sábado, 1 de dezembro de 2007

O PARCÃO

Parque Moinhos de Vento: Parcão

“Bá”, já estamos devidamente instalados em Porto Alegre!!! Deu pra perceber, né? Aqui é “tribom”!!!

Bem perto da nossa casa tem uma pracinha com parquinho de criança e um gramado bem legal onde posso correr, brincar com o meu dadinho (sim, ele veio na minha bagagem, claro!!!!) e começar a estabelecer novas relações de amizade. Durante a semana, é lá nessa pracinha que me divirto com a minha dona. Mas, nos fins-de-semana, quando temos a companhia do meu dono, aproveitamos para explorar novos territórios. E, claro, que não posso deixar de dividir estas minhas novas descobertas com vocês.

Como já havia dito, Porto Alegre está entre as cidades mais arborizadas do mundo com mais de um milhão de árvores, reserva biológica, 409 praças e 09 parques urbanos. Um deles é o Parque Moinhos de Vento. E foi nele que comecei a minha expedição aos parques e de POA.

Enquanto nós brincamos, os donos preparam o chimarrão.

Carinhosamente chamado de “Parcão”, o Parque Moinhos de Vento está localizado no bairro que lhe empresta o nome e, na verdade, é como e fosse o mais bem frequentado dos nossos Ibirapueras – paulistanamente falando.

O bairro Moinhos de Vento é um dos mais sofisticados da cidade, possuindo diversos locais de lazer e entretenimento. É também onde se encontra o Moinhos Shopping, considerado um dos mais elegantes da cidade por oferecer lojas de marcas famosas e restaurantes tradicionais, além de uma unidade do SAT - Serviço de Atenção ao Turista. Para a noite, dispõe de diversas opções de bares, restaurantes e casas noturnas bastante requintados nas ruas Padre Chagas, Fernando Gomes (também chamada de “Calçada da Fama”) e Av. Goethe. O “Parcão” tem destaque como atracão imperdível do bairro.

Construído no local onde antigamente situava-se o Hipódromo da capital, sua conclusão ocorreu em 1974. Possui 115 mil m2 e oferece infra-estrutura esportiva com campo de futebol, quadras de tênis, cancha de bocha, aparelhos de ginástica, pista de patinação, quadras polivalentes e pistas de atletismo de 400m, de 650m e de 1.100m. Para a criançada oferece equipamentos de recreação infantil (incluso para crianças portadoras de necessidades especiais) e uma biblioteca infantil, com 1000 títulos, voltada sobretudo à literatura ecológica.

A sede administrativa do Parque foi construída sob a forma de um moinho de vento artificial onde uma mini-cascata possibilita o favorecimento da vida aquática para a fauna composta por tartarugas, gansos, marrecos e peixes. O moinho é uma dos antigos moinhos de vento açorianos que existiam na região já que, nos primórdios de Porto Alegre, o bairro era uma zona rural onde se plantava trigo, que era moído em moinhos de vento semelhantes ao lá existente.

É lá que acontece, há dois anos, o evento anual “Parada Pet”. Mais que um encontro, a Parada Pet é uma grande confraternização entre todos os públicos que amam animais de estimação, dedicando-lhes respeito e atenção. Durante o evento acontecem diversas atividades ao longo do dia como desfiles e concursos, além de uma caminhada. Tudo realizado em dupla, os PETS e seus donos, que participam mediante inscrição.


Eu, completando a paisagem do Moinho.

DICA DA CLÉO

PARQUE MOINHOS DE VENTO (PARCÃO)

Endereço: Rua Comendador Caminha, S/N. Na verdade, é contornado pelas ruas 24 de Outubro, Mostardeiro, Comendador Caminha, Quintino Bocaiúva e cortado pela Av. Goethe. Bairro: Moinhos de Vento. Cidade: Porto Alegre /RS.

Telefone: (51) 3332-1021.
Horário: Todos os dias, livre.
Entrada: Grátis.
Estacionamento: Grátis.
Recursos: Acesso a portadores de deficiência (banheiros adaptados) e Internet WiFi.
Informações: www.riogrande.com.br/turismo/palegre_parques_parcao
www.paradapet.com.br