terça-feira, 14 de abril de 2009

ADOTAR É TUDO DE BOM, NÃO IMPORTA O IDIOMA!!!

Quem disse que eles não se comunicam?
.
Já diz o ditado, “O cão é o melhor amigo do homem”. E essa é uma das afirmações mais verdadeiras que já conheci. Imaginem então os benefícios que uma pessoa pode ter ao adotar aquele que virá a ser o seu melhor amigo...e mais que isso...o seu mais fiel companheiro para todas as horas, o seu constante seguidor, aquele que compartilha de todos os seus momentos, sejam de alegria ou de tristeza, de fartura ou dificuldades...

No Brasil, milhões de cães vivem nas ruas - 70% acabam em abrigos e infelizmente 90% destes nunca encontrarão um lar. Somente na cidade de São Paulo, estima-se que existam cerca de 100 mil animais abandonados, à espera de uma família. Há quem pense: “Prefiro comprar um cão da raça ‘XPTO’ (inventei agora) do que adotar um vira-lata”. Isso é um engano! Não que a preferência por cães de raças seja algo negativo. Longe de mim criticar quem prefere os “raçudos”... Logo eu, uma loiríssima exemplar de Golden Retriever!! É verdade que a minha dona me adquiriu ao invés de adotar um “tomba-latas” abandonado. Mas, na época, ela ainda não tinha essa consciência. Não que ela esteja arrependida (assim espero...rsss). Naquele momento ela só podia ter um animalzinho e seguiu o seu coração que desejava um Golden fofucho. Mas hoje, nós duas temos um acordo: assim que ela tiver condições de trazer um outro peludo para a nossa família, eu aceito dividir o espaço, as atenções e até a minha “bolinha murcha laranja”...desde que seja um peludo adotado!!! Seja ele de raça ou não...

Engana-se quem pensa que só os “tomba-latas” são abandonados. Aqui no Brasil, a proporção de vira-latas é muito maior frente aos cães de raça “sem teto”. Mas em outros lugares, como alguns países da Europa, por exemplo, quando chegam as férias de verão, o lance é “livrar-se do empecilho” (tenha ele pedigree ou não) e seguir rumo a maravilhosos dias de férias ao sol.

Em Portugal e na Espanha, por exemplo, entre os meses de Julho e Setembro, é impressionante o número de exemplares de diversas raças que “aparecem” nas estradas....frustrados da tentativa de seguir ou alcançar o automóvel que insistiu em se distanciar levando toda a família para a praia....menos ele!!
.

.
Se você já pensou, pensa ou efetivamente já o fez, saiba que abandonar um animal à sua própria sorte (?!), nas ruas ou estradas, sujeito a atropelamentos, espancamentos, envenenamentos e todo tipo de violência, sujeito ao frio, à chuva, ao sol, à fome, à sede e às doenças....isso, além de ser uma atitude horrível e desumana, é CRIME!! No Brasil, de acordo com a Lei Federal 9605/98:
· Artigo 6º - É proibido abandonar animais em qualquer área pública ou privada.
· Artigo 7º - É de responsabilidade dos proprietários a manutenção dos animais em perfeitas condições de alojamento, alimentação, saúde e bem estar, seja em perímetro urbano ou rural.

O descumprimento desta lei pode acarretar ao responsável a punição com pena prevista de 3 meses a um ano de prisão e multa.

Se você já pensou, pensa ou efetivamente já o fez, saiba que adotar um animal é uma atitude que traz responsabilidades e obrigações (afinal, você está assumindo uma vida e deve ser responsável por ela!!) mas também pode vir a ser uma das mais gratificantes decisões da sua vida. Sabe porquê? Dentre outras razões.....

  • Porque essa atitude pode salvar uma vida
  • Porque toda vida merece respeito
  • Porque todos os cães merecem um lar
  • Porque um cão lhe amará incondicionalmente
  • Porque os cães são capazes de nos carregar seja qual for o nosso estado de ânimo
  • Porque eles sempre estão atentos
  • Porque sempre estão dispostos a juntar-se para fazer algo
  • Porque ele lhe trará muitas alegrias
  • Porque quem convive com os animais aprende os mais preciosos valores humanos.

.
Para finalizar, quero dizer que essa não é uma guerra perdida. A batalha é difícil, mas não impossível.

