terça-feira, 14 de abril de 2009

ADOTAR É TUDO DE BOM, NÃO IMPORTA O IDIOMA!!!

Quem disse que eles não se comunicam?
.
Já diz o ditado, “O cão é o melhor amigo do homem”. E essa é uma das afirmações mais verdadeiras que já conheci. Imaginem então os benefícios que uma pessoa pode ter ao adotar aquele que virá a ser o seu melhor amigo...e mais que isso...o seu mais fiel companheiro para todas as horas, o seu constante seguidor, aquele que compartilha de todos os seus momentos, sejam de alegria ou de tristeza, de fartura ou dificuldades...

No Brasil, milhões de cães vivem nas ruas - 70% acabam em abrigos e infelizmente 90% destes nunca encontrarão um lar. Somente na cidade de São Paulo, estima-se que existam cerca de 100 mil animais abandonados, à espera de uma família. Há quem pense: “Prefiro comprar um cão da raça ‘XPTO’ (inventei agora) do que adotar um vira-lata”. Isso é um engano! Não que a preferência por cães de raças seja algo negativo. Longe de mim criticar quem prefere os “raçudos”... Logo eu, uma loiríssima exemplar de Golden Retriever!! É verdade que a minha dona me adquiriu ao invés de adotar um “tomba-latas” abandonado. Mas, na época, ela ainda não tinha essa consciência. Não que ela esteja arrependida (assim espero...rsss). Naquele momento ela só podia ter um animalzinho e seguiu o seu coração que desejava um Golden fofucho. Mas hoje, nós duas temos um acordo: assim que ela tiver condições de trazer um outro peludo para a nossa família, eu aceito dividir o espaço, as atenções e até a minha “bolinha murcha laranja”...desde que seja um peludo adotado!!! Seja ele de raça ou não...

Engana-se quem pensa que só os “tomba-latas” são abandonados. Aqui no Brasil, a proporção de vira-latas é muito maior frente aos cães de raça “sem teto”. Mas em outros lugares, como alguns países da Europa, por exemplo, quando chegam as férias de verão, o lance é “livrar-se do empecilho” (tenha ele pedigree ou não) e seguir rumo a maravilhosos dias de férias ao sol.

Em Portugal e na Espanha, por exemplo, entre os meses de Julho e Setembro, é impressionante o número de exemplares de diversas raças que “aparecem” nas estradas....frustrados da tentativa de seguir ou alcançar o automóvel que insistiu em se distanciar levando toda a família para a praia....menos ele!!
.

.
Se você já pensou, pensa ou efetivamente já o fez, saiba que abandonar um animal à sua própria sorte (?!), nas ruas ou estradas, sujeito a atropelamentos, espancamentos, envenenamentos e todo tipo de violência, sujeito ao frio, à chuva, ao sol, à fome, à sede e às doenças....isso, além de ser uma atitude horrível e desumana, é CRIME!! No Brasil, de acordo com a Lei Federal 9605/98:
· Artigo 6º - É proibido abandonar animais em qualquer área pública ou privada.
· Artigo 7º - É de responsabilidade dos proprietários a manutenção dos animais em perfeitas condições de alojamento, alimentação, saúde e bem estar, seja em perímetro urbano ou rural.

O descumprimento desta lei pode acarretar ao responsável a punição com pena prevista de 3 meses a um ano de prisão e multa.

Se você já pensou, pensa ou efetivamente já o fez, saiba que adotar um animal é uma atitude que traz responsabilidades e obrigações (afinal, você está assumindo uma vida e deve ser responsável por ela!!) mas também pode vir a ser uma das mais gratificantes decisões da sua vida. Sabe porquê? Dentre outras razões.....

  • Porque essa atitude pode salvar uma vida
  • Porque toda vida merece respeito
  • Porque todos os cães merecem um lar
  • Porque um cão lhe amará incondicionalmente
  • Porque os cães são capazes de nos carregar seja qual for o nosso estado de ânimo
  • Porque eles sempre estão atentos
  • Porque sempre estão dispostos a juntar-se para fazer algo
  • Porque ele lhe trará muitas alegrias
  • Porque quem convive com os animais aprende os mais preciosos valores humanos.

.
Para finalizar, quero dizer que essa não é uma guerra perdida. A batalha é difícil, mas não impossível.

Ações como a campanha da marca de rações Pedigree (“Adotar é Tudo de Bom”) são a prova de que o cenário pode mudar. Eu não sou garota propaganda da marca (mas, se quiserem, estamos aí....ahahahaha) e nem recebi nada para fazer essa menção. Mas, se a atitude é louvável, a mensagem é lindíssima, a comunicação é muito bem feita e, o mais importante, os resultados são cada vez mais positivos (em 2008 mais de 800 cães abandonados encontraram um novo lar durante a campanha em Portugal), porque não divulgar??? Porque não dizer “PARABÉNS” e “OBRIGADO” à Pedigree?? E, porque não torcer para que sirva de exemplo??
.
Vai buscar Dalila...Rex, Max, Mel...não importa o nome
.
Se cada uma das empresas que lucram com o mercado pet, através do consumo de seus produtos e serviços, resolvesse contribuir, por pouco que seja, com essa causa, com certeza já teríamos, no mínimo, diminuído o número de animais sem lares. Se as pessoas, independente de serem ou não amantes dos animais, mas sim amantes da vida, tivessem consciência e boa vontade, unidos, poderíamos escrever um novo texto para esse Blog.

A adoção de um cão não resolve o problema do abandono e irresponsabilidade de muitos donos. Mas é um começo e uma nova chance de vida a um dos seres mais fiéis e amigos que existem. Pense nisso!!
.
Saiba tudo sobre a campanha no Brasil
Campanha "Adotar é tudo de bom" - PEDIGREE® !!

O vídeo é lindo....vale a pena ver...em várias versões, em vários idiomas, com várias imagens e personagens. Emocione-se!!
A Campanha Brasileira

Campanha "Adotar é tudo de bom" - PEDIGREE® !!


. A Campanha Portuguesa

Missão Adopção - PEDIGREE® !!


.As Campanhas americana e Canadense

Pedigree Dog Adoption Drive - PEDIGREE® !!


.A Campanha Espanhola

Pedigree Adoptame - PEDIGREE® !!



. A Campanha Chilena

Adopción PEDIGREE - PEDIGREE® !!



.

DICAS DA CLÉO (o meu Blog também é solidariedade e cidadania)

Saiba como ajudar um animal abandonado

A iniciativa das entidades de proteção animal que possuem abrigos representa um ato de solidariedade genuína, mas, infelizmente, ineficaz diante da atual conjuntura. Hoje, o número de animais abandonados é tão grande que os abrigos encontram-se superlotados e com grandes dificuldades para cobrirem os seus custos. Por isso, às vezes,
encaminhar um animal para um abrigo pode não ser a melhor solução. Em função disso, o destino desses animais depende da ação de pessoas sensíveis e conscientes.

Como ajudar esse animal

Será que ele foi abandonado ou se perdeu?

Se você encontrou um animal abandonado, existe a possibilidade de que ele tenha dono e esteja perdido. O primeiro passo é seguir as seguintes orientações:
  1. Tente suprir as necessidades primeiras desse animal (água e comida). Verifique também se ele está machucado. Se possível, procure um veterinário. Especialmente se ele for um recém-nascido;
  2. Coloque cartazes, com a descrição do animal e dados de contato em clínicas veterinárias, pet shops, supermercados, lojas e outros locais de circulação de pessoas na região onde você mora e/ou encontrou o animal;
  3. Fale com os vizinhos e comerciantes do bairro - o dono do animal pode estar fazendo o mesmo na tentativa de encontrá-lo;

Colocando para adoção

Caso já tenha seguido as orientações acima durante um mínimo de uma semana, sem sucesso, e você não possa ou não queira ficar com o animalzinho, siga os 4 Passos sugeridos pela ARCA Brasil:

1° passo: Encontre pessoas dispostas a colaborar

Ao tentar ajudar um animal em situação de abandono, é possível que você se veja sozinho. Mas, certamente será muito bom contar com ajuda. Tente lembrar-se de amigos, parentes, colegas de trabalho e conhecidos que poderiam colaborar em questões práticas como:
. Espaço para moradia (lar transitório);
. Veículo (para eventuais deslocamentos até um veterinário);
. Tempo para visitar / cuidar do animal (ex., pessoa que não trabalhe);
. Recursos financeiros (necessário durante o processo);
. Acesso à internet (indispensável para encaminhar o animal).
Cada um pode ajudar com o que dispõe!

2º passo:
Lar transitório

Caso você não possa abrigá-lo. É basicamente um abrigo enquanto você prepara o animal para a doação. O ideal é que seja um espaço seguro e tranqüilo. Até que seja examinado e vacinado, é prudente que o animal fique separado de outros bichos.

3º passo: Prepare o animal para adoção

Nessa fase, ele deve passar por um veterinário para ser vacinado, vermifugado e castrado - isso requer algum dinheiro e tempo disponível.
Você pode entrar em contato com os Veterinários Solidários da ARCA Brasil. Não há compromisso de tratamento gratuito ou redução de tabelas, mas esses profissionais certamente terão sensibilidade e boa-vontade para ajudar como puderem na situação.
Conheça como funciona e veja a relação dos Veterinários Solidários

4º passo: Divulgue

Esta etapa é decisiva.
- Cole cartazes em pet shops, clínicas veterinárias e pontos de circulação de pessoas.
- Procure conhecidos - veja se entre seus parentes, amigos ou vizinho há ninguém que possua condição adequada, perfil de
proprietário responsável e queira adotar o animal. Será sempre mais seguro encaminhá-lo para alguém de confiança. Muitas vezes, o que funciona é o "boca-a-boca". Converse com pessoas que gostem de bichos.
- Se o animal é de raça, entre em contato com associações de criadores da raça idôneas (o Kennel Club costuma ter essa relação). Eles poderão orientá-lo ou mesmo se interessar pelo animal.
- Através da Internet, visite os murais virtuais criados especialmente para anunciar animais para doação.
- Procure as entidades que organizam feiras de adoção e tente expor o animalzinho num destes eventos.

.

Saiba como você pode adotar um animal

A adoção envolve muito mais do que apenas levar um animal abandonado para casa. Se feita por impulso pode piorar o quadro de abandono ao invés de melhorá-lo.
Ter um pet é um grande passo e um compromisso de longo prazo. Lembre-se que durante este tempo ele será completamente dependente de você para, no mínimo, alimentá-lo diariamente, passear com ele, dar o abrigo necessário e levá-lo ao médico veterinário.

Antes de tomar a decisão, veja o que diz o material da ARCA Brasil com “Os Dez Mandamentos da Posse Responsável de Cães e Gatos”:

  • Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
  • Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.
  • Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.
  • Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
  • Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.
  • Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
  • Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
  • Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.
  • Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).
  • Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
    .

Se a decisão já está tomada, saiba onde encontrar um “amigo”

Feiras de Adoção de Animais

BAHIA

Feira de doação de filhotes da Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA Bahia)
Local: Parque Metropolitano de Pituaçu
Informações: (71) 3408-3181 ou
contato@abpabahia.org.br

PARANÁ

Feira permanente de doação de animais em Curitiba - PR
Data: todos os sábados
Horário: das 14:00 às 18:00hs
Local: Rua General Potiguara 2860, loja 11 - Curitiba - PR
Informações:
liasosterra@onda.com.br ou doacaodeanimais@ig.com.br
Fones (41): 3245-2587 / 9151-8446 / 9653-9387

RIO DE JANEIRO

Feira de adoção GAPA Itaipava – RJ
Data: todo primeiro sábado de cada mês
Horário: 9:00 às 17:30hs
Local: estacionamento do hipermercado ABC/Barateiro de Itaipava, Estrada União-Indústria
www.gapaitaipava.com.br

RIO GRANDE DO SUL

Feira de doação de animais no Parque Farroupilha de Porto Alegre - RS
Data: a cada quinze dias, aos domingos
Horário: 09:00 às 15:00 horas
Local: Cantinho da Adoção no interior do Parque Farroupilha
Informações: (51) 8402-6608 ou
www.protetoresvoluntarios.com.br

SANTA CATARINA

"Adotar É O BICHO!" - SC
Data: todo primeiro sábado de cada mês
Horário: das 9:00 às 16:00hs.
Local: SESC Florianópolis (Prainha) - Travessa Syríaco Atherino,100 - Centro (próximo ao Instituto de Educação)
Atenção: durante o evento só serão doados animais previamente cadastrados pelo Instituto É O BICHO!
Informações: eobicho@eobicho.org
www.eobicho.org

SÃO PAULO

São Paulo

Surpresas Animais
Local: AV. Cons. Rodrigues Alves, 523 - Vila Mariana
(Próx. a estação Ana rosa do metrô e próximo ao Detran, imediações do parque do Ibirapuera)
Consulta sobre participação, datas e horários: Cecília
animaisprecisamajuda@uol.com.br
http://surpresasanimais.blogspot.com/

Feira Wall-Mart Santo Amaro
Local: Avenida Washington Luis , 1415 – Santo Amaro
Consulta sobre participação, datas e horários: Conceição
solcon@terra.com.br

Anjos dos Bichos
Local: Al. Madeira, 363 (estaionamento do CompreBem) - Alphaville
Consulta sobre participação, datas e horários: Elenice
anjoelenice@gmail.com
www.anjosdosbichos.com

Associação Beneficente de Proteção Animal Loucos por Bichos - SP
Data: mensal
Local: Hipermercado Wal Mart (São Judas e Pacaembú)
Informações: 11 9110-3254 (após 14:00)

Parque Villa Lobos - SP
Data: todos os domingos
Local: Avenida Prof. Fonseca Rodrigues (esquina com a Avenida Queirós Filho), no estacionamento do parque.
Horário: das 11h30min às 17h30min
Mais informações:
adocaopenha@ubbi.com.br

CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) - SP
Data: Segunda a sexta - 9 às 17hs / sábados - 9 às 15hs
Local: CCZ/SP, Rua Sta. Eulália, 86, em Santana (próximo ao metro Carandiru)
Tel.11 6224-5500
e-mail:
zoonoses@prefeitura.sp.gov.br

Adote um Amiguinho
Data: todas as quintas-feiras
Local: R. Marechal Hastinphilo de Moura, 30, São Paulo, SP
Horário: das 10 às 16hrs
Mais informações:
www.adoteumamiguinho.org ou adoteumamiguinho@yahoo.com.br

Amigos dos Bichos
Local: Pão de Açúcar da Av. Ricardo Jaffet
Mais informações: pelo tel (11) 9992-3144 ou
www.amigosdosbichos.com.br

Diadema

CCZ (Centro de Controle de Zoonoses)
Local: Rua Ipoa, 40 - Jardim Inamar - Diadema
Mais informações: Martha Maganha -
martha_faria@hotmail.com

Santos

Feira de doação de animais em Santos - SP
Data: 2o. domingo de cada mês
Horário: das 10:00 às 16:00 h
Local: Concha Acústica do canal 3 - Av. Presidente Wilson - Praia do Gonzaga
Informações: Márcia Lenah
malenah@lbm.com.br

Mauá

Feira permanente de doação de animais em Mauá - SP
Data: todos os sábados
Horário: das 10:00 às 16:30 h
Local: Av. Itapark, 3343 Jd. Itapark/Pet Shop Pixoxo
Informações: com Edson e Rosangela: 6115.3237 / 6919.8300
Informações: (11)4544-2046 / e-mail:
cachorradasa@ubbi.com.br Site: http://cachorrada.cjb.net
Apoio: Canil de Mauá - Prefeitura do Município de Mauá

Canindé

UIPA - Canindé
Data: de 2a. a 6a. feira, das 9 às 16h, e aos Sábados das 9 às 15h
Local: UIPA-União Internacional Protetora de AnimaisAv. Castelo Branco, 3200 - Canindé / SP (é a Marginal Tietê, ao lado do Shopping D)Informações: (11) 3228.1462.
Site:
www.uipa.org.br
E-mail:
uipasp@uol.com.br

Campinas

UPA Campinas – Feira de Adoção - SP
Data: todos os finais de semana
Horário: das 9:00 as 17:00 hs
Local: portão 1 da lagoa do Taquaral
Informações: Sr. Aluízio - 19 3388 1835 -
omarsamartini@uol.com.br Sr. Feliciano felicianonfilho@aol.com

Sorocaba

Feira permanente de doação FAS (Sorocaba) - SP
Data: todos os sábados
Horário: das 9 às 17:30 hs
Local: Av. Ipanema nº 201 - Vl. Nova Sorocaba
Informações: 15-3213-5964 de 2ª a 6ª feira das 9 às 20h e aos sábados das 9 às 14 hs.Site:
www.fasprotecaoanimal.org.br


ONGS e Entidades de Proteção Animal

ALAGOAS

NEAFA - Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis
Maceió
Tel: (82) 3221-0193
contato@neafa.org.br
www.neafa.org.br

AMAZONAS

GPA - Grupo de Proteção aos Animais
Manaus
valeriaweigel@hotmail.com
www.gpamanaus.org

BAHIA

ABPA Bahia - Associação Brasileira Protetora dos Animais
Salvador
Tel: (71) 3408-3181
contato@abpabahia.org.br
www.abpabahia.org.br

Programa Célula-Mãe
Salvador
programa.celulamae@yahoo.com.br
www.celulamae.org.br

BRASILIA

ProAnima - Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal.
Brasília – DF
Tel: (61)3032-3583
proanima@proanima.org.br
www.proanima.org.br

CEARÁ

UIPA - União Internacional Protetora dos Animais
Fortaleza
Tel: (85) 3261-3330
geuzaleitao@bol.com.br ou geuza@baydenet.com.br
www.uipace.org.br

ESPÍRITO SANTO

SOPAES - Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo
Vitória
adocoes@sopaes.org.br
www.sopaes.org.br

GOIÁS

ASPAAN - Associação Protetora e Amiga dos Animais
Goiânia
contato@aspaan.org.br
www.aspaan.org.br

MARANHÃO

AMADA - Associação Maranhense em Defesa dos Animais
São Luis
amada.sl@gmail.com
www.amadaslz.com.br

MATO GROSSO

Associação Mato-grossente Voz Animal
Cuiabá
vozanimal@terra.com.br
www.avamt.org.br

MATO GROSSO DO SUL

Sociedade de Proteção e Bem-Estar Animal Abrigo dos Bichos
Campo Grande – MS
Tel: (67) 8406-2288
abrigodosbichos@abrigodosbichos.com.br
www.abrigodosbichos.com.br


MINAS GERAIS

ABC Animal - Associação Brasileira pela Causa Animal
Belo Horizonte
www.abcanimal.org.br

ASPAN/Bicho Bom - Associação de Proteção aos Animais Francisco de Assis do Vale do Aço
Vale do Aço
Tel: (31) 8646-8166
bichobomvaledoaco@yahoo.com.br
www.aspan-mg.org

Associação Bichos Gerais
Belo Horizonte
Tel: (31) 34811968
bichosgerais@bichosgerais.org.br
www.bichosgerais.org.br

Associação Cão Viver em Defesa dos Animais
Contagem
Tel: (31) 3397-8560
caoviver@yahoo.com.br
www.caoviver.com.br

Associação Sandumonense de Proteção aos Animais (ASPA)
Santos Dumont
contato
@aspa-sd.org
www.aspa-sd.org

ONG Animal & Natureza
Juiz de Fora
Tel: (32) 3084-4413
animalenatureza@gmail.com
www.animalenatureza.org.br

Projeto Animais de Rua
Belo Horizonte
fragaggio2004@yahoo.com.br
www.projetoanimaisderuabh.com

Projeto Melhor Amigo
Lavras
Tel: (35) 8864-2375
projetomelhoramigo@gmail.com
www.projetomelhoramigo.com

SMPA - Sociedade Mineira Protetora de Animais
Belo Horizonte
smpa@brfree.com.br
www.sociedadeprotetora.hpg.ig.com.br/sociedade.htm

Sociedade Focinho Carente
Oliveira
focinho.carente@uol.com.br
www.vertentes.com.br/focinhocarente

PARÁ

ASSCOMA – ASSOCIAÇÃO PARA COMBATE AOS MAUS – TRATOS DE ANIMAIS Ananindeua - PA
asscoma@yahoo.com.br
www.asscoma.org.br

PARANÁ

ANOÉ - Associação Arca de Noé de Proteção aos Animais
Matinhos
anoe@onda.com.br

Associação do Amigo Animal
Campo Magro (região metropolitana Curitiba)
Tel. (41) 3027-2237
amigoanimal@amigoanimal.org.br
www.amigoanimal.org.br

SOS Vida Animal
Curitiba
Tel. (41)9946-1116
www.sosvidaanimal.org.br

SPAC - Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
Curitiba
Tel. (41) 3256-8211
spacuritiba@spacuritiba.org.br
www.spacuritiba.com.br


RIO DE JANEIRO

Animavida
Petrópolis
animavida@globo.com
www.animavida.org

Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho
Santa Cruz
Tel. (21) 3395-1595/3395-2190

Defensores dos Animais
Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2582-6646
contato@ defensoresdosanimais.org.br
www.defensoresdosanimais.org.br

GATA Itaipava - Grupo de Assistência e Proteção aos Animais de Rua de Itaipava Petrópolis
Tel. (21) 1541-7239/9627-5159 (Carlos Pereira)
carlosecpereira@gataitaipava.com.br
www.gataitaipava.com.br

Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman - Hospital Veterinário
Mangueira
Tel. (21) 2567-5496/ 22542100 / 22542109
ijv@rio.rj.gov.br
www.rio.rj.gov.br/ijv

MPB - Movimento Pelo Bicho
Niterói
Email:
stella.paiva@terra.com.br / Km.Moreira@gmail.com

SUIPA - Sociedade União Protetora dos Animais
Benfica
Tel. (21) 3297-8777
www.suipa.org.br

SOZED - Sociedade Zoófila Educativa
Rio de Janeiro
sozed_vet@yahoo.com.br
www.sozed.org.br

SOS 4 Patas – Centro de Proteção e Defesa dos Animais de Resende/RJ
Resende
Tel: (24) 3360-8070
sos4patas@bol.com.brwww.sos4patas.org.br

SOS VIDA ANIMAL
Rio de Janeiro - RJ
gloriasalles@terra.com.br
www.sosvidaanimal.com.br

S.P.P.A. - Sociedade Petropolitana de Proteção dos Animais
Petrópolis - RJ
sppa@sppapetropolis.org.br
http://www.sppapetropolis.org.br/

