quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O DADINHO

Até algum tempo atrás eu nem ligava para essas brincadeiras que todo mundo acha que todo cachorro adora, tipo “buscar a bola” ou “correr atrás do graveto”, etc. Eu gostava mesmo era de brincar de “luta” com os meus amiguinhos, rolar na grama e trocar mordidelas (sem intenção de machucar). Mas, um belo dia, durante um passeio no parque, eis que me deparo com um objeto ainda desconhecido mas, no mínimo, curioso: um dadinho.

Isso mesmo, nada mais era do que um brinquedo em forma de um dado (ou cubo, se preferir) feito de borracha. O que ele tinha de diferente?


Gostoso de morder!!

Bom, para começar, o dadinho é maciço. Ou seja, não é daqueles brinquedos de borracha que são ocos por dentro e têm furinho ou apitos. Ele é todinho preenchido de borracha, pesadinho, duro o suficiente para aguentar mordidas e macio o suficiente para não machucar e ser gostoso de se morder. E o que me deixou tão interessada? É que, talvez por ser maciço, ao ser lançado o dadinho “quica” feito um louco, sem direção certa, dificultando a captura. Isso mesmo, a captura. Essa coisa de sair pulando de forma imprevisível, desperta o instinto caçador dos cães, como se fosse uma presa a ser perseguida. Entendeu agora porque ele é tão atrativo????
Pois é, o dadinho desse dia pertencia a uma amiguinha do parque, a Luna – uma goldenzinha quase da minha idade. Mas eu fiquei tão enfeitiçada que os meus donos resolveram comprar um para mim também.
Pronto: mudou a minha vida radicalmente!!!! Foi a partir daí que encorporei por completo o “espírito retriever”.


Uma verdadeira Retriever!!

Pausa para a explicação histórica/cultural (o meu Blog também é cultura!!!):

Significados para “Retriever”

Segundo o Glossário Babylon, no contexto geral, a palavra significa:
“Devolução; mecanismo; retriever (raça de cachorro)”

Ainda segundo o Babylon, especificamente para os cães:
“Retriever é uma subdivisão funcional do grupo de raças número 8 da espécie canina, conforme reconhecimento da Fédération Cynologique Internationale (FCI), Clube Português de Canicultura (CPC) e Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), que designa os cães cobradores de caça.”

Para complementar, o Dicionário KingHost de Lingua Portuguesa conceitua Retriever em quanto:
“s.m. (pal. ing.) Cão de caça de qualquer uma das diversas raças que têm pelagem espessa. Usados para apanhar caça abatida mesmo na água, esses cães resistem a temperaturas muito baixas e são famosos pelo faro e pela agilidade (ex., o Golden Retriever)”

Os “Retrievers”

Segundo a nomenclatura oficial da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), as raças pertencentes ao sub-grupo dos Retrievers são:


Nova Scotia Duck Tolling Retriever (Canadá) - Chesapeake Bay Retriever(U.S.A) - Curly Coated Retriever (Grã Bretanha)

Flat Coated Retriever (Grã Bretanha) - Labrador Retriever (Grã Bretanha) - Golden Retriever (Grã Bretanha)

