quarta-feira, 20 de maio de 2009

PATAS NO MANGUE

Já integrada à natureza
.
Não há título mais apropriado para o post que se segue (e vocês entenderão o porque logo, logo). Seguimos rumo à cidade de Peruíbe, localizada no litoral sul do Estado de São Paulo e distante cerca de 130 km da capital. Era esse o paraíso escolhido para o nosso 1º Fim de Semana Ecãológico.

Para ser mais precisa, o nosso cenário foi a Praia de Guaraú. Com uma natureza exuberante, a principal praia da região está localizada entre o mar e as montanhas da Serra do Mar. As ilhas, montanhas e costões rochosos são de uma beleza indescritível.....de deixar bocas e fuças abertas!!!

Os “ecãologistas” da vez eram: a Kika (SRD) e a Lilica (Dachshund); o Patrick e a Ariel (SRD); o Dog (Golden Retriever); a Funny (Welsh Corgi); a Maya (Labrador Retriever); o Lello (Labrador Retriever); e o estreiante, Sansão (Labrador Retriever).
.

Eco Pousada Guaraú: os quartos e nosso cantinho das refeições
.

"Que será isso??!!!"
.

Minha nova amiguinha e recepcionista canina da Pousada: Menina
.
Logo que chegamos, reunimos a galera na área do laguinho da Eco Pousada Guaraú, onde ficamos hospedados. A pousada é bem simples, mas com espaço verde bem legal e fomos recepcionados com muita simpatia pelos Tios Victor e a Tia Paula. Sem falar no Tio “Careca”que se divertiu à beça conosco no laguinho e até nos colocou para brincar de pedalinho....rssss. E ainda tivemos a recepção canina por parte da Menina, que nos acompanhou em vários passeios (SRDs).

Pela primeira vez em nossos eventos, montamos uma estrutura completa....desde os roteiros até a alimentação dos participantes. E, para isso, contamos com a super colaboração do pessoal da Eco Pousada Guaraú e, principalmente, das Tias Edi, Sil e do Tio Iberê...que, segundo ouvi comentários dos nossos donos, prepararam um cardápio especialíssimo com direito até a algumas opções de comida caiçara (local)....Parece que tinha um tal de “Nhoque banana” que não sobrou nem para a foto!!! Ahaahaah.
.

Patrick e Ariel (SRDs)
.

Kika (SRD) e Lilica (Dachshund)
.

Lello e Sansão (Labradores retriever)
.

Maya (Labrador Retriever), Dog (Golden Retriever) e Funny (Welsh Corgi)
.
Bom, após um tempinho de confraternização inicial e de enchermos as “pancinhas”, seguimos para o nosso passeio de barco. No momento de embarcarmos já começou a “cãofusão”.....os peludos ficaram loucos com tanta água (justo ali, existe o encontro do Rio Guaraú com o mar) e corriam para todos os lados. Nada de querer entrar no barco!!!! Os donos, com a ajuda do Tio Marcelo (Expert Dog – que, por sinal, merece destaque por estar sempre disposto para tudo o que precisamos e pelo seu carinho), embarcavam um peludo e lá ia outro pulando do barco....ahahahaha. Eu, que não sou boba, embarquei por último.
.

Oba, laguinho!!!!
.

Vamos aproveitar, galera!!
.

Tio Marcelo cuida da nossa segurança e o Tio Careca nos diverte no pedalinho
.

Eu e a Maya no pedalinho
.

Deixa que eu ajudo a remar, Tio!!
.
Finalmente, depois de muitas corridas e todos os peludos devidamente embarcados, partimos do Porto de Guaraú. Vale a pena repetir (agora, endossada por todos os participantes) que poucas vezes na vida vi tanta beleza concentrada num só lugar!!! Nessa área encontra-se um rico ecossistema de Mata Atlântica e a vegetação de entorno é de manguezal e restinga. Ficamos todos extasiados com o verde e abundância e a paisagem espelhada nas águas do rio. O momento de êxtase só foi interrompido quando eu resolvi esbravejar porque não me deixavam pular do barco....rssss.
.

Passeio de barco: iupiiiii!!!
.

Mas quem disse que a gente queria entrar???
.

.

Passada a folia inicial, um a um, fomos embarcados...rsss
.
Mas eis que, algum tempo depois de navegarmos pelo rio, fizemos uma parada. Como a maré estava muito alta, não tivemos a prainha que estava programada. Mas, demos um jeitinho e atracamos em pleno manguezal!!! E, para minha surpresa, não era só eu quem estava louca para pular fora do barco. Praticamente todos enfiaram as patas e pés na lama do mangue.....e teve quem terminasse completamente enlameado. Com exceção da Tia Eugênia que preferiu nos retratar de longe, mas mesmo assim não se manteve tão limpinha assim. Os peludos eram uma alegria só!!! E depois ainda nadamos juntos com nossos donos, nas refrescantes águas do Rio Guaraú. No final do passeio, curtimos um pouquinho da prainha no Porto.
.

Deixamos a praia para tras e adentramos o Rio Guaraú
.

Digam "Xis"
.

Cliques e mais cliques dentro do barco
.

Peludos e seus donos
.

Preparar, câmeras, ação!!!!
.

Me solta, Tio Marcelo, eu quero pular do barcooo!!!
.

Que horas é que vamos poder pular????
.

Curtindo o passeio
.


