segunda-feira, 20 de outubro de 2008

RALLY A PÉ – 4 PATAS

Chuva, piscina, laguinho: lá vem a garota molhada
.
Depois das trilhas, do Floating, do Rafting….a minha dona decidiu inovar. Ela vive fazendo pesquisas sobre lugares e atividades compatíveis para pets. Ou seja, novas opções de aventuras para pets e seus donos curtirem juntos.

Muitas dessas novidades ela acaba testando comigo. Pois é, tenho que pagar a ração e os ossinhos que consumo e honrar o meu posto de “Consultora de Viagens caninas”, de alguma maneira. Nem que seja como cobaia….rssss.

As vezes, ela também faz pesquisas pela Internet, visita locais, faz contatos com profissionais dos mercados de ecoturismo e turismo de aventura. E foi assim que ela conheceu o “Rally a Pé”. Achou que era uma atividade interessante, perfeitamente adaptável para “aventureiros peludos” e decidiu propor aos participantes dos eventos do “Portal Turismo 4 Patas”. E assim, cá estamos nós, a caminho do 1º Rally a Pé – 4 Patas.

O tempo parecia conspirar contra o nosso evento. Uma super-mega-blaster tempestade (com direito a raios e trovões) pairava nos céus. A minha dona chegou a pensar em cancelar o evento. Seria impossível fazer qualquer atividade embaixo daquele aguaceiro (a não ser que fosse mergulho canino, corrida de submarino ou coisa assim). Mas já estávamos em cima da hora e, como nós, todos os participantes já se dirigiam para o local.

Isso é uma das coisas mais legais das aventuras que propomos: o espírito dos nossos aventureiros – tanto os humanos quanto os de 4 patas. Estão sempre dispostos (e bem dispostos!) e topam tudo. Não desanimam facilmente (e olha que aquela chuva impressionava!). Se os peludos vão se divertir (e com a chuva, nós, caninos, íamos nos divertir com certeza), tudo é válido. Então, seguimos adiante.

Quando chegamos ao Acampamento Barnabé, localizado a 70km da capital, na cidade de Juquitiba (SP), tivemos uma bela surpresa: a tempestade já havia passado por ali e só restava uma garoinha de nada. É incrível como ele sempre nos salva: nosso convidado especial, São Pedro!!
.

Sejam bem-vindos
.

E eles foram chegando
.
Aos poucos os participantes foram chegando (alguns novos, outros já velhos conhecidos) e sendo recepcionados pela minha dona. Eu, por minha vez, cheguei e fui logo para o laguinho, onde passei praticamente toda a manhã. Estava frio, a água meio barrenta por conta da chuva mas, quem liga para isso??!! A minha dona claro que ligou quando me viu com o tom de pêlo um pouco mais “amarronzado” do que o normal…..ahahahah. Mas teve cão que terminou o Rally mais sujo do que eu!! (mas isso é assunto para depois).
.

Diversão com muita água
.

Reunião na piscina e expectativa para o Rally


Lama, lama, lama!!!
.

Bella e Nikka: estréia

O tio Bêni (Bêni Becker, idealizador do Rally a Pé) reuniu o pessoal para algumas explicações técnicas sobre navegação e uso da bússola, leitura da cartilha e regras do jogo. Donos e cães ouviram e assistiram a tudo atentamente (e com muita expectativa para o início da competição!). Dentre os peludos estavam Goldens, Labradores, “tomba-latas” (SRDs), Border Collies e Dachshund – 16 ao todo.


Bêni Becker e o pessoal atento


.

.

Hiiii, acho que essa explicação tá muito longa....

Dada a largada para a competição, eles seguiram divididos em 4 equipes. Bússolas, relógios, mapas e cartilhas em mãos, lá foram eles embrenhando-se pela mata. Eu, preferi continuar no meu laguinho. Ainda mais que ele ficou só para mim. Laguinho só para mim, eu não dispenso!!

Largada!!!!


Lá vão eles mata adentro.

Mas a minha dona me contou os detalhes da aventura. Disse que algumas equipes se perderam e erraram o caminho traçado nas planilhas. Normal, eram “marinheiros de primeira viagem”. Os cães corriam alegremente pelas trilhas e exploravam juntos cada novo cheirinho, cada nova folhagem….cada nova poça de lama!!! Uhuhuhuhuhuhu. Enquanto isso, seus donos, preocupados em cumprir os objetivos do Rally, manter a regularidade do tempo e da velocidade e orientarem-se bem para cobrir o percurso, nem se davam conta de que seus “companheiros de 4 patas” competiam acirradamente pelo posto de “cão mais sujo do Rally”!! Subiram e desceram morros, caminharam por uma vala, atravessaram riacho e atolaram (literalmente!!) em uma grande poça de lama!!! Eis que ouço uma gritaria. Eram eles, aproximando-se do final da prova, quando passavam pelo galinheiro da propriedade e encontraram algumas galinhas que haviam escapado (deveriam estar presas no galinheiro)….infelizmente (para elas) os cães acharam que aquilo seria parte do jogo. O instinto de caça falou mais alto e os peludos partiram para o ataque às galinhas. Parecia coisa filme (talvez a “Fuga das Galinhas”), um corre-corre, gente atolada, gritos, latidos….uma “cãofusão” geral! Até que o tio Bêni surgiu e conseguiu segurar as galinhas em suas mãos enquanto os peludos se acalmavam. A cena seria hilária se o final não fosse trágico para uma das galinhas. Eram duas “penosas”, coitadas. Uma delas sobreviveu, mas a outra não. Coitadinha….


