quinta-feira, 25 de março de 2010

Se beber, não reme!!


Sempre pronta!!
.
O sol brilhava forte e o céu estava num tom de azul que há muito não me recordo de ver....o cenário era perfeito para a nossa segunda visita à Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul. Na sua oitava edição, o Fim de Semana Radicão prometia!!!

Monte Alegre do Sul está localizada a cerca de 140 km da capital paulista e oferece paisagens naturais que fazem bem aos olhos de todos, humanos ou peludos.

A Pousada Vale das Maritacas nos acolheu com carinho, em meio a muito verde e conforto. No horário marcado, aos poucos, nossos aventureiros foram chegando. No total, contando comigo, éramos 9 peludos : Paperina e Truffa (SRD), Snick (Yorkshire Terrier), Zula (Labrador Retriever) e a tchurma dos Goldens – Zaira, Dog, Tobi e Sol.
.

Zaira (Golden Retriever) & Paperina (SRD)
.

Truffa (SRD) & Sol (Golden Retriever)
.


Zula (Labrador Retriever) & Snick (Yorkshire Terrier)
.

Tobi & Dog (Golden Retrievers)
.
A pacata cidade, típica do interior, possui apenas 6.000 habitantes, a maioria de descendência italiana, mas oferece inúmeros atrativos para visitantes de todos os gostos. E era para conhecer algumas destas atrações que nós estávamos lá.

Após o almoço, nosso grupo embarcou no trenzinho típico para passeios na cidade e seguimos rumo à Rota das Cachaças!!!
.

Que tal um passeio?
.

Vamos Turma!!

.

Nosso trenzinho
.

.

Todos embarcados?
.
Trata-se de um passeio para conhecer alguns dos alambiques artesanais ativos na região. Ao todo, são mais de 50 alambiques (geralmente instalados em propriedades familiares) que produzem pinga, vinho e licores artesanalmente, mantendo as tradições passadas de pai para filho. Da orgânica à tradicional, as premiadas cachaças do circuito despertam a atenção dos visitantes e, por isso, ganharam roteiro próprio. Infelizmente, para os nossos donos degustadores, nosso tempo só nos permitiu a visita a três alambiques. Mas eles, os humanos, souberam aproveitar bem as oportunidades...ôôô, se souberam! Ahahaha.

Conhecer os alambiques, não significa somente experimentar a bebida e comprar direto do fabricante. Em alguns casos, é possível ter o privilegio de ser recebido por aquela gente simples, com os braços abertos e o sorriso no rosto, ouvir as dicas e as histórias de cada um.

.

Uhu!!!
.

Viagem no colinho da dona: não tem preço!

.
E começamos muito bem, pela adega do Nono Rouxinolli. Antes, uma paradinha estratégica no laguinho que fica logo ao pé da estradinha que nos leva à casa da família. Peludos, nadadores ou não, se esbaldaram e aproveitaram para refrescar o “corpicho”.
.

Ebaaaa, laguinhoo!!!
.

Nadando acompanhado ou sozinho.....
.

.....a folia é geral!!
.

Diliiiicia!!
.

Refrescados, de volta ao passeio.
.
Chegando lá, nossos donos foram convidados para conhecer todo o processo produtivo e experimentar a bebida. Nós também acompanhamos, mas fomos barrados na etapa da degustação. E, no final, ainda foram atraídos pelo cheiro do café da D. Maria, esposa do Nono. Produzido de forma artesanal, o café é muito saboroso. Todos saíram carregados de sacolas de cachaça, licor e café.
.

A cachorrada invade o terreno e faz amizade com o Nono
.

Donos degustam e peludo observam de pertinho
.
Depois, seguimos para o Sitio Morro Alto, onde fica a Adega Chico Peterlini. Lá, além dos licores e cachaças, os humanos se deliciaram com degustação de salame, geléias e os pães caseiros. Destaque para o delicioso pão de ervas e a geléia de pimenta, que agrada até mesmo quem não gosta de especiaria. Ah, e o suco de uva também!!
E, o nosso dia acabou no Cantinho da Ní. O casarão centenário de paredes de pedra é graciosamente decorado com relíquias guardadas há gerações. E é lá mesmo, no porão da casa, que a bebida é comercializada.

Além da cachaça, o visitante encontra licores de vários sabores e quitutes do tempo da vovó, produzidos através de receitas de família, como os doces, compotas e temperos.
.

Peludos integrados à paisagem rural (e aos seus habitantes também)
.
Foi apenas uma pequena amostra do que apresenta a “Rota da Cachaça”. E, segundo comentários dos nossos donos, aqueles que gostam da arte e apreciam uma boa "Cachaça" não se arrependem de conhecê-los. E não precisa ser somente um apreciador dos destilados não. Pela variedade de guloseimas caseiras que vimos, todos saíram de lá satisfeitos. E até mesmo nós, peludos, que não fomos “cãovidados” a degustar absolutamente nada (claro, para o bem da nossa saúde), adoramos o passeio, a liberdade e o contato com aquela zona rural. Parecíamos uns bezerrinhos soltos no pasto...ahahahaha
.

.

Todos no Jeep
.
Porém, não é só de bebida que vive a cidade de Monte Alegre do Sul! A natureza intocada é repleta de riozinhos, cachoeiras e paisagens que convidam à prática de esportes de aventura. E, como vocês todos sabem, eu sou uma aventureira canina nata! Portanto, no dia seguinte, levei a galera para radicalizar....rsss

Localizada no Circuito da Águas Paulista, a cidade é cortada pelo Rio Camanducaia. E, aquele trecho em especial, apresenta belas quedas, perfeitas para a prática de rafting.

.
E do jipão, direto para o rafting!
.

Humanos e peludos equipados!!
.

Foto da galera, momentos antes de partirem rio abaixo
.
E lá fomos nós!!! Encaramos um trecho de 4 km, com duração aproximada de 90 minutos, e nos deslumbramos com tudo o que vimos. A paisagem, toda aquela vegetação....no caminho, até nos deliciamos com os frutos maduríssimos que caíam de uma goiabeira diretamente na água. Foi uma verdadeira pescaria de goiabas!! Ahahaha
.

E lá vão os nossos botes!!
.

Deslumbrados com a paisagem
.

Cada um se acomoda do seu jeito
.

Fuças paralisadas

.
As corredeiras não eram exageradamente radicais, mas em uma das quedas, os humanos decidiram retirar os peludos dos botes. Nós ficamos aguardando pacientemente, no leito do rio, enquanto eles se divertiam naquele “tobogã gigante”....humpf!!! Mas nós sabemos que a atitude foi para preservar a nossa segurança. E, logo depois, embarcamos todos novamente nos botes, e seguimos até o nosso ponto final, onde pudemos nadar um pouquinho.
.

Nossos donos no "tobogã gigante"
.

Beijinhos e carinhos sem ter fim
.

Pequenos desbravadores
.

Relax e brincadeiras depois do almoço diante da cachoeira
.

Cansaço gotoooooso!
.

E pra fechar o fim-de-semana: espetáculo duplo
.
E o nosso fim de semana terminou com um gostoso (e cheiroso) churrasco bem diante de uma belíssima cachoeira. Melhor que isso, só arco-iris em dobro!!!
.

.