RIO GRANDE DO NORTE

AMIMAIS
Natal
amimais@amimais.org.br
www.amimais.org.br


RIO GRANDE DO SUL

APROCAN - Associação Protetora dos Animais de Canoas
Canoas
aprocan_aprocan@yahoo.com.br
http://www.aprocan.rg3.net/

Clube Amigos dos Animais
Santa Maria
clubeamigosdosanimais@yahoo.com.br
www.clubeamigosdosanimais.com.br

ONG Duas Mãos Quatro Patas
Porto Alegre
contato@duasmaosquatropatas.com.br
www.duasmaosquatropatas.com.br

Projeto Bicho de Rua
Porto Alegre – RS
www.bichoderua.org.br


SANTA CATARINA

APRABLU - Associação Protetora de Animais de Blumenau
www.aprablu.com.br

APRAP - Amigos e Protetores dos Animais de Palhoça
Palhoça
aprap.palhoca@gmail.com / shalmat@gmail.com
http://www.aprap.org.br/

Associação Fundo Vira-lata de Garopaba
Garopaba
E-mail:
pauloricardobotafogo@terra.com.br

Instituto É O BICHO! - Educação Ambiental e Proteção Animal
Florianópolis – SC
eobicho@eobicho.org
http://www.eobicho.org/

Ong Viva Bicho - ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE BALNEÁRIO
Balneário Camboriú
Tel: (47) 9975-2625
vivabichobc@yahoo.com.br
http://www.vivabicho.org.br/

SÃO PAULO

AAA - Associação de Amparo aos Animais
Diadema
Tel: (011) 4094 2059
E-mail:
a.a.animais.diadema@gmail.com ou info@adote.info
http://www.associacaodeamparoaosanimais.org/

AAAC - Associação Amigos dos Animais de Campinas
Campinas - SP
www.aaac.org.br
aaac@aaac.org.br

ABEAC – Associação para o Bem Estar Animal Amigos da Célia
Caucaia do Alto - Ibiúna
www.abeac.org.br
abeac@abeac.org.br

Abrigo Piccolina - Instituto de Ajuda aos Animais
Avaré
abrigopiccolina@uol.com.br
www.abrigopiccolina.org.br

Adote um amiguinho
São Paulo
Tel. (11) 3755-1037
adoteumamiguinho@yahoo.com.br
http://www.adoteumamiguinho.org/

Adote um Gatinho
São Paulo
informacoes@adoteumgatinho.org.br
http://adoteumgatinho.uol.com.br

AILA - ALIANÇA INTERNACIONAL DO ANIMAL
São Paulo
Tel. (11) 3749-0800 / 3749-9996
aila@aila.org.br
http://www.aila.org.br/

AIPA Associação Itanhaense de Proteção aos Animais
Itanhaém
Tel: (13) 9719-5592
http://aipa.topcities.com

Anjos dos Bichos
Barueri
anjorenatabuono@gmail.com
www.anjosdosbichos.com

Anjos para Adoção
São Paulo
Maria Augusta Toledo (Protetora Independente)
augustatol@uol.com.br
http://anjosparaadocao.multiply.com/

APACP - Associação Protetora de Animais de Cachoeira Paulista
Cachoeira Paulista
http://www.apacp.hpg.com.br/

APASFA - Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis
São Paulo
Tele: (11) 6955-4352
denuncia.animais@itelefonica.com.br
www.apasfa.org

ARCA Brasil - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal
São Paulo – SP
arcabrasil@arcabrasil.org.br
http://www.arcabrasil.org.br/

Associação Amigo Bicho
Serra Negra SP
Tel: (19) 3842-0308
contato@portalamigobicho.com.br
http://www.portalamigobicho.com.br/

Associação Companhia das Patas
São Sebastião
vivian@ciadaspatas.org.br
www.ciadaspatas.org.br

Associação de Proteção Animal e Ambiental Tribuna Animal
São Paulo
Tel: (11) 6915-0362
tribunaanimal@terra.com.brwww.tribunaanimal.com

Associação dos Veterinários Sem Fronteira - VSF
São Paulo
Tel.: (11) 9564-0847
contato@veterinariosemfronteira.org.br
www.veterinariosemfronteira.org.br

Associação Grupo de Voluntários para Valorização da Vida Animal
Jundiaí
Tel: (11) 2816-2775
grupovidaanimal@gmail.com
www.grupovidaanimal.org.br

Associação Paulista de Auxílio aos Animais
São Paulo
Tel: (11) 8220-2124
apaa@apaa.com.br
www.apaa.com.br

Associação Protetora de Animais Abandonados – Acãochego
Osasco – SP
acaochego@acaochego.org
www.acaochego.org

