segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Quem disse que é só cachorro ?!

 
Desde o dia em que eu virei uma “AUventureira” nata e consultora de viagens caninas, venho relatando peripécias animais – minhas e também de alguns amiguinhos peludos com o mesmo espírito viajante que eu.
Mas hoje eu não vou falar de cachorro não!!! Vou apresentar para vocês, uma família diferente. Eles adoraaammm viajar. Adoraaammmm aventuras. E, quando eles viajam, a bagagem deles tem de tudo um pouco......inclusive gatos e um papagaio. Opa, você leu papagaio??!!! Leu simmmmmm!!!! Um papagaio viajante!!!
Eu entrevistei a Tia Gabriela Machado, a dona da bicharada, para saber direitinho dessa história. E ela me contou tudinhooo, dá uma fuçada só:
 
Gabriela e o Bob
196
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 






 
Cléo: Oi Tia Gabriela, me conta onde você mora e quais os membros da sua matilha?

Gabriela: Olá! Moramos na cidade litorânea de Santos, em SP. Aqui em casa somos em cinco: eu (Gabriela), meu marido (Marcelo), a Dara (gata siamesa), a Pandora (carinhosamente chamada de Pan – uma gatinha SRD preta) e o Bob, nosso querido papagaio! As gatinhas tem 11 anos e o papagaio, 5.
 

Dara (siamesa) e Pan (pretinha) In Memorian
DSC01833
 
 
 
 
 
 
 
 




 
Cléo: Tia, e as suas gatinhas e o Bob se dão bem? Ele fica solto?

Gabriela: A interação entre eles é muito boa, o Bob adora chamar a Dara, (em várias entonações inclusive, rsrs). Costumo brincar que a relação deles é baseada em respeito, eles compartilham o mesmo ambiente, muitas vezes até a minha cama mesmo, mas cada um no seu espaço, normalmente o Bob deitado sobre meu peito, a Dara encaixada no lado esquerdo do meu corpo, e a Pan no lado direito, pensando bem, eles não compartilham o mesmo espaço... compartilham o meu corpo!!! O Bob adora quando pego a patinha das gatas e coço a cabeçinha dele.. até fecha os olhos! Ele tem uma gaiola viveiro bem grande, e normalmente de noite solto ele, daí ele dá umas voadinhas pela casa (suas asas não são cortadas) e depois fica pela minha cama ou fica empoleirado em alguma cadeira... (Tenho rede de proteção em todas as janelas, por isso não tem perigo dele fugir)

Cléo: E de onde surgiu a ideia de viajar e leva-los junto?

Gabriela: Já fiz algumas viagens e os deixei em casa, normalmente minha sogra vem cuidar uma vez por dia, (a comida e a água deles fica em dispenser que vai liberando aos poucos), mas sempre fica a preocupação.. como será que estão? Será que estão comendo? ... como a Pan está com insuficiência renal e toma remédios homeopáticos ao longo do dia e requer um carinho todo especial, na nossa última viagem optamos por um local onde pudéssemos levá-los. Com certa freqüência passo os finais de semana em São Paulo na casa da minha mãe, mas aí eles já estão super adaptados, o Bob fica enlouquecido de alegria só de ver a gaiola de transporte.. já sabe que é passeio a vista!

 
Os “pais” da bicharada
107

 
Cléo: Onde você achou uma pousada que aceitasse animais?

Gabriela: Na verdade não tínhamos destino certo, queríamos ir para montanha uma vez que já moramos na praia, encontramos a pousada da Luciana (Encanto da Bocaína) em uma pesquisa na internet, e quando vimos que aceitava animais, nem pensamos duas vezes, ligamos e fechamos com ela.

Cléo: Como foi o contato com a pousada quando você explicou que tipo de animais levaria?

Gabriela: Confesso que percebi a Luciana um pouco surpresa no telefone, perguntei se podia levar os pets, ela disse que sim... daí falei que não era cachorro e sim duas gatas e um papagaio, ela ficou surpresa, me explicou sobre os procedimentos, mas de uma forma geral foi bem tranqüilo. Chegamos na pousada por volta das 2h da madrugada, e o Bob já chegou gritando: Uowwww !!!


Na Pousada Encanto da Bocaína
074

 
Cléo: E como foi o trajeto da viagem com as gatinhas e o Bob? Que cuidados você tomou?

Gabriela: Foi tudo tranqüilo, como as gatinhas não usam a caixa de areia no carro e nem nas paradas, sempre coloco um tapete higiênico absorvente no fundo do transporte delas, mas normalmente elas seguram a viagem toda, durante nossa parada para tomar um café, ofereço comida e água, mas para ser bem honesta, dificilmente elas aceitam, gato tem todo um ritual para se alimentar e fazer xixi. O Bob é só alegria, vai comendo, bebendo, cantando.. não tem tempo ruim. Sempre forramos o banco do carro para não ter problema com a sujeira.. do Bob, prendo tanto a gaiola dele quanto o transporte das gatas com o cinto de segurança, tomo cuidado com o volume do rádio e com o ar condicionado, para que não fique muito frio pra eles.


DSC01949

 
Cléo: O que você levou na bagagem dos seus animais?

