segunda-feira, 26 de abril de 2010

O DIA DO HERÓI

.

Cadê esse povo que não chega logo??!
.
Alguns humanos acreditam que feriados que caem no meio da semana são dias perdidos. Eles acham que não dá para fazer muita coisa...ir muito longe...enfim. Coisa de humanos!
.
Mas, para nós peludos, qualquer dia, qualquer hora, qualquer oportunidade é sempre muito bem aproveitada. Eu penso assim e a minha dona concorda. Por isso mesmo, estamos sempre ligadas em todas as possibilidades e vimos, neste feriado de meio de semana, a chance perfeita para que donos e peludos aproveitassem ao máximo juntos. Porque, para nós, feriados que caem em meio de semana... são feriados!!!
.
Este feriado é em homenagem a Tiradentes, o herói brasileiro. E, antes que você, me pergunte quem é Tiradentes ou o que ele fez de especial....
.

.
Pausa para explicação histórica (O meu Blog também é cultura!!)
.
Joaquim José da Silva Xavier, não fez estudos das primeiras letras de modo regular. Ficou órfão aos 11 anos; foi mascate, minerador, comerciante e, entre outras coisas, médico prático. Ele tornou-se conhecido, na sua época, pela habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, com grande arte. Daí a origem do apelido Tiradentes.
Ativista político, atuou no Brasil Colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, fez parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil.
Além de excelente comunicador e orador, sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Mas, em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas (??!!) como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo (exílio). Mas, provavelmente, por ser o inconfidente de posição social mais baixa, com poucas influências econômicas e políticas, Tiradentes foi condenado a forca.
Executado em de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro, o herói teve o seu corpo esquartejado, sua cabeça erguida em um poste em Vila Rica (tendo sido rapidamente cooptada e nunca mais localizada) e os demais restos mortais foram distribuídos ao longo do Caminho Novo: Santana de Cebolas (atual Inconfidência, distrito de Paraíba do Sul), Varginha do Lourenço, Barbacena e Queluz (antiga Carijós, atual Conselheiro Lafaiete), lugares onde fizera seus discursos revolucionários. Além disso, arrasaram a casa em que morava e declararam infames os seus descendentes.
Tiradentes pode ser considerado um herói nacional porque lutou pela independência do Brasil, num período em que o nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.
Por isso, em homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira, o dia 21 de abril (dia de sua execução) é declarado feriado nacional.

.

Para mim, a melhor forma de homenagear esse herói era aproveitar o dia livre para curtir ao lado dos meus cãopanheiros e seus donos, de preferência numa aventura!

E seguindo esta linha de pensamento, lá fomos nós para a cidade de Juquitiba (SP). O destino, localizado a cerca de 70km da capital paulista, já é um velho conhecido das aventuras do Portal. E o QG da nossa aventura também: o Chicamping, local escolhido para a realização das nossas edições do Circuito Ecãológico. E essa era a segunda edição do nosso evento.

Para nossa felicidade, fazia um dia de sol maravilhoso. Aos poucos, os nossos aventureiros do dia foram chegando. Para variar, dentre o nosso grupo, algumas fuças já conhecidas e outras que aproveitavam a oportunidade para se apresentar:
.

Kiva & Nina (Labradores Retrievers)
.

Juma (SRD), Valentina & Pepper (Border Collie)
.

Juliette (Sharpei) & Mel (SRD)
.

Zoe & Castanha (SRDs)
.

Lana & Bolinha (SRDs)
.

Funny (Welsh Corgi) & Malú (SRD)
.

Boris (Pug) & Alice (Shitzu)
.
Teca & Uli (Boxers)
.

Nina & Pety (SRDs)
.

Dog & Tyrone (Golden Retrievers)
.

Paperina (SRD) & Lua (Weimaraner)
.

Cindy & Nino (Labadores Retrievers)
.
Alice (Shitzu); Nina, Cindy, Nino e Kiva (Labrador Retriever); Boris (Pug); Pepper & Valentina (Border Collie); Dog & Tyrone (Golden Retriever); Juliette (Sharpei); Lua (Weimaraner); Funny (Welsh Corgi); Uli & Teca (Boxer)...e , deixo por último a apresentação da “gang dos Vira-Latas”: Zoe, Lana, Pety, Paperina, Nina, Mel, Castanha, Bolinha, Juma & Malú !!!
.