Associação Protetora dos Animais Domésticos Vira-Lata é Dez
São Paulo
anatancredi@localimoveis.com.br
www.viralataedez.com.br

APASCS - Associação Protetora dos Animais de São Caetano do Sul
São Caetano do Sul
apascs@apascs.org.br
www.apascs.org.br

AVA - Associação Vida AnimalRibeirão Preto
ava@ava.org.br
www.ava.org.br

Associação Zoófila de Campos do Jordão
Campos do Jordão
amecampos@amecampos.org.br

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
São Paulo
Tel. (11) 6224-5500
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_saude/ccz

Clube das PulgasSão Paulo
clubedaspulgas@uol.com.br ou anitahagge@uol.com.br
www.clubedaspulgas.com.br

Clube dos Vira Latas - Grupo de Proteção aos Animais de Ribeirão Pires
Ribeirão Pires
(11) 4824-7430
clubedosviralatas@clubedosviralatas.org.br
www.clubedosviralatas.org.br

Estimação
São Paulo
Tel: (11) 3943-4797
yara@neoradio.com.br / marcos@estimacao.org.br
www.estimacao.org.br

FAS - Fundação Alexandra Schlumberger
Sorocaba
Tel : (15) 3211.1881 / 3012.8328
contato@fasprotecaoanimal.org.br
www.fasprotecaoanimal.org.br

Instituto Nina Rosa - Cobasi
São Paulo
Tel. (11) 3868-4434
www.institutoninarosa.org.br

IPAB – Instituto de Proteção aos Animais do Brasil
São Paulo – SP (com abrangência a todo o território nacional)
Tel: (11) 6851-0648 / 6102-3902
ipabbrasil@ig.com.br
www.artheria.com.br/ipabbrasil

Luiz Proteção Animal
São Paulo
www.luizprotecaoanimal.com.br

Mopi – Movimento dos Protetores Independentes
São Paulo
www.mopibichos.com.br
mopibichos@mopibichos.com.br

ONG Naturae Vitae
Bauru
Tel: (14) 3018-4726 / 8122-7378
contato@naturaevitae.org
http://www.naturaevitae.org/

OSCIP - Instituto de Valorização da Vida Animal
Campinas
presidencia@ivva-campinas.org.br
www.ivva-campinas.org.br

Patinhas On Line
São Paulo
Tel: (11) 8290-6353
contato@patinhasonline.com.br
www.patinhasonline.com.br

PROAMBI - Associação Protetores do Amigo Bicho
São José do Rio Preto
contato@proambi.org.br
www.proambi.org.br

Projeto Focinhos Gelados
Santo André
Tel: (11) 4991-8492
focinhosgelados@focinhosgelados.com.br
www.focinhosgelados.com.br

Quintal de São Francisco
São Paulo
Tel. (11) 5081-5446 / 6162-8263 / 6161-6122
quintalfrancisco@terra.com.br
www.quintaldesaofrancisco.org.br

SPPA - Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais
Piracicaba
contato@sppapira.org.br
www.sppapira.org.br

SOZED - Sociedade Zoófila Educativa
São Paulo
sozedsp@terra.com.br

Toca dos Gatinhos
São Paulo
Tel: (011)9480-7099
tocadosgatinhos@gmail.com
www.toca.gatinhos.nom.br

UIPA - União Internacional dos Protetores dos Animais
São Paulo
Tel. (11) 3313-5976
uipasp@uol.com.br
www.uipasp.org.br

UPA - União Protetora dos Animais
Campinas
Tel: (19) 3295-1772 / 9774-1642
upanimais@upanimais.org.br
www.upanimais.org.br

União SRD
São Paulo
Tel: (11) 8704-6475 / 9915-1800
uniaosrd@gmail.com
www.uniaosrd.com.br

USPA - União Sanjoanense de Proteção aos Animais
São João Da Boa Vista
Tel: (19) 9131-2498
uspanimais@gmail.com
www.uspa.org.br


SERGIPE

Amigos dos Animais (AMA)
Aracaju - SE
Tel: (79) 3248-6123
anaamab@yahoo.com.br
www.amigosdosanimais.com.br