Ações como a campanha da marca de rações Pedigree (“Adotar é Tudo de Bom”) são a prova de que o cenário pode mudar. Eu não sou garota propaganda da marca (mas, se quiserem, estamos aí....ahahahaha) e nem recebi nada para fazer essa menção. Mas, se a atitude é louvável, a mensagem é lindíssima, a comunicação é muito bem feita e, o mais importante, os resultados são cada vez mais positivos (em 2008 mais de 800 cães abandonados encontraram um novo lar durante a campanha em Portugal), porque não divulgar??? Porque não dizer “PARABÉNS” e “OBRIGADO” à Pedigree?? E, porque não torcer para que sirva de exemplo??
.
Vai buscar Dalila...Rex, Max, Mel...não importa o nome
.
Se cada uma das empresas que lucram com o mercado pet, através do consumo de seus produtos e serviços, resolvesse contribuir, por pouco que seja, com essa causa, com certeza já teríamos, no mínimo, diminuído o número de animais sem lares. Se as pessoas, independente de serem ou não amantes dos animais, mas sim amantes da vida, tivessem consciência e boa vontade, unidos, poderíamos escrever um novo texto para esse Blog.

A adoção de um cão não resolve o problema do abandono e irresponsabilidade de muitos donos. Mas é um começo e uma nova chance de vida a um dos seres mais fiéis e amigos que existem. Pense nisso!!
.
Saiba tudo sobre a campanha no Brasil
Campanha "Adotar é tudo de bom" - PEDIGREE® !!

O vídeo é lindo....vale a pena ver...em várias versões, em vários idiomas, com várias imagens e personagens. Emocione-se!!
A Campanha Brasileira

Campanha "Adotar é tudo de bom" - PEDIGREE® !!


. A Campanha Portuguesa

Missão Adopção - PEDIGREE® !!


.As Campanhas americana e Canadense

Pedigree Dog Adoption Drive - PEDIGREE® !!


.A Campanha Espanhola

Pedigree Adoptame - PEDIGREE® !!



. A Campanha Chilena

Adopción PEDIGREE - PEDIGREE® !!



.

DICAS DA CLÉO (o meu Blog também é solidariedade e cidadania)

Saiba como ajudar um animal abandonado

A iniciativa das entidades de proteção animal que possuem abrigos representa um ato de solidariedade genuína, mas, infelizmente, ineficaz diante da atual conjuntura. Hoje, o número de animais abandonados é tão grande que os abrigos encontram-se superlotados e com grandes dificuldades para cobrirem os seus custos. Por isso, às vezes,
encaminhar um animal para um abrigo pode não ser a melhor solução. Em função disso, o destino desses animais depende da ação de pessoas sensíveis e conscientes.

Como ajudar esse animal

Será que ele foi abandonado ou se perdeu?

Se você encontrou um animal abandonado, existe a possibilidade de que ele tenha dono e esteja perdido. O primeiro passo é seguir as seguintes orientações:
  1. Tente suprir as necessidades primeiras desse animal (água e comida). Verifique também se ele está machucado. Se possível, procure um veterinário. Especialmente se ele for um recém-nascido;
  2. Coloque cartazes, com a descrição do animal e dados de contato em clínicas veterinárias, pet shops, supermercados, lojas e outros locais de circulação de pessoas na região onde você mora e/ou encontrou o animal;
  3. Fale com os vizinhos e comerciantes do bairro - o dono do animal pode estar fazendo o mesmo na tentativa de encontrá-lo;

Colocando para adoção

Caso já tenha seguido as orientações acima durante um mínimo de uma semana, sem sucesso, e você não possa ou não queira ficar com o animalzinho, siga os 4 Passos sugeridos pela ARCA Brasil:

1° passo: Encontre pessoas dispostas a colaborar

Ao tentar ajudar um animal em situação de abandono, é possível que você se veja sozinho. Mas, certamente será muito bom contar com ajuda. Tente lembrar-se de amigos, parentes, colegas de trabalho e conhecidos que poderiam colaborar em questões práticas como:
. Espaço para moradia (lar transitório);
. Veículo (para eventuais deslocamentos até um veterinário);
. Tempo para visitar / cuidar do animal (ex., pessoa que não trabalhe);
. Recursos financeiros (necessário durante o processo);
. Acesso à internet (indispensável para encaminhar o animal).
Cada um pode ajudar com o que dispõe!

