinesa) ou ao menos abrandada/controlada por ambas, dái sim encaminhar seu animalzinho a um Acupunturista devidamente habilitado, experiente e capacitado.
As doenças que mais levam a Acupuntura Veterinária a ser conhecida como excelente forma de tratamento são as chamadas discopatias, doenças que afetam a coluna (cervical, toracolombar, lombar, lombossacra) e que normalmente levam ao quadro clínico de paralisia/paresia. Em cães, especialmente, dentre os sistemas que mais se beneficiam com o uso da acupuntura sem dúvida nenhuma se destacam os seguintes: osteomuscular/musculoesquelético, nervoso (neurológico), tegumentar (dermatológico), imune, endócrino, digestório, geniturinário, cardiovascular e respiratório.
Mas há diversas outras doenças que a acupuntura trata, com grande sucesso também, seja apenas mediante o uso das agulhas de acupuntura, isoladamente, ou em conjunto com a fitoterapia e a moxabustão (o ato de aquecer o ponto de acupuntura ou área lesada mediante o uso de um bastão de erva conhecida como Moxa). Ou ainda, integrada à medicina alopática (mediante uso de drogas/fármacos e cirurgias).
A maioria dos animais relaxa durante a sessão de tratamento. Alguns chegam a pegar num sono profundo, devido a liberação de certas substâncias neuroquímicas que o organismo produz mediante os estímulos da acupuntura, como as endorfinas e serotoninas. Os mais agitados ou agressivos podem necessitar de um reforço fitoterápico para acalmar. Mas, nunca se de anestesiar ou sedar um animal para trata-lo com acupuntura, pois os resultados não seriam satisfatórios.
O número de sessões de um tratamento com acupuntura pode variar de acordo com cada caso. Doenças mais antigas podem necessitar de um número maior de sessões para alcançar a cura....assim como nem todos os animais reagem da mesma maneira ao tratamento, tendo resultados diferentes e em velocidades diferentes.
 
dog3_Sil-224x300
Hummmm…nem dói!!!

Bom, depois que a Tia Paty deixou que eu enfiasse (literalmente) a fuça na maleta dela e examinasse item por item, ela abriu um envelopinho e me mostrou umas agulhas.... esse objeto eu já conhecia de outras ocasiões... já tive contato com agulhas quando tomei minhas vacinas, precisei de medicamentos quando fiquei doentinha ou quando vou doar sangue (sim, eu sou doadora e já contei isso aqui também – na época eu tinha dono, agora não tenho mais!!). Então, pra ser bem sincera, não me impressionei muito...eu nunca tive medo de injeções, sempre fico bem quietinha e nem choro. Se quiserem, podem perguntar pra minha dona!!! Mas também nunca me deparei com tantas agulhas de uma só vez!!! Rssss
Mas eu confio muito na minha dona e sei que ela sabe o que é bom para mim. Se ela confia na Tia Paty e diz que a acupuntura vai me ajudar, não tem o que duvidar!!! De fato, desde que comecei o tratamento, venho sentindo grandes melhoras. Sinto menos dores, fico mais disposta. Então, lá estávamos nós para mais uma sessão.....
973180_4228122240870_341754468_n 961821_4228122800884_2079254249_n
Tia Paty e suas mãos de fada
975352_4228129681056_594960410_n 986586_4228127561003_1520301573_n
Tá tudo certinho aí atrás?!
Desde a minha primeira sessão, fizemos um acordo entre nós três....Para a aplicação das agulhas, o ideal é que o animal fique deitado.... - ”Ok, tudo bem, eu me deito, desde que seja na minha caminha....muito mais confortável” -. Exigência aceita.... Tia Paty diz que eu devo relaxar e que, a maioria dos animais, até dorme durante a sessão. - “Ah, isso aí eu já não posso garantir....ficar parada enquanto você me espeta e ainda ter que fechar os olhos??!!! Nananinanão.....quero ver tudinho, Tia!!!!”-. Discussão encerrada..... E, último pedido da paciente: - “Minha dona tem que ficar me fazendo carinho e conversando comigo, ok?” -. OK!!! Então, acordo fechado, vamos lá!!!
Como a minha displasia é na região Coxo-femural (articulação formada pelo fêmur e o acetábulo – bacia, quadril), a aplicação das agulhas se concentra bem ali....na região da minha buzanfa (como eh que fica totalmente relaxada e de olhos fechados??!!! Ahahaha).  E vai subindo pelas costas….
Tia Paty tem mãos de fadas, vai aplicando as agulhas, uma a uma, de forma suave...e fazendo massagens (hummm, golpe baixo!!). De vez em quando eu dou uma viradinha para trás, só para ter certeza de que as agulhas estão mesmo lá....e relaxo. As duas, minha dona e a Tia Paty, aproveitam para colocar o papo em dia, e eu faço questão de lembrá-las de que o centro das atenções ali sou EU e que eu não estou dormindo!!! (“Dona, lembra do acordo – carinho e conversa??!!”).
E, de repente, quando eu me dou conta, as agulhas já são retiradas e a sessão terminada.... - “Mas jáaaaaaaa??!! Tem certeza que não preciso de mais uma picadinha com massagem, carinho e conversa??!” -. Normalmente, essa chantagem emocional (transmitida através de um olhar estilo “gato de botas”) me rende ainda uns minutinhos de alongamento feito pela Tia Paty.....ehehehehe
975197_4228127080991_675999907_n 711702_3698697285577_527315635_n
Olhas “gato de botas” pra render um alongamento…eheheh
 
Incrível como algumas agulhinhas conseguem esse efeito!!! Confesso para vocês que não levava tanta fé assim...mas hoje estou em mais uma das minhas sessões de “agulhadas – massagem – carinho – conversa” e já fico pensando em quando será a próxima. Minha dona tem marcado as minhas sessões sempre próximas de alguma aventura da Turismo 4 Patas – antes ou depois, dependendo de como eu estiver e da dificuldade que terá o roteiro. Se for uma atividade muito puxada, uma trilha mais longa, pode até marcar sessão antes e depois, porque aí me reforça e me ajudar a recuperar mais rápido. Mas, a verdade é que se eu pudesse, queria a Tia Paty aqui toda semana...
Mas, por hoje, era hora da Tia Paty ir embora.....e eu me levantava totalmente renovada, sem dores e pronta para uma boa trilha.....Mas antes, acho que vou aproveitar essa sensação de relaxamento toda e turar uma soneca.....
911846_4128213223207_905460937_n
Relaxei….zzzzzzz
 
Fontes:
Wikipedia
Webanimal
Acupuntura e Ozonio Terapia Veterinária
 
Fotos: Minha dona, Larissa Rios (Turismo 4 Patas), Veterinary Acupunture
 
 
OBS: Não é permitida a utilização, reprodução ou cópia – total ou parcial – de texto e imagens deste Blog sem a autorização do autor