Mata
.

Vala


Riacho
.

Orientação e cálculos
.

.


.

Atolados na lama mas fazendo pose para as fotos


Pega a galinha!!!
.
.

Travessia da poça de lama
.
.
Etapa final: ponte ou cordinha?


Todos para o laguinho!!!


Reta final: túnel
.

Medalhas e sorteados
.



Recebendo as medalhas, de boca cheia...rsss
.

Equipe vencedora!!!

Finalizada a prova, donos e cães, trataram de retirar as camadas de lama dos corpos. Os donos usaram os chuveiros e mangueiras. Os peludos, ah, estes invadiram o meu laguinho!!!

Depois do almoço, o grande momento de anunciar o resultado da competição. Mas, antes fizemos sorteios de alguns brindes – como é habitual em nossos eventos – e premiamos o “Cão mais sujo do Rally”, o Spaguetti, que ganhou um shampoo e a equipe campeã do Rally que recebeu medalha de ouro.

Mas isso é tudo uma bela brincadeira. No final, nós todos, de alguma forma, somos vencedores pois passamos um sábado maravilhoso, em contato com a natureza, nos divertimos, aprendemos, fizemos novos amigos, reforçamos amizades já existentes e, principalmente praticamos a integração. Essa é a principal proposta do Rally: fazer com que os participantes interajam entre si (pessoas com pessoas, cães com cães, pessoas com cães) e sintam-se cada vez mais integrados, trabalhando em conjunto para cumprir um objetivo em comum. As equipes cumpriram as suas metas. E o Portal, com o apoio do Rally a Pé (Bêni Becker) e dos meninos da Expert Dog, mais uma vez, cumpriu a sua missão: promover a educação, a diversão e a integração entre cães e seus donos.


É isso aí!!!
Dicas da Cléo

Sobre o Rally a Pé

O que começou como uma brincadeira, foi aperfeiçoada durante o ano de 1989 por Bêni Becker, que se inspirou nas provas do Rally Automobilístico. A partir de 1990, empresas interessaram-se em organizar provas e, em 1998, lançou-se o primeiro campeonato paulista da modalidade. Hoje, dentre provas de campeonatos, empresariais e outras, Bêni Becker já ultrapassa a marca de 2.000 provas de Rally a Pé preparadas por ele. Já são 07 campeonatos oficiais distribuídos em 5 estados brasileiros.

O Rally a Pé não é corrida. É um jogo de estratégia onde qualquer pessoa pode participar. Basta gostar de natureza, caminhada e aventura. Obviamente, algum condicionamento físico ajuda mas, não precisa ser nenhum atleta.

O esporte é praticado por equipes de 3 a 6 integrantes, onde o objetivo principal é manter a regularidade, calculando o tempo necessário para chegar a cada lugar. Os participantes recebem uma planilha indicando os pontos de checagem e devem manter-se na velocidade média estipulada. Durante o percurso, passam por postos de cronometragem (PCs) e não podem chegar a eles adiantados e nem atrasados, sob pena de perda de pontos. Além disso, precisam ler as simbologias da planilha, controlar a velocidade e ultrapassar obstáculos como rios, pedras, lama, mato, etc. Durante a atividade existem os chamados “Neutralizados”, que são pontos de paradas programadas para descanso, hidratação e lanche.

Aos iniciantes, nada de preocupações! Antes de dar a largada, todos participam de uma aula onde aprendem rapidamente como interpretar a planilha, utilizar a bússola e fazer os cálculos necessários.

Esporte de caminhada ecológica e pedagógica, o Rally a Pé também faz a sua contribuição ao meio ambiente. A empresa detentora da marca de mesmo nome, realiza eventos sustentáveis onde, em algumas provas, estipula dentre os objetivos a coleta de materiais recicláveis e a plantação de mudas de árvores.

Além de muita diversão, as competições servem também como oportunidades de integração e socialização.

Para participar, além da garrafinha com água ou isotônico, é aconselhável levar protetor solar, boné, roupas leves e calçados apropriados e confortáveis (tênis ou botas de trekking). O material técnico é fornecido pela organização da prova.

Saiba mais sobre o Rally a Pé acessando:
www.rallyape.com.br

Veja também:

Expert Dog
Acampamento Barnabé

Cãokut