2º passo:
Lar transitório

Caso você não possa abrigá-lo. É basicamente um abrigo enquanto você prepara o animal para a doação. O ideal é que seja um espaço seguro e tranqüilo. Até que seja examinado e vacinado, é prudente que o animal fique separado de outros bichos.

3º passo: Prepare o animal para adoção

Nessa fase, ele deve passar por um veterinário para ser vacinado, vermifugado e castrado - isso requer algum dinheiro e tempo disponível.
Você pode entrar em contato com os Veterinários Solidários da ARCA Brasil. Não há compromisso de tratamento gratuito ou redução de tabelas, mas esses profissionais certamente terão sensibilidade e boa-vontade para ajudar como puderem na situação.
Conheça como funciona e veja a relação dos Veterinários Solidários

4º passo: Divulgue

Esta etapa é decisiva.
- Cole cartazes em pet shops, clínicas veterinárias e pontos de circulação de pessoas.
- Procure conhecidos - veja se entre seus parentes, amigos ou vizinho há ninguém que possua condição adequada, perfil de
proprietário responsável e queira adotar o animal. Será sempre mais seguro encaminhá-lo para alguém de confiança. Muitas vezes, o que funciona é o "boca-a-boca". Converse com pessoas que gostem de bichos.
- Se o animal é de raça, entre em contato com associações de criadores da raça idôneas (o Kennel Club costuma ter essa relação). Eles poderão orientá-lo ou mesmo se interessar pelo animal.
- Através da Internet, visite os murais virtuais criados especialmente para anunciar animais para doação.
- Procure as entidades que organizam feiras de adoção e tente expor o animalzinho num destes eventos.

.

Saiba como você pode adotar um animal

A adoção envolve muito mais do que apenas levar um animal abandonado para casa. Se feita por impulso pode piorar o quadro de abandono ao invés de melhorá-lo.
Ter um pet é um grande passo e um compromisso de longo prazo. Lembre-se que durante este tempo ele será completamente dependente de você para, no mínimo, alimentá-lo diariamente, passear com ele, dar o abrigo necessário e levá-lo ao médico veterinário.

Antes de tomar a decisão, veja o que diz o material da ARCA Brasil com “Os Dez Mandamentos da Posse Responsável de Cães e Gatos”:

  • Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
  • Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.
  • Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.
  • Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
  • Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.
  • Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
  • Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
  • Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.
  • Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).
  • Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
    .

Se a decisão já está tomada, saiba onde encontrar um “amigo”

Feiras de Adoção de Animais

BAHIA

Feira de doação de filhotes da Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA Bahia)
Local: Parque Metropolitano de Pituaçu
Informações: (71) 3408-3181 ou
contato@abpabahia.org.br

PARANÁ

Feira permanente de doação de animais em Curitiba - PR
Data: todos os sábados
Horário: das 14:00 às 18:00hs
Local: Rua General Potiguara 2860, loja 11 - Curitiba - PR
Informações:
liasosterra@onda.com.br ou doacaodeanimais@ig.com.br
Fones (41): 3245-2587 / 9151-8446 / 9653-9387

RIO DE JANEIRO

Feira de adoção GAPA Itaipava – RJ
Data: todo primeiro sábado de cada mês
Horário: 9:00 às 17:30hs
Local: estacionamento do hipermercado ABC/Barateiro de Itaipava, Estrada União-Indústria
www.gapaitaipava.com.br

RIO GRANDE DO SUL

Feira de doação de animais no Parque Farroupilha de Porto Alegre - RS
Data: a cada quinze dias, aos domingos
Horário: 09:00 às 15:00 horas
Local: Cantinho da Adoção no interior do Parque Farroupilha
Informações: (51) 8402-6608 ou
www.protetoresvoluntarios.com.br

SANTA CATARINA

"Adotar É O BICHO!" - SC
Data: todo primeiro sábado de cada mês
Horário: das 9:00 às 16:00hs.
Local: SESC Florianópolis (Prainha) - Travessa Syríaco Atherino,100 - Centro (próximo ao Instituto de Educação)
Atenção: durante o evento só serão doados animais previamente cadastrados pelo Instituto É O BICHO!
Informações: eobicho@eobicho.org
www.eobicho.org

SÃO PAULO

São Paulo

Surpresas Animais
Local: AV. Cons. Rodrigues Alves, 523 - Vila Mariana
(Próx. a estação Ana rosa do metrô e próximo ao Detran, imediações do parque do Ibirapuera)
Consulta sobre participação, datas e horários: Cecília
animaisprecisamajuda@uol.com.br
http://surpresasanimais.blogspot.com/

Feira Wall-Mart Santo Amaro
Local: Avenida Washington Luis , 1415 – Santo Amaro
Consulta sobre participação, datas e horários: Conceição
solcon@terra.com.br

Anjos dos Bichos
Local: Al. Madeira, 363 (estaionamento do CompreBem) - Alphaville
Consulta sobre participação, datas e horários: Elenice
anjoelenice@gmail.com
www.anjosdosbichos.com

Associação Beneficente de Proteção Animal Loucos por Bichos - SP
Data: mensal
Local: Hipermercado Wal Mart (São Judas e Pacaembú)
Informações: 11 9110-3254 (após 14:00)

Parque Villa Lobos - SP
Data: todos os domingos
Local: Avenida Prof. Fonseca Rodrigues (esquina com a Avenida Queirós Filho), no estacionamento do parque.
Horário: das 11h30min às 17h30min
Mais informações:
adocaopenha@ubbi.com.br

CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) - SP
Data: Segunda a sexta - 9 às 17hs / sábados - 9 às 15hs
Local: CCZ/SP, Rua Sta. Eulália, 86, em Santana (próximo ao metro Carandiru)
Tel.11 6224-5500
e-mail:
zoonoses@prefeitura.sp.gov.br

Adote um Amiguinho
Data: todas as quintas-feiras
Local: R. Marechal Hastinphilo de Moura, 30, São Paulo, SP
Horário: das 10 às 16hrs
Mais informações:
www.adoteumamiguinho.org ou adoteumamiguinho@yahoo.com.br

Amigos dos Bichos
Local: Pão de Açúcar da Av. Ricardo Jaffet
Mais informações: pelo tel (11) 9992-3144 ou
www.amigosdosbichos.com.br

Diadema

CCZ (Centro de Controle de Zoonoses)
Local: Rua Ipoa, 40 - Jardim Inamar - Diadema
Mais informações: Martha Maganha -
martha_faria@hotmail.com

Santos

Feira de doação de animais em Santos - SP
Data: 2o. domingo de cada mês
Horário: das 10:00 às 16:00 h
Local: Concha Acústica do canal 3 - Av. Presidente Wilson - Praia do Gonzaga
Informações: Márcia Lenah
malenah@lbm.com.br

Mauá

Feira permanente de doação de animais em Mauá - SP
Data: todos os sábados
Horário: das 10:00 às 16:30 h
Local: Av. Itapark, 3343 Jd. Itapark/Pet Shop Pixoxo
Informações: com Edson e Rosangela: 6115.3237 / 6919.8300
Informações: (11)4544-2046 / e-mail:
cachorradasa@ubbi.com.br Site: http://cachorrada.cjb.net
Apoio: Canil de Mauá - Prefeitura do Município de Mauá

Canindé

UIPA - Canindé
Data: de 2a. a 6a. feira, das 9 às 16h, e aos Sábados das 9 às 15h
Local: UIPA-União Internacional Protetora de AnimaisAv. Castelo Branco, 3200 - Canindé / SP (é a Marginal Tietê, ao lado do Shopping D)Informações: (11) 3228.1462.
Site:
www.uipa.org.br
E-mail:
uipasp@uol.com.br

Campinas

UPA Campinas – Feira de Adoção - SP
Data: todos os finais de semana
Horário: das 9:00 as 17:00 hs
Local: portão 1 da lagoa do Taquaral
Informações: Sr. Aluízio - 19 3388 1835 -
omarsamartini@uol.com.br Sr. Feliciano felicianonfilho@aol.com

Sorocaba

Feira permanente de doação FAS (Sorocaba) - SP
Data: todos os sábados
Horário: das 9 às 17:30 hs
Local: Av. Ipanema nº 201 - Vl. Nova Sorocaba
Informações: 15-3213-5964 de 2ª a 6ª feira das 9 às 20h e aos sábados das 9 às 14 hs.Site:
www.fasprotecaoanimal.org.br


ONGS e Entidades de Proteção Animal

ALAGOAS

NEAFA - Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis
Maceió
Tel: (82) 3221-0193
contato@neafa.org.br
www.neafa.org.br

AMAZONAS

GPA - Grupo de Proteção aos Animais
Manaus
valeriaweigel@hotmail.com
www.gpamanaus.org

BAHIA

ABPA Bahia - Associação Brasileira Protetora dos Animais
Salvador
Tel: (71) 3408-3181
contato@abpabahia.org.br
www.abpabahia.org.br

Programa Célula-Mãe
Salvador
programa.celulamae@yahoo.com.br
www.celulamae.org.br

BRASILIA

ProAnima - Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal.
Brasília – DF
Tel: (61)3032-3583
proanima@proanima.org.br
www.proanima.org.br

CEARÁ

UIPA - União Internacional Protetora dos Animais
Fortaleza
Tel: (85) 3261-3330
geuzaleitao@bol.com.br ou geuza@baydenet.com.br
www.uipace.org.br

ESPÍRITO SANTO

SOPAES - Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo
Vitória
adocoes@sopaes.org.br
www.sopaes.org.br

GOIÁS

ASPAAN - Associação Protetora e Amiga dos Animais
Goiânia
contato@aspaan.org.br
www.aspaan.org.br

MARANHÃO

AMADA - Associação Maranhense em Defesa dos Animais
São Luis
amada.sl@gmail.com
www.amadaslz.com.br

MATO GROSSO

Associação Mato-grossente Voz Animal
Cuiabá
vozanimal@terra.com.br
www.avamt.org.br

MATO GROSSO DO SUL

Sociedade de Proteção e Bem-Estar Animal Abrigo dos Bichos
Campo Grande – MS
Tel: (67) 8406-2288
abrigodosbichos@abrigodosbichos.com.br
www.abrigodosbichos.com.br


MINAS GERAIS

ABC Animal - Associação Brasileira pela Causa Animal
Belo Horizonte
www.abcanimal.org.br

ASPAN/Bicho Bom - Associação de Proteção aos Animais Francisco de Assis do Vale do Aço
Vale do Aço
Tel: (31) 8646-8166
bichobomvaledoaco@yahoo.com.br
www.aspan-mg.org

Associação Bichos Gerais
Belo Horizonte
Tel: (31) 34811968
bichosgerais@bichosgerais.org.br
www.bichosgerais.org.br

Associação Cão Viver em Defesa dos Animais
Contagem
Tel: (31) 3397-8560
caoviver@yahoo.com.br
www.caoviver.com.br

Associação Sandumonense de Proteção aos Animais (ASPA)
Santos Dumont
contato
@aspa-sd.org
www.aspa-sd.org

ONG Animal & Natureza
Juiz de Fora
Tel: (32) 3084-4413
animalenatureza@gmail.com
www.animalenatureza.org.br

Projeto Animais de Rua
Belo Horizonte
fragaggio2004@yahoo.com.br
www.projetoanimaisderuabh.com

Projeto Melhor Amigo
Lavras
Tel: (35) 8864-2375
projetomelhoramigo@gmail.com
www.projetomelhoramigo.com

SMPA - Sociedade Mineira Protetora de Animais
Belo Horizonte
smpa@brfree.com.br
www.sociedadeprotetora.hpg.ig.com.br/sociedade.htm

Sociedade Focinho Carente
Oliveira
focinho.carente@uol.com.br
www.vertentes.com.br/focinhocarente

PARÁ

ASSCOMA – ASSOCIAÇÃO PARA COMBATE AOS MAUS – TRATOS DE ANIMAIS Ananindeua - PA
asscoma@yahoo.com.br
www.asscoma.org.br

PARANÁ

ANOÉ - Associação Arca de Noé de Proteção aos Animais
Matinhos
anoe@onda.com.br

Associação do Amigo Animal
Campo Magro (região metropolitana Curitiba)
Tel. (41) 3027-2237
amigoanimal@amigoanimal.org.br
www.amigoanimal.org.br