Que paisagem!!!
.

Cada um admira à sua maneira....rsss
.

Olha esses registros!!
.
Ôba, podemos pular do barco!! Só que a parada é no manguezal!!!
.

Uns observam, enquanto outros tentam providenciar o jantar....ahahaha
.
.

Lama??!! Não estamos nem aí!! O importante é a diversão....
.

Tinha que ter um pentelinho para pegar a minha bolinha-murcha-laranja!!!
.


Sim, até no mangue, e daí??!
.

Nadando sem....
.

...e com os donos.
.

Patinhas na lama e patinhas na água
.

.

E acabamos na prainha
.
E a noite terminou com um jantar de massas e degustação de vinhos....para os humanos claro, porque nós, peludos, estávamos exaustos!!!

Na manhã seguinte, todos devidamente zerados e prontísssimos para um novo dia de aventuras, tomamos o café e fomos guiados pelo Tio Samuel. O nosso roteiro foi especialmente elaborado por ele e pela Tia Edi e testado por mim e pela minha dona em uma visita anterior. Tudo pensado para que os “ecologistas peludos” pudessem se sentir integrados à natureza, com segurança e liberdade. Depois de percorrermos um pequeno trecho da praia e algumas estradas de terra, fizemos um trecho do Caminho do Imperador, que é um remanescente do acesso usado pelos mensageiros de El Rei, que transportavam as missivas oficiais do Rio de Janeiro até o sul do país.
.

Início da caminhada ecológica
.

.

Trilhaaaa!!!
.


.

Ponte
.

Atravessamos esse cenário
.
Durante a nossa caminhada ecológica, pudemos observar uma área de Mata Atlântica parcialmente conservada, na qual há uma alta taxa de endemismo (espécie de fauna ou flora exclusiva de uma região) das espécies. O Tio Samuel nos explicou a importância de preservação devido à fragilidade da fauna, flora e cultura deste local. Ele também nos explicou a importância dos mangues no equilíbrio do ecossistema. Apesar de malcheirosos e barrentos, são fundamentais como fornecedores de alimento para todos os seres do oceano.
.

Nosso monitor ambiental, o Samuel e parada para hidratar
.

Parada para descansar
.

Vamos continuar??
.

Encontramos lamaaaaa!!!
.

Sorrindo à toa...ahahahaha
.

Olha só a felicidade dos peludos!!!

.
Pausa para explicação ecológica (o meu Blog também é natureza)

Do ponto de vista ecológico, a vegetação do manguezal se transforma em alimento e retém detritos. As raízes do mangue, além de atuarem como estabilizadora da linha de costa e como filtro biológico,servem de substrato à grande diversidade de espécies bivalves (ostras,mariscos), enquanto o intricado sistema de raízes serve de abrigo a crustáceos e peixes que aí desovam para proteger suas crias de possíveis predadores, ou têm suas larvas se alimentando e crescendo nesse verdadeiro "berçário "do mar.

Grande parcela dos organismos de importância para a pesca comercial e artesanal como, camarões, caranguejos, robalos, tainhas, linguados se reproduzem nos trópicos em áreas associadas a manguezais.

A proteção e conservação dos manguezais é fundamental para a preservação da estrutura vegetal e da fauna a eles associada, incluindo os estoques pesqueiros e, conseqüentemente as indústrias de pescado e demais atividades econômicas neles baseadas. Podemos citar, ainda, o cultivo de organismos marinhos consorciados às áreas de manguezal,representando alternativa promissora aos atuais níveis de produção de proteína para a humanidade, desde que desenvolvido sob uma correta postura ética e técnica.

Devido às condições especiais desse ecossistema com relação ao equilíbrio ecológico, os manguezais são extremamente frágeis e vulneráveis, fazendo com que alterações em quaisquer de suas fontes de energia subsidiária possam destruí-los irreversivelmente.

Fonte: Ambiente Brasil
.

Caminho do Imperador: fauna, flora e.....pontes...rss
.

Tem alguém cansado?? Vai no colinho.
.

Sai da frenteeeee!!
.


Mais um banho no rio para refrescar
.
Nós aprendemos e muito com essa experiência e com toda a informação que nos foi passada. Apesar de muitos humanos acharem que os animais domésticos são prejudiciais ao meio ambiente e nos banirem das reservas ecológicas, nós provamos que sabemos respeitar e amar a natureza. Mais que isso, provamos que somos parte dela!!!! Por onde passamos, só deixamos as nossas pegadas....e, não, não trouxemos nada além do nosso próprio lixo e lindas fotos.

E, a nossa caminhada ecológica só poderia terminar com mais um banho de rio, né mesmo??!! No final, voltamos a Pousada, nos deliciamos mais uma vez com a comida caiçara e pegamos a estrada....de volta para casa.
.
Ficou de fora dessa? Então aguarde a próxima edição!!!
.
Dica da Cléo

Ecãologista Consciente:
- Respeite a natureza.
- Não deixe nada além de pegadas.
- Traga de volta o seu lixo.
- Não queime ou enterre a sujeira produzida por si.
- Não mate nada a não ser o tempo.
- Não tire nada além de fotografias.

Apoios:

Eco Pousada Guaraú
Expert Dog
Dog’s Care


Se quiser saber como foi a nossa visita técnica a Guaraú, clique aqui
Confira mais fotos do "Fim de Semana Ecaológico", no Orkut da Cléo.