sábado, 19 de abril de 2008

VAMOS DEIXAR QUE ISSO SE REPITA????

Vítima em nome da arte

Não gosto de usar o meu Blog para tratar de assuntos tristes e revoltantes, fazer denúncias e expor atos de crueldade. Preferiria mil vezes usar este espaço somente para lhes trazer alegria, diversão, informações sobre atividades de lazer e lugares super legais para vocês, mascotes e donos, curtirem momentos inesquecíveis juntos.

Mas, infelizmente, o lado sombrio da relação entre homens e animais existe. E nem sempre podemos fechar os olhos e fingir que o mundo tem as cores do arco-iris. Toda relação tem o lado bom mas também tem o lado ruim. E, quando não há respeito, pelo ser e pela vida, as coisas ficam ainda piores.

Mais do que uma causa em prol daqueles que não podem falar por si, essa é uma questão de justiça e de combate à impunidade.

Que mundo é esse que permite que um homem aprisione um ser já tão judiado e exponha o seu sofrimento em nome da arte? Que arte é essa que toma forma através de um corpo sem forças, sedento, faminto e dolorido exposto a centenas de pessoas? Que público é esse que visita uma exposição, se depara com uma barbaridade mascarada em forma de arte, admira essa “arte” e não é capaz de agir em defesa ou mesmo exigir das autoridades uma ação cabível? E que autoridades são estas que permitem que um ser vivo (ainda que não humano, mas melhor que muitos deles) seja torturado e morto, sem uma só chance de defesa, e pior, em prol da fama imunda de um ser desprezível que se toma por "artista"....

O que será da humanidade se, depois de ter visto e ouvido sobre essa história através de muitos meios, de se chocar e se revoltar, até mesmo chorar e sofrer em solidariedade àquele serzinho, permitir que esse ato se repita???

Para quem não sabe do que estou falando, trata-se de Guillermo Habacuc Vargas. Um “artista” da Costa Rica que, em agosto do ano passado, durante uma exposição em Manágua, Nicarágua, utilizou-se de um cão de rua, faminto e doente. Preso a uma corda, o animal morreu por inanição e falta de cuidados veterinários. Durante varios dias, tanto o autor de semelhante crueldade, quanto os visitantes da galería de arte presenciaram impassiveis à agonia do cão. E o nível da crueldade foi tanto que bem diante do pobre animal (mas não o suficiente para que ele alcançasse), o artista escreveu uma frase onde cada letra era formada por dezenas de grãos de ração.

No final, o “autor do grande feito” se reservou o direito de não dizer se achava justificável a morte do animal. E declarou: "O que me importa é a hipocrisia das pessoas. Um animal assim vira o centro das atenções quando está em um local onde as pessoas querem ver arte, mas ninguém ligaria se ele estivesse passando fome nas ruas". Ele ainda disse que sua intenção era homenagear Natividad Canda, um nicaragüense morto por cães rottweiller. Bela homenagem!!!

É inacreditável mas esse monstro acabou por ser aclamado pelo assassinato do seu "voluntário involuntário". Esse ato foi reconhecido pela Bienal Centroamericana de Arte como uma forma de… arte e, por isso, Habacuc foi convidado a repetir o "espetáculo da morte" na Bienal de 2008.

Eu, como legítima representante da espécie canina, posso imaginar o sofrimento pelo qual foi exposto aquele amiguinho. E não posso deixar que uma crueldade dessas passe em branco ou, pior, se repita diante dos meus olhos. Graças a Deus e à minha dona, eu tenho este espaço e a oportunidade de me expressar. E de chegar até você. Sozinhos, nem eu, nem a minha dona, nem nenhuma outra pessoa ou animalzinho solidário, conseguiremos vencer. Mas, juntos, talvez possamos fazer a diferença.

Por isso, eu peço: Junte-se e convide todos os seus amigos, familiares e contatos para que consigamos impedir a participação de Guillermo Habacuc na "Bienal Centroamericana Honduras 2008" e, porque não, em qualquer outra exposição de arte pelo resto de sua desprezível vida...já que não podemos baní-lo da face da Terra. E o mais importante, assim, salvamos mais um “anjinho indefeso” que pode ser a sua próxima vítima, em nome da arte.

Assine a petição on line!!! É super rápido e não custa nada. Eu já assinei, os meus donos já assinaram. Clique no link ou acesse:



Eu não quis estar aqui...