domingo, 2 de dezembro de 2007

O PARQUE GERMÂNIA

O laguinho do Parque Germânia

Hoje fomos conhecer mais um parque de Porto Alegre, o Parque Germânia. Eu gostei bastante e acho que os meus donos também. Passou a ser, a partir dai, o nosso local de passeio preferido em Porto Alegre. Mas notamos que não é muito frequentado pelos porto-alegrenses. Na verdade, nos pareceu até meio vazio. É claro que gostamos, porque assim posso sempre correr solta (não é oficialmente permitido!!!) e mais à vontade. Por outro lado nos questionamos porque as pessoas ainda não o frequentam. Será que não descobriram?

Inaugurado há pouco mais de 1 ano, no dia em que a cidade comemorava seus 234 anos, o Parque Germânia (ou Parque Alemanha, como era inicialmente chamado) está inserido no bairro Jardim Europa, Zona Norte de Porto Alegre. Nas suas imediações estão os bairros Chácara das Pedras, Três Figueiras, Vila Jardim, Vila Ipiranga, Passos d’Areia e Cristo Redentor, além dos shoppings Iguatemi e Bourbon Country.


Infra estrutura do parque e construções crescentes à sua volta

A construção do Parque Germânia é resultado de uma compensação ambiental às obras do loteamento Germânia, estabelecida pela secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). O espaço foi construído dentro dos padrões ambientais estabelecidos pela lei e que fazem de Porto Alegre uma cidade modelo em educação ambiental.

Sua inauguração marcou uma decisão histórica para os parques da cidade de Porto Alegre: a votação de um projeto, de autoria do vereador Ibsen Pinheiro, que possibilita o cercamento dos parques. Na época, já existiam várias outras praças da cidade cercadas e, com isso, a comprovação do que já é secularmente claro para os europeus: é impossível preservar os parques e praças de uso público e enriquecer os seus equipamentos e instalações sem cercá-los. Se não protegê-los, eles serão deteriorados.

Cerca de 40% dos 15 hectares de área do Parque Germânia são fechados por período integral, para preservação de um grande bosque e uma mini-floresta fabulosa à qual só é permitida a visitação com acompanhamento de guias que orientam as trilhas.


Brincar com o meu dadinho, esticar as patinhas e relaxar...legal!

Com matas nativas de espécies vegetais como cerejeiras, figueiras e pitangueiras integradas às áreas de lazer, o parque conta com quadras poliesportivas, quadras de tênis, playground, pistas de caminhada e corrida, chafariz, canchas de bocha, churrasqueiras (claro, para os gaúchos não poderia faltar!!) e lago artificial. Bonito e bem organizado, ofereçe uma infra-estrutura completa com sanitários, bancos cor de laranja (adoro laranja!!) espalhados por toda a extensão do parque e lixeiras de para coleta seletiva de lixo seco e orgânico. O local ainda conta com segurança 24 horas, através da Brigada Militar, da Guarda Municipal e de seguranças particulares. À entrada, um monumento homenageia a imigração alemã no Rio Grande do Sul.

Na minha humilde opinião de frequentadora canina de parques, considero um grande exemplo e modelo a ser imitado para outros parques e praças não somente em Porto Alegre mas em todas as cidades brasileiras. Limpo, organizado, bonito, protegido e ainda por cima ambientalmente correto…Porque não imitá-lo? E porque não frequentá-lo?


Eu e a minha nova amiguinha

DICA DA CLÉO

PARQUE GERMÂNIA

Endereço: Avenida General Barreto Viana, 3035, Jardim Europa
Porto Alegre / RS
Horário: das 06:00 às 24 hs
Entrada: Grátis
Estacionamento: 105 vagas
Informações:
www.hagah.com.br

3 comentários:

  1. Oi Cléo. Você é muito linda!
    Encontrei essa postagem procurando informações sobre o Parque Germânia. Você prestou um ótimo serviço de utilidade pública!

    ResponderExcluir
  2. oi! Tudo bem? Você é mt fofa!!! Eu tambem estava procurando informações sobre o parque e por acaso encontrei esta posagem! Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai que legal. Fico muito feliz que as minhas informações tenha ajudado!!
    Lambeijos!!!!!

    ResponderExcluir