E a “onda” pet friendly está se espalhando por todos os tipos
de serviços e estabelecimentos. É muito legal saber que diversos restaurantes,
shoppings, bares, e demais locais, estão abrindo suas portas para nos receber
com nossos mascotes.
Nossa vontade é sair explorando por todos os cantos... Mas
nem todo mundo tem carro, né? Ou, se a ideia for tomar uma cervejinha com os
amigos, levando o dog a tiracolo, não dá para ir dirigindo (álcool + volante, não
é uma combinação legal, lembra?!). Então, como nos locomovermos com nossos
animais?
Pois é, a moda agora é o taxi pet friendly!!
Os dois maiores aplicativos de taxis disponíveis no mercado
resolveram aderir e oferecer esse diferencial. Então, eu (Larissa Rios) e a
nossa mascote, Alegria, fomos lá testar os serviços.
Há algum tempo, a empresa 99 Taxis já havia incluído o filtro
“animais de estimação” dentre as seleções para você chamar um carro, mas pouco
se ouviu falar sobre a novidade. Depois, foi a vez do Uber anunciar, aos quatro
cantos, o Uber Pet. OK, duas opções ao alcance de um clique... ou dois.
Aplicativo 99 Taxis: Opção "Permite Animais"
Alegria, de co-pilota
Optei pela 99 Taxis para iniciarmos. No aplicativo, na seção
de “opcionais”, você encontra o filtro “Permite Animais”. Não demorou quase
nada para o carro estar à disposição na nossa porta. Mas, quando me aproximei
com a Alegria, não teve como não notar a surpresa na expressão do motorista.
Ok, ela é grande. Tá, ela é muito grande. Mas, não havia nenhuma informação
sobre portes durante a utilização do aplicativo. Eu perguntei se ele não
transportava animais de estimação, pois foi esse o filtro da minha solicitação.
E ele respondeu que sim, mas que ela era grande e iria sujar o banco do carro,
e sugeriu que eu trouxesse um pano ou toalha para forrar o banco. Respirei
fundo e resisti à minha vontade de desistir da “missão”. O que foi muito bom,
pois, diante da minha insistência (argumentei que não havia nenhuma informação
no aplicativo sobre isso), ele muito educadamente, cedeu e só pediu que eu a
colocasse no cantinho do banco, quietinha. Nem precisei de muito esforço, pois
a Alegria é super acostumada a andar de carro e, normalmente, vai quietinha,
deitada. Poucos minutos depois, o nosso motorista da vez já havia se rendido
aos encantos da Alegria e ela seguia observando o trajeto com a cabeça
encostada no ombro dele. E engatamos uma gostosa conversa sobre cães, sobre o
meu trabalho na Turismo 4 Patas e o mercado pet friendly. Expliquei algumas
coisinhas sobre o transporte animal e, quando nos deixou no nosso destino, ele
não somente se preocupou com o local onde iriamos desembarcar, como também
ajudou a Alegria a sair do carro, e ainda me disse que iria, dali, direto a uma
pet shop comprar a capa para o banco do seu carro. Percebi que um pouquinho de
informação e treinamento resolveriam. Porque boa vontade e carinho pelo que
faz, ali tinha de sobra.
Aplicativo Uber: Opção UBER PET
"Nossa, mamys, você viu?! Ele abriu a porta pra mim!!"
No trajeto de volta, foi a vez de testarmos a UBER PET. Para
utilizar, basta selecionar a opção “Uber Pet” no aplicativo. A tarifa do Uber
Pet é a mesma do Uber Black. A expectativa era grande, confesso. Em
aproximadamente 3 minutos, estava lá o carrão preto a postos. Nos aproximamos,
e o motorista, muito bem vestido e educado, prontamente retirou a capa do
porta-malas e forrou o banco traseiro. Capa novinha e limpinha, patrocinada
pela parceria do aplicativo Uber com a marca Zeedog. Alias, como nova usuária
do Uber Pet, utilizei o código de desconto anunciado pela Zee Dog para a
primeira corrida e funcionou direitinho. Bom, nosso trajeto de volta foi um
pouco mais demorado devido ao transito turbulento do horário. Mas a Alegria,
depois de fazer amizade com o motorista e ganhar uns afagos dele, caiu no sono
e só acordou na porta de casa, onde seu novo amigo fez questão de lhe abrir a
porta, no esperado estilo (e bota estilo nisso) Uber de servir.
Essa vida de mascote cansa ehehhe
No final das contas, aprovamos os dois serviços. Sendo que,
um pouquinho de investimento no treinamento e informação dos prestadores da 99
Taxis, seria muito bem-vindo. Nós demos a sorte de pegarmos um motorista legal
que, superado o susto inicial, entrou no clima e se esforçou para nos dar um
bom atendimento. Mas não sei se seria a mesma coisa com outro motorista. Com a
Uber fica muito claro o padrão da qualidade no atendimento e que o prestador
estava muito bem instruído.
Também acho que falta informação, sobre os portes e
quantidades de animais aceitos. As regras gerais para uso dos serviços estão no
site da UBER (mas poderiam estar mais visíveis nos aplicativos). Da
99 Taxis não encontramos.
(PS: Infelizmente o UBER retirou a opção UBER PET do aplicativo :-( Hoje, conseguimos encontrar alguns motoristas Uber que aceitam transportar animais, mas essa informação não consta oficialmente no aplicativo. Não sabemos o motivo da exclusão do serviço.)
(PS: Infelizmente o UBER retirou a opção UBER PET do aplicativo :-( Hoje, conseguimos encontrar alguns motoristas Uber que aceitam transportar animais, mas essa informação não consta oficialmente no aplicativo. Não sabemos o motivo da exclusão do serviço.)
De modo geral, determinam que os animais devem ser
acompanhados por um tutor e que, no caso de necessidade de limpeza do carro
(decorrente de (urina, fezes, vômito, etc.), após utilização, os usuários
deverão arcar com a taxa de limpeza. Isso não inclui pelos ou manchas nos
vidros.
Ah, e as empresas também lembram, em seus regulamentos, que é
de responsabilidade exclusiva do usuário garantir que os animais estejam
devidamente presos/seguros durante a viagem. Mas em nenhum momento, algum dos
motoristas solicitou, questionou ou ofereceu o uso do cinto de segurança
animal. Portanto, lembre-se de levar o seu. Pets não devem ser transportados
soltos dentro dos veículos. Cinto de segurança apropriado, cadeirinha ou caixas
de transporte garantem uma viagem confortável e segura para todos, incluindo o
seu mascote. E lembramos que, além de
tudo, isso configura infração no código de trânsito brasileiro.
Ficamos muito felizes com mais essa opção de serviços pet
friendly. Agora, pets e tutores têm ainda mais facilidade e acessibilidade para
curtirem os passeios juntos, em todos os cantos da cidade.
Larissa Rios
www.turismo4patas.com.br
Larissa Rios
www.turismo4patas.com.br
Perfeito Lara!!!A falta de preparação do 99 Taxi poderia ter arruinado a sua corrida,mas graças a educada Alegria, o motorista conseguiu se sair bem no final.Qto a Uber, já conhecia o serviço deles, pois minha amiga,Daniela Oliveira, trabalha lá e já havia levado o Zucker passear...
ResponderExcluirDeu para perceber o qto ele curtiu!!?!!!
;-)
ExcluirO UBER PET é um aplicativo individual ou é uma opção selecionada no próprio aplicativo UBER? Grata
ResponderExcluirPaloma, o Ubert Pet era uma opção dentro do aplicativo Uber. Mas, infelizmente eles retiraram do ar :-( Hoje, conseguimos encontrar alguns motoristas Uber que aceitam transportar animais, mas essa informação não consta oficialmente no aplicativo. Não sabemos o motivo da exclusão do serviço
ExcluirPaloma, o Ubert Pet era uma opção dentro do aplicativo Uber. Mas, infelizmente eles retiraram do ar :-( Hoje, conseguimos encontrar alguns motoristas Uber que aceitam transportar animais, mas essa informação não consta oficialmente no aplicativo. Não sabemos o motivo da exclusão do serviço
ResponderExcluir