quinta-feira, 1 de maio de 2014

Um ato de amor

 

IMG_5653

Vamos falar de um tema sério, né pestinha?!

Mãe é tudo igual mesmo!! Seja de filhos humanos ou “filhos animais”. Sim, porque, no final das contas, a criação, os cuidados, a educação e os sentimentos que desenvolvemos na relação com nossos donos, acabam sendo equivalentes (eu não disse iguais!! Talvez para uns, não para todos) aos de uma relação maternal / paternal humana.

Os humanos nos escolhem (pelo menos é assim que eles pensam eheheh) e nós vamos para seus lares com a mesma inocência, fragilidade e dependência de um bebê humano. Portanto, sim, vocês humanos, são responsáveis por nós e devem (pelo menos todos deveriam) cumprir o compromisso de proporcionar o básico – alimentação, educação, saúde e lazer.

Bem, em se tratando de saúde, tem um item muito importante: a castração. A primeira grande dúvida é: “Castrar ou não castrar”?!

Isso, claro, no caso do seu animalzinho ter sido resgatado das ruas ou vindo de algum canil, criador ou abrigo que não o tenha castrado. Inclusive, existe uma lei que regulamenta esse assunto no estado de SP (a Lei 12.327/97, Conhecida como Lei Tripoli da Castração, que obriga a entrega de filhotes comente castrados).

Mas, enfim, você tem em mãos um animalzinho não-castrado e está com essa dúvida.....não se preocupe, você não é a única pessoa. A minha mamys também já passou por isso, quando foi a minha vez. Ela passou pela dúvida, pelo medo e também pela angústia....

A dúvida logo foi esclarecida com algumas pesquisas, muita leitura e longos papos com o meu veterinário de confiança. O medo e a angústia, naturais de “mãe” (lembram que eu comentei acima sobre a relação “maternal” entre donos e pets?!) foram superados à medida em que ela ganhava confiança na sua decisão, nos benefícios que a castração traria para a nossa vida (especialmente para a minha saúde) e na competência do profissional que nos assistia. Eu contei para vocês, nesse post AQUI, como foi essa nossa experiência.

IMG_5690 IMG_5691

Vem aqui que te faço um carinho, maninha!

Pois bem, resolvi reascender esse assunto porque estamos, eu e a minha mamys, vivendo novamente essa situação...agora, com a minha maninha, Alegria. Mais uma vez, a mamys tomou a decisão que consideramos correta. Mais uma vez, ela estava segura disso. Mais uma vez, ela foi assistida por ótimos profissionais (desta vez, o Dr Clayton e a Dra Clara, da Clínica Zoovet). Mas, mais uma vez, ela também passou pelo medo e pela angústia de ver o seu “filhotinho” ser submetido a uma cirurgia.

Ela disse que deu um aperto no coração, uma estranha sensação de culpa, um sufocante sentimento de impunidade (e se algo desse errado, ela não estaria lá e não poderia fazer nada!!)....mas isso, nada mais é, do que o instinto “maternal” falando alto....e nada disso foi capaz de impedir que ela levasse adiante a decisão. Com a certeza de que, assim como foi para mim, minha maninha, dali para a frente, estaria livre do risco de desenvolver um câncer de mama ou mesmo uma infecção no útero, entre outras coisas. Minha maninha, estará sempre livre e disponível para passear e se aventurar com a gente, sem a preocupação de um cio ou uma cruza indesejada. Sem causarmos problemas ou passarmos por constrangimentos em locais onde possamos encontrar machos não-castrados, caso ela esteja no cio...enfim...

Milhares de donos temem submeter o seu animal à uma castração por não conhecer bem o procedimento....milhares de donos deixam de castrar o seu pet por não saberem os benefícios dessa ação. Milhares de donos não têm idéia de que, castar, é um verdadeiro ato de amor!!

IMG_5638 IMG_5639

Acho que ela não gostou do modelito …ehehehe

Por isso, resolvemos aproveitar a castração da nossa Alegria, para relembrar o tema e convidar uma das pessoas que, eu conheço, que mais entende de castração animal: a Tia Luli Sarraf.

A Tia Luli criou o projeto “Celebridade Vira Lata”, que nasceu de um forte desejo de fazer algo para ajudar os animais. A ideia inicial era elaborar e vender um calendário para que toda a renda fosse revertida para ajudar ongs e protetores a castrar os animais resgatados. Mas a coisa ganhou força e cresceu tanto que hoje já são cerca de 6.500 animais castrados através das campanhas de esterilização de cães e gatos que o projeto realiza. Além disso, existe um trabalho de orientação e palestras para pessoas, escolas e empresas.

Tá vendo porque escolhi a Tia Luli para essa entrevista? Certeza de que será extremamente esclarecedora para você que ainda não castrou o seu animalzinho ou mesmo para quem já castrou mais ainda não estava 100% segura da decisão que tomou.

 

Cléo: Tia Luli, tudo bem? Quais são os principais benefícios da castração para machos? E para as fêmeas?