Aquecimento na quadra antes da trilha
.

Que horas que é essa trilha??!! aunff..

.

Êbaaa, finalmente!!!
.

E lá vamos nós!!!
.
Como disse, o dia estava lindo, o sol brilhava, o céu azul e o rio num nível perfeito para a nossa parada triunfal na prainha. A trilha é deliciosa, de nível leve, permitindo que nossos “ecãologistas” pudessem explorar com muito cuidado e respeito aquele trecho de Mata Atlântica preservada, sempre monitorados pelos guias da EcoAção. Grande parte do trajeto foi percorrido à sombra e sempre com o rio ao alcance dos olhos. Cenário perfeito para qualquer humano ou peludo. E, no final, pudemos todos nos deliciar com mergulhos nas águas limpas do rio Juquiá...com direito a cachoeirinha e tudo!
.

.

Os donos não querem perder um registro
.
Os nossos eventos têm como propósitos principais promover a diversão, o lazer, o contato íntimo com a natureza, a socialização e a integração ....isso vale para os aventureiros de 4 ou 2patas. Mas, não ficamos só por aí. Nos nossos eventos também vemos humanos e peludos alcançarem objetivos, ultrapassarem barreiras e a cada aventura nos surpreendemos.
.

Prainha com cachoeira
.

Os donos são os primeiros a invadir a nossa praia...rsss
.

Fila para entrar na água. ..... Êpa, êpa, eu vou na frenteee!
.

Ahhhh, que refrescante!
.
.

"Peixinhos"dentro e fora d'água
.
Na verdade, temos um pouco de tudo. Muitas vezes, temos peludos que nunca nadaram e de repente, movidos pela empolgação dos demais, acabam arriscando molhar as patinhas. Também temos peludos que não são acostumados a andar sem guia e quando chegam lá ficam maravilhados com a liberdade. Desta vez nós tivemos até uma “vídeo cassetada” da minha dona...mas infelizmente este momento não foi registrado por nenhum dos participantes...nem mesmo por ela, que registra tudo mas acabou caindo no rio levando a câmera junto....ahahahaha (não se preocupem, a câmera era a prova d’água!). Tivemos até mesmo reunião de família !! Explico a situação: a Uli e a Teca são duas lindas fêmeas da raça Boxer. A Teca já havia participado de uma das nossas aventuras, mas ela e a Uli nunca haviam se encontrado. E no meio de uma animada conversa entre suas donas, descobrimos que as peludas são nascidas da mesma ninhada!!! Não é lindo isso????
.

Uli & Teca: familia reunida
.
.

Explosão de alegria!!
.

Brincadeiras gostosas
.
.
Mergulho com os humanos
.

Recreação com os Tios da Expert Dog
.

.
Nadar juntinho
.

.

E mais fotos com os donos
.

Amamos muito tudo isso!!
.

Uns mais, outros menos
.

Aos poucos, vão entrando no clima
.

Mas a maioria enlouquece!!
.
E aproveita muuuito!!!
.
É o Portal divertindo e unindo famílias.....é a família do Portal Turismo 4 Patas!!!
.


Imagina se eu estou feliz......
.
Fontes: Wikipedia, a enciclopédia livre
.
Apoios:
Chicamping
EcoAção
Dog´s Care
Merial
Expert Dog

.
Fotos: Minha dona, Larissa Rios, Tia Mari, Tio José, Tia Marisa, Tia Ana Célia e Tia Ana Lúcia
.

4 comentários:

  1. Adorei! Pena que a Nina ainda não venceu o medo da água.. quem sabe no proximo passeio?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Cadê a foto do tombo da Larisa com câmera e tudo??? Ainda bem que ambas são à prova d´água! hauauahu

    ResponderExcluir
  3. Pos é, Tia Marisa, acho que ninguém conseguiu registrar esse momento...aumpfff. Iria ficar para a "mémoria do Portal"..uahauahauahauah

    ResponderExcluir
  4. Nossa que blog legal
    acho que esse passeio estava muito legal
    aumei esse blog
    lambeijos

    ResponderExcluir