SOS Vida Animal
Curitiba
Tel. (41)9946-1116
www.sosvidaanimal.org.br

SPAC - Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
Curitiba
Tel. (41) 3256-8211
spacuritiba@spacuritiba.org.br
www.spacuritiba.com.br


RIO DE JANEIRO

Animavida
Petrópolis
animavida@globo.com
www.animavida.org

Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho
Santa Cruz
Tel. (21) 3395-1595/3395-2190

Defensores dos Animais
Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2582-6646
contato@ defensoresdosanimais.org.br
www.defensoresdosanimais.org.br

GATA Itaipava - Grupo de Assistência e Proteção aos Animais de Rua de Itaipava Petrópolis
Tel. (21) 1541-7239/9627-5159 (Carlos Pereira)
carlosecpereira@gataitaipava.com.br
www.gataitaipava.com.br

Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman - Hospital Veterinário
Mangueira
Tel. (21) 2567-5496/ 22542100 / 22542109
ijv@rio.rj.gov.br
www.rio.rj.gov.br/ijv

MPB - Movimento Pelo Bicho
Niterói
Email:
stella.paiva@terra.com.br / Km.Moreira@gmail.com

SUIPA - Sociedade União Protetora dos Animais
Benfica
Tel. (21) 3297-8777
www.suipa.org.br

SOZED - Sociedade Zoófila Educativa
Rio de Janeiro
sozed_vet@yahoo.com.br
www.sozed.org.br

SOS 4 Patas – Centro de Proteção e Defesa dos Animais de Resende/RJ
Resende
Tel: (24) 3360-8070
sos4patas@bol.com.brwww.sos4patas.org.br

SOS VIDA ANIMAL
Rio de Janeiro - RJ
gloriasalles@terra.com.br
www.sosvidaanimal.com.br

S.P.P.A. - Sociedade Petropolitana de Proteção dos Animais
Petrópolis - RJ
sppa@sppapetropolis.org.br
http://www.sppapetropolis.org.br/

RIO GRANDE DO NORTE

AMIMAIS
Natal
amimais@amimais.org.br
www.amimais.org.br


RIO GRANDE DO SUL

APROCAN - Associação Protetora dos Animais de Canoas
Canoas
aprocan_aprocan@yahoo.com.br
http://www.aprocan.rg3.net/

Clube Amigos dos Animais
Santa Maria
clubeamigosdosanimais@yahoo.com.br
www.clubeamigosdosanimais.com.br

ONG Duas Mãos Quatro Patas
Porto Alegre
contato@duasmaosquatropatas.com.br
www.duasmaosquatropatas.com.br

Projeto Bicho de Rua
Porto Alegre – RS
www.bichoderua.org.br


SANTA CATARINA

APRABLU - Associação Protetora de Animais de Blumenau
www.aprablu.com.br

APRAP - Amigos e Protetores dos Animais de Palhoça
Palhoça
aprap.palhoca@gmail.com / shalmat@gmail.com
http://www.aprap.org.br/

Associação Fundo Vira-lata de Garopaba
Garopaba
E-mail:
pauloricardobotafogo@terra.com.br

Instituto É O BICHO! - Educação Ambiental e Proteção Animal
Florianópolis – SC
eobicho@eobicho.org
http://www.eobicho.org/

Ong Viva Bicho - ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE BALNEÁRIO
Balneário Camboriú
Tel: (47) 9975-2625
vivabichobc@yahoo.com.br
http://www.vivabicho.org.br/

SÃO PAULO

AAA - Associação de Amparo aos Animais
Diadema
Tel: (011) 4094 2059
E-mail:
a.a.animais.diadema@gmail.com ou info@adote.info
http://www.associacaodeamparoaosanimais.org/

AAAC - Associação Amigos dos Animais de Campinas
Campinas - SP
www.aaac.org.br
aaac@aaac.org.br

ABEAC – Associação para o Bem Estar Animal Amigos da Célia
Caucaia do Alto - Ibiúna
www.abeac.org.br
abeac@abeac.org.br

Abrigo Piccolina - Instituto de Ajuda aos Animais
Avaré
abrigopiccolina@uol.com.br
www.abrigopiccolina.org.br

