segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

VOU DE TAXI – UBER PET E 99 TAXIS: APLICATIVOS PET FRIENLDY



E a “onda” pet friendly está se espalhando por todos os tipos de serviços e estabelecimentos. É muito legal saber que diversos restaurantes, shoppings, bares, e demais locais, estão abrindo suas portas para nos receber com nossos mascotes.

Nossa vontade é sair explorando por todos os cantos... Mas nem todo mundo tem carro, né? Ou, se a ideia for tomar uma cervejinha com os amigos, levando o dog a tiracolo, não dá para ir dirigindo (álcool + volante, não é uma combinação legal, lembra?!). Então, como nos locomovermos com nossos animais?

Pois é, a moda agora é o taxi pet friendly!!

Os dois maiores aplicativos de taxis disponíveis no mercado resolveram aderir e oferecer esse diferencial. Então, eu (Larissa Rios) e a nossa mascote, Alegria, fomos lá testar os serviços.

Há algum tempo, a empresa 99 Taxis já havia incluído o filtro “animais de estimação” dentre as seleções para você chamar um carro, mas pouco se ouviu falar sobre a novidade. Depois, foi a vez do Uber anunciar, aos quatro cantos, o Uber Pet. OK, duas opções ao alcance de um clique... ou dois.


                               Aplicativo 99 Taxis: Opção "Permite Animais"


Alegria, de co-pilota

Optei pela 99 Taxis para iniciarmos. No aplicativo, na seção de “opcionais”, você encontra o filtro “Permite Animais”. Não demorou quase nada para o carro estar à disposição na nossa porta. Mas, quando me aproximei com a Alegria, não teve como não notar a surpresa na expressão do motorista. Ok, ela é grande. Tá, ela é muito grande. Mas, não havia nenhuma informação sobre portes durante a utilização do aplicativo. Eu perguntei se ele não transportava animais de estimação, pois foi esse o filtro da minha solicitação. E ele respondeu que sim, mas que ela era grande e iria sujar o banco do carro, e sugeriu que eu trouxesse um pano ou toalha para forrar o banco. Respirei fundo e resisti à minha vontade de desistir da “missão”. O que foi muito bom, pois, diante da minha insistência (argumentei que não havia nenhuma informação no aplicativo sobre isso), ele muito educadamente, cedeu e só pediu que eu a colocasse no cantinho do banco, quietinha. Nem precisei de muito esforço, pois a Alegria é super acostumada a andar de carro e, normalmente, vai quietinha, deitada. Poucos minutos depois, o nosso motorista da vez já havia se rendido aos encantos da Alegria e ela seguia observando o trajeto com a cabeça encostada no ombro dele. E engatamos uma gostosa conversa sobre cães, sobre o meu trabalho na Turismo 4 Patas e o mercado pet friendly. Expliquei algumas coisinhas sobre o transporte animal e, quando nos deixou no nosso destino, ele não somente se preocupou com o local onde iriamos desembarcar, como também ajudou a Alegria a sair do carro, e ainda me disse que iria, dali, direto a uma pet shop comprar a capa para o banco do seu carro. Percebi que um pouquinho de informação e treinamento resolveriam. Porque boa vontade e carinho pelo que faz, ali tinha de sobra.
Aplicativo Uber: Opção UBER PET


"Nossa, mamys, você viu?! Ele abriu a porta pra mim!!"

No trajeto de volta, foi a vez de testarmos a UBER PET. Para utilizar, basta selecionar a opção “Uber Pet” no aplicativo. A tarifa do Uber Pet é a mesma do Uber Black. A expectativa era grande, confesso. Em aproximadamente 3 minutos, estava lá o carrão preto a postos. Nos aproximamos, e o motorista, muito bem vestido e educado, prontamente retirou a capa do porta-malas e forrou o banco traseiro. Capa novinha e limpinha, patrocinada pela parceria do aplicativo Uber com a marca Zeedog. Alias, como nova usuária do Uber Pet, utilizei o código de desconto anunciado pela Zee Dog para a primeira corrida e funcionou direitinho. Bom, nosso trajeto de volta foi um pouco mais demorado devido ao transito turbulento do horário. Mas a Alegria, depois de fazer amizade com o motorista e ganhar uns afagos dele, caiu no sono e só acordou na porta de casa, onde seu novo amigo fez questão de lhe abrir a porta, no esperado estilo (e bota estilo nisso) Uber de servir.
Essa vida de mascote cansa ehehhe

No final das contas, aprovamos os dois serviços. Sendo que, um pouquinho de investimento no treinamento e informação dos prestadores da 99 Taxis, seria muito bem-vindo. Nós demos a sorte de pegarmos um motorista legal que, superado o susto inicial, entrou no clima e se esforçou para nos dar um bom atendimento. Mas não sei se seria a mesma coisa com outro motorista. Com a Uber fica muito claro o padrão da qualidade no atendimento e que o prestador estava muito bem instruído.

Também acho que falta informação, sobre os portes e quantidades de animais aceitos. As regras gerais para uso dos serviços estão no site da UBER (mas poderiam estar mais visíveis nos aplicativos). Da 99 Taxis não encontramos.
(PS: Infelizmente o UBER retirou a opção UBER PET do aplicativo :-( Hoje, conseguimos encontrar alguns motoristas Uber que aceitam transportar animais, mas essa informação não consta oficialmente no aplicativo. Não sabemos o motivo da exclusão do serviço.)

De modo geral, determinam que  os animais devem ser acompanhados por um tutor e que, no caso de necessidade de limpeza do carro (decorrente de (urina, fezes, vômito, etc.), após utilização, os usuários deverão arcar com a taxa de limpeza. Isso não inclui pelos ou manchas nos vidros.

Ah, e as empresas também lembram, em seus regulamentos, que é de responsabilidade exclusiva do usuário garantir que os animais estejam devidamente presos/seguros durante a viagem. Mas em nenhum momento, algum dos motoristas solicitou, questionou ou ofereceu o uso do cinto de segurança animal. Portanto, lembre-se de levar o seu. Pets não devem ser transportados soltos dentro dos veículos. Cinto de segurança apropriado, cadeirinha ou caixas de transporte garantem uma viagem confortável e segura para todos, incluindo o seu mascote.  E lembramos que, além de tudo, isso configura infração no código de trânsito brasileiro.

Tabela comparativa dos itens avaliados (lembrando que a avaliação é baseada numa experiência pessoal, nossa, e de acordo com os serviços prestados neste dia.)


Ficamos muito felizes com mais essa opção de serviços pet friendly. Agora, pets e tutores têm ainda mais facilidade e acessibilidade para curtirem os passeios juntos, em todos os cantos da cidade.


Larissa Rios
www.turismo4patas.com.br