domingo, 2 de dezembro de 2007

PRIMEIRA VEZ NUM HOTELZINHO


Morro da Tapera
,
Os meus donos (e acredito que os de vocês também) gostariam de poder contar com a minha companhia em todas as viagens. Afinal de contas, além de ser uma ótima companheira de aventuras, alegre e divertida, sou uma consultora de viagens (e um pouco convencida, confesso!!). O meu trabalho é viajar o máximo possível, experimentar destinos, roteiros e hospedagens para poder dividir com vocês as minhas experiências e incentivar os seus donos a fazerem como os meus.

Mas, infelizmente, sabemos que nem sempre isso é possível. Por diversas razões: porque o destino não é adequado, porque não encontramos hospedagem que aceite pets, porque o tipo de viagem não permite (pode ser a trabalho ou estudo) ou até mesmo por motivo de saúde (doença, velhice ou gravidez).

Nesse caso, se vamos ficar, os nossos donos têm três opções consideráveis:
- Deixar-nos em nossa casa sob os cuidados de algum amigo, parente, vizinho ou profissional de confiança;
- Deixar-nos na casa de algum amigo, parente, vizinho ou profissional de confiança;
- Hospedar-nos em algum hotelzinho para pets.

Para mim outras possibilidades, como por exemplo deixar-nos em casa sozinhos e por conta própria até eles voltarem ou, ainda pior, simplesmente abandonar-nos na rua, estão fora de cogitação. Se isso acontecer, troque de dono pois ele não te merece!!!!

Bom, desta vez, eu não pude acompanhar os meus donos na viagem (espero que isso não se repita muitas vezes!!) e a opção escolhida foi o hotelzinho para pets.

Pausa para informações úteis (o meu Blog também é utilidade pública!!)

Como escolher um hotelzinho para o seu pet

Se você vai viajar, não pode levar o seu pet, não tem ninguém de confiança com quem deixá-lo e a sua opção é o hotelzinho para pets, preste bem atenção a estas dicas antes de entregar o seu mascote à mercê da falta de cuidados e de acomodação em espaços inadequados:

- Faça uma pesquisa sobre as opções existentes na sua região. Não se restrinja à Internet ou publicidade comercial. Peça indicações ao veterinário do seu pet, aos amigos, aos vizinhos e aos proprietários de pets que você conhece.
- As vezes o barato pode sair caro!! Cuidado com preços excessivamente baixos em relação à concorrência.
- Visite pessoalmente os estabelecimentos pré-selecionados. Faça uma inspeção mesmo. Entre, observe, pergunte e, se possível, peça o contato de outros clientes e fale com eles.
- Se possível, leve o seu pet com você para esta primeira visita. Assim você dará a ele a chance de se familiarizar aos poucos com o local antes que vá para ficar um tempo maior; também poderá observar a reação do seu pet e ver se ele se sente bem e confortável no local; e, poderá avaliar o trato que as pessoas darão ao seu bichinho e deixar que eles também avaliem o seu pet.
- Verifique se o seu pet ficará em canil e, nesse caso, se terá algum tempo livre, para correr à vontade; se o hotelzinho recebe muitos animais; se o espaço é suficiente para a quantidade de animais que recebe; se tem funcionários ou responsáveis suficientes para dar conta dos bichinhos; qual rotina será aplicada (passeios, brincadeiras, exercícios, alimentação, higiene, etc) e de que forma (se os animais são separados em grupos, se têm supervisão integral, etc); se os funcionários ou responsáveis têm formação, treinamento e experiência adequados; e se os animais têm atendimento/supervisão médica.
- Uma vez escolhido o hotelzinho, coloque na bagagem do seu pet os itens pessoais necessários e recomendados para uma melhor adaptação dele ao “lar temporário”: ração (caso não esteja incluída na diária), caminha, manta, brinquedos preferidos, petiscos, escova para pêlos, recipientes para água e ração, alguma peça de roupa com o seu cheiro, etc.
- Explique detalhadamente os hábitos e as necessidades do animal àqueles que serão responsáveis pelo seu pet durante a estadia dele (se necessário escreva). Também é importante informar sobre o temperamento e o comportamento dele em relação aos outros animais, aos brinquedos dele, à possibilidade de ser alimentado em grupo, o que gosta, o que não gosta e quaisquer outras observações que julgue importantes e que ajude a cuidar melhor do seu mascote durante a sua ausência.
- E, por último, peça notícias frequentes sobre o seu pet através de e-mails ou telefonemas. Você pode estar longe, mas não se ausente da vida dele.


Voltando ao meu hotelzinho…

A minha dona fez uma vasta pesquisa sobre os hotéis para pets existentes na cidade de Porto Alegre e não havia muitos. Se fosse em São Paulo, seria mais fácil. Mas, de posse das informações sobre aqueles que ela pré-selecionou, seguiu-se uma maratona de visitas e inspeções. Claro, o lugar que iria me acolher durante alguns dias, a kilômetros de distância das vistas dos meus donos, tinha que ser muito bem escolhido segundo alguns critérios básicos: higiene, segurança, atenção, respeito, cuidado, espaço, profissionalismo e carinho. Não necessariamente nesta ordem, mas necessariamente nestes quesitos.

E o escolhido foi a “Pousada da Tapera”. Um hotelzinho com cara de fazendinha, localizado na encosta do Morro da Tapera, zona Sul de Porto Alegre. O Morro da Tapera tem 252 metros, do seu cume permite uma vista de 360 graus da cidade e, por isso, é um dos locais escolhidos para a prática de atividades de ecoturismo. A “Pousada da Tapera” é uma hospedagem diferenciada: não tem tratadores ou funcionários. Lá os proprietários, Marcus e Cláudia, cuidam pessoalmente de tudo, principalmente dos hóspedes. Isso dá a impressão, para os nossos donos, de que estão nos deixando com algum amigo ou parente.

Canis - solarium e interior - e área de lazer

Os canis são acomodações individuais com área total de 8m², divididos em parte coberta (com iluminação, estrado de madeira e local para alimentação e água) e solárium, devidamente murado e gradeado. A esterilização dos canis é feita diariamente com vassoura de fogo.

Os hóspedes são soltos para se exercitarem, no mínimo três vezes ao dia, quando aproveitam para passearem e se entregarem às brincadeiras ao ar livre. A área destina para esses momentos de liberdade mede cerca de 1.000m², é toda cercada para a nossa segurança e também arborizada e gramada. Uma delícia de combinação entre ar puro, natureza e traquinagens!!! Parece até “férias no campo”…ahahaha

Toda suja de lama, quem resiste??

Ainda assim, seria a minha, ou melhor, a nossa primeira vez. A minha primeira vez num hotelzinho para pets e a primeira vez em que os meus donos me confiariam aos cuidados de alguém que não eles mesmos. Sei exatamente todos os medos e receios que passavam pela cabeça deles (especialmente da minha dona - ela transmitia através do olhar). Será que vou chorar muito? Será que vão me cobrir com a minha mantinha caso faça frio? Será que vou apanhar chuva ou vou saber me abrigar na parte interna do canil? Será que vou ficar doente? Será que vou ter água disponível todo o tempo? Será que vão me dar a minha comidinha nos horários certos? E os outros cãezinhos, vão gostar de mim? Vou me dar bem e brincar com eles? Será, será, será?????

Brincadeiras com as novas companheiras

Medo e insegurança. Sentimentos naturais quando amamos alguém, não é mesmo? Principalmente quando a ocasião envolve uma separação, ainda que temporária e breve. Entregar alguém ou algo valioso aos cuidados de outro exige responsabilidade e confiança na escolha. E, o que podemos dizer é que a escolha foi mais do que acertada!!!

É claro que, os primeiros momentos são sempre um pouco difíceis, como toda adaptação. Mas, uma vez adaptada, todo o carinho e atenção com que fui tratada fizeram com que me sentisse completamente “em casa”. E o tratamento especial não foi dedicado somente à mim. O Marcus e a Cláudia enviavam por e-mail quase que diariamente notícias e fotos minhas aos meus donos, fazendo com que apagassem as preocupações e minimizassem as saudades. E por falar em saudades, eu até choraminguei um pouco quando voltei à vida normal. Agora, quando os meus donos viajarem e não puderem me levar, é óbvio que preferiria acompanhá-los mas também não vou me importar de voltar à minha “colônia de férias”……


Livre e feliz, na "colônia de férias"!!

DICA DA CLÉO

POUSADA DA TAPERA

Onde: Morro da Tapera – Porto Alegre / RS
Telefone: (51) 8424.4268
Site:
www.pousadadatapera.cjb.net

O PARQUE GERMÂNIA

O laguinho do Parque Germânia

Hoje fomos conhecer mais um parque de Porto Alegre, o Parque Germânia. Eu gostei bastante e acho que os meus donos também. Passou a ser, a partir dai, o nosso local de passeio preferido em Porto Alegre. Mas notamos que não é muito frequentado pelos porto-alegrenses. Na verdade, nos pareceu até meio vazio. É claro que gostamos, porque assim posso sempre correr solta (não é oficialmente permitido!!!) e mais à vontade. Por outro lado nos questionamos porque as pessoas ainda não o frequentam. Será que não descobriram?

Inaugurado há pouco mais de 1 ano, no dia em que a cidade comemorava seus 234 anos, o Parque Germânia (ou Parque Alemanha, como era inicialmente chamado) está inserido no bairro Jardim Europa, Zona Norte de Porto Alegre. Nas suas imediações estão os bairros Chácara das Pedras, Três Figueiras, Vila Jardim, Vila Ipiranga, Passos d’Areia e Cristo Redentor, além dos shoppings Iguatemi e Bourbon Country.


Infra estrutura do parque e construções crescentes à sua volta

A construção do Parque Germânia é resultado de uma compensação ambiental às obras do loteamento Germânia, estabelecida pela secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). O espaço foi construído dentro dos padrões ambientais estabelecidos pela lei e que fazem de Porto Alegre uma cidade modelo em educação ambiental.

Sua inauguração marcou uma decisão histórica para os parques da cidade de Porto Alegre: a votação de um projeto, de autoria do vereador Ibsen Pinheiro, que possibilita o cercamento dos parques. Na época, já existiam várias outras praças da cidade cercadas e, com isso, a comprovação do que já é secularmente claro para os europeus: é impossível preservar os parques e praças de uso público e enriquecer os seus equipamentos e instalações sem cercá-los. Se não protegê-los, eles serão deteriorados.

Cerca de 40% dos 15 hectares de área do Parque Germânia são fechados por período integral, para preservação de um grande bosque e uma mini-floresta fabulosa à qual só é permitida a visitação com acompanhamento de guias que orientam as trilhas.


Brincar com o meu dadinho, esticar as patinhas e relaxar...legal!

Com matas nativas de espécies vegetais como cerejeiras, figueiras e pitangueiras integradas às áreas de lazer, o parque conta com quadras poliesportivas, quadras de tênis, playground, pistas de caminhada e corrida, chafariz, canchas de bocha, churrasqueiras (claro, para os gaúchos não poderia faltar!!) e lago artificial. Bonito e bem organizado, ofereçe uma infra-estrutura completa com sanitários, bancos cor de laranja (adoro laranja!!) espalhados por toda a extensão do parque e lixeiras de para coleta seletiva de lixo seco e orgânico. O local ainda conta com segurança 24 horas, através da Brigada Militar, da Guarda Municipal e de seguranças particulares. À entrada, um monumento homenageia a imigração alemã no Rio Grande do Sul.

Na minha humilde opinião de frequentadora canina de parques, considero um grande exemplo e modelo a ser imitado para outros parques e praças não somente em Porto Alegre mas em todas as cidades brasileiras. Limpo, organizado, bonito, protegido e ainda por cima ambientalmente correto…Porque não imitá-lo? E porque não frequentá-lo?


Eu e a minha nova amiguinha

DICA DA CLÉO

PARQUE GERMÂNIA

Endereço: Avenida General Barreto Viana, 3035, Jardim Europa
Porto Alegre / RS
Horário: das 06:00 às 24 hs
Entrada: Grátis
Estacionamento: 105 vagas
Informações:
www.hagah.com.br