Luli Sarraf:

Oi, loira maravilhosa! Tudo ótimo! Nossa, quando vou falar dos benefícios, que são tantos, preciso organizar as informações. A castração significa uma adequação à condição de vida doméstica dos cachorros e gatos. Os hormônios sexuais ajudam na sobrevivência na natureza, onde eles precisam lutar por comida, água, território, sem cuidados médicos veterinários, e há muitas mortes e com expectativa baixa. Sob nossos cuidados, essa atividade hormonal sobra nos corpinhos de vocês e cria muitos problemas, tanto na saúde física, quanto na emocional. Vamos primeiro pro benefício direto para o macho. Do ponto de vista da saúde dele elimina-se a possibilidade do câncer de próstata e testículo, todas as DSTs, infecções urinárias. Do ponto de comportamento e as emoções dele, estabiliza a testosterona, então, diminui a ansiedade, a agressvidade, a demarcação de território, evita fugas por causa do cheiro de fêmeas no cio e as decorrentes tragédias, ele deixa de montar nas pessoas. Para as meninas, elimina-se o desconforto do cio (elas também tem enxaquecas, cólicas, enjôo), diminui expressivamente a possibilidade de câncer de mama, elimina-se a possibilidade de câncer de ovário e útero, elimina a possibilidade de piometra, gravidez psicológica, assedio masculino e a preserva de crias indesejadas.

 

Cléo: Algumas pessoas dizem ser melhor castrar antes do primeiro cio. Outras afirmam que o melhor é depois. Afinal, quando é melhor e porquê?

Luli Sarraf: A partir de 2 meses ou 5 quilos já pode castrar. A tia não é médica veterinária, mas tem muita experiência como testemunha no assunto, eu diria que antes do primeiro cio é mais legal, é o que os tios médicos também me confirmaram. O ideal é os pais da cachorra ou gatinha a levarem numa consulta com médico para fazer exames e determinar a melhor época, comumente, em torno de 6 meses (pros meninos essa também é uma boa idade).

 

Cléo: Mas e se o animal já é adulto e não foi castrado, por exemplo. Adianta?!

Luli Sarraf: Adianta! O câncer de mama não fará muita diferença, mas todos os outros benefícios permancem.

 

Cléo: Quanto tempo, mais ou menos, leva o procedimento de castrar um animal?

Luli Sarraf: Nossa, é tão rápido... a cirurgia em si é coisa entre 5 e 20 minutos, no máximo. O cachorro é pesado, sedado, tem que aguardar uns 20 minutos pra dormir, ele entra pra cirurgia onde recebe anestesia geral, e precisa de mais uns 20 minutos pra acordar. Normalmente, em uma hora está liberado.

 

Cléo: De qualquer forma, a castração é uma cirurgia, né? Quais são os riscos? Qual o melhor método de anestesia, por exemplo?

Luli Sarraf: Os riscos são os riscos de uma anestesia geral. Sempre nos assusta quando pensamos nisso, mas o risco apresentado é sempre muito menor do que o risco de não castrar. Uma cirurgia realizada para a retirada de um câncer sempre será infinitamente mais arriscada. Há anestesia injetável e inalatória. Com a inalatória o médico tem maior controle durante o procedimento.

 

Cléo: E a recuperação, é rápida? Depois disso, vida normal?

Luli Sarraf: nossa, muito! Normalmente no dia seguinte eles já nem sentem nada. A recuperação mesmo, a liberação, é depois de uma semana, quando tem a cicatrização completa do corte e acaba o ciclo de dar os remédios. Aí já pode tudo, vidinha normal, feliz e saudável.

 

Bom Tia Luli, muito obrigada pelas perciosas informações. Tenho certeza de que os meus leitores devem estar se sentindo muito mais instruídos agora.

Só quero fazer uma observação final. Alguns veterinários falam que não precisa castrar o macho. Isso é tabu. Eu já conversei com muitos especialistas e castração é um consenso, não uma polêmica, entre todos que amam os cachorros e gatos. Eu, como protetora, assumo total responsabilidade em afirmar que um veterinário que não indica a castração, salvo os raros casos de algum problema específico de saúde, ou é mau informado ou mal intencionado. Nenhum dos dois serve, né?

 

E, ah, gente, já ia me esquecendo....a “pestinha”, ops, digo, minha maninha, está ótima, viu?! Correu tudo bem na castração dela, a cirurgia foi rápida e ela já estava toda serelepe no dia seguinte....coitada da minha mamys que teve que controlar toda aquela energia para não estourar os pontos. Ela ainda está em recuperação, deve retirar a sutura em breve...mas nem parece que foi operada. Está excelente!!!

 

           
Quem diz que a criatura está recém-operada?!

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho do projeto “Celebridade Vira Lata” ou mesmo adquirir seu calendário?

 

Acesse http://www.celebridadeviralata.com.br

 

Fotos: Minha dona, Larissa Rios

 

 

OBS: Não é permitida a utilização, reprodução ou cópia – total ou parcial – de texto e imagens deste Blog sem a autorização do autor