Sites para adotar ou doar um animal

Adoção:
www.eobicho.org
www.adoteumgatinho.com.br
www.sosgatinhos.com.br
www.miaunet.com.br www.ciadobicho.com.br
www.vira-lata.org
www.adoteumcachorrinho.kit.net
www.focinhosgelados.com.br
www.tribunaanimal.com
www.estimacao.org.br
www.cachorroperdido.com.br
www.sosvidaanimal.org.br
http://adocao-aaac.blogspot.com
http://lufumagalli.multiply.com
http://adoteumpitbullfernandameccia.blogspot.com/
http://www.aila.org.br/adocao_caes_1.html
http://amigodosanimais.zip.net
http://animaisparadoacao.blogspot.com
http://anjosparaadocao.multiply.com
http://bichocarente.zip.net
http://centraldeadocao.blogspot.com
http://larluzeesperanca.blogspot.com
http://www.patinhasonline.com.br/adocao.html
www.queroumbicho.com.br
http://www.proambi.org.br/adote.htm
http://gatinhosfilhotes.blogspot.com
http://patudosdaufsc.blogspot.com
http://adoteumgatinho2.zip.net
http://adoteumgatinho.uol.com.br

Adoção e Doação:
www.acachorra.com.br
www.animaisonline.com.br
www.cachorroperdido.com.br
www.petbr.com.br
www.petsite.com.br
www.renad.com.br
www.vidadecao.com.br
www.uol.com.br/bichos
http://adotacao.blogspot.com
http://www.aquitemcao.blogspot.com
http://bichosdovale.blogspot.com
http://cachorrolandia.nafoto.net
http://animaisbahia.blogspot.com
www.classificadoanimal.com.br

Fontes:
Arca Brasil
Lei Federal de Maus Tratos contra Animais
Pedigree Portugal ( Missão Adopçao)
Pedigree Brasil (Adotar é Tudo de Bom)

5 comentários:

  1. Fantastico este post! Eu adotei a minha Ninoca e foi a melhor coisa que eu fiz na vida!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post, maravilhoso!! A Ivy eu também adotei da rua, e posso dizer que ela é muito mais do que eu esperava... nossa sintonia é a mais especial...

    ResponderExcluir
  3. Acho maravilhoso o trabalho e envolvimento de voces!

    Gostaria de solicitar uma sugestao sobre a seguinte situaçao:

    Trabalho em um hospital em Diadema e os cachorros da redondeza tem escolhido o estacionamento do Hospital como abrigo e moradia.

    Nossas preocupações são as seguintes:
    É perigoso que esse animais acabem comendo algum tipo de lixo inadequado/contaminado, apesar de seguirmos todas as recomendaçoes sobre o abrigo do lixo....
    Por outro lado nao sabemos a procedencia dos caes, que tambem podem estar doentes e temos a circulaçao de pacientes, crianças e ambulancias a todo momento pelo estacionamento.

    Nao gostariamos de enxotar os caes simplesmente, o que nao adiantaria, pois o estacionamento é aberto para que os carros e ambulancias possam entrar, mas nao sabemos como resolver essa questao.

    O Centro de Zoonoses de Diadema recusa-se a buscá-los pois dizem nao ter mais espaço para tantos animais...por outro lado, sabem lá o que fazem com os animais (li uma reportagem que estavam levando os caes para sacrificio ou doando para faculdades fazerem experimentos....)

    Alguem poderia nos dar uma sugestão?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o Blog ,Parabéns a iniciativa é a melhor de todas,porém fico chateado,constragido,com gente que adota ,compra resgata,e não tem noção de que os cães são um compromisso,pelo fato de serem seres vivos assim como qualquer animal,a ignorância de algumas pessoas as vezes levam a morte desses animais,ou pessoas que adotam estes animais ,e que depois se revelam o tipo de pessoa maldosa para com estes animais,Quero citar um exemplo de um cão(filhote) que está próximo a minha casa,que está debilitado e com um buraco no peito cheio de larvas que o estão consumindo aos poucos ,choro muito ,pois sou Humano tenho sentimentos mas não tenho ação nem dinheiro,dei comida ele comeu ,mas ele se refugiou em um mato alto próximo de minha residência,e não quer sair ,pensava eu que era para morrer nesse lugar ,estou abatido,pois não tenho condições financeiras e o fim será a morte e ficarei amargo ao ver isso,finalizando este é um recado a pessoas que acham que os animais em geral são algum tipo de adorno ,deve primeiro conhecer e saber o que quer, porque com vida não se brinca ,Obrigado...Infelizmnete em itanhaem não tem centro de zoonoses,E também acho que nossa prefeitura se esqueceu dessa parte ,e de muitas outras.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cléo meu nome é Rose e preciso de uma ajudinha estou a procura de uma cachorrinha(micro) por falta de espaço para adotar para minha filha Giovanna de 9 anos esta super dificil de achar pois só encontramos para comprar e não achamos justo pq tem varios bebezinhos querendo um lar moro em Diadema por favor me ajude aguardo resposta ah!!!! adorei seu blog bjinhos flor

    ResponderExcluir