Adote um amiguinho
São Paulo
Tel. (11) 3755-1037
adoteumamiguinho@yahoo.com.br
http://www.adoteumamiguinho.org/

Adote um Gatinho
São Paulo
informacoes@adoteumgatinho.org.br
http://adoteumgatinho.uol.com.br

AILA - ALIANÇA INTERNACIONAL DO ANIMAL
São Paulo
Tel. (11) 3749-0800 / 3749-9996
aila@aila.org.br
http://www.aila.org.br/

AIPA Associação Itanhaense de Proteção aos Animais
Itanhaém
Tel: (13) 9719-5592
http://aipa.topcities.com

Anjos dos Bichos
Barueri
anjorenatabuono@gmail.com
www.anjosdosbichos.com

Anjos para Adoção
São Paulo
Maria Augusta Toledo (Protetora Independente)
augustatol@uol.com.br
http://anjosparaadocao.multiply.com/

APACP - Associação Protetora de Animais de Cachoeira Paulista
Cachoeira Paulista
http://www.apacp.hpg.com.br/

APASFA - Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis
São Paulo
Tele: (11) 6955-4352
denuncia.animais@itelefonica.com.br
www.apasfa.org

ARCA Brasil - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal
São Paulo – SP
arcabrasil@arcabrasil.org.br
http://www.arcabrasil.org.br/

Associação Amigo Bicho
Serra Negra SP
Tel: (19) 3842-0308
contato@portalamigobicho.com.br
http://www.portalamigobicho.com.br/

Associação Companhia das Patas
São Sebastião
vivian@ciadaspatas.org.br
www.ciadaspatas.org.br

Associação de Proteção Animal e Ambiental Tribuna Animal
São Paulo
Tel: (11) 6915-0362
tribunaanimal@terra.com.brwww.tribunaanimal.com

Associação dos Veterinários Sem Fronteira - VSF
São Paulo
Tel.: (11) 9564-0847
contato@veterinariosemfronteira.org.br
www.veterinariosemfronteira.org.br

Associação Grupo de Voluntários para Valorização da Vida Animal
Jundiaí
Tel: (11) 2816-2775
grupovidaanimal@gmail.com
www.grupovidaanimal.org.br

Associação Paulista de Auxílio aos Animais
São Paulo
Tel: (11) 8220-2124
apaa@apaa.com.br
www.apaa.com.br

Associação Protetora de Animais Abandonados – Acãochego
Osasco – SP
acaochego@acaochego.org
www.acaochego.org

Associação Protetora dos Animais Domésticos Vira-Lata é Dez
São Paulo
anatancredi@localimoveis.com.br
www.viralataedez.com.br

APASCS - Associação Protetora dos Animais de São Caetano do Sul
São Caetano do Sul
apascs@apascs.org.br
www.apascs.org.br

AVA - Associação Vida AnimalRibeirão Preto
ava@ava.org.br
www.ava.org.br

Associação Zoófila de Campos do Jordão
Campos do Jordão
amecampos@amecampos.org.br

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
São Paulo
Tel. (11) 6224-5500
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_saude/ccz

Clube das PulgasSão Paulo
clubedaspulgas@uol.com.br ou anitahagge@uol.com.br
www.clubedaspulgas.com.br

Clube dos Vira Latas - Grupo de Proteção aos Animais de Ribeirão Pires
Ribeirão Pires
(11) 4824-7430
clubedosviralatas@clubedosviralatas.org.br
www.clubedosviralatas.org.br

Estimação
São Paulo
Tel: (11) 3943-4797
yara@neoradio.com.br / marcos@estimacao.org.br
www.estimacao.org.br

FAS - Fundação Alexandra Schlumberger
Sorocaba
Tel : (15) 3211.1881 / 3012.8328
contato@fasprotecaoanimal.org.br
www.fasprotecaoanimal.org.br

Instituto Nina Rosa - Cobasi
São Paulo
Tel. (11) 3868-4434
www.institutoninarosa.org.br

IPAB – Instituto de Proteção aos Animais do Brasil
São Paulo – SP (com abrangência a todo o território nacional)
Tel: (11) 6851-0648 / 6102-3902
ipabbrasil@ig.com.br
www.artheria.com.br/ipabbrasil

Luiz Proteção Animal
São Paulo
www.luizprotecaoanimal.com.br

Mopi – Movimento dos Protetores Independentes
São Paulo
www.mopibichos.com.br
mopibichos@mopibichos.com.br

ONG Naturae Vitae
Bauru
Tel: (14) 3018-4726 / 8122-7378
contato@naturaevitae.org
http://www.naturaevitae.org/

OSCIP - Instituto de Valorização da Vida Animal
Campinas
presidencia@ivva-campinas.org.br
www.ivva-campinas.org.br

Patinhas On Line
São Paulo
Tel: (11) 8290-6353
contato@patinhasonline.com.br
www.patinhasonline.com.br

PROAMBI - Associação Protetores do Amigo Bicho
São José do Rio Preto
contato@proambi.org.br
www.proambi.org.br

Projeto Focinhos Gelados
Santo André
Tel: (11) 4991-8492
focinhosgelados@focinhosgelados.com.br
www.focinhosgelados.com.br

Quintal de São Francisco
São Paulo
Tel. (11) 5081-5446 / 6162-8263 / 6161-6122
quintalfrancisco@terra.com.br
www.quintaldesaofrancisco.org.br

SPPA - Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais
Piracicaba
contato@sppapira.org.br
www.sppapira.org.br

SOZED - Sociedade Zoófila Educativa
São Paulo
sozedsp@terra.com.br

Toca dos Gatinhos
São Paulo
Tel: (011)9480-7099
tocadosgatinhos@gmail.com
www.toca.gatinhos.nom.br

UIPA - União Internacional dos Protetores dos Animais
São Paulo
Tel. (11) 3313-5976
uipasp@uol.com.br
www.uipasp.org.br

UPA - União Protetora dos Animais
Campinas
Tel: (19) 3295-1772 / 9774-1642
upanimais@upanimais.org.br
www.upanimais.org.br

União SRD
São Paulo
Tel: (11) 8704-6475 / 9915-1800
uniaosrd@gmail.com
www.uniaosrd.com.br

USPA - União Sanjoanense de Proteção aos Animais
São João Da Boa Vista
Tel: (19) 9131-2498
uspanimais@gmail.com
www.uspa.org.br


SERGIPE

Amigos dos Animais (AMA)
Aracaju - SE
Tel: (79) 3248-6123
anaamab@yahoo.com.br
www.amigosdosanimais.com.br

Sites para adotar ou doar um animal

Adoção:
www.eobicho.org
www.adoteumgatinho.com.br
www.sosgatinhos.com.br
www.miaunet.com.br www.ciadobicho.com.br
www.vira-lata.org
www.adoteumcachorrinho.kit.net
www.focinhosgelados.com.br
www.tribunaanimal.com
www.estimacao.org.br
www.cachorroperdido.com.br
www.sosvidaanimal.org.br
http://adocao-aaac.blogspot.com
http://lufumagalli.multiply.com
http://adoteumpitbullfernandameccia.blogspot.com/
http://www.aila.org.br/adocao_caes_1.html
http://amigodosanimais.zip.net
http://animaisparadoacao.blogspot.com
http://anjosparaadocao.multiply.com
http://bichocarente.zip.net
http://centraldeadocao.blogspot.com
http://larluzeesperanca.blogspot.com
http://www.patinhasonline.com.br/adocao.html
www.queroumbicho.com.br
http://www.proambi.org.br/adote.htm
http://gatinhosfilhotes.blogspot.com
http://patudosdaufsc.blogspot.com
http://adoteumgatinho2.zip.net
http://adoteumgatinho.uol.com.br

Adoção e Doação:
www.acachorra.com.br
www.animaisonline.com.br
www.cachorroperdido.com.br
www.petbr.com.br
www.petsite.com.br
www.renad.com.br
www.vidadecao.com.br
www.uol.com.br/bichos
http://adotacao.blogspot.com
http://www.aquitemcao.blogspot.com
http://bichosdovale.blogspot.com
http://cachorrolandia.nafoto.net
http://animaisbahia.blogspot.com
www.classificadoanimal.com.br

Fontes:
Arca Brasil
Lei Federal de Maus Tratos contra Animais
Pedigree Portugal ( Missão Adopçao)
Pedigree Brasil (Adotar é Tudo de Bom)