sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

SIMPLESMENTE CLÉO

Que nome você me daria?


Gente, desde aquele post da Ariel que eu venho “enchendo o saco” da minha dona. Afinal, vocês não acham um absurdo que me colocaram esse nome e, fora a referência da Cleópatra, ninguém (pelo menos os meus donos) se preocupou em saber o significado do meu nome???!!!! Já o da Ariel…..

Bom, crise de ciúmes caninos definitivamente superada, convenci a minha dona e fizemos juntas uma bela pesquisa, com resultado mais belo ainda.

O meu nome mesmo é Cleópatra Breezy, mas pode me tratar apenas por Cléo pois é assim que todo mundo me chama e até esqueço que esse é só o meu apelido. Cléopatra foi escolhido pelos meus donos, já o Breezy…bom, esse veio registrado no meu Pedigree e até agora não sei o porquê já que nenhum dos meus antecedentes têm no nome deles.

Se ajuda a explicar, “breezy” em inglês significa ‘ventilado’ mas também pode significar ‘alegre’, ‘jovial’…ah, agora tá explicado. Tudo a ver comigo…rssss

Agora vamos ao que interessa: quem foi Cleópatra?


Pausa para a explicação cultural (o meu blog também é cultura!!)

Cleópatra VII Thea Filopator, nascida em 69 a.C., na cidade de Alexandria, foi a última rainha egípcia da dinastia de Ptolomeu, general que governou o Egito após o rei Alexandre III da Macedónia conquistar aquele país. Era filha de Ptolomeu XII e de Cleópatra V.

Cleópatra é uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e foi um dos governantes mais famosos do Egito. Nunca foi a detentora única do poder em sua terra natal - de fato co-governou sempre com um homem ao seu lado: o seu pai, o seu irmão (com quem casaria mais tarde) e, depois, com o seu filho. Contudo, em todos estes casos, os seus companheiros eram apenas reis titularmente, mantendo ela a autoridade de fato.

Tinha uma grande preocupação com o luxo da corte e com a vaidade. Costumava enfeitar-se com jóias de ouro e pedras preciosas (diamantes, esmeraldas, safiras e rubis), que encomendava de artesãos ou ganhava de pessoas próximas e familiares. A lenda fez de Cleópatra uma mulher bonita e sexualmente liberta, mas as fontes antigas enfatizam a sua inteligência e diplomacia.

A luta pelo poder entre ela e seus irmãos gerou uma forte instabilidade política e econômica para o Egito. Diante disso, ela acabou exilada e decidiu pedir o auxílio de Roma (atual Itália). Sedutora e extremamente inteligente, ela sabia utilizar-se muito bem do poder que detinha. Num plano audacioso e arriscado, ela enviou a si própria, embrulhada dentro de um tapete, como presente a Julio César. Após isto, ela tornou-se a rainha e foi para Roma, onde deu a luz a Cesarion.

A rainha retornou à terra natal após o assassinato de César, em 44 a.C. Ainda mais ambiciosa, ela tomou conhecimento da posição importante que Marco Antônio se encontrava na Anatólia, que ocupava o cargo de governador da porção oriental do Império Romano. Estimulada pela ambição que lhe era comum, a rainha seduziu este outro romano iniciando com ele um relacionamento amoroso em 37 A.C.

Durante o período que estiveram em Alexandria, ela deu dois filhos a Marco Antonio que, em troca, devolveu-lhe os territórios de Cirene e outros, que até aquele momento, estavam sob o domínio do Império Romano.

A atitude de Marco Antônio, que se deixava dominar cada vez mais pelo pode de sedução da rainha, devolvendo-lhe as terras que haviam sido conquistadas pelo Império Romano, incomodou de tal forma o Senado romano, que, este, declarou guerra a ambos. Após serem derrotados por Otávio na batalha naval de Ácio, ambos cometeram suicídio, tendo Cleópatra se deixado picar por uma serpente, em Alexandria, no ano 30 a.C. Após isto, o Egito voltou às mãos de Roma.

Fonte: wikipedia


Cleópatra e seus significados

- Nome de origem grega que significa "GLÓRIA DE SEU PAI"
KLEOS: "GLÓRIA" E PATER "PAI".
- Também pode significar “Ilustre por seu pai”
- Cleópatra VII - filha de Ptolemeu XII e esposa dos seus dois irmãos, Ptolemeu XIII e Ptolemeu XIV, foi também amante de Júlio César e Marco Antônio
– é a Cleópatra mais conhecida
- “Cleópatra” é considerado o filme mais caro de todos os tempos; planejado para custar 2 milhões de dólares em 1962, sua produção custou 44 milhões de dólares em valores da época. Por sua participação em “Cleópatra”, Elizabeth Taylor foi a primeira atriz de Hollywood
a receber um milhão de dólares pela atuação em um filme.
- CLÉO, apelido de Cleópatra (grego), que significa “glória”, “fama”.




DICA DA CLÉO

Como escolher um nome para o seu novo “filhote de 4 patas”

Escolher um nome para o seu cão pode ser difícil se você não for muito criativo. Por isso, fique atento a essas dicas que podem lhe ajudar a escolher o nome perfeito para seu filhote.

