segunda-feira, 11 de maio de 2009

O DIA DA FOLIA


Peruíbe: a cidade e a Praia de Guaraú
.
Vida de cão essa minha.....pensam que ser “Consultora de Viagens Caninas” e trabalhar no Portal Turismo 4 Patas é moleza??? Pior, acha que trabalhar com a sua dona é o mesmo que não ter chefe??!!! Peludamente enganados!!!!

Vejam vocês, sou praticamente “obrigada” a participar de todos esses eventos que envolvem muita diversão, socialização, integração, atividades de aventura, ecoturismo, recreação...ufa!!!! Além disso, estamos constantemente pesquisando lugares e atividades novas....testamos, experimentamos... a minha dona se certifica de que será legal e seguro.....e eu, claro, sirvo de “cobaia canina”!!! ahahahahah...sacrifício!!!

Existem os dias de rotina no escritório e existem os dias de “visita técnica” (assim chama a minha dona). Eu prefiro chamar de “dias de folia”. São os dias em que pegamos o carro e seguimos rumo a algum lugar paradisíaco para fazermos uma trilha, ou um rafting, ou um passeio de barco, ou conhecer um hotel....enfim, avaliarmos mais uma opção para oferecermos num próximo evento do Portal. Vida difícil essa, não acham??? Ahahahahahaha


Encontro do Rio com o mar e saída do Porto de Guaraú
.
Pois bem, esse foi mais um destes “dias de folia”. Desta vez fomos à cidade de Peruíbe, localizada no litoral sul do Estado de São Paulo e distante cerca de 130 km da capital. A cidade tem população fixa de 52.000 habitantes, mas é invadida por turistas durante os feriados e alta temporada. Tudo graças ao seu enorme potencial que consegue suprir todas as demandas tanto para o turismo de verão quanto para os ávidos ecologistas. E, para completar, ainda oferece alguns atrativos históricos.

Em Peruíbe a natureza é exuberante. Localizada entre o mar e as montanhas da Serra do Mar, a cidade reúne praias belas e selvagens, cachoeiras e rios, corredeiras e piscinas naturais, florestas de Mata Atlântica ocupando mais de 60% de seu território, ruínas históricas com traços de ocupação humana pré-colonial de 6.000 anos (sambaquis) e destaque para a famosa Lama Negra – um mineral rico em propriedades medicinais que pode ser desfrutado no Complexo Termal. Difícil é fazer a escolha! O melhor é voltar várias vezes....

Tem ainda o privilégio de ser considerada “Portal da Juréia”, tendo seu território, parte do Mosaico de Unidades de Conservação de Juréia Itatins, composto pela Estação Ecológica de Juréia Itatins (uma das cinco áreas consideradas pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade), o Parque Estadual do Itinguçú, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Barra do Una, a Reserva de Vida Silvestre das Ilhas do Guaraú-Guararetema, o Parque Estadual da Serra do Mar; e também parte da Estação Ecológica de Tupiniquins e do Parque estadual da Serra do Mar.
.

Olha só quanta água!!!!
.
A orla de Peruíbe oferece um total de 32km de praias, dos quais 8 Km ao dotados de infra-estrutura com quiosques padronizados, banheiros, chuveiros, ciclovia, calçadão, estacionamento e jardim em toda a sua extensão.

Mas não era esse o nosso destino. Queríamos algo, digamos, um pouco mais selvagem. E por isso, fomos direto a Praia do Guaraú.
.

Água, água, pega, pega!!!


As imagens valem mais que as palavras
.
Distante cerca de 8km do centro da cidade e localizada no bairro de mesmo nome, entre a foz do rio Guaraú e a chamada Península, é a principal praia da região. No seu entorno, 50% são ocupados por edificações residenciais e comerciais.

Por si só é de extasiar os amantes da natureza. As ilhas, montanhas e costões rochosos são de uma beleza indescritível, com bandos de gaivotas e aves nativas. Muito apreciada pelos praticantes do surfe, mas também ideal para passeios de canoa, barco ou escuna.

É lá que o Rio Guaraú desemboca no mar. E foi de lá também que partimos para o nosso passeio de barco. Saímos precisamente do porto de Guaraú e nosso passeio durou cerca de 2hs pelas águas do rio. Com extensão de exatamente 16.250 m., largura média de 65 metros e profundidade média de 05 metros, o Rio Guaraú é freqüentemente utilizado para pesca amadora e passeios. A vegetação de entorno é de manguezal e restinga, sendo o fundo de lama.
.
Com a minha dona
.

Curtindo o passeio
.

Mata Atlântica: deslumbrante
.
Posso dizer que poucas vezes na vida vi tanta beleza concentrada num só lugar!!! É claro que, como sempre acontece no rafting, fiquei completamente enlouquecida com tanta água.....queria morder, pular, sei lá...pobre da minha dona que travou comigo um verdadeiro “cabo de guerra”....ahahahaa. Mas, falando sério, toda aquela paisagem..... No final do passeio fizemos uma parada num local chama de “fundão” que nada mais era do que uma prainha natural. Que pausa deliciosa!!!!
.

Me solta, dona!! Deixa eu sair deste barcoooooo!!!
.
Pausa na prainha natural
.
Iupiiiii!!!
.
E aí, vamos para a próxima etapa??
.
Depois disso, fomos ao encontro da nossa guia, a Tia Edi, que nos conduziria em uma caminhada ecológica. Peruíbe oferece inúmeras trilhas e a maioria delas pode ser realizada por qualquer pessoa, em qualquer idade, porém existe ali um certo controle ambiental que exige sempre o acompanhamento de um guia especializado e o respeito à diversas normas que garantem a segurança do praticante e a preservação do meio ambiente.

Enquanto esperávamos a Tia Edi, eu aproveitei para brincar com a minha “bolinha-murcha-laranja” (você achou que eu não a levaria???!!) e eis que surge mais uma companhia. Um “tomba-latas” super elegante e saltitante que logo entrou na brincadeira. Ficamos sabendo que ele era morador local da Praia do Guaraú e pertencia a um pescador. Após a chegada da Tia Edi, seguimos para a nossa caminhada.
.

Apareceu do nada e já foi roubando a minha "bolinha-murcha-laranja"


Um pentelhinho


Mas, com essa carinha, quem resiste??
.
O ponto de partida para a nossa caminhada foi a Trilha do Telégrafo, que inicia-se no próprio bairro. A Tia Edi adptou o percurso para que os peludos possam percorrer com segurança e em liberdade. Passamos por estradas de terra e por entre as casas até chegarmos ao Caminho do Imperador.

O Caminho do Imperador é um remanescente do acesso usado pelos mensageiros de El Rei, que transportavam as missivas oficiais do Rio de Janeiro até o sul do país.
.

Pelas ruas do Bairro do Guaraú




Trilhaaaa!!
.
Pausa para explicação histórica (o meu Blog também é cultura!)

Há vestígios de ocupação há mais de 5.000 anos, junto aos sambaquis, porém são monumentos protegidos com acesso restrito. Entre as lendas e verdades, conta-se até que a história da cidade começou mesmo dois anos antes da data oficial do descobrimento do Brasil, com a chegada de alguns espanhóis na região.
O primeiro acesso à região da Juréia se deu já na época de Martim Afonso de Souza, objetivando interligar a Capitania Hereditária de São Vicente à Iguape e Cananéia. Porém, o primeiro marco de ocupação aconteceu a mando do Imperador Dom Pedro I, que ordenou a construção do Caminho do Imperador na área, que foi muito utilizado durante a Guerra do Paraguai. Era através dele que transitava o Correio Del Rei (mensageiros que portavam notícias do conflito), tendo maior movimentação com o Marechal Rondon, que lá instalou pontes de ferro vindas da Inglaterra, ligando o Rio de Janeiro ao sul do país, e uma linha telegráfica. Desde então a Juréia destacou-se por diversificados acontecimentos, os quais se intensificaram durante todo o século XX.
.

Eu e Cheide no Caminho do Imperador


Natureza!!!
.
Trata-se de uma trilha que desde o bairro do Guaraú avança por serras, praias, passando por riachos e cachoeiras, praia do Guarauzinho, da Baleia, do Arpoador, Parnapõa, Deserta (Desertinha), Caramborê, Barra do Una, praia do Una, do rio Verde e da Juréia. O percurso normal do Caminho do Imperador tem cerca de 50km de atrativos naturais, localizados no interior da Estação Ecológica Juréia Itatins. Mas, como os “ecologistas peludos” não são bem-vindos dentro da reserva e também não estávamos preparados para cumprir tantos kilometros, mais uma vez o cuidado de elaborar um roteiro adaptado.

Eu me senti completamente integrada àquela natureza toda!!! Caminhar por uma trilha é uma atividade extremamente prazerosa, que nos coloca em contato com a natureza, nos permite a contemplação da fauna, flora e do meio físico natural. Corríamos para todos os lados, fuçávamos tudo e ficamos completamente enlameados. Sim, no plural, porque, como um bom anfitrião, o novo integrante da turma nos acompanhou. Nós acabamos o apelidando de “Cheide” , porque durante a caminhada ele ficou completamente coberto de carrapichos...daí o “Cheide – cheio de carrapichos”....ahahahaha. Caminhamos cerca de 2hs em trechos de mata atlântica virgem e protegida, com diversos ecossistemas associados, como restingas e manguezais. Sim, praticamente me atolei no manguezal e adorei!!!!
.

Enfiando a pata.....no manguezal!!!
.

Banho de rio para tirar a lama.....rssss










No final, mais um banho de rio para tirar o excesso de lama. Nos despedimos da Tia Edi e do Cheide e pegamos a estrada de volta para casa. Eu já sonhava com o dia em que voltaremos lá.....e voltaremos para o “Fim de Semana Ecãológico”!!!

Se você quiser participar, não perca tempo, reserva já a sua vaga!!! Dias 16 e 17 de maio. Mais informações, acesse o Portal Turismo 4 Patas ou clique Aqui.

2 comentários:

  1. Oi Cléo,
    Lá em casa nos já estavamos todos todos ansiosos pelo passeio, agora com essas fotos ficamos ainda mais!!!
    Nos vemos no sábado!!!
    Lambidas, Patrick e Ariel

    ResponderExcluir
  2. Tô dodói e não poderei ir neste passeio.... Vai ter que marcar outro em breve heim....

    ResponderExcluir