Gabriela: Comida (pacote fechado), potes de água e comida, caixa de pedras + saco de pedras pras gatinhas fazerem as necessidades + pá para recolher, 1 pacote de tapete higiênico (que tem 1001 utilidades), remédios, sacolas plásticas para colocar o lixo, forração para a gaiola, brinquedos de colocar na gaiola do Bob, toalha / paninho que as gatinhas usam, para que elas reconheçam o cheiro e não fiquem tão assustadas. Levei também rolinho adesivo para limpar os pelos das gatas no chalé. Acho que basicamente é isso.

Cléo: Na Pousada como foi a recepção?

Gabriela: Foi ótimo, nos atrasamos e chegamos no meio da madrugada, mas rapidamente a Luciana veio nos receber, conheceu os bichinhos e nos levou para o chalé.. tudo tranqüilo, assim que entrei no chalé, minha primeira preocupação, foi instalá-los antes de qualquer coisa.

Cléo: E a reação das gatinhas e do Bob na estadia?

Gabriela: Fiquei super surpresa, o Bob eu sabia que ia adorar, as gatinhas tive um pouco de receio, mas foi bacana, logo que amanheceu elas ficaram super desesperadas para ir andar lá fora e cheirar tudo (achei o máximo, pensei que ficariam escondidas o tempo todo)

Cléo: Quais atividades vocês fizeram lá?

Gabriela: As gatinhas exploraram todo o mato ao redor do chalé, não se assustaram com o Max, que é um cachorro super fofo e grande que tem lá.. as portas do chalé são de vidro, era o Max deitado na varanda do chalé, e as gatas coladas no vidro, só olhando pra ele, kkk, nos fundos do chalé tem uma área com mato, pedras.. elas ficavam lá caçando de noite.

Cléo: Agora Tia eu queria conversar um pouquinho com a Dara, com a Pandora e com o Bob hehe...

Cléo: E aí pessoal, o que vocês acharam da viagem?

Dara e Pan: ficamos um pouco assustadas quando saímos de casa, ficamos miando no carro, mas depois foi tudo acalmando, ficamos mais tranqüilas e nos divertimos muito lá. Adoramos a experiência!

Bob: Heehehe!! Adorei a viagem, adoro viajar e passear!
 
166

 
Cléo: Do que vocês mais gostaram?

Dara e Pan: de andar no mato e explorar tudo, até caçamos alguns insetos.

Bob: adorei ouvir o canto de um monte de pássaros que eu nunca tinha escutado.

Cléo: E do que vocês menos gostaram?

Dara e Pan: de quando a gente queria andar no mato do lado de fora do chalé e nossa mãe não deixava.

Bob: gostei de tudo, só fiquei um pouco cansado da minha gaiola de transporte! Moro em um viveiro muito grande, minha gaiola de transporte tem o tamanho apropriado, mas imagina você viver em uma mansão e ter que morar alguns dias em um apartamento pequeno!.

Cléo: Vocês já tinham feito outra viagem antes?

Dara,Pan e Bob: Só pra casa da nossa vó em São Paulo!

Cléo: Vocês costumam passear com a sua Dona?

Dara,Pan e Bob: A gente não gosta muito de sair de casa, mas gostamos de passear pelas dependências do prédio onde moramos.

Cléo: Agora vou voltar com a Tia Gabriela...

Cléo: Tia você achou que mudou alguma coisa no comportamento deles depois desta viagem?

Gabriela: Sim, as gatas ficaram mais corajosas, melhorou o entrosamento delas com outras pessoas, até quando recebemos visita em casa, elas estão mais sociáveis.

Cléo: E você pensa em fazer outro roteiro com eles de novo?

Gabriela: Sim, foi uma experiência muito bacana, pensamos em levá-los em outras viagens.
 

040
 

Cléo: Quais dicas você quer deixar para as pessoas que tem outros animais, além de cães como você, e tem vontade de sair com eles também?

Gabriela: Acho que o fundamental é pensar na segurança e bem-estar do animal, como por exemplo, tomar cuidado para que o bichinho não fuja, não se machuque.. o resto é pura diversão! Sem dúvida foi muito gratificante!

Adorei a entrevista, aubrigada Tia Gabriela.

Puxa vocês viram que relato incrível?! Não é só cachorro que sai pra passear não. Todos os bichos têm direito a liberdade de sair com os seus donos. É muito bom ver experiências como essa, e que deu muito certo, e tomar como exemplo. Se você também tem um bichinho diferente pode se animar e leva-lo em uma de suas viagens, por que eu garanto que vai ser muitooo mais legal com a família reunida.

Eu já estive na Pousada Encanto da Bocaína com a minha dona e audoreiiiii, lá é muito Pet Friendly, e tem o nosso selinho 4 Patas. No nosso site tem um Guia de Hospedagem onde você pode achar um Hotel que aceite os seus peludinhos. É só entrar e fazer a sua busca: http://www.turismo4patas.com.br/htms/default.asp

Bom é isso ai, até a próxima matilha!!!


Obs: Horas antes dessa publicação, infelizmente a Gatinha Pandora veio a falecer. O Turismo 4 Patas teve a  oportunidade de conhecer a história desse ser que só trouxe alegria para os seus donos e deixou um rastro de luz e amor por onde passou. E deixamos aqui a nossa homenagem e sinceros sentimentos.


Fotos: Gabriela Machado


OBS: Não é permitida a utilização, reprodução ou cópia – total ou parcial – de texto e imagens deste post, sem autorização prévia do autor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário