quarta-feira, 26 de abril de 2017

ROTEIRO PET FRIENDLY: REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO


Apertou esse cinto direitinho mesmo?!

Petrópolis está localizada a aproximadamente 463 km da cidade de São Paulo, de onde partimos. A viagem seria relativamente longa, por isso, precisávamos fazer uma pequena parada, como é recomendado quando viajamos com pets de carro. Assim, a Alegria poderia esticar as patinhas, se hidratar e fazer suas necessidades, e eu também.



No km 82 da Rodovia Presidente Dutra (Roseira, SP), encontramos o  Posto Arco-Íris Roseira. O complexo de conveniência oferece não somente abastecimento de combustível como também serviços básicos para os viajantes como banco 24 horas, banheiros, fraldários, restaurantes self-service e outras opções de gastronomia como Casa do Pão de Queijo, Spoletto, etc. E, para nossa surpresa, era pet friendly.

Posto Arco-Iris Roseira: Espaço DOG

Vai rolar lanchinho pra mim também?
Tá demorando muito, mamys!

 Como não sabía se encontraríamos algum lugar assim mais adiante, resolvi já parar por ali mesmo e não arriscar. Essa é uma das grandes dificuldades de quem viaja com pets de carro. Especialmente para quem viaja sozinho, como era o meu caso. Porque deixá-los presos dentro do carro no estacionamento, nem pensar, né? O risco do animal morrer por uma hipertermia é gigantesco. MESMO QUE VOCÊ DEIXE O VIDRO DO CARRO ENTREABERTO, TÁ? Deixá-lo preso do lado de fora do local também não é uma opção. Postos de conveniência são locais de grande circulação de pessoas que vão e vêm de lugares que não conhecemos. E se alguém levar nosso peludo embora?! Nem gostamos de imaginar isso...



Entendendo isso, o Posto Arco-Íris Roseira criou o Espaço Dog. Uma salinha separada, na praça de alimentação, com três baias para os cães e também mesas e cadeiras para que os tutores possam lanchar sem preocupação e com seu animal por perto. Você pode colocar seu peludo preso na baia, enquanto vai se servir num dos restaurantes (pois eles não podem ficar circulando na praça de alimentação) e depois, voltar para o Espaço Dog e comer tranquilamente com ele ao seu lado na mesa. Ah, a Alegria também foi até ao banheiro comigo, sem problema algum.


De volta à estrada


De pança e tanques reabastecidos, seguimos viagem.



Petrópolis é um dos principais destinos da região serrana do estado do Rio de Janeiro. Localizada no interior, a cerca de 66 km de distância da atual capital fluminense, a cidade, que também já foi capital do estado, é conhecida como “Cidade Imperial” justamente por oferecer atrações muitíssimo valiosas para a história do nosso país. Ali, nasceu o sonho do Imperador D. Pedro I. Lugar onde D. Pedro II construiu seu Palácio, vivendo os melhores momentos de sua vida. E muitos outros pontos importantes que contam a descoberta e o desenvolvimento do nosso Brasil.

Em uma viagem curta como seria a nossa, é impossível conhecer e desfrutar de lugares como a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio de Cristal, o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont, a Cervejaria Bohemia, o Palácio Quintandinha e, claro, as atrações naturais da Serra dos Órgãos. Não como eles merecem.

Por isso, deixamos para explorar Petrópolis numa próxima visita e focamos em nosso objetivo que era conhecer e certificar a POUSADA 3 VALES com o Selo Pet Friendly da TURISMO 4 PATAS.


Chegamos na 3 Vales


Chalés da 3 Vales

Interior dos chalés: espaço para os mascotes
Área da piscina, só com guia

Restaurante: com vista para a piscina e direito a acompanhante ;-)

Cercada pelas belezas naturais da Mata Atlântica, a Pousada 3 Vales está localizada entre os municípios de Petrópolis e São José do Rio Preto. Sim, ali pertinho do Rio de Janeiro (a apenas 113 km), o que te dá, meu querido leitor carioca, a vantagem de não somente ir se hospedar como também poder curtir o Day Use sempre que quiser.  Quem for de outra localidade, vale a pena se programar para uns diaszinhos na região. E é claro que sempre na companhia do seu amigão. 



Os chalés da 3 Vales são aconchegantes e muito espaçosos, podendo receber cães de todos os portes, sem restrição. Aliás, restrição é algo que pouco figura na política pet friendly daquele lugar. Claro que algumas regrinhas mínimas devem existir, para a ordem do funcionamento e para um convívio harmônico dentre todos os hóspedes. Mas, no geral, os pets podem circular em todas as áreas da pousada. Em locais como piscina e restaurante (sim, eles podem te acompanhar nas refeições!), devem ser mantidos nas guias. No entanto, a quantidade de área verde liberada para correr a vontade é mais que satisfatória. Há também um lago disponível para quem quiser nadar com seu peludo ou praticar o Stand Up Paddle. Só não pode nadar no lago pesqueiro.  Dezenas de atividades para relaxamento e diversão ao ar livre estão disponíveis. A única coisa que não está disponível ali é o acesso à internet. Mas, quem fazia questão de internet? Eis aí a grande chance de se desligar e se conectar somente com a natureza.


Lago liberado para os hóspedes animais

Já posso nadar?!
Ebaaaaa, melhor parte!

Agora secar um pouquinho.
Coloca aí a minha avaliação...
 
Selo Pet Friendly categoria PREMIUM


Depois que nós vistoriamos a pousada e demos o treinamento para a equipe de atendimento, não tivemos dúvidas: concedemos o SELO categoria PREMIUM e fomos explorar o que mais gostamos... as trilhas e cachoeiras.

Simbora para a aventura!
Cachoeira das Nuvens
Frio? Ah, ela Não ia perder um mergulhinho
  
Disseram que tinha mais uma?!
Rumo à Cachoeira da Usina

Como ela estava no dia e como ela é normalmente

E agora, vamos fazer o que?


Lá dentro da propriedade, pode-se fazer caminhadas e chegar facilmente até as quedas d’água da Cachoeira das Nuvens e a da Usina, que deslumbram os visitantes. Quando nós estivemos lá, havia chovido bastante nos dias anteriores e, infelizmente, alguns galhos e pedras foram arrastados e impediram o nosso acesso à cachoeira da Usina. Não estava lá muito bonita, mas deu para ter uma idéia de como ela é normalmente. Mas na Cachoeira das Nuvens a Alegria conseguiu dar um mergulho, apesar do frio... essa aventureira não resiste de jeito nenhum!



Sobrou um tempinho antes de voltarmos a São Paulo e aproveitamos a oportunidade para conhecer e trazer algumas dicas de locais e atividades para curtir com nossos mascotes ali bem pertinho, nos arredores da região.  Partimos para Itaipava!!

À aproximadamente 30 km da pousada, o distrito de Itaipava (que, na verdade é um bairro de Petrópolis) é conhecido como refúgio de inverno de diversas celebridades e da alta sociedade carioca. Suas atrações, concentradas no centrinho, valem um bate e volta. Restaurantes, feirinhas, lojas de artesanatos locais e o Parque Municipal de Petrópolis fizeram nossa programação.  

Parque Municipal de Petrópolis

 Começamos com uma caminhada pelo Parque Municipal de Petrópolis, um espaço público, bem cuidado e espaçoso, com diversas opções de lazer para toda a família – incluindo o pet. Tem pista asfaltada para bike, parquinho para as crianças e muita área gramada para os cães. Permite cachorros de todos os portes, desde que sejam mantidos nas guias. 


Restaurante Pastarella: pet friendly em Itaipava


Rodízio de Fondue
De lá, fomos almoçar no restaurante Pastarella, cuja atração principal é o rodizio de fondue, mas também oferece pizzas e outras opções. Um lugar bem agradável, com mesas ao ar livre, onde os pets são bem-vindos. Nós não reservamos e demos a sorte de estar tranquilo. Mas a recomendação, especialmente indo com pets, é que se faça a reserva previamente.

Passeios pelas ruas de Itaipava
 Depois do almoço, indica-se uma caminhada pela vila e até uma visita à Feirinha de Itaipava, onde encontra-se muitos stands de roupas, artesanatos, acessórios, sapatos e até mesmo produtos pet. Infelizmente nós não tínhamos mais tempo para as comprinhas. Mas, se você esteve lá, pode mandar essa dica pra gente... vamos trocar figurinhas ;-)


Podem mandar dicas que vamos voltar!!!



Larissa Rios
(Turismóloga, mãe da Alegria e fundadora da Turismo 4 Patas)