Sobre o Golden Retriever

Golden Retriever é uma raça de cães de origem britânica. Em inglês seu nome significa: Golden - dourado - Retriever - o que recupera.
A origem do Golden retriever é descrita em duas versões. Uma delas, e talvez a mais ingênua, sobre a possível origem do Golden, é que ele seria fruto do cruzamento de cães ingleses com um cão dourado, trazido por um circo russo. Porém, a mais certa é que o Golden Retriever foi desenvolvido na Escócia, a partir da metade do século 19, pelo lorde Sir Dudley Majoribanks (Lord Tweedmouth), com o objetivo de obter uma raça caçadora de aves selvagens, em terra e água.
No Kennel Clube de Londres, pode-se encontrar o Livro de Criação do lord Tweedmouth onde ele faz referências aos primeiros cruzamentos e ninhadas de Retrievers e ao desenvolvimento da linhagem entre os anos de 1868 e 1890. Em 1913, o Kennel Clube de Londres registrou pela primeira vez, separadamente, a denominação de “Retrievers” (golden, yelow). E nos EUA, a raça foi reconhecida pelo American Kennel Club em 1932.
O Golden Retriever é um cão favorecido por grande e destacada inteligência. Apesar de pertencer a uma raça de grande porte, tem um temperamento bastante gentil e amigo. É indicado para companhia por possuir uma resistência muito grande, ser extremamente afetivo e mostrar-se muito paciente inclusive com crianças e idosos.
Como foi criado para trabalhar na caça, trazendo-a para seu hundler, será sempre um “apanhador” de objetos e fará disso uma prática para “presentear” e agradar seus donos.
Por suas características excelentes, tem sido usado como guia de cegos, em tratamentos terapêuticos e como cães farejadores para descoberta de narcóticos.
Também aparece freqüentemente em comerciais e anúncios e é uma das raças "preferidas" dos veterinários.
Adapta-se ao estilo de vida dos proprietários e pode ser facilmente mantido em apartamentos, desde que diariamente exercitado. Não costuma latir muito, a não ser para alertar sobre a presença de intrusos. Mas nunca espere que um Golden Retriever se torne um cão de guarda, pois basta poucos minutos para tornar-se amigo de qualquer desconhecido! Como todo retriever, ele adora nadar e possivelmente não resistirá a um lago ou piscina. Ele também se adapta muito bem com outros cães e animais. Por essas características, é atualmente a segunda raça em número de filhotes registrados no Japão, terceiro na Inglaterra e quarta nos EUA, sendo que no Brasil vem crescendo significativamente nos últimos anos.
Possuir um Golden Retriever é desfrutar do prazer da companhia de um cão que, tratado com amor, atenção e disciplina lhe pagará com confiança, afeto e companheirismo. Um verdadeiro amigo.

Saiba mais sobre o Golden Retriever

• Antes de receber o nome Golden Retriever a raça foi conhecida como Russian Retriever, Yellow Retriever e Golden Flat-Coat.
• A palavra Retriever foi designada pelo fato de serem animais caçadores, assim, significa trazer algo, no caso: a caça.
• Devido a sua índole boa e inteligência aguçada, o Golden é utilizado no exterior como guia de cégos, "Sniffer dog", cão farejador utilizado pela polícia do narcotráfico americana e como "Rescue dog", utilizado em resgates de emergências.
• No Reino Unido a tonalidade de pêlo mais popular é a dourada bem clarinha, já nos EUA a predominante é a mais escura.
• Entre os Golden Retrievers, os machos são tão amorosos quanto as fêmeas, mas são maiores e mais pesados.
• Adoram passear de carro e ficam ansiosos para saltar para o banco de trás.
• O Golden é um cão de caça, criado por sua habilidade de buscar a caça.
• Adoram nadar e lhe trazer algo que os mande buscar.

FONTES:
www.peterwhite.com.br e Wikipédia, a enciclopédia livre.


Agora que você já sabe o que significa “espírito Retriever”, voltamos ao que me interessa: meu dadinho!!

O meu mais novo e inseparável companheiro passou a ser um dadinho cor-de-rosa. Também passou a ser acessório imprescindível nos nossos passeios. Na mochila preta que a minha dona sempre carrega, sei que há saquinhos plásticos para recolher os meus dejetos, a minha garrafinha de água, alguns petiscos, a escovinha que ela usa para me pentear enquanto estou distraída e, agora, claro, o meu dadinho!!!! Quando a gente chega ao parque ou pracinha, eu logo me sento à sua frente e trato de olhá-la bem dentro dos olhos para que pegue a mensagem: “E ai, já chegamos, pode jogar o meu dadinho agora??”.

_____Tá bom, já se divertiu??_____________Toca aqui parceira e joga bem longe!!

É um brinquedo multifuncional: faço exercício físico, mental e ainda, de quebra, ao morder o dadinho acabo por massagear a minha gengiva e fortalecer a minha mandíbula.
Continuo gostando de brincar com os meus amiguinhos. Mas confesso que, prefiro mesmo é correr a trás do meu dadinho e trazê-lo de volta, como uma legítima retriever, para os meus donos tornarem a atirá-lo, cada vez mais longe e saltitante.

É meu e ninguém tasca!!!