terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O PRIMEIRO DE 2009

Estamos de volta!!
.
Gente, estamos de volta!!! É isso aí, o Portal Turismo 4 Patas voltou às atividades com pique total (ou será que sou eu que estou ligada no 220v?). E, para estreiar, nada melhor do que mais uma edição – a 5ª para ser mais exata – do “Patas na Trilha”. Realizado no último dia 18/01, mais uma vez, no Adventure Park (localizado em Santa Isabel, SP), o evento que possibilita aos participantes, humanos e de 4 patas, desfrutarem de um dia em contato com a natureza, explorando bosques, matas e paisagens indescritíveis, tornou-se o “carro chefe” do Portal.

Sucesso absoluto de público, o evento está sempre lotado e suas vagas esgotam-se tão logo anunciamos a abertura das inscrições. Sem querer ser convencida (só um pouquinho…rss) ou arrogante, devo concordar que o sucesso é merecido. Onde mais você (leitor humano) poderia passar um dia percorrendo trilhas, respirando ar puro e fazendo novas amizades juntamente com o seu “companheiro peludo” num ambiente relaxante e divertido?

Foi essa a sensação dos participantes dessa última edição do evento (e creio que também os participantes das edições anteriores). Praticamente metade dos trilheiros da vez já eram figurinhas conhecidas. A outra metade eram participantes novos. Essa é uma característica bem legal dos nossos eventos: estamos sempre conhecendo gente e peludos novos….além de revermos velhos amiguinhos. Outro efeito bem legal é a possibilidade de fazer com que os donos se surpreendam com seus mascotes. No final de cada evento, ouvimos declarações entusiasmadas do tipo: “Nossa, o meu peludo nunca havia andado solto e fez a trilha numa boa…em liberdade” ou “ Meu cachorro não convivia bem com outros cães. Sempre rolava um atrito. E aqui foi tudo na maior paz” ou ainda, “Ela detestava água e hoje nadou como um peixinho”…..Essa é a nossa melhor recompensa: ver a felicidade e a satisfação através dos rostinhos e focinhos de cada um. Melhor ainda quando saem com a pergunta “Quando será o próximo??”

Pois bem. Desta vez, nossa trupe de aventureiros contou com a participação das “veteranas” Kika (SRD), Lilica (Dachshund) e Ariel (SRD), além do Patrick (SRD)- sempre presentes em nossos encontros. Também tivemos o prazer de rever a Lana (Cocker Spaniel Inglês) e a Nikki (Border Collie). Isso para não falar da Maya (Labrador Retriever) que trouxe a sua turminha (??!!) do cachorródromo onde frequenta: os Lhasas Apso – Dhurval, Júnior, Hillhary, Melany e Roxie -, as Goldens Retriever – Maphalda, Jade, Kauwaii, Maui e Mel -, as Berneses – Cindy e Alina -, e as SRDs – Maria e Mindy. A turminha do Kurtcão também marcou presença pesada (rssss): os “labradoidos” (leia-se: Labrador Retriever) Nina, Logan, Mel, Bóris, Bryda e Naomi agitaram a galera. E, por último, mas não menos importantes: o Tuysca (SRD) com suas manchinhas castanhas e porte atlético, o Hannibal Lector (Husky Siberiano) que, apesar do nome, não causava nenhum temor (ao contrário, aqueles olhos azuis são um charme!!!) e o Tinoco (Poodle) que veio acompanhar a Tia Lú.

.

Maria (SRD), Jade (Golden Retriever) e Hannibal Lector (Husky Siberiano)
.
Lana (Cocker Spaniel Inglês), Nikki (Border Collie) e Tuysca (SRD)
.

As Berneses: Alina e Cindy
.

As tchurminhas: dos Lhasas e dos Labras
.

Tinoco (Poodlle) e Maphalda (Golden Retriever)
.
.
Kika (SRD) e Lilica (Dachshund)
.
Também tivemos a presença ilustre do nosso parceiro Iorio Neto e sua equipe do Programa Pet Mix que foram lá para registrar os melhores momentos da nossa aventura e transformá-los numa matéria especial que irá ao ar no programa do sábado que vem. Então, fiquem ligados!!!
.

Brincadeiras e cumprimentos para aquecer
.
Bom, nossa expedição pelos caminhos do Adventure Park, como sempre foi uma delícia. Os peludos, enlouquecidos, com tantas novidades a serem exploradas, cheiro de mato, cheiro de pasto, cheiro de flores, cheiro de frutas…cheiro de outros peludos….ufa!! Nossos donos vão ao delírio e sequer conseguem captar todos os nossos momentos. Afinal, é peludo correndo para tudo que é lado. Estava um calor de rachar, por isso, nada melhor para finalizar a nossa trilha (que durou cerca de 1:30hs) do que um mergulho refrescante na piscininha com cascata natural. Até os humanos entraram no samba, digo, na água!!! Quase não sobrava espaço para nós, caninos…..Sempre tem um “tio” ou outro que entra conosco, joga nossas bolinhas…mas dessa vez, eles se superaram!!! Rsssss.
.

E foi dada a largada para nossa trilha!!!
.

Vamos nessa!!!
.

.

.
E, por falar em bolinhas, eu, como sempre, enlouqueço atrás da minha “bolinha-murcha-laranja”. Minha dona até que já tentou me convencer a trocar por uma mais novinha, mais bonitinha (segundo ela). Mas não tem jeito: é da murchinha que eu gosto mais!!! E, pelos vistos não sou só eu….
.

.

.
Pausa para hidratar
.

.

Pausa para fotos
.
.
E pausa para descanso
.

Eu e Maria: descanso na sombrinha
.

Júnior e o momento colinho: com três patinhas ele enfrentou a trilha
.

A Maya e o trio - Roxie, Hillhary e Mellany
.

Eu e a Maphalda
.

Tinoco e Nikki
.
.
Os quatro "popozudos" e o obstáculo da cordinha
.

Ariel e Tuysca: trilha ao máximo!!
.
Alguns peludos relutaram em entrar na água….as Berneses acharam o acesso um pouco difícil…..alguns Lhasas ficaram com medo….mas, no final, difícil foi nos arrancar a todos (inclusive os donos) de lá de dentro. Somente um argumento foi capaz: a comida deliciosa ofecerida durante o almoço!!!! Pena que os egoístas dos nossos donos não quiseram compartilhar conosco aquelas delícias expostas na mesa do restaurante….mas não tem nada não, nos contentamos com o aroma da comida deles e enchemos as panças com as nossas rações.
.

Piscininha, iupii!!! Lá vou eu.....
.

Uns precisam de um empurrãozinho para entrar
.

Outros não querem saber de sair
.

Mas todos gostaram da companhia e do carinho dos donos
.

Nossa, quantas lontrinhas!!!
.
Loucas por bolinha...até debaixo d' água!!
.

"Pintinhos molhados" e a cachoeira
.
Agradecemos mais uma vez aos nossos parceiros indispensáveis: nossa “Tropa de Elite”, os meninos da Expert Dog; Tia Carol, da Dogs Care, que fornece os saquinhos para nossos donos recolherem nossas caquinhas e deixarmos o parque bem limpinho; Tia Luciana Scaramuzza, da Butique Amigos DDC, que nos ofereceu vale-banhos para serem sorteados (Tia Lu, obrigada, viu? Era o que mais precisávamos!!!) e o Tio Iorio, com sua equipe do Programa Pet Mix que prepararam uma matéria muito legal sobre a nossa aventura.
.
.

Peludos aguardam seus donos almoçarem
.
.
Uns distribuem palitinhos, outros colocam o papo em dia
.

Uns relaxam, outros seguem gastando energia com as brincadeiras
.

Tuysca e Patrick
.

Tia Lila com a Kika e mais uma charmosa da turma dos Lhasas
.

Lhasas fofuchos com a Tia Marcela
.

A Ariel cava, cava e rola em seu buraco
.
E a Maphalda serve de travesseiro...mas nem se importa...rsss
.

A minha dona com a Tia Lu e o Tio Iorio...e comigo.
.
Depois dos habituais sorteios que rolam durante o almoço, hora de relaxar no gramado. Cangas, petiscos, frutas…e o gramado vira cenário de um verdadeiro pic-nic comunitário….ahahahaha. Alguns aproveitam para bater um papo, outros comentam os melhores momentos do dia, outros aproveitam para gastar um pouco mais de energia e ainda há os que preferem tirar uma sonequinha. Todos felizes da vida…e a pergunta que não quer calar: “Quando será o próximo??” Fiquem ligados no Portal Turismo 4 Patas.
.
"E aí, quando será a próxima aventura?"
.
.
Pausa para explicação científica (o meu Blog também é educação!)

Porque não há brigas durante os eventos do Portal Turismo 4 Patas?

Muitas pessoas se perguntam como conseguimos juntar cerca de 30 cães (alguns deles que nunca se viram antes), dos mais diversos tamanhos, raças e temperamentos, de forma pacífica e equilibrada?

Até mesmo alguns dos participantes se surpreendem com a forma como esses cães se relacionam durante as nossas atividades.

Não vamos dizer que nunca acontece de alguns cães se estranharem de vez em quando. É claro que sim. É mais do que natural. Mas o importante é que nunca, até hoje, nenhum rosnado evoluiu para um conflito mais sério. E devemos isso a diversos fatores que explicaremos a seguir e que contribuem para que, nos nossos eventos, se construa sempre um nível social saudável.

Bom, para começar, nós, da equipe do Portal, estamos sempre atentos às informações que possam nos ajudar a entender o comportamento animal e aprender como agir e reagir nas mais diferentes e surpreendentes situações. Além disso, contamos com o apoio fundamental da equipe Expert Dog, formada por profissionais especializados em adestramento e psicologia canina que nos dá todo o suporte e a segurança para controlarmos, juntamente com os respectivos donos, tantos “peludos” cheios de energia.

A organização das nossas atividades prima pela responsabilidade, pela conscientização e não se esquece (nem deixa que os participantes esqueçam) de que algumas regras são necessárias para que os resultados sejam sempre muita diversão e aprendizado.

Em qualquer lugar onde se reúna um bom número de animais, não há como saber o temperamento de todos eles. Os cães que melhor se comportam, costumam ser aqueles que foram habituados a este tipo de atividades em conjunto desde cedo.

É claro que existem cães que não devem ser levados. E isso serve tanto para participação em nossos eventos, como qualquer outro local ou atividade que você frequente com o seu cão em companhia de outros animais. Por exemplo, os excessivamente dominantes, agressivos, nervosos ou amedrontados (pelo menos até que resolvam esses problemas comportamentais) não devem participar, pois assim serão expostos a perigos inesperados – eles mesmos – outros animais e pessoas. Sob nenhuma hipótese, você deve participar com um cão doente – não apenas por conta do risco de espalhar a doença, mas também para que cães dominantes não percebam a fraqueza dele. Também, sob nenhuma hipótese, leve cadelas no cio, pois isso pode gerar conflitos dentre os machos. E, só leve mais de um animal se tiver a certeza de como eles se comportam ou se for acompanhada de outra pessoa que possa te ajudar no controle dos animais.

Existem alternativas muito seguras para socializar o seu cão e é aí que entram as atividades oferecidas pelo Portal Turismo 4 Patas. Quer coisa melhor do que encontrar um grupo de pessoas legais com seus cães e caminhar junto com eles desfrutando de paisagens e todo o convívio que a natureza oferece? Essa é a maneira ideal de fazer com que os cães conheçam uns aos outros como uma matilha e aprendam rapidamente as regras da convivência em sociedade.

Nos eventos do Portal, nós, os cães, temos a oportunidade de brincar, correr livremente, cheirar, cavar, fuçar, latir, nadar, praticar atividades de ecoturismo, fazer novas amizades…ufa!! Vocês acham mesmo que dá tempo para pensar em brigas??!!! Nós queremos é nos divertir, relaxar, sentir as emoções, descobrir as novidades, aproveitar cada momentinho até a última gota de adrenalina.

Além disso, quer seja no “Patas na Trilha”, no “Fim de semana Radicão”, no “Rally a Pé_4 Patas” ou qualquer outro evento, é oferecido aos cães um item essencial para que eles sejam animais equilibrados: o exercício. Segundo César Millan (“O Encantador de Cães”), essa é a primeira parte da fórmula da felicidade de um cão – e é algo que não pode ser esquecido. É da natureza dele migrar com a matilha. Os cães não gostam das caminhadas apenas para terem uma chance de fazer xixi e cocô. Cada célula do corpo do seu cão clama por um passeio, por respirar ar puro e por liberdade. Na natureza, os cães passam até doze horas caminhando à procura de comida. Os lobos – seus ancestrais – são conhecidos por caminharem centenas de quilômetros e por caçarem durante cerca de dez horas em seu habitat. Eu mesma, fico muito frustrada quando minha dona não pode me levar ao parque e damos somente umas voltinhas lá na quadra…..eu gosto é de correr, sem sentir que a guia está limitando o meu espaço.

Os cães naturalmente têm níveis de energia diferentes, e alguns precisam caminhar com mais frequência que outros. Algumas raças têm genes que as fazem andar a uma distância maior, ou de modo mais rápido. Mas todos os cães caminham. Todos os animais viajam. Os peixes precisam nadar, os pássaros precisam voar…e os cães precisam caminhar. Andar com o seu cão é essencial. E nós respeitamos todos os limites, fazendo com que nossas atividades sejam adequadas para todos o níveis de energia…caninos e humanos. Tanto que temos participantes desde Yorkshire a Dogue Alemão….de crianças a avôs e avós.

Mas é importante destacar a responsabilidade de cada dono, durante todo o convívio com o seu animal em quaisquer circunstâncias:
- Você, enquanto dono e líder, deve se manter alerta e conhecer a linguagem corporal do seu cão e chamar a atenção dele sempre que perceber que ele terá alguma atitude reprovável;
- Não alimente o comportamento dominante, amedrontado, assustado ou agressivo confortando-o ou acariciando-o. Não permita que ele se esconda entre suas pernas, com medo. Ou mesmo que ataque outro animal;
- Sempre limpe a sujeira que ele fizer e nunca o deixe sem supervisão entre outros cães.

Então, se você ainda não participou das nossas aventuras ou já participou e quer repetir a dose, relaxe, divirta-se, seja o líder do seu cão e o resto pode deixar conosco….

Fonte: “ O Encantador de Cães: compreenda o melhor amigo do homem”, Cesar Millan com Melissa Jo Peltier, Verus Editora
.
Exercício= vida saudável