Três instruções básicas para a escolha do nome:

1. Escolher um nome que seja facilmente reconhecido pelo cão. Os cães geralmente respondem melhor a nomes curtos, compostos por, no máximo, uma ou duas sílabas.

2. Evitar que o nome escolhido tenha o som parecido com comandos negativos ou repreensivos, como por exemplo, o comando “Não”. Pode ser difícil para os cães fazer a diferença entre palavras com sons similares. E você não quer que o seu bichinho ache que está levando bronca toda vez que você chamá-lo, não é?

3. Escolher um nome que seja fácil e agradável de chamar. Lembre-se de que você o chamará pelo nome em lugares públicos e, às vezes, em tom alto, o que pode lhe colocar em situações embaraçosas. Você irá desejar também um nome que trabalhe bem quando precisar esticar a sua voz para chamar o seu animal de estimação enquanto ele desaparece ao perseguir um pássaro, por exemplo.

Procurando a inspiração

Comece com o óbvio. Observar por um bom tempo o seu novo amiguinho pode lhe trazer à mente um bom nome, como num passe de mágica. A sua aparência, o comportamento, a personalidade, e a disposição podem lhe dizer muito.

Mas, se isso não ajudar, você ainda pode dar ao seu cão o nome de um cão famoso como, por exemplo, Pluto, Ringo, Bengi, Lassie ou Digby. Ou por que não dar o nome de uma figura histórica ou de um ídolo do cinema, da televisão ou da música?

Também se pode escolher um nome inspirado em um membro da sua família ou em um amigo. Mas essa opção é um pouco arriscada pois o homenageado pode não se sentir tão homenageado assim…

Não esqueça: o nome escolhido pode dizer tanto sobre você, quanto sobre o seu animal de estimação. Mostra como você vê o seu cão e o seu relacionamento com ele. As pessoas podem julgar o caráter do seu cão pela referência ao nome e podem reagir positiva ou negativamente a ele. Por isso, é aconselhável que você escolha para o seu animalzinho um nome que represente a imagem que você quer que ele tenha.

Qualquer que seja o método aplicado para a escolha do nome, certifique-se de que será uma escolha mantida. Pode ser confuso para o animal se você resolver mudar o nome dele mais tarde.

Ensinando o nome ao seu filhote

Escolha para o seu cão um nome que o agrade e verá o resultado. Ele aprenderá o novo nome rapidamente se você o usar com freqüência. Pelo menos na fase de adaptação ao nome, não use frases do tipo “Vem cá bebê” e outras. Use o nome sempre que quiser chamá-lo, pois isso o ajudará familiarizar-se não só com o nome, mas também com a sua voz e pronúncia.

Use o nome do cão para convidá-lo para passear, para ver algo ou mesmo para receber agrados. Nós adoramos esse tipo de interação e, de tão atentos que ficamos ao nosso nome, somos capazes de detectá-lo no meio de uma conversa. Essa é, portanto, uma das palavras mais importantes no nosso relacionamento com os nossos donos.

Se, por acaso, a escolha foi por um nome longo, pratique também com a versão encurtada (como um apelido, Cleópatra = Cléo). Você verá como futuramente, em algumas ocasiões, será útil. Além disso, não há problema algum, a maioria dos cães tem apelido. Um cão pode até ter vários apelidos e, se utilizados com freqüência suficiente, saberá que todos se referem a ele. Como nós, os cães são capazes de perceber que diferentes nomes podem corresponder a estados emocionais distintos das pessoas que os chamam. Por exemplo, alguns cães se escondem quando ouvem o nome completo e se aproximam alegremente quando são chamados pelo apelido. Isso não quer dizer que o apelido é melhor que o nome. Simplesmente mostra que o cão é capaz de associar significados afetivos a palavras.

Não use o nome do seu cão para dar broncas. Para evitar criar uma associação negativa ao dar bronca, em vez de gritar “Fred nããão!”, diga somente “nããão!”, sem incluir o nome dele. Se você tiver mais de um cão, direcione claramente a repreensão para o exemplar que deve recebê-la, de modo que seja desnecessário identificá-lo pelo nome. Embora essa seja uma dica de fácil compreensão, colocá-la em prática costuma ser difícil. Tenha paciência e vá modificando aos poucos a maneira de repreender.

Acima de tudo, divirta-se ao escolher um nome que você realmente goste e que assentará bem com o seu melhor amigo. Vocês terão que conviver com a escolha por muito tempo e em diversas situações.



Fontes:
http://www.articleset.com e http://www.caocidadao.com.br



Ah, você está prestes a adquirir um novo amiguinho de 4 patas e não sabe que nome dar a ele (a), dê uma olhada nas quase 8.000 sugestões do site World Wide Pet Names Project.


Líder, bonita, vaidosa, inteligente, sedutora, corajosa, famosa…Então pessoal, acham que sou fiel ao nome que me deram??


Lambs da Cléo!!
Caricatura feita no Parque Ibirapuera: Fala sério, sou mais bonita!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário