quinta-feira, 19 de maio de 2016

ROTEIRO E SELO PET FRIENDLY: DESCOBRINDO SANTO ANTÔNIO DO PINHAL (SP)

Olha que fofos os chalés da Vivenda Sion

Logo cedo percebi que a movimentação daquela manhã estava diferente... humm, senti o cheirinho de aventura no ar. Minha mamys foi me avisando para não me empolgar, pois seria apenas uma viagem de bate e volta, rapidinha e com um objetivo definido: certificar a PousadaVIVENDA SION.

Como assim “não me empolgar” ?! Empolgação é o meu sobrenome... que vem coladinho no nome principal, Alegria. Eheheheh pedido mais difícil de atender, né Mamys ?! Pra mim não importa se é uma viagem de vários dias, um bate e volta ou mesmo uma caminhada no quarteirão... tô dentro!!

Saímos da capital paulista e percorremos, de carro cerca de 180 km até chegarmos à pequena estância climática de Santo Antônio do Pinhal. Localizada na divisa do estado de São Paulo com o sul de Minas Gerais e coladinha à cidade de Campos do Jordão (cerca de 16km de distância), é bastante procurada pelos turistas que buscam um clima de montanha com temperaturas entre 2ºC a 32ºC. Bem no alto da Serra da Mantiqueira, pode ser considerada um destino para casais apaixonados, férias infantis, praticantes de esportes radicais e, eba, um super destino pet friendly. Além de diversas opções de hospedagens que aceitam animais, trilhas e cachoeiras também estão no seu leque de atrativos, e em praticamente todos eles não há proibição à nossa presença.

 Hospitalidade Animal dentro e fora dos chalés

                                              Água fresquinha por todos os lados

Eita rede gostosa!

Mas a gente veio aqui pra trabalhar, né?!

Selo Pet Friendly devidamente entregue!!

Bom, mal chegamos à POUSADA VIVENDA SION e fomos logo recebidos pelos proprietários: o Tio Marcelo e a Tia Sandra. A Tia Sandra estava nos esperando de prontidão no estacionamento e nem bem paramos o carro, ela já foi me cumprimentando, abrindo a porta, me tirando e oferecendo água... ahhaha e a mamys ali com cara de “Hey, eu também estou aqui, sabia?!”. Ahahah

Pronto: o primeiro e mais importante critério para concedermos o nosso SELO PET FRIENDLY DA TURISMO 4 PATAS já havia sido aprovado: a receptividade. A hospitalidade animal estava presente de diversas formas, desde a simpatia e o amor que os tios claramente têm pelo público pet, até os bebedouros com água fresquinha que podiam ser vistos em diversos cantos da propriedade (até mesmo no estacionamento, para matar a sede do mascote recém-chegado de viagem). Os charmosos chalés em madeira, são espaçosos e, caso o pet seja grandinho, assim como eu, não há problema algum em remanejar alguns móveis para que a circulação do hóspede de 4 patas seja mais tranquila. Um lago artificial estava em fase de finalização e é claro que eu fiquei de olho, então o Tio Marcelo já foi logo adiantando que estará totalmente liberado para os mascotes que curtem nadar. Lá na pousada Vivenda Sion, os hóspedes de 4 patas têm acesso livre a qualquer canto da pousada, qualquer canto mesmo!! No redário e até mesmo para acompanhar seus tutores durante as refeições.  Não tinha como negar que o selo era merecido, né? Certificação com Selo CATEGORIA STANDARD, com louvor!
Cachoeira do Lageado

Vem nadar aqui no riacho também, gente!

Será que pulo?!
 
Audorei esse lugar!!


Assim que terminamos a visita de vistoria e o treinamento, ouvi o Tio Marcelo dizer que não poderíamos ir embora sem conhecer um pouquinho dos atrativos da cidade. Falaram numa tal de cachoeira que havia ali perto... Eu ouvi “C-A-C-H-O-E—I-R-A” ?!! Vamos, mamys, só um pouquinho, por favorzinho...

Ela não resiste ao meu olhar de “súplicas por aventuras”... ahahaha... e lá fomos nós, desbravar Santo Antonio do Pinhal.

E como bons anfitriões e ótimos conhecedores do lugar, os tios Marcelo e Sandra fizeram questão de nos guiarem por alguns lugares onde os pets são bem-vindos. Eles sabem de tudo, de cada cantinho da cidade onde os mascotes podem são aceitos. Porque, antes mesmo de abrirem a pousada, eles já utilizavam a propriedade como casa de férias ou para escapadas de final de semana, sempre na companhia da mascote, Belinha. E Belinha os acompanha por todos os lados. Por isso, os hóspedes que ficarem na Pousada Vivenda Sion com seus pets, podem contar com um super roteiro pet friendly a disposição, com indicações de passeios e restaurantes locais.

Seguimos direto para a tal cachoeira: a Cachoeira do Lageado. Distante cerca de 7km, ela é considerada a mais bonita da cidade. Não podemos assegurar isso porque, infelizmente, não tivemos tempo de visitar suas concorrentes, mas confirmamos sim a sua beleza. Para acessá-la é preciso pagar uma pequena taxa de visitação do parque e, lá dentro, há estrutura como banheiros e mesas de pic nic. Não há nenhuma restrição à entrada dos cães, apenas nos pediram para que eu fosse mantida na guia nas áreas de circulação comum e que eu não nadasse no poço principal, pois haviam outros frequentadores no local.

Com uma linda queda em forma de véu que deságua em um delicioso poço, é um local bastante agradável para curtir uma ducha natural em dias de calor. Um pouquinho mais abaixo, pudemos ter acesso ao riachinho que corre da cachoeira e ai eu fiz a festa e me esbaldei. Atravessando uma pequena ponte e seguindo uma trilha curta, temos acesso à parte superior da cachoeira, onde também se formam algumas piscinas naturais. Se não tiver gente por lá, seu mascote pode ficar a vontade. Na hora em que chegamos lá, havia uma família e a mamys preferiu não me deixar entrar... aumpfff... mas ela deixou eu matar a vontade mais um pouquinho no riachinho. Eba!

Restaurante Arco Iris: com vista para um lago

Em toda esta área, pets são super bem-vindos

Ganhei água fresca e muita atenção
 
Dali, seguimos para matar a fome (deles) no Restaurante Arco Iris. Premiado por sua especialidade - as trutas – o restaurante fica logo na entrada da cidade. Um estrutura construída em tijolo aparente, madeira de demolição e arandelas de ferro, com um belo jardim e diante de um super lago. Ok Ok pets devem ficar na guia e nem pensar em se jogar no lago (parece até que leem meus pensamentos!). Mas podemos ficar de boa nas mesas externa, curtindo a vista. Que lugar lindo!! E acolhedor. Com muita simpatia, garçons e a proprietária nos deram a maior atenção, trouxeram uma tijela com água fresquinha e disseram que ali, cães de todos os portes podem ficar. Eu só vou ficar devendo a minha opinião sobre a truta, porque não me deixaram provar (apesar de eu ter tentado com alguma persistência). Mas, pela cara da mamys, estava mesmo digna de prêmio.


Já havíamos extrapolado a hora de voltar para São Paulo, mas o tio Marcelo disse que não poderíamos deixar de conhecer um lugar especial... e não conseguimos resistir.

 
Caminhada nos trilhos enquanto o trem não vem ehehe
 
Tem bolinho de bacalhau logo ali ao lado, sabia?


A Estação Eugênio Lefreve é um dos atrativos mais charmosos e mais visitados da cidade e tem fácil acesso de carro. É lá que chega o famoso “Trem do Mirante”, trazendo os visitantes que percorrem cerca de 2,5 horas de passeio em linha férrea desde a cidade de Campos do Jordão. No local, além de lojas de artesanato, há uma tradicional cafeteria da cidade que serve os famosos bolinhos de bacalhau (segundo o Tio Marcelo, são os bolinhos de bacalhau mais gostosos que ele já provou na vida). O que eu curti mesmo foi correr livremente pelos trilhos (mamys se certificou de que não havia nenhum trem por chegar, claro!). E, numa curta caminhada, chegamos ao mirante de Nossa Senhora Auxiliadora. Alli, uma grande imagem da santa com o menino Jesus nos braços e uma vista espetacular para o Vale do Paraíba.
 
E, assim, nossa visita que deveria durar, no máximo uma manhã, acabou se estendendo até pôr-do-sol nas montanhas... era hora de encerrar a expedição, sem mais sugestões. Não para este dia. Mas, com certeza, para voltarmos muito em breve.

 
Tá na hora de voltar